Um Encontro de Sombras

Um Encontro de Sombras V. E. Schwab

Resenhas - Um Encontro de Sombras

mary 03/01/2022

farofa gostosinha
apesar de esse livro ter sido uma grande farofa e de o começo ter sido MUITO devagar (e um tanto chato) a metade pro final fez absolutamente tudo.

a escrita da v.e schwab como sempre extremamente envolvente. o que mais me surpreendeu nesse livro foi a forma como ela conseguiu fazer os torneios - que eu imaginava que ficariam cansativos depois de um tempo - serem super interessantes do começo ao fim.

mas definitivamente as melhores partes foram as migalhas de romance (nem tão pequenas!!!!!), lila bard vivendo a melhor vida dela à bordo do night spire e alucard emery, que roubou todas as cenas e se tornou meu personagem favorito (além da lila, obvio)

em questão de nota, eu estava com muita dificuldade do que escolher, pq 3.5 parecia muito pouco e 4 demais. mas acabei dando 3.5??, na falta de um 3.8

enfim, estou muito ansiosa p ler o terceiro livro e descobrir o resultado desse final aberto que quase me matou?

Thais645 18/01/2021

Preciso urgentemente do terceiro livro
> O livro começa 4 meses após o final do primeiro, Lila é uma tripulante do navio de Alucard e Kell está tentando lidar com tudo que aconteceu no livro anterior.

> Primeiramente, gostei mais deste do que do primeiro volume! Mesmo tendo uma narrativa sem tantos acontecimentos até uns 60%, achei que foi ótimo pra conhecermos melhor os personagens. Kell e Lila agora foram melhor desenvolvidos separadamente, conhecemos melhor o Rhy (amei amei a relação de irmãos dele e do Kell aa), e claro, temos um novo personagem importante, Alucard!

> Achei a leitura bem fluida, principalmente por estar muito ansiosa pelo torneio e pelo reencontro. Mas não leiam esse livro esperando uma narrativa cheia de ação, ou irão se decepcionar! Já o final... é tiro atrás de tiro kkkkkkkkk.

> Achei o torneio um pouco raso... por mim ele tinha começado algumas páginas antes, além de ser mais desenvolvido, deixaria a leitura mais envolvente. Alguns outros pontos me desagradaram (principalmente em relação a Lila), mas continua sendo um livro que eu amei ler.

> Recomendação: leiam esse livro tendo o terceiro em mãos!

Mundo da Clara 14/05/2021

Ainda não me apaixonei por essa série, livro com escrita fluida mas ainda não achei tudo isso

Rick 20/05/2021

neste perfil veneramos v. e. schwab
tenho algumas coisas para falar sobre
esse livro possui muito desenvolvimento de personagens e do mundo, o que é ótimo para podermos se apegar mais ainda nesse universo incrível mas possui poucas cenas de ação que só acontece nas últimas páginas
tudo que foi melhor desenvolvido e adicionado nesse livro foi bem feito e a escrita de v. e. schwab continua impecável e muito fluída
se você não gosta de um livro meio parado talvez você não goste tanto desse
eu recomendo MUITO continuar porque esse universo é muito bem feito e os personagens são cativantes

cami 07/06/2021

? A magia é como um oceano ? dissera Alucard em sua primeira lição. ? Quando as ondas seguem na mesma direção, elas constroem um ritmo. Quando elas colidem, destroem tudo.

Lauraa Machado 14/09/2018

Uma ponte um tanto pesada para o terceiro
Ninguém está mais surpreso do que eu por uma nota tão baixa para a continuação de um livro que eu tinha achado incrível. Juro que eu não esperava grande coisa. Sempre leio resenhas dos livros antes, e isso muitas vezes me faz ajustar minha expectativa. Para esse, já comecei esperando que nada fosse acontecer até quase o final. Eu estava preparada, armada com meu amor pelos personagens principais, Kell e Lila, achando que seria diferente para mim. Imagine meu espanto quando continuar lendo o livro se tornou uma obrigação da qual eu queria fugir loucamente.

Antes de mais nada, quero deixar claro que a autora escreve muito bem. Não tem como negar a complexidade do seu universo, a habilidade de deixar muita coisa subentendida, de trabalhar cenas sem deixar nada óbvio, sem explicar nada, mas ainda assim conseguindo passar mais do que você vê nas linhas e do seu talento para dar milhares de camadas para cada personagem, não se enrolar em nenhuma e não forçar nada para agradar leitores. Victoria Schwab é extremamente talentosa, e eu pretendo ler todos seus livros ainda.

Dito isso, tenho que admitir que esse livro não é divertido. Ele é pesado. É parado. Te faz se perguntar por que está lendo. Sim, eu acho que personagens incríveis são o suficiente para ficar lendo sem parar, mas isso quando o universo não é complexo e pesado. Se essa fosse uma história mais simples, seria bem mais fácil de agradar. Mas cada cena desse livro tem conteúdo, tem propósito, ainda que não claro e bem direcionado. Não tem nenhuma por pura razão de descontração e diversão. De fato, não me lembro de nenhuma cena realmente divertida do começo ao fim. Foram quinhentas páginas de informações, bem trabalhadas, mas pesadas demais.

Minhas expectativas estavam certinhas. Não aconteceu nada por mais de trezentas páginas de um livro de quinhentas (li a versão britânica). Kell e Lila só se encontraram quando faltavam menos de cem para mim (é bom já ir ajustando sua expectativa aí também, ou você pode se frustrar - tá, talvez se frustre mesmo assim). Os jogos dos elementos (traduziram assim?) são interessantes mas essencialmente inúteis. E esse segundo livro não poderia ser descrito como nada além de uma ponte para levar ao terceiro. Quando a história parece que vai mesmo acontecer, ele acaba. E minha vontade de ler o último está se escondendo por enquanto (se alguém a vir, me avise).

Não sei se funcionaria, mas, se eu fosse a autora, teria feito o livro começar nos jogos e transformaria todo o resto em lembranças ou voltaria com a narração para ir alimentando o que precisava de desenvolvimento. E, aliás, vale lembrar que a única coisa que eu acho que precisava mesmo de desenvolvimento era o Alucard, que apareceu pela primeira vez e precisou nos conquistar antes de mostrar para que veio (e conquistou, admito, desde sua primeira cena). De resto, não havia mesmo a necessidade de contar cena por cena e só serviu para quebrar todo o ritmo da história.

Se você já leu Six of Crows, pense comigo, imagine que a Leigh Bardugo tivesse decidido começar sua historia quando todos eram crianças, em vez de usar suas histórias de vida como lembranças durante a parte que realmente importa. Sem rumo mesmo, sem propósito além da passagem dos dias. Quanto tempo você aguentaria ler sem se perguntar por que estava ali, por que aquilo tudo era relevante? Eu não passaria do primeiro quarto, e super me considero compreensiva.

Existem outros problemas pequenos no livro. O Rhy é um deles, na minha opinião. Se eu fosse o Kell, teria me matado só para ele morrer, de tanto que a infantilidade dele me irritou no começo. Mas o problema não é ele ter sido irritante, muitas pessoas são, não faria sentido esperar que todas sejam agradáveis; o problema foi ele ter mudado tão rápido do nada depois de alguns capítulos. Primeira vez em que eu vejo a autora dar um tropeço desses no desenvolvimento de um personagem, mas fiz questão de relevar.

O Kell foi deixado para trás nesse livro, o foco realmente é da Lila. O desenvolvimento dele é bem pequeno, se comparar seu final com o começo. Fiquei até um pouco incomodada com o da Lila - já está passando da hora de ela se desapegar de algumas coisas e mudar em algumas questões, - mas o do Kell foi quase inexistente. Pareceu só um jeito de preparar o terreno para o próximo livro. Aliás, a relação dele com os "pais" me deu raiva demais! Não sei como ele não se descontrolou quando eles deram, na minha opinião, mais do que razão necessária para ele se tornar um vilão. Eu já teria colocado fogo no castelo, admito. Mas Kell é aparentemente uma pessoa melhor que eu.

E, sim, a Lila tem alguns problemas também, como ela sentir que não é como as outras garotas, mas eu entendo isso como seu jeito de não se identificar exatamente como uma garota (ou o que propõem para as garotas na sua época e nesse universo). Não, ela em nenhum momento fala isso, também nem precisa especificar o que acha que é, nem precisa dar nomes. Não vi ela tentando diminuir outras garotas, ainda mais que não existem outras garotas relevantes no livro (e essa é uma crítica de verdade. Tem muitos homens interessantes aqui e uma única garota, como se só a protagonista precisasse existir). Ela só é ela mesma, complicada, contraditória, um poço de insegurança e arrogância e coragem e covardia, que é uma coisa linda. É uma das minhas personagens favoritas, mas não conseguiu aguentar o peso de um livro parado como esse, nem com a ajuda do Alucard e do Kell.

O fato é que eu não me diverti lendo, fiquei rezando para acabar logo e desisti de ler o terceiro em seguida. Claro que ainda vou ler, em algum momento, mas não agora. Se fosse ler agora, já começaria odiando tudo e me recuso a aceitar que vou terminar essa trilogia com raiva e desgosto. Vou me deixar esquecer de como foi difícil terminar esse. Quando eu só lembrar do quanto amo a Lila, com todos seus defeitos e problemas (ver pessoas a criticando só me mostra como as pessoas realmente odeiam garotas que não são perfeitas), o Kell, com seu jeito nobre e seus mistérios e o Alucard, que é dono do meu coração agora, parte de um dos meus ships favoritos. São eles que vão me fazer querer continuar a trilogia outra vez.
Henrique 14/09/2018minha estante
É muito ruim quando vamos ler um livro que já sabemos que será incrível e nos decepcionamos ao ler, pois temos gostos diferente. Agora saber que um livro vai ser ruim, por ter lido algumas resenhas e dai nem nos surpreendemos com nada, pior ainda é quando segue uma trilogia. Nesse seu tem uns Ships pra te dar Ânimo! Kkkkk

Nati 14/09/2018minha estante
Primeira vez que discordamos de um livro! Eu amei Um Encontro de Sombras mais do que Um Tom Mais Escuro, principalmente por essa ambientação mais rica e expansão da construção de mundo. De forma alguma achei chato maçante ou desnecessário: ao contrário, a cada cena, cada informação, só me fazia querer ler mais. Adorei a inserção da Londres Negra e acompanhar as mudanças na Branca, e o que isso vai acarretar para o volume final. Rhys, Alucard e Kell sem dúvidas meus favoritos, e achei que Kell teve o melhor plot aqui, explorando as consequências do livro anterior e a sensação de não pertencimento e rebeldia dele. Já Lila caiu MUITO pra mim nesse livro, criei um rancinho dela - parece que ela faz questão de ser impulsiva e faz certas coisas só pra aparecer/mostrar que pode/criar confusão. Ela sabe que vai dar merda e vai lá e faz. Ela fere os outros de propósito e parece que rejeita a idéia da própria felicidade. Eu gosto dessa atitude dela de não precisar se encaixar em padrões e ser desafiadora e meio anti-heroina sem muita moral, mas aqui ela teve atitudes tão 'chocar por chocar' que não me convenceram. O final me deixou tensa e me coçando pra ler o último, mas sou daquelas que quer a coleção bonitinha na estante, e como comecei pela veraão BR, me resigno a esperar sair o último pelas editoras aqui.

Lauraa Machado 14/09/2018minha estante
A Lila é bem chocar por chocar, mas eu acho isso tão coerente para ela, que não me incomoda. Sem contar que ela não faz isso para os outros, faz para si mesma, por causa da sua própria insegurança, porque precisa provar para si mesma que não se importa com as consequências, que consegue. Se ela não fosse tão insegura, isso seria bem intragável para mim, mas faz total sentido aqui. E o Rhy é bem do tipo inconsequente e que não se importa com o que causa aos outros e todo mundo gosta dele! Haha mas isso só no começo. Sobre o Kell, acho que foi só uma preparação para o próximo, porque ele não precisava ter levado o livro inteiro para avançar tão pouco, ainda mais um livro tão grande. O primeiro é mais curto e o crescimento dele lá é bem maior. Eu acho incrível mesmo o jeito da autora de enriquecer o mundo nesse livro, mas acho também que ela devia ter encontrado um jeito mais divertido de fazer isso, porque cheguei a pensar em largar a leitura. Foi muita informação e construção para ligar só ao próximo livro, mas a parte que mais me incomodou foi não ter um objetivo que me fazia querer continuar lendo, foi não ter ficado curiosa ou interessada por nada. E, nossa, a gente tá discordando bem, porque eu achei a parte da Londres preta e branca INSUPORTÁVEL. Toda vez que via que a Ojka ou certa outra pessoa ia aparecer, já sofria por antecipação e queria pular os capítulos! Mas também acho que a grande razão da minha nota foi eu não ter combinado com a história. É mais por minha causa do que pelo livro em si.

Nati 14/09/2018minha estante
Entendi! Eu achei a Okja chatinha, mas a personagem dela tinha um propósito por conta do outro personagem que faz parte do núcleo dela. Eu estava super curiosa pra saber se seríamos levados à Londres Preta pela autora que adorei o fato dela ter aparecido e termos visto como é esse mundo tragado pela magia. A parte da Londres Branca é legal pela transição e jogos de poder, que já é característico dessa Londres desde o livro um, e claro que com o que aconteceu ali algo de drástico iria ter de acontecer e foi algo que precisava enquanto leitora acompanhar. O que me incomoda na Lila nesse livro é que ela fica nisso de querer provar pra si e pros outros que ela não se importa com nada nem ninguém, só com ela mesma, mas fica claro que não é bem assim ou ela não teria guardado o relógio, ou os trajes da lojista, e ai fica parecendo meio infantil essa atitude dela - tipo, eu sou tão badass que nada me incomoda e eu faço coisas loucas e impulsivas para provar isso. Só que a Lila já é badass por vários outros motivos, não acho que ela precise ficar fazendo um monte de besteira que ela sabe que vai dar errado ou machucar alguém pra provar isso, pelo menos não mais. Era explicável quando conhecemos a personagem no primeiro volume, e até um pouco no início deste, mas era algo que precisava ser desenvolvido nela e que pelo menos até o fim desse livro eu não vi acontecer. Claro que cada um quando lê tem uma expectativa e um sentimento durante a leitura e é sempre chato quando a gente vai esperando amar e se decepciona, e a leitura empaca por que você não consegue encontrar motivos pra continuar com ela. Tô meio que passando por isso com um livro agora, que não é nem de longe ruim, mas as coisas demoram anos pra acontecer e a leitura é bem lenta. Tomara que quando você voltar a sentir vontade de entrar nessa história o terceiro livro tenha saído por aqui, quem sabe possamos fazer um buddy read!

Lauraa Machado 14/09/2018minha estante
Então, eu sei que tudo que a autora mostrou tinha um propósito e é válido, é só o jeito que ela mostrou que me incomodou, além do tempo que ela passou nessa parte. E super concordo com o que você falou da Lila. Essa atitude é infantil sim, claro haha e se ela acabar a trilogia assim ainda, tudo que eu gostei nela vai perder o sentido. E também acho que ela precisava já ter superado uma boa parte do jeito dela nesse livro ainda! Ela tem muito o que mudar no terceiro! E eu adoraria fazer um buddy read com você! Haha

Nat 24/01/2020minha estante
Li as primeiras 100 páginas, fiquei com preguiça e vim ver se as pessoas concordam comigo kk mal comecei a ler e concordo com sua resenha. Decepcionada com o Rhy, com a paciência exagerada do Kell para a vida dele no palácio, mas, principalmente, com a autora que eu amo. Vou continuar lendo bem arrastado, torcendo para que eu mude de opinião em breve ai ai

elisarazera 02/04/2021

Supremacia V.E Schwab
V.E Schwab tem um poder de escrita que é incomparável, a gente se encontra preso nos livros dela desde o inicio.
O mundo que essa autora constrói é sólido, e absorve o leitor de uma maneira indescritível.
Não sei como descrever esse livro além de dizer que é surto atras de surto. Mas de um jeito bom.
Esse livro teve de um absoluto tudo: jogos vorazes, um pouco de Rainha Vermelha, Piratas do Caribe, romance, o desenrolar da história é impecavel. Acompanhar a Lila nessa pegada de pirata e mais pontos de vista do Rhy foi incrivel.
E por fim: Alucard Emery foi TUDO pra mim.

olajana 26/05/2021

Se o primeiro livro me fez chorar, o segundo eu estava só esperando começar me deixando destruída, mas não foi bem assim, a história começa até tranquila, até a metade do livro, quando chega no final foi todo o sofrimento que não teve em mais de 300 páginas.

Recomendo muito, o jeito que a V.E.Schwab desenvolve a personagem Lila é simplesmente perfeito, não posso dizer muito pois acho que seria spoiler, mas se você gosta de sofrer, essa trilogia é perfeita para derramar umas lágrimas

emanuelly214 14/08/2021

uma continuação MARAVILHOSA! esse livro me deixou completamente obcecada com piratas e conseguiu fazer um torneio ser interessante, que é uma coisa batida em livros de fantasia, na minha opinião. todo o desenvolvimento da lila é bom demais e o acréscimo do alucard aos personagens principais foi perfeito, mais um personagem INCRÍVEL. o gancho do final me deixou tão desesperada por respostas que tive que ir procurar por spoilers na internet, sofroh

Jasmim.Lauren 18/03/2022

Esperava mais
Em comparação ao primeiro, muito parado. As coisas só foram realmente acontecer bem depois da metade do livro. Foca mais no desenvolvimento dos personagens, mas não vi tanto.
Não sei se o problema é em mim, ou se o personagem do Kell é meio sem sal. Não desgostko dele, apenas acho que como protagonista seria melhor.
Vários conflitos que de nada serviram.
Achei as motivações dos personagens meio ???
Algumas coisas muito convenientes.
Mas o final foi incrível, e a Lila mereceu os holofotes que teve no livro.

Fernanda 04/04/2021

Que continuação maravilhosa! Um encontro de sombras conseguiu me prender do começo ao fim, a escrita é fluída e instigante, o enredo e os personagens continuam incríveis e aquele final foi brilhante, não vejo a hora de ler o terceiro livro.

Madu 30/07/2021

Minha cabeça tá explodindo
Foi um livro com menos ação e mais desenvolvimento pessoal (principalmente da parte do Rhy), eu adorei isso.
Conhecemos novos personagens incríveis (foco pro Alucard/perfeição), além do Essen Tasch, ou Jogos Elementais.
O final.. o suspense vai me fazer começar o último o mais rápido possível.
Medo de começar o terceiro, mas vamos lá :)

Vitorin 10/02/2022

V.E Schwab Mulher!!!!
Eu amo os personagens desse universo e só por isso vou dar 4,5.
O livro em si foi incrível mas demorou mto pra acontecer algo que realmente fosse OMG, mas +/- da pagina 300 em diante ficou incrível e o final eu to em choque preciso de terapia sla ajuda um abraço ja serve