A Menina que Roubava Livros

A Menina que Roubava Livros Markus Zusak

Resenhas - A Menina que Roubava Livros

Jow 06/05/2010

Como não se perguntar sobre nosso papel neste mundo? Como não ter a certeza que somos monstros e anjos? Como não ver a Morte de um lado diferente? Como não chorar??

Ao ler A Menina que roubava livros, questionamentos como esses e muitos outros me vieram a cabeça. Como a Morte pode olhar para uma criança com tanta admiração?! Simples! Liesel Meminger viveu a dor da morte para ressurgir vivendo a vivendo a vida pura e simplesmente sem ter medo! Apenas se entregando ao que seria uma vida sem volta, de principio triste e dificil para uma lembrança inigualável.
Liesel me mostra (e mostrou Morte também)que somos pessoas assombráveis, que somos corpos de deuses e vontades demoniacas, que somos humanos no mais puro sentido.
E como não se apaixonar por Hans Hubberman, Rudy, Max e até Rosa? Somos julgadores que não julgam a essencia, mas o rotulo. A menina que roubava livros em alguns pontos me lembra A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Záfon) nos momentos em que tudo parece trevas alguem nos mostra a beleza da luz, a pureza humana (mesmo na hora de morrer). Tive pena da Morte, pelo seu duro trabalho... deve ser dificil! Mas, me encanto por saber que "Até ela tem coração."
Desse livro tiro muitas lições, e dentre elas destaco a mais batida de todas: nunca deixe para fazer algo amanha, amanha pode ser tarde! E Liesel Meminger me deu uma palavra de afagar a alma. É como se ela me falasse: " Morrer é um direito de quem vive, não cabe a voce decidir como nem quando, mas cabe a vc a imagem e os projetos que se quer deixar. Mesmo que seja um livro de memórias que ninguem queira ler."

Liesel Meminger me ensiou novos caminhos para se encarar a vida!
Luh Costa 11/09/2010minha estante
ótima resenha.

Sensacional!

Frannie Black 25/11/2010minha estante
Parabéns pela resenha! Adorei!
E boa pergunta: Como não chorar??
^^

Silvana C. 22/01/2011minha estante
Adorei a resenha, Jow.
E, vale lembrar ainda a apaixonante dedicação de Liesel à Max. Da esperança em vê-lo saudável outra vez, a saudade avassaladora que ele deixou ao partir e, lógico, o reencontro marcante dos dois.
Realmente, Zuzak fez de "A menina que roubava livros" uma obra singular.

†Raimundo† 23/02/2011minha estante
Jow suas resenhas são otimas mais acho que teve um ponto nessa aqui que me atingiu!!
o que mais posso dizer??Os outros tiraram as palavras da minha mente!!

BELL 25/03/2012minha estante
Adorei sua resenha ... li o livro e chorei muito no final ,mas tirei várias lições.

Ingrid 26/11/2012minha estante
Linda essa frase que você disse no final da resenha. Realmente A Liesel é um das pessoas mais fortes que poderia existir.

Aline 03/01/2014minha estante
O melhor livro que li em 2010, me emocionou bastante.

Vivi 08/10/2014minha estante
Livro maravilhoso.

Bruno Novais 31/12/2014

Rico em Detalhes!
A minha curiosidade em ler este livro nasceu das opiniões diversas das pessoas com quem eu conversei, pois ou eles adoraram ou detestaram. E também por se tratar sobre o Nazismos por ser um assunto que me interessa, pois gosto de ver como os autores que resolvem trabalhar com este tema lidam com a narrativa sem simplesmente contar como foi essa época. "A menina que roubava livros" realmente me fascinou com a riqueza de seus detalhes e nas formas diferentes de ir contando a história, começando obviamente pelo fato de a morte ser a narradora, mostrando aos poucos características de um personagem totalmente diferente do que a gente imagina quando se fala nela. Outra coisa são as cores que a mesma apresenta para cada céu que ela descreve, nos levando instintivamente a imaginar o cenário com uma riqueza de detalhes. Mas com certeza o mais cativante é o crescimento de Liesel que vai lidando com os seus fantasmas, com a experiencia de ser uma "ladra",o prazer da leitura, com o contexto da guerra que está acontecendo ao seu redor, a politica e principalmente o poder das palavras. Com certeza o livro faz parte dos meus favoritos, e parabéns para o autor conseguir criar um grande poema no meio de uma guerra.
Danielle 24/10/2020minha estante
Vc descreveu o que eu senti, nem consegui chegar a metade do livro e já abandonei. Achei muito confuso aquele tanto de personagem pensando, sem falar que pelo assunto do livro deveria ser um pouco mais sério, principalmente quando ela tenta se matar, eles tratam como se fosse a coisa mais normal do mundo e tá tudo bem.

bia0:0 05/03/2023

A menina que roubou minhas palavras
Olá, estou de volta. Faz um bom tempo que eu não leio, em parte porque Addie me deu uma linda ressaca literária e em parte porque eu não tenho tempo, mas eu tenho tempo pra esse livro.
Eu não sei como alguém pode não gostar dessa obra-prima. "Ah, ma é parado e bla bla bla bla". Não? Apenas não. Não aceito críticas
Irei sempre recomenda-lo e quem não gostou ou não gostar, sinto muito,mas o problema é você. Até a próxima.

Lilian 02/02/2023

Um dos meus livros favoritos!!!

Um livro sendo narrado pela morte é formidável! Durante a narrativa, ela tenta nos preparar para sua chegada, deixa claro que está em todos os lugares, sempre pronta para levar aqueles que pertencem a ela. A morte também diz que isso não é de forma alguma culpa dela, pois, nós, humanos, somos responsáveis pelas nossas escolhas, precisamos assumir nossa responsabilidade e não ficar culpando isso ou aquilo.

Ao ler “A menina que roubava livros”, somos movidos por uma narrativa que não é clichê. É uma narrativa com resistência, tristeza, alegria, e ainda… conforto moral.

site: https://lilianfreitas.com
mauzicio 02/02/2023minha estante
esse livro é sensacional

Snow4 02/02/2023minha estante
É aquele tipo de livro que vc começa a ler sem esperar muita coisa, e termina maravilhado com a história.

Lilian 06/03/2023minha estante
É um dos meus livros preferidos!

Kleber 21/04/2022

O Meu Significado de Livro Favorito!
Eu costumava ficar sem resposta quando alguém me perguntava "Qual é o seu livro favorito?". Não entendia como era possível escolher um, li ótimos livros ao longo da minha vida, mas eu não conseguia definir específicamente o "um", era inconcebível tal escolha. E agora, de repente, essa pergunta ganha uma resposta, pois eu finalmente entendi o significado de "meu livro favorito" a cada página que eu lia de "A Menina que Roubava livros".

Nunca ri e chorei tanto enquanto lia algo como desta vez, pela primeira vez aconteceu de eu senti dor de cabeça de tanto gargalhar com o sarcasmo presente do narrador, dos personagens, da história, e chorar compulsivamente pela dor ali ao mesmo tempo descrita, ao ponto de muitas vezes eu precisar parar por está quase sufocado por tantas lágrimas.

A história se passa no final da década de 30 para o início da década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial, é lá conheceremos o mundo de Leisel Meminger e boa parte da sua juventude, suas vitórias, suas perdas, e claro a paixão pelos livros e o poder das palavras. Eu poderia escrever uma resenha para cada um dos personagens deste livro (e eles mereceriam), porque a maioria deles você carregará por muito tempo, mas para não deixar essa resenha maior do que ela já está, vou me conter e apenas citar que Rosa e Hans Hubermann, a família Steiner em especial Rudy, Ilsa Hermann, Frau Holtzapfel e Max mudarão completamente sua forma de encarar a vida, cada um a sua maneira.

Este livro abordará a visão da guerra de muitos modos e por muitos olhares, tudo é muito bem desenvolvido, tudo é muito bem detalhado, um pequeno spoiler (perdoe-me por tal), porém é um aspecto que achei incrível, o narrador. A escolha do autor em colocar a Morte como narradora, e a forma como isto se desenvolve ao longo da trama é algo divino, quase incompreensível de tão perfeito, ela dá o tom ao livro, sabe oscilar entre a piadinha, o sarcasmo e a ironia maldosa, até o uso do eufemismo na hora de contar o falecimento de alguém, tudo é bem feito, com respeito, tristeza e alegria, facilitando na hora da imersão do leitor.

Este livro não retrata um final feliz, longe disso, não é um conto de fadas, não leia se espera um romance com "e eles viveram felizes para sempre". A Menina que Roubava Livros é uma história sobre vida, e como toda vida, ela tem momentos de rara felicidade, como também dores que jamais será esquecidas. É um livro de intensidade! E esteja preparado para ser intensamente feliz e triste enquanto o ler.
É cativante! Encantador! Inefável! E ainda que consiga chegar ao livro sem apego dele, duvido que ousarás dizer que não é um livro que mereça ser lido.
Para mim foi uma experiência sem igual ou como eu disse, me trouxe o verdadeiro significado do que é um Livro Favorito!
Mariana 21/04/2022minha estante
?????????
Arrasou!!! Adorei a resenha, esse livro é uma obra Magnífica, não dá pra lê-lo e permanecer do mesmo modo. Parabéns pela conclusão e por por o coração na leitura.

Kleber 21/04/2022minha estante
Mari, esse livro realmente é significativo pra mim!

Mariana 21/04/2022minha estante
Que máximo!!?

Giovanni.Ariel 21/04/2022minha estante
Uuuhhh. Vou subir ele nas minhas prioridades de leitura.

Kleber 21/04/2022minha estante
Suba Giovanni, acredito de verdade que não se arrependerá...

Rebeca.Laila 18/01/2021

Emocionante.
O livro traz um outro ângulo a se pensar sobre a Alemanha nazista: a perspectiva dos pobres residentes na época.

Até 90% do livro eu pensei em dar apenas 4.5 estrelas, pois duas coisas me incomodavam: dialetos alemães sem tradução e algumas páginas sem número. Porém os 10% finais foram MUITO emocionantes (pelo menos para mim).

Poucos livros são capazes de fazer chorar? e esses livros merecem 5 estrelas.
Bruna 18/01/2021minha estante
Um dos pouquíssimos livros que me fez chorar. História muito emocionante!

brunarsou 18/01/2021minha estante
eu amo ??????

Ralph 27/03/2022

Esse é o segundo livro que li em minha vida, não contando os obrigatórios de escola, mas, sim, o primeiro livro que comprei pela capa e gastei o dinheiro do meu porquinho.
Tenho muito orgulhoso desse livro, ele tem um espaço gigantesco no meu coração literário.
Quando li ele com 14 anos, achava perfeito. Hoje tenho um fileira de criticas... mas continuo amando.

Eu entendo as diversas criticas ao livro, como ele ser pesado ou difícil leitura. Só gostaria de apontar algumas coisas:
1) Livros com personagem principal infantil podem ser chatos ou irreais a leitores maduros;
2) Todo o clima de guerra, morte e A morte pesam no emocional e inconsciente e afeta a leitura;
3) Tristeza 24/7;
3) A morte fazendo o passado, presente e futuro, primeira e terceira pessoas, que ódio;

Então, apesar do clamor a este livro, totalmente normal abandonar o livro no meio e não gostar. Normal não gostar de sofrer.
Eu era emo aos 14, então ta explicado a minha parte.

Um dia vou fazer uma resenha linda desse livro ♡
Matheus 27/03/2022minha estante
Abandonei esse livro no começo justamente por isso. Quero muito tentar ler de novo, pq gostei muito do filme.

Letschmitz 27/03/2022minha estante
essa resenha já tá linda amg

ju;) 13/04/2021

Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler.
As vezes é necessário sair do próprio conforto e enfrentar a realidade.
Sou acustumada a ler livros fictícios/ fantasias e foi um tanto difícil encarar a vida de Liesel Meminger, que encontra a morte três vezes entre 1939 e 1943, no período da Alemanha Nazista.
É triste e impactante, mas tirei desse livro diversos ensinamentos.
-Os seres humanos também me assombram.

Danii 27/09/2020

Que livro!!! Maravilhoso
Me diverti e ri muito com Liesel e Rudy ao longo da historia.
E chorei mais ainda com final dela
Que história maravilhosa.
Por favor , leiam.....
@montowskihelena 27/09/2020minha estante
SIM É MUITO MARAVILHOSO

Danii 27/09/2020minha estante
Muito, muito... chorei muito no final tbm.

@EscrevendoSobreLivros 27/09/2020minha estante
Maravilhoso, chorei tanto

Danii 27/09/2020minha estante
Nem falei. Eu terminando ele agora pouco. Chorei ...

Maira139 02/10/2023

QUANDO A MORTE CONTA UMA HISTÓRIA, VOCÊ TEVE PARAR PARA LER.
Esse livro foi incrível, achei que iria ter apenas uma menina roubando livros, mas me enganei muito.
Essa é a história onde a morte narra a vida de Liesel até o dia em que ela chega e a leva embora, onde mostra cuidadosamente o livrinho preto que a roubadora de livros escreveu anos atrás.
ISSO É SÓ MEU RESUMO, MAS SE QUISER FIQUE A VONTADE PARA DESCUBRIR SEUS SEGREDOS.?
Dani 02/10/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso! ??

Maira139 03/10/2023minha estante
Siiiim

Guilherme 29/01/2022

Muito lindo de várias maneiras
"... palavras e histórias tão amaldiçoadas e tão brilhantes."

Confesso que só escrevo as resenhas aqui (que nem considero resenhas) por causa do desfio do Skoob, assim sendo, procuro escrever no momento exato que termino o livro pra colocar minhas impressões mais sinceras, mas em livros assim fico com medo de falar alguma besteira dado a carga emocional que ele gerou em mim, afinal apesar de todos lermos as mesmos palavras, nem todos lemos com os mesmos olhos.

O livro é maravilhoso, a construção dos personagens, as histórias de cada um e como todas se juntam, as alegrias e tragédias, um livro completo pra rir e chorar. Mas o fato de livro tirar a história do holocausto do lugar comum, das nossas ideias preconcebidas, afinal com certeza nem todos os alemães seguiram o fuhrer tão cegamente apesar da propaganda nazista ter sido tão bem sucedida.

Um livro maravilhoso sobre pessoas que viveram numa época tenebrosa da história humana, que poderia muito bem ter sido baseado em fatos reais... Por quê não? Enfim um livro que emociona, como um livro deve emocionar.
Carol.Castro 29/01/2022minha estante
Um dos meus livros favoritos ????

Clarice.Beleza 29/01/2022minha estante
Amei esse livro. E tem outro livro do Markus Zusak muito bom de nome "O mensageiro"

Guilherme 29/01/2022minha estante
Vou colocar na minha lista de futuras leituras

Jullyana.Garani 03/11/2022

Leiam
Único livro escolar bom!!!!
A personagem é foda, a linguagem não é cansativa, por mais que o livro sirva para aprender um pouco sobre nazismo!
Adria47 03/11/2022minha estante
Se eu pensar muito nele, ainda choro.

Hyte 03/11/2022minha estante
Ahhh, tem mais livro escolar bom. O professor que não tá sabendo indicar kkkkkk

Nathi 18/12/2020

Os sentimentos que afloram em mim quando falo desse livro são tantos que não dão pra serem enumerados.

Ganhei ?A menina que roubava livros? aos 9/10 anos, como presente de natal do meu pai, um grande apaixonado por história e extremamente interessado no que diz respeito à 2ª Guerra Mundial. Ele disse que eu só poderia ler o próximo Harry Potter quando acabasse aquele livro e descrevesse pra ele exatamente o que eu tinha entendido sobre ele. Com meus 9 pra 10 anos, eu não sabia muito sobre o que foi de fato a segunda guerra, sobre o holocausto, ou se quer sobre a segmentação social e racial tecida durante aqueles anos de terror. Mas aquele livro serviu pra mim, além de uma aula de acontecimentos históricos que eu mal entendia na época, como uma lição em empatia e compaixão. Até hoje minha edição dessa obra tem as marcas de lágrimas da garotinha que eu fui um dia, que soluçava lendo sobre Liesel, seus esquisitos pais adotivos, o homem que vivia escondido no porão de sua casa e seu amigo com cabelos amarelos da cor de limão. Esse livro fundamentou muito do que eu acredito e de quem eu sou. Sou tão fissurada por história quanto meu pai, inclusive cursei dois períodos na faculdade mas depois tranquei, e muito disso veio dessa sede inextinguível que ?a menina que roubava livros? criou em mim. Sou fascinada pela narrativa, pela personagem intimidador e onipresente que é a ?Morte?, pela sensibilidade retratada em cada recorte histórico, pelo cuidado em repassar informações paro o leitor, pela inserção na vida trágica de uma criança que simplesmente não estava pronta pra enfrentar tanta maldade no fundo, mas mesmo assim se obriga. Até hoje possuo a minha primeira e única edição desse livro, e ele terá pra sempre um lugar no meu coração. Sou muito grata por essa obra e tudo que eu aprendi com ela. Indico pra todos!
Escritora Kerley Carvalho 18/12/2020minha estante
Amo esse livro ?

@srlucasm 18/12/2020minha estante
Excelente resenha. Pretendo lê-lo no ano que vem :)

Jess 30/05/2020

Pessoalmente, acho A Menina que Roubava Livros excelente.
É incrível como, mesmo depois de mais de dez anos da minha primeira leitura, há tanta coisa que se mantém viva na minha leitura e na minha mente. Gosto muito dessa sensação de que há ainda muito mais a relembrar, ver, compreender.
É um livro sensível, instigante, humano. Nossa, eu realmente tenho um apreço por cada uma das personagens e creio que muito disso vem da construção que a narradora criou.
Não é fácil explicar particularidades de tantas personagens como em A Menina que Roubava Livros, mas acabo sempre esse livro com a sensação de preenchimento. Conheço um pouco de cada uma delas, sei o que gostam de beber, o que seus olhos expressam; imagino qual tipo de música dançariam.
Ter personagens com as quais nos afeiçoamos torna as coisas ainda mais reais. Conhecer é o primeiro passo pra compreender.
Definitivamente, é um livro nostálgico e extremamente sensível.
Larissa 30/05/2020minha estante
Um dos meus favoritos! Viu o filme?

Jess 30/05/2020minha estante
vi simmm! inclusive, dessa vez eu li e pensei muito em como seria Rosa e Hansi se os atores que fizeram Mattew e Marilla (Anne with an E) interpretassem eles. :)

Natália Tomazeli 31/05/2020minha estante
Eu amo muito esse livro, seria uma boa reler acho que faz mais de 10 anos que eu li também

Tangerina 27/12/2020

Minha alma ficou nas páginas do livro.
Começo essa resenha dizendo que me encontro meio perdida, cheia de lágrimas nos olhos, e pedindo aos que não leram, para que leiam.

Sobre o livro em si, que escrita!
Nunca me envolvi tanto numa história quanto me envolvi nessa. Narração impecável, personagens incríveis, tridimensionais...humanos!

Apesar de triste, meu coração nunca fora tão aquecido. A bondade, empatia, coragem, e uma imensidão de sentimentos e sensações se fizeram mais do que presente. Uma leitura necessária, para que possamos ver que a vida é muito mais do que grandes conquistas, e que a morte não é nossa inimiga como na maioria das vezes pensamos.

Não consigo entender como uma escrita tão sutil pode me arrancar tantas lágrimas, e sobretudo, levantar tantas reflexões.

Que a menina que roubava livros toque no coração de vocês como tocou no meu, me ensinando que as palavras são uma inesgotável fonte de poder.