A Menina que Roubava Livros

A Menina que Roubava Livros Markus Zusak

Resenhas - A Menina que Roubava Livros

phiezyz 03/01/2024

MARAVILHOSO
GENTE!!! Vamos hablar sobre esse clássico? Mano, ele é maravilhoso, o fato da morte estar contando a história é incrível!!! Traz uma vibe meio mistério, eu amo!! Prestem muita atenção nos detalhes, e os desenhos também são muito importantes pra você conseguir entender o livro, eu li a muito tempo e preciso reler.. ele é incrível amores! Leiam.

koobriu0 03/01/2024

Sobre a menina que roubava livros
Confesso que eu não esperava que esse livro fosse me prender tanto. O livro é muito bem escrito, no começo você pode estranhar um pouco a organização dos capítulos mas, depois que entende, você vai amar.

Essa história é comovente, de verdade. Assumo que chorei e ri em algumas partes. Achei incrível o quanto os livros e as palavras significam para a Liesel e como ela e o Max (principalmente ele ?) usaram dessas ferramentas para se expressar.

No fim, todos os personagens ganharam um espaço no meu coração. Se eu for falar de cada um vou acabar fazendo um textinho pra cada. Mas, destaco a relação do Hans e da Liesel que foi uma das coisas mais bonitas que eu já li. Em todos os momentos deles dava pra sentir o amor e o carinho que eles sentiam um pelo outro.

Eu recomendo muito a leitura desse livro. Afinal, quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler.

Rafaela.Panema 03/01/2024

Espera mais
O livro não me prendeu como eu gostaria. Na minha opinião, é demasiadamente longo arrastando situações desnecessárias. Apesar de ter explorado mais as relações do que os roubos de livros, achei esse o ponto alto do livro. As relações em meio a um dos momentos mais delicados da História recente trouxeram um alívio durante a leitura.

Julia 01/01/2024

A menina que roubava livros
Não sei exatamente quando comecei esse livro, mas provavelmente foi em novembro de 2022 (ou outubro)

Levou pouco mais de 1 ano pra finalizar a leitura, não por ela ser chata, pelo contrário, o livro é ótimo e super realista, só demorei tanto por procastinação

Davi.Paiva 01/01/2024

Surpreendente!
Link Amazon: https://amzn.to/3vhwsGu

Mais um livro que li graças a uma troca na Feira da Biblioteca Mario de Andrade!

Resumir este livro como "uma menina que rouba livros na Alemanha durante a Segunda Guerra e tem a sua história narrada pela Morte" não só é ser muito simples como também é, a meu ver, desconsiderar toda a complexidade e beleza que a obra possui.

Para começar, ter a Morte narrando é algo que você só pode perceber de duas formas: ou você lê a frase "quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler" ou você é um leitor muito atento, pois a Morte não se apresenta no prólogo e nem vai dizer quem é na maior parte do livro. A entidade apenas deixa subentendido quem é logo no começo e você vai entendendo sua personalidade complexa no decorrer da obra, bem como a sua relação com Liesel Meminger, a tal Menina que Roubava Livros.

E o que dizer de Liesel?

Creio que o mais importante seja explicar que ela não é uma mera ladra. Da mesma forma que gosto de escrever resenhas explicando como consegui o livro, o que me motivou a ler e outros detalhes que vão além da leitura, a relação da protagonista com os livros vai muito além do ato de ter livros ou de apenas ler. É uma relação de amor e ódio com as palavras, com as ideias transmitidas através de palavras e de tudo que a leitura representa em sua vida.

E como se tudo já não estivesse tão incrível, Liesel vem acompanhada de personagens muito singulares, com personalidades próprias, vozes singulares e cenas para o leitor ir vendo como cada um vive ao ponto de se apegar a eles e lamentar quando cada um sai da vida de Liesel (não vou dizer como para não estragar surpresas, apesar do autor já deixar antecipado em um dado capítulo o momento de saída de alguns e os capítulos seguintes são apenas recapitulando como eles viveram até o momento mais dramático do livro, a meu ver).

E tudo isso ocorre em meio a uma das guerras mais importantes da história. Mesmo sendo um romance, "A Menina que Roubava Livros" expõe muito bem os horrores da guerra e forma desumana como judeus foram tratados.

Para finalizar, reconheço que a Intrínseca fez um bom trabalho editorial na impressão do livro. Não é ótimo porque a fonte Electra é um pouco pequena, mas a capa está muito bonita e o uso de papel pólen compensa.

Concluindo, "A Menina que Roubava Livros" é uma obra que surpreende pela forma da narração, a construção das motivações da personagem, a ambientação e a jornada de todos em meio a um dos momentos mais tristes da humanidade.

Recomendo!

Nota: meu exemplar foi doado a uma funcionária da empresa na qual trabalho. Ela me devolveu e eu doei para outra funcionária. Assim eu fomento o hábito da leitura e compartilho uma obra que me cativou profundamente.

Duda Nascimento 31/12/2023

Preciso fazer a resenha!
Preciso fazer a resenha!!

Marly.AraAjo 31/12/2023

Maravilhoso
Para o tempo eu achei muito interessante a questão da preocupação dessa menina de não ter nada e tanto querer aprender através dos livros. viajar através dos livros e o mais interessante é do seu padrasto levá-la a esse a esse desenvolvimento.achei maravilhoso.

Camila.Salimene 31/12/2023

Livro muito bom, história muito interessante, mas da metade do livro para o fim, muita qualidade na descrição foi perdida. Muitos parênteses abertos e mal desenvolvidos, que no fim, senti que a história correu para acabar. De início, muitos detalhes eram dados sobre sentimentos e ambientes, depois, tudo ficou breve. No fim, foi ainda mais curto e rápido. Apesar de um bom livro poderia ser melhor, sendo que a proposta é muito boa.

Rany.suk 31/12/2023

Uma facada teria doído menos
Ler este livro foi como ter levado uma facada, mas em vez de você procurar por um médico você nem sequer remove a facada que está bem no meio do seu abdômen e continua vivendo, e vivendo bem feliz, mesmo em meio a dor, até porque você levou uma facada, porém quanto você menos espera a mesma pessoa que te deu uma facada reaparece e remove essa faca, mas em vez de você morrer tudo ao seu redor é destruído, tudo que você ama e depois de tudo isso você continua vivo. E sinceramente não o motivo de ter demorado tanto pra terminar este livro, sendo que este livro é daqueles que pode te fazer se apaixonar e depois fazer te fazer sofrer, o tipo de livro que amo.

Mesmo que não tenha sido uma história real, me fez ter um pouco de noção sobre a guerra e me fez desejar que eu nunca esteja em uma. Este livro mostra que todos envolvidos numa guerra sofrem, e o que mais mostra são "e se?", em partes deixa bem claro esses "e se?", mostrando vidas que foram "trocadas", consequências de atos, etc.

O parágrafo a seguir pode revelar o final.

O maior "e se?" Deste livro em minha opinião seria e se a 2° guerra mundial não tivesse acontecido? Liesel teria continuando vivendo com sua mãe e seu irmão, provavelmente nunca roubaria um livro sequer, talvez nunca tivesse conhecido as pessoas da rua Himmel, ou talvez teria conhecido e Hans seria o seu tio de consideração favorito, teria se divertido muito, teria se casado com seu primeiro amor. O que te faz pensar: e quantos "e se?" Aconteceram em nossas vidas e a gente nem percebeu?

Totoy 30/12/2023

Emocionante
Esse sentimento define minha leitura. Embora o livro seja narrado pela própria morte, e contando através de um olhar doce e até infantil. Desde o começo você se envolve coma a história e seus personagens. Não há palavra que expressem o que senti ao terminar o livro, simplesmente foi uma incrível leitura.

LavAnia56 30/12/2023

A menina que roubou meu coração!
Esse livro é,e talvez, sempre será o meu favorito! Muitas pessoas acharam ele de difícil entendimento, porém , comigo foi diferente. Eu consegui compreender o, desde o início , até o fim. Foi o único livro, até agora, que conseguiu me arrancar lágrimas, o final é muito emocionante, os personagens me cativaram de uma maneira incrível, o pai da " menina que roubava livros" foi um dos protagonistas que mais cativou meu coração, o carinho que ele tinha por ela, a maneira como a tratava , era de um pai que, realmente amava sua filha!
Esse livro me trouxe uma perspectiva diferente sobre a Alemanha nazista, percebendo que, talvez nem todos os alemães apoiavam, ou adoravam Hitler, só tinham medo de perderem suas vidas, e tinham que fingir adora lo.Uma coisa que realmente prova isso, é o afrontamento que a família de Liesel fez ao proteger um judeu, o que era totalmente contra as regras, naquela época.
Eu indico esse livro pra muitas pessoas, é um livro muito interessante pra se aprender mais sobre a Alemanha nazista, e também para se arrancar umas boas lágrimas! ??
LetAcia.Modaneze 30/12/2023minha estante
Quero muito ler! Obrigada por essa resenha, me ajudou a ter um norte.

LavAnia56 30/12/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado ?

isabel179 30/12/2023

Necessário!
Uma história contada pelos olhos de uma menina chamada Liesel, que adora livros, mas não pelo jeito tradicional.
Ela vive na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial e, entre as tragédias da guerra, ela descobre o poder dos livros e começa a "roubar" alguns para ler. Mas não são roubos ruins, tá? Ela só pega livros emprestados, digamos assim! A Liesel tem uma amizade bem especial com o Max, um judeu escondido na casa dela, e juntos eles compartilham histórias e palavras num momento tão louco da história.
O livro é uma mistura de drama, coragem e até um pouco de humor. Ele mostra como a força dos livros e das palavras pode transformar a vida das pessoas, mesmo nas situações mais difíceis.