Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída...

Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída... Kai Hermann...

Resenhas - Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída...

Lilli.Neitzke 02/07/2016

Primeiro Livro que lembro ter lido na vida....
Tirando os infantis, e o que a escola mandava eu ler, eheheh Lembro que esse livro era da minha irmã, que me deu pra ler quando terminou, eu devia ter uns 10 / 12 anos e nunca me esqueci da história dessa menina. Livro muito bom, história real. Ótimo para adolescentes lerem, a não julgar pela capa. Esse livro poderia ser reeditado para os dias de hoje.

Queila.Assis 02/07/2016

Drogas, Adolescentes e Prostituição
Foi o primeiro livro que li na adolescência, conta a história verídica de uma adolescente. Fala de abuso sexual, drogas e prostituição um tema muito atual nos dias de hoje leitura fantástica.

Geovana 30/12/2022

Não sei porquê enrolei tanto para ler esse livro. A história de Christiane me deixou agoniada em algumas partes, ela sofreu desde cedo com os problemas em casa, vício e a prostituição. Começou a usar drogas como forma de fugir da realidade e se tornou vítima da mesma. Fiquei imersa no enredo e esqueci das minhas outras leituras kkkk. O que mais tenho a dizer? FAVORITADO
donidamariana 09/01/2023minha estante
nunca li o livro, mas vi o filme recentemente e me apeguei muito a história dela. claro, no filme é super pesado mas super resumido. estou ansiosa para ler ?

Geovana 09/01/2023minha estante
Não vai se arrepender, eu praticamente devorei ele kkkk

Livroseliteratura 07/11/2016

Bom livro
35 anos separam essas duas histórias, protagonizadas por Christiane, aquela que poderia ter sido uma garota alemã comum, com sonhos a serem concretizados e a felicidade a lhe estampar o sorriso.
_
Christiane, no entanto, conheceu o sombrio mundo das drogas, fato que mudou o seu destino e deixou marcas indeléveis, não apenas no seu corpo, mas na sua alma.
_
No primeiro livro (Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída...), foram colhidos depoimentos tanto da própria Christiane, quanto de sua mãe e de alguns colegas (aqueles que sobreviveram). Christiane rompeu o silêncio opressivo que, na época, muito mais que na atualidade, marginalizava os (meramente) viciados em drogas.

O enredo foi adaptado para a película, retratando de forma impactante a adolescência de Christiane. Mas, na minha opinião, o desfecho de ambos (livro e filme) divergem na mensagem passada ao público.
_
35 anos depois, Christiane, já mãe, porém jamais uma ex toxicômana, novamente decide compartilhar suas dores, medos, batalhas, vitórias e derrotas.
(Eu, Christiane F., a vida apesar de tudo)

A segunda biografia não deixa a desejar em emoção e impacto e um livro não pode ser dissociado do outro.
_
São duas leituras que valem a pena, farão brotar sorrisos, lágrimas, angústia e até uma certa revolta.

site: https://www.instagram.com/p/BGo6-yfDh9Y/?taken-by=livroseliteratura

@goodinsanegirl ð Eliz 06/01/2017

Então
Um livro com muitos detalhes, que primeiramente te faz pensar que o mundo que ela está entrando é legal, mas que você também sabe que é uma furada, pois já temos bastante Christianes escancaradas nos dias atuais, nos mostrando o final da história, que muitas vezes é trágico! Detalhes que nos faz sofrer e querer ajudar, ou se esconder talvez. Um mundo cruel, paralelo podemos até dizer, mostrado de uma forma nua e crua, nos deixando claro que tudo é bem mais do que o conforto da nossa casa! Um pedido de socorro gritado de uma das formas mais dolorosas.

Lu Souzza 06/01/2017

Lê, respire fundo, absorva agora volte a ler
Quando você lê Eu, Christiane F, você se depara com uma história que aconteceu anos atrás e mesmo assim está muito próxima. Aqui nos deparamos com a realidade nua e crua de uma das maiores desgraças criada pelo homem : as drogas. Conhecemos o extremo limite do dependente químico. É o tipo de livro que mexe com o seu psicológico, que você lê, para pra pensar, depois absorve, respira fundo e volta a ler. E foi assim que segui com a leitura. Por vezes, imersa em meus pensamentos imaginei quantas pessoas perdem suas vidas e famílias por causa desse mal? Quantos parentes e amigos perdi sem poder fazer nada, mesmo fazendo de tudo? Christiane é o retrato vivo de muitos jovens de hoje em dia. E se você lê-lo e não sentir piedade não só delas, mas da maioria dos dependentes, creio que talvez esteja perdendo sua humanidade. É um livro que te ensina, principalmente, a ser mais humano e te ensina a procurar dar valor e ajudar as pessoas enquanto se pode.

Muninn - IG @corvosdeodin 09/01/2017

Livro icônico da década de 1980, que conta a história de Cristiane F., sua entrada e imersão total no mundo das drogas e prostituição. A história de Cristiane prende do início ao fim, com seus altos e baixos, suas ilusões, seus sonhos e anseios.

O livro tira um véu sobre o mundo das drogas, apresentando algumas perspectivas (da própria Cristiane, de sua mãe, de psicólogos e de assistentes sociais que conviveram com a menina na época).

É uma narrativa chocante, impactante, explícita e também angustiante de tão real, a verdade nua e crua.
Fran Carvalho 09/01/2017minha estante
< 3

Lucas 22/01/2017

Muda pontos de vista
Esse livro nos leva ao submundo dos dependentes químicos que estão nas margens da sociedade, que as vezes a gente vê nas calçadas das grandes cidades mas não sabe pelo que o indivíduo está passando. Christiane F. começa com drogas leves, depois migra pra heroína, e isso quase se torna sua ruína e destrói parte de sua família, no livro podemos ver crianças de 14 anos se prostituindo por uma "picada". As fotos contribuem pra que gente entenda a situação deles, e são imagens fortes, com relatos fortes e reais. É um livro que mostra a submissão de Christiane em relação ao vício, e sua recuperação complicada, o maior choque é saber que ela era só uma criança. É com certeza uma leitura obrigatória (para os leitores corajosos). E esse livro nos mostra que nossa sociedade tem muito o que aprender.

Lu Labella 23/02/2023

História verídica comovente angustiante um soco no estômago e muita dó de saber q mtos jovens acabam como a Christiane

Joana 05/03/2023

Muito triste ver quantas coisas foram tiradas dela e de seus amigos por causa do vício e o tanto de coisa que eles passaram. Creio que se o governo e as instituições focasse mais em saber oque leva as pessoas ao mundo das drogas, talvez assim muitas vidas fossem salvas, já que as causas do que leva alguém a usar drogas seriam bem mais debatidas.

Aline F. 21/02/2023

Mais eficaz que PROERD
Acabei de ler esse livro pela segunda vez. Eu tinha 14 anos quando li pela primeira vez. Foi muito impactante e me fez ter uma visão muito real sobre as drogas.

Hoje relendo com 30 anos, ainda é pesado e impactante. Mas também consegui absorver outras questões sociais, familiares, psicológicas e politicas contidas nos livros. Christiane cresceu em uma família totalmente desestruturada em meio a um sistema falho que se negava a dar o minimo de suporte para crianças como ela. A fuga da realidade através do uso de drogas ainda é recorrente, porém vemos muito pouco dessa realidade, porque há um sistema falho que não quer que olhemos para isso.

É uma leitura dura e angustiante, mas muito relevante.

Nat 02/07/2017

pior é saber que é uma história real
Esse livro, que é baseado em fatos reais, conta a história de Christiane que, durante sua adolescência, passou por altos e baixos devido ao consumo de álcool e drogas, além de problemas com os relacionamentos amorosos e familiares.
Acompanhamos a trajetória de Christiane desde quando apenas bebia em saídas ocasionais, até a total dependência em heroína, que a levou até a prostituição e prisão.
Os autores do livro também expõem outros fatores que podem até não serem causas diretas, mas certamente contribuíram para que a adolescente chegasse ao fundo do poço: ela morava em habitação de baixa renda (e as condições descritas são quase sub-humanas), o casamento dos pais em crise/violência, o que acabou em divórcio e novos relacionamentos disfuncionais deles, isolamento da família, bullying na escola e, porque, a situação política e econômica da Alemanha pós-guerra e com o muro ainda lá.
O livro é bem pesado no sentido do relato dos fatos, mas ao mesmo tempo tem um caráter jornalístico. Portanto, não é cheio de valores ou lições de moral. É, na verdade, um relato que deixa um alerta sobre a juventude. Um alerta que, na minha opinião, não foi muito ouvido, afinal essa história não é desconhecida das gerações posteriores.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Rose 24/09/2022

? Este livro foi lançado em 1978 na Alemanha e conta a luta de Christiane contra o vício durante sua adolescência.

? No Brasil, chegou em 1982, um ano depois do lançamento em filme. A primeira vez que li, eu mesma era uma adolescente. Foi um livro que me marcou demais, e contribuiu na certeza que droga não teria vez na minha vida.

? O livro nasceu de uma série de entrevistas da própria Christiane para os autores. A princípio seria apenas uma entrevista simples,  mas os jornalistas viram que ela tinha muito o que falar e então veio o livro.

? Com uma linguagem simples,  acompanhamos a entrada dela no mundo das drogas, a evolução do vício até chegar a prostituição para manter as 3 picadas diárias que o corpo necessitava, as prisões e as inúmeras tentativas de se livrar do vício.

? É um livro denso e forte, um relato nu e cru de uma criança que entrou de cabeça no vício, que viu muitos de seus amigos morrerem. Ela mesma desejou a morte. Um vício que desestruturou mais ainda a família. Além dos relatos da própria Christiane, também encontramos no livro relatos da mãe, de policiais e agentes de justiça.

? Aqui não me cabe nenhum tipo de julgamento as escolhas dela, ou de qualquer outra pessoa, mas sempre me questiono o que leva uma pessoa a este mundo? Por que muitos pais, parentes e mesmo amigos não conseguem enxergar o que está acontecendo?

? Um livro que na minha opinião deveria fazer parte das leituras escolares, porque acredito que ajudaria e alertaria muitos jovens, talvez até mais do que os alertas feitos por pais e "adultos" em geral.

? Hoje, 44 anos após seu lançamento,  continua sendo um livro muito atual, não pelos costumes da época, mas sim pela mensagem que carrega.

? Para quem não sabe, e até por isso quis reler este livro,  a Christiane lançou um segundo livro (que estou lendo) em 2013, agora contando sua vida após o relato que a deixou mundialmente famosa.

? Para mim, a releitura reafirmou a crença que ele pode fazer a diferença para muitas pessoas

maricotinhaaa 19/03/2023

Eu, christiane f., treze anos, drogada, prostituída...
A cada página que passa, fica mais triste e mais dolorido ler tudo aquilo, pensar que realmente tudo isso aconteceu e acontece, com muitas pessoas, até hoje

ayyrwsm 18/03/2023

Christiane F
Eu diria que esse foi um dos melhores livros que eu já li, você consegue entender melhor os motivos que levam alguem a se viciar em drogas