Batman: O Cavaleiro das Trevas

Batman: O Cavaleiro das Trevas Frank Miller

Resenhas - Batman - O Cavaleiro das Trevas

Fellziix 23/02/2024

Esse é um classico quando a questão é historia em quadrinhos em geral. Foi importante demais para a evolução dos quadrinhos na decada de 80

André 25/01/2013

Publicado originalmente em 1986, Batman – O Cavaleiro das Trevas, escrito e desenhado por Frank Miller, não é só um dos maiores clássicos do personagem, como é, também, da própria DC Comics. Miller foi quem revolucionou toda a imagem que conhecemos do personagem hoje em dia. O herói obscuro, obsessivo e maníaco, tem seu início aqui. O clima noir de investigação e decadência, contrastando com o herói até mesmo pastelão que vinha sendo apresentado por anos a fio antes de sua publicação, levou toda a indústria de quadrinhos a repensar – e imitar – suas publicações, dando um ar mais sério e complexo a mídia, pipocando justiceiros para todos os lados.

É interessante ressaltar que a franquia realista de Christopher Nolan, principalmente no terceiro filme, é notavelmente influenciado por O Cavaleiro das Trevas, chegando até a ter alguns dos mesmos diálogos e cenas. Algo que fez gerar, na cabeça de muitos fãs, a ideia de que se Heath Ledger não tivesse morrido, a história da conclusão da saga seguiria um caminho ainda mais próximo da HQ.

Mas indo direto a história de Batman – O Cavaleiro das Trevas, nela somos apresentados a um Bruce Wayne abalado, velho e aposentado, tendo sido obrigado a deixar a fantasia do morcego de lado. Porém Gotham se encontra em um dos piores momentos de sua história, mais violenta e caótica do que nunca, com uma nova gangue com visual à lá cyberpunk atormentando a todos. Somos então imersos a uma luta interna do próprio personagem, uma batalha sombria, desde seu lado herói-criminoso em crise existencial, até as lembranças da morte de Robin, anos antes, e a sua infância, com a morte de seus pais.

Até que, inconformado, Batman volta a ativa, impondo justiça por meio da violência a torto e a direito. Porém, após dez anos aposentados, as coisas não são tão fáceis como antigamente. Não fosse o bastante, super-heróis estão proibidos de agirem pelo governo americano. Mas não é só: O mundo se encontra em crise, sob a ameaça de uma guerra nuclear entre os EUA e a União Soviética. O clima é tenso. Perturbador, até. E como bem sabemos, é assim que o Morcegão gosta.

Miller é um gênio, e Batman – O Cavaleiro das Trevas, possuí dezenas e dezenas de cenas marcantes e bem desenhadas. As lutas com o líder da gangue são de tirarem o fôlego. Os diálogos com o Duas Caras e a perturbação do vilão são sensacionais. A loucura de Coringa antes de encontrar o homem-morcego é tudo que esperamos, bem, do Coringa. Tudo parece real, tangível, e quadro-a-quadro passa pelos olhos como se fossem cenas de cinema. Recursos que foram criados aqui (como o de partes da história serem contados por intermédio de um programa jornalístico na televisão), até hoje são excessivamente utilizados.

Como se não bastasse tudo isso, após encontrar uma nova Robin quase sem querer, ser perseguido pela polícia, lutar com a gangue dos Mutantes, com o Duas Caras e com o Coringa, vemos um Batman todo em trapos, detonado, quebrado, arrebentado, indo em direção a uma das lutas mais difíceis, épicas e foda da história dos super-heróis. Coisa absurda de tão sensacional, mostrando perfeitamente como Bruce Wayne é um monstro, um gênio, um psicopata.

A edição Definitiva publicada pela Panini, ainda conta com a “segunda parte” de O Cavaleiro das Trevas, de 2001. Essa segunda parte, porém, é coisa para se passar longe, e não possui a mínima semelhança com a primeira parte. Nela não temos o Batman sombrio e durão, mas sim aquele colorido e pastelão de antigamente. Tem gente que considera que o grande problema é levar um título tão emblemático como “O Cavaleiro das Trevas“, mas não é só isso. Há falhas incompreensíveis no roteiro, e o argumento é inteiramente criado em algo raso, sem graça e idiota. As artes são feias, as cores são infantis, enfim… Mas é uma edição bonita, de qualidade, com extras sempre interessantes.

O Cavaleiro das Trevas é uma saga indispensável para qualquer fã de Batman, ou mesmo de quadrinhos em geral. É entender a raiz de tudo que faz esses personagens justiceiros, violentos e perturbados, serem tão legais.

Resenha originalmente publicada em: http://www.sincopedigital.com.br/
Mais resenhas, só visitar lá. :)

JonasLupus 06/06/2020

Seria Batman um aquariano?
Um presente de aniversário.
E injustamente por isso fora esquecido propositalmente na estante.

Embora tenha assistido a alguns episódios das animações desses heróis DC, nunca fui aberto às obras por completo.

Contudo, ao assistir à trilogia de Batman Begins, eu flexibilizei um pouco meus preconceitos. Mas nunca externalizei isso: Batman é meu herói preferido.

Ganhar esse quadrinho - que muitos matariam pra ter - não foi algo muito valorizado por mim na época, e reconheço que fui ingrato.

Somente depois de assistir por completo a série Gotham é que me atrevi a abrir esse quadrinho.

Visualmente estonteante.
E talvez seja isso que me manteve afastado: acredito ter projetado minha insegurança de julgar não ser capaz de desenhar uma obra como essa.
Tendo vencido essa insegurança após uns anos de terapia, a leitura fluiu.

Conheci então outro Bruce Wayne, cuja postura me mantém em constante reflexão desde então. Afinal de contas, aquilo tudo ali é amor à humanidade? Seria Batman um aquariano?

Seu código de honra me impressiona.

As cenas são muito bem desenhadas.
O roteiro é fascinante e se expande de uma forma que estava além da minha expectativa.
O final, inesperado pra mim, que nada conhece desse universo.

Ao fim do quadrinho, os roteiros, esboços e tudo mais relacionado à pré-produção, pós-produção e produção em si do exemplar, me arrancaram suspiros.

Ainda me acovardo um pouco em pensar em produzir algo do gênero.
Contudo, quando encaro a capa também me sinto incentivado.

Quem sabe um dia…
E quem sabe um dia eu consiga agradecer pessoalmente à pessoa que me presenteou com o quadrinho e pedir desculpas por ter sido tão intolerante e infantil mediante tamanho ato de afeto em forma de presente.

Afinal de contas, se o próprio Batman reconhece que, mesmo no final ele fora sentimental, porque eu também não seria?

Lameq 23/12/2021

É fácil ver a nascente do conservadorismo nos fãs de quadrinho quando se parte de O Cavaleiro das Trevas mas olha, mesmo sendo de esquerda, tenho que admitir que é uma boa campanha. É um roteiro brilhante. E até a continuação, tão mal falada, me agradou. Eu só não curti a arte da segunda parte, mas fora isso, a edição é impecável. Uma das melhores coisas que adquiri para a minha coleção esse ano.

Jessica.Pinhati 25/03/2022

Batman- O Cavaleiro das Trevas 1 e 2
Um grande clássico dos quadrinhos, escrita e desenhada por Frank Miller.
Essa edição trás O Cavaleiro das trevas 1, lançado em 1986 e O Cavaleiro das trevas 2, lançado em 2001.
O livro 1, em especial, é uma das melhores histórias do Batman que já li.
Com o contexto um pouco diferente do normal, mostra um Batman já envelhecido, que depois de um tempo afastado, volta a ativa.
Essa primeira metade da HQ, tem uma história muito bem desenvolvida e muito bem desenhada.
Já na segunda parte, o livro 2, a história deixou a desejar, muito confusa e na minha opinião, a arte tá bem meia boca.
No geral, vale a pena ler e conhecer esse clássico.
Frank Miller é sempre genial e essa edição definitiva da Panini está maravilhosa.

Lucoso 02/05/2022

Broxante
Namoral o começo é legal,mas a metade e o final são muito ruins,mas ainda tem coisas legais,como o Batman velho,a luta contra o super e algumas outras coisas,mas teve um potencial desperdiçado

Pedro Henrique 17/02/2022

Muito bom !!!
Um Batman muito mais velho e parrudo. O cavaleiro das travas explora muito bem isso, e é daí que vem sua trama tão interessante.
Com a maioria dos heróis aposentados, Bruce Wayne se vê em uma Gotham totalmente tomada pelo caos, Bem mais velho porém, com muita experiência, e muito mais Badass, Bruce se vê na obrigação de vestir o manto de morcego e voltar a agir como vigilante.
Com um enredo interessantíssimo e um ótimo roteiro, explora muito bem o Batman de uma forma bem mais dramática, com o peso da idade e de suas vivências passadas. Mostra também seu relacionamento de amor e ódio com o Superman, rendendo ótimos diálogos entre os dois, que independente da história, sempre rendeu boas tramas, pois são personagens tão marcantes e de tanto peso, que podem ser explorados de diversas maneiras, e aqui é explorado de uma forma mais humana, e de certa maneira, com uma visão política bem divergente entre os dois.
O Cavaleiro das trevas é uma história tão única, tão boa e tão fechadinha, deixando tão poucas brechas, que talvez não necessitaria de uma sequência, mas ela existe!

Uma das coisas que eram muito bem trabalhadas no Primeiro Cavaleiro das trevas, era a química entre o Batman e a Carrie, coisa que já não é tão bem trabalhada nessa sequência, pois nem o próprio Batman é muito explorado. O universo aqui é bem expandido, saindo de uma trama local como era no primeiro, para se passar em uma trama universal, tirando a magia do primeiro, que tinha poucos personagens, porém, todos cumprindo seu papel e sendo no mínimo interessantes. É uma trama que se perde muito ao decorrer das páginas, pois tenta introduzir muitos personagens do universo DC de uma vez, as vezes focando em mini tramas que não levam a lugar nenhum. A arte é outro fator que contribui bastante, as vezes tendo momentos muito bons e outros que parece ter sido desenhado às pressas, sendo bem menos detalhado tanto no visual, quanto na ambientação. Cavaleiro das trevas II não é horrível, ainda é bem divertido, porém desconstrói tudo aquilo que o primeiro construiu, se não fosse uma continuação de uma das melhores Hqs já feitas, teria sido mais bem avaliada.

Matheus Lins 12/10/2009

Este "O Cavaleiro das Trevas" se trata, na verdade, de dois arcos narrativos distintos. O primeiro, "O Cavaleiro das Trevas Retorna", publicado em 1986, escrito e desenhado por Frank Miller (Sin City, 300), é considerado uma das mais importantes histórias do personagem e um marco para os quadrinhos de super-heróis, injetando no meio uma ambição tanto temática quanto estética que só se vira, até então, no meio underground.

O segundo, "O Cavaleiro das Trevas Ataca Novamente", é uma sequência (ou, como bem pôs o resenhista do Omelete, uma "sequela") da história anterior, publicada em 2001, escrita e desenhada novamente por Frank Miller, responsável por queimar de forma definitiva a reputação de um dos nome smais respeitados do meio. É, indubitavelmente, uma das piores e mais mal-desenhadas histórias que já li.

A Panini, ciente disso, optou por republicar ambas as obras num encadernado só, justificando a minha nota: metade é uma obra-prima de importância indiscutível, enquanto que a segunda foi uma mera desculpa para Miller pôr uns trocados no bolso.
Henrique1058 14/11/2010minha estante
Concordo plenamente!

Gustavo 02/10/2012minha estante
Deixa de ser chato cara... qualquer coisa que tenha o Cavaleiro das Trevas (original) merece um dez!!!
O resto é resto!

Errante aprendiz 28/05/2020

A volta e o fim do Cavaleiro escuro.
Frank Miller mandou muito bem. Ele e o Nolan são os protagonistas desse engajado desenvolvimento que fizeram do Batman. É um gibi recomendável demais pra quem queira conhecer compiladamente as características peculiares do Batman, as vezes a pessoa não gosta muito de ler tudo detalhadinho e prefere um resumo (eu prefiro os detalhes é claro), porém, nesta obra contém os detalhes e a curta metragem.

Acima da média.

ORaskol789 17/11/2020

Quadrinho que quebra barreiras
Cavaleiro das trevas é o melhor filme de super-herói,A HQ é ainda melhor,TOP 5 melhores quadrinhos,é um quadrinho político, reflexivo ético, e de resistência . Ideal para quem que saber ainda mais do Coringa,do Batman, do Duas caras ,etc . É impressionante como o Quadrinho é motivador e inspirador , Leia ! . Em agradecimento a Frank Miller

Rafael.GLima 24/12/2020

O Batman é fod#%!
O que falar dessa obra? Esse personagem é um dos meus preferidos da DC, é pela segunda vez que leio e realmente é algo diferente. Muitas coisas que você lê ali é tão atual, pode-se colocar aos dias de hoje. É definitivamente uma HQ para adultos, forte, polêmica em alguns pontos, forte e bem forte. Eu indico demais, você que não leu por favor, leia.

Sam 14/04/2023

Mais uma do morcegão
Tenho nem o que falar... Não preciso elogiar e falar que gostei para caramba, é o Cavaleiro das trevas! O título por si só já se vende, lindo lindo lindo lindo lindo