Batman - O Cavaleiro das Trevas

Batman - O Cavaleiro das Trevas Frank Miller

Resenhas - Batman - O Cavaleiro das Trevas

Gabriel S do N 08/08/2009

Não sou fissurado em HQs, mas acho que essa é uma excelente leitura pra qualquer um.

Um Batman violento, impiedoso e bem insano tenta trazer justiça a uma Gotham City sufocada pela paranóia e caos social. Alguns personagens roubam a cena quando aparecem, como Jim Gordon, o mordomo Alfred e, claro, o Coringa.

Além dos personagens já citados, outro ponto forte da HQ é o clima de medo, sufocamento e pessimismo presente o tempo todo na Gotham. Pra quem vive numa cidade como São Paulo, não fica difícil de se identificar.

Uma coisa que ficou bem legal na narrativa é o modo como várias vezes a história é interrompida e contada a partir de um ponto de vista jornalístico, com noticiários de TV e declarações de políticos, (pseudo) intelectuais e cidadãos testemunhas das façanhas do homem-morcego.

Gilson Rosa 17/05/2009

A mae de todos os quadrinhos.
A historia e um marco. A concepção, o roteiro, as cores escuras tudo foi copiado ao extrema a partir dai. A uma gotham city depauperada, um batman amargurado. Leia e se deleite.

Baltar 25/02/2009

Definitivamente uma HQ que revolucionou o mundo dos quadrinhos, já nascendo como um marco e um dos maiores clássicos do gênero. Frank Miller um gênio.

Jason 15/01/2009

O Cavaleiro das Trevas, juntamente com Watchmen, de Alan Moore, foi um marco para os quadrinhos nos anos 80, dando início a uma leva de obras com conteúdo mais violento e temática adulta. Nesta graphic novel vemos um Batman diferente, cinquentão, mais soturno e raivoso do que nunca. Na história, depois de 10 anos "aposentado", Bruce Wayne retoma o manto do morcego, e no processo reencontra velhos amigos e inimigos. Mas Gotham mudou, e já não tem espaço para justiceiros. Para combater o crime, agora Batman terá que enfrentar a polícia, o governo e até mesmo antigos aliados como Superman.

Na época em que foi lançada, o Cavaleiro das Trevas gerou tanta repercusão que foi matéria nos principais jornais e telejornais nos EUA, ganhando também grande destaque no Brasil. É um título de extrema importância, pois mostrou o potencial dos quadrinhos para contar histórias profundas e inteligentes. Fazendo agora uma observação pessoal, me tornei colecionador de quadrinhos a partir do momento em que comprei este encadernado. E tenho até hoje uma cópia ainda lacrada em seu plástico original, tamanha foi minha admiração pelo título naquele distante ano de ´87 (e essa admiração não diminuiu com o tempo). Enfim, o Cavaleiro das Trevas é provavelmente a história mais importante do Batman de todos os tempos. E é com certeza a obra que redefiniu o personagem para as novas gerações.