Batman - O Cavaleiro das Trevas

Batman - O Cavaleiro das Trevas Frank Miller

Resenhas - Batman - O Cavaleiro das Trevas

soares26 29/01/2023

O cavaleiro das trevas
Tá bom, isso aqui beira a perfeição. A hq mostra um Bruce Wayne com uma idade avançada, com 70 anos, e uma Gotham totalmente sem controle sem a presença do Batman e de Jim Gordon. Bruce se vê na obrigação de interferir de novo e aí que o problema começa, ele já não é mais o mesmo, ele fará de TUDO para que seu objetivo seja completo o tornando aqui quase que um anti herói. A hq tem um ar pesado e sério com momentos memoráveis como Batman vs Superman a morte do coringa e etc. Obrigatório pra TD fã do morcego :)

Sam 19/01/2023

Batman: dark knight
Tudo que vc precisa saber sobre o Batman está aqui, tudo que sabemos e/ou foi usado nas adaptações para filmes com certeza teve esse quadrinho como base de estudo, fantástico! Perfeito.

Tiago 01/01/2023

Um fim apropriado
Este encadernado possui O Cavaleiro das Trevas 1 e O Cavaleiro das Trevas 2. Enquanto o primeiro é uma das melhores histórias em quadrinhos que li na vida, uma verdadeira obra de arte, tanto no roteiro quanto nos desenhos, a segunda cai absurdamente de qualidade, considero ruim mesmo.
O Cavaleiro das Trevas 1 traz de volta da aposentadoria um Batman velho, que perdeu a força, a agilidade e a destreza sa juventude, porém muito mais brutal e experiente. Há também o retorno de alguns vilões e o encerramento de suas histórias. O quadrinho termina com uma batalha magnífica entre, não apenas heróis, mas ideias. Fantástico.
O Cavaleiro das Trevas 2 pode ser ignorado. O pior de tudo é ele remover parte da força do final do primeiro Cavaleiro das Trevas. Dispensável.

Bruno.Polimeni 24/12/2022

PARTE 1 - Maravilhoso PARTE 2 - Ruim
PARTE 1 - Maravilhoso 5*/5*

Batman estava aposentado há 10 anos e reaparece com uma tempestade de criminalidade causado por uma gangue de jovens rebeldes... Ele sente o peso da idade, mas como sempre utiliza de sua astucia para vencer o líder da gangue em um combate avassalador.

Duas caras foi "reabilitado", fizeram uma plástica em seu rosto e o liberaram na sociedade...o batman o enxerga como ele realmente é, um reflexo das cicatrizes profundas da vida...assim como ele próprio (se enxerga como batman, não Bruce)

O reaparecimento do batman tira o coringa de seu estado catatônico, e ele é convidado em uma emissora de TV para dar seus depoimentos...aonde ele cria o Caos e leva o batman aos seus limites morais e físicos...

As atitudes do batman acabam atraindo atenção do governo que se vê obrigado a combate-lo... e chamam o super man para tal... aonde temos um embate épico!

Enredo fenomenal... recheado com a narrativa de um batman sentindo os limites da idade, mas persistente e astuto como sempre... zelando e ensinando uma nova Robin.

Muitos diálogos reflexivos, transparece a decadência da civilização (ate mesmo o lado de civis "pacíficos" em meio ao caos) e a mídia superficial, patética (a reporter preocupada com a roupa no meio da guerra nuclear,etc), chegando a culpar os atos dos vilões ao batman.

Vale muito a pena a leitura, recomendo !!!

PARTE 2 - Ruim 2*/5*

Papel picado de carnaval na avenida paulista... várias coisas desconexas, sem muito significado e viajando muito na batatinha... fez a leitura ficar desagradável (utilização da TV e figuras pop ficou muito ruim ak).

Tive que repassar a HQ depois da leitura pra entender o enredo.

Mass tem um embate de batman e lex luthor muito bacana!...aguns raros insides bacanas tbm

Batman liberta ou requisita os outros super-heróis que estavam desaparecidos... Lex Luthor dominava o mundo manipulando a mídia, grandes corporações, alguns supers por meio de chantagens e segredos arquivados...tbm tem uma "estrela da morte" de precisão que poderia destruir a cidade, sem destruir o prédio dele ( ^^ ) ... ele usa BRAINIAC e a cidade de Kandor para chantagear o super-man... batman faz um plano boladão pra resolver tudo.

Marciano decadente prevendo a própria morte...Shazam aparece pra apanhar...Diana pra fazer mais um filho com clark... Lara a filha deles aparece pra ajudar com arrogância, se sente superior aos outros...Lanterna verde salva o mundo fazendo um aurora boreal (?)...A raça do gavião arqueiro aparece boladão...Flash fazendo chifrinho no cara do departamente de defesa na tv...tem um vulcão em baixo da batcaverna

No final aparece um coringa novo? So que não, um velho conhecido criando Caos e ameaçando a jovem Robin/Garota gato(?)

Papel picado na avenida paulista...literalmente esta tudo salpicado, deixando a leitura confusa e desconexa...muito ruim, não recomendo se for adquirir a parte 2 separadamente...fique so com a parte 1 e seja feliz!

Deixei a nota 5 pela primeira parte, que vale muito a pena!!!

Leonardo 13/10/2022

A HQ mais importante do Morcego
Esta HQ não é a melhor do Batman, claro que está em um top10, mas por ela ser a mais conhecida e importante quadrinho do Batman ela é muito reconhecida. Começando pelo que eu não gosto, são alguns principais pontos: o traço e como o Batman enxerga a família. Sinceramente os desenhos do Frank Miller eu não gosto, nem da coloração, e dos designers, porém tem paines muito bons que se fossem melhor desenhados, seriam fenomenais. Batman trata os Robins como soldados, particularmente eu não gosto desta visão, para mim ele deveria ver os Robins como filhos, porém ele não aparenta não se importar por ter perdido eles, seus filhos, e sim por ter perdido armas e ajuda em sua guerra contra o crime. Outra coisa é o Superman, ele ser capaxo do governo dos EUA não faz sentido para mim, todos heróis sumiram, mas os EUA podem ter o Superman a favor deles e ele concorda com esta visão. O Bruce simplesmente cagad para a morte do Alfred é algo que nunca vou engolir, sinceramente esse é o Batman/Bruce menos emotivo, sentimental ou humano em histórias do morcego. Depois de reclamar bastante vamos aos elogios kkkkkkkkk
Bem, toda a construção do retorno do Batman é sensacional, revisitando a origem, seu tempo como Batman e o modo como ele é apresentado é perfeito, a sua relação com Gordon e todo este crescimento dos dois primeiros capítulos é de se segurar. Harvey Dent é o reflexo da persona Batman e Bruce, a principio não gostei dele como vilão além deste significado, mas valeu a pena para um retorno. Os mutantes são bons vilões, as motivações são vazias, mas como agem forçam a história e o Batman serem bem trabalhadas. O Coringa esta bem na HQ, insano do que nunca e é um final digno para a relação dos dois. A comissária de polícia nova é uma ótima personagem que podia ser mais explorada em futuras adaptações ou de continuações.
E todo o debate sobre o Batman ser bom para Gotham ou não, personagens sub-desenvolvidos em alguns quadros, distoam um pouco da história em certas ocasiões mas funciona bem em grande parte, mostrando a corrupção de Gotham e como afeta durante a história. Por fim eu adoro a HQ, por fim eu prefiro a animação por conta do traço e utilizar bem os momentos do Batman, claro ela tira muito do debate e da crítica, mas para uma historia do Batman a animação é sensacional.

Cauzitoz 11/10/2022

Belo, majestoso e sublime.
Com certeza é um desafio se escrever uma grande história de encerramento pra um personagem com décadas de história, mas Frank Miller faz isso com perfeição. Mudou completamente tudo o que se entendia por Batman aqui e arrebentou com a indústria, emplacando uma nova era nos quadrinhos, dando tons mais escuros, sérios e relevantes para o que antes eram apenas histórias descartáveis para distrair as crianças, transformando-as em uma arte verdadeiramente reconhecida pelos preconceituosos e pretensiosos da época, mostrando ao que veio.
Não recomendo para novatos, tenha uma boa bagagem com dezenas de leituras essenciais antes de adentrar esta história. Acredite, faz toda a diferença.

EllenDarfnny 29/08/2022

Acho que algumas coisas poderiam ser mais bem aproveitas e desenvolvidas no enredo, como a morte do coringa, foi abruptamente ou o desentendimento antigo e persistente entre o Bruce e o Clark. Mas, ainda assim, a história é muito interessante. Dentre os quatros volumes deste quadrinho, seria a melhor.

Vinicius 18/08/2022

Batman veio muito foda
Melhor história do Batman! Frank Miller merece o meu respeito, mas a parte II deixou a desejar. Gostei muito da HQ!

Pedro.Pires 11/08/2022

A maior
um dos maiores e melhores quadrinhos da histórias. E sem dúvidas a maior história do Batman. Cavaleiro das trevas I é perfeito do início ao fim, com certeza é top 3 Hqs da história. A parte II tem muitas controvérsias, porém é boa naquilo que se propõe.

Ricardo.Barroso 08/08/2022

Clássico essencial
Há pelo menos 20 anos ouço falar que essa é uma HQ clássica, que mudou a forma de se fazer quadrinhos. Agora, depois de finalmente ter lido (e com uma bagagem maior de referências), posso entender o porquê. É importante ressaltar que são duas histórias, escritas pelo mesmo grupo criativo, em momentos diferentes.

Cavaleiro das Trevas 1 (1986): Aqui não temos uma HQ tradicional de super heróis. Os personagens estão mais velhos (alguns já se foram), com marcas dos anos em sua forma física e também em sua psicologia. Nenhum deles é idealizado, todos são humanos com suas falhas, apesar dos superpoderes. Temos um Batman de meia idade amargurado, frustrado com o aumento da violência após sua "aposentadoria". Ele tenta retornar à ativa, mas será que agora ele é um herói ou um vilão? Temos um novo(a) Robin, muito mais fiel que os anteriores. Os vilões também envelheceram (coitada da Mulher-Gato...). Mas talvez o que chama mais atenção é o Superman retratado aqui, um "lacaio do imperialismo". A arte também é diferente dos gibis convencionais. Como os personagens já não estão mais em sua melhor forma, vemos seus rostos surrados e distorcidos. Conceitualmente trata-se de uma crítica ao conceito de super heróis estabelecido desde os anos 1930.

Cavaleiro das Trevas 2 (2001): Em termos de roteiro, essa história desfaz o que foi feito na outra, o que diminui muito a qualidade. Tudo é muito exagerado, até mais da metade eu não estava entendendo nada do enredo. A arte utiliza efeitos computacionais que ficaram bastante datados e o nonsense toma conta, às vezes tirando a seriedade (em certos momentos parece que estamos lendo alguma coisa tirada de revistas de humor, como a Mad). É possível entender que o objetivo maior era a crítica à mídia da época, como eram dadas as notícias, o que fazia sucesso na cultura pop, como os heróis eram vistos, mas fica tudo exagerado e repetitivo.

Enfim, mesmo que você não entenda ou não goste, acho que é essencial ler esse material que influenciou muita coisa nos quadrinhos.

Cosmonauta 24/07/2022

Um basta
"Nós não estamos aqui para governar. Nós viemos trazer o caos e a anarquia. Viemos dar um basta no reinado dos criminosos."

Tradução de Jotapê Martins e Hélcio de Carvalho

Lucas 18/07/2022

Mto bom
O Cavaleiro das Trevas, assim como a maravilhosa Watchmen, representa claramente o tom social e político da Era Reagan: o apocalipse nuclear, o medo do desconhecido e a perspectiva constante de um ataque fatal. Gotham City vive em um caos social que se assemelha muito a essa conjuntura histórica da época.

Renato Niemeyer 17/07/2022

Uma obra-prima em quadrinhos
A história que mostra um batman envelhecido, numa sociedade distópico, é perfeita e revolucionou os quadrinhos, imperdível

lorran_dossantos 10/07/2022

HQ lendária.
Sempre fui fã do Batman, desde criança, mas não havia lido nada até pouco tempo atrás por mera preguiça, já que tinha muita obra pra conhecer. Até que comecei a pesquisar as HQs essenciais e uma delas era essa, mas dizia pra deixar pra ler após outras leituras. Porém, quando vi certos quadros e soube que era um Batman amargurado e já idoso, fui atrás da animação e me vi PRECISANDO ler isso. Na época, tava um pouco cara essa HQ e eu desisti, até que ganhei da minha namorada e foi um dos melhores presentes que ganhei. Comecei e a cada página eu me via mais vidrado, mais impressionado com a narrativa e os quadros. Eu simplesmente não conseguia parar de ler, porque era uma das melhores coisas que eu já havia lido, de um nível de sofisticação altíssimo. Os quadros onde o Batman lembrava do assassinato dos pais e os quadros onde a mídia "passava" as informações me impressionaram demais. Enfim, é uma HQ perfeita e, sem sombra de dúvidas, a minha Top1.

Carlos 01/07/2022

Clássico
Um clássico atemporal. Acompanhar o velho Bruce Wayne retornando à ativa pra mais uma vez salvar uma Gotham doente e desesperada é uma das melhores aventuras da história dos quadrinhos. Um presente eterno deixado por Frank Miller para os fãs.