Os Criadores de Coincidências

Os Criadores de Coincidências Yoav Blum

Resenhas - Os Criadores de Coincidências

Patricia Lima 26/07/2020

Os Criadores de Coincidências
Eu gosto de realismo mágico, mas esse não me conquistou muito, até porque eu não consegui me envolver com os personagens. Apesar de ter coisas bem interessantes sobre a vida deles que vão se encaixando no fim, eu achei que faltou mais detalhes e mais aprofundamento na vida deles.

O livro acaba sendo bem confuso no início, porque coisas acontecem sem muito propósito até irem se encaixando na história e fazer todo o sentido no fim. Porém pareceu que faltou algo a mais, pra eu gostar mais do livro.

Eu acho que a história cansou no início por ela não revelar nada e deixar essa confusão de início, que quando as peças foram se encaixando eu não estava mais curiosa, eu não estava me importando tanto para o que fosse revelado.

Então acredito que faltou algo mais interessante pra nos prender na narrativa antes do plot twist, a forma que a história foi construída não funcionou muito comigo e por conta disso o livro não foi tão interessante para mim.
Renan GM 26/07/2020minha estante
Não conheço o livro, mas sei bem como são histórias assim, sem a devida conexão com o protagonista dela

Petra 26/07/2020minha estante
Eu gostei tanto ?

sir_ipie 08/02/2022minha estante
Esse livro é perfeito em todos os sentidos, com reflexões geniais e um final ao mesmo tempo previsível e surpreendente! Eu amei e definitivamente se tornou um dos meus títulos favoritos.

Sah Helena 27/01/2023minha estante
Qual a classificação de idade ?

Wendy 19/11/2017

As Coincidências da vida :p
Pausa para respirar...
Peguei esse livro e prometi a mim mesma que não poria montes de expectativas para depois não me frustrar no final.
Aqui fui meio que no escuro, pensei comigo que queria uma leitura diferente mas que ao mesmo tempo fosse maravilhosa e sim fui muito feliz na escolha.
É uma temática diferente, consegui me agarrar a tal ponto que por incrível que pareça me emocionei em algumas partes do livro, fui catando os caquinhos do meu coração, respirei e continuei a leitura.
São três personagens principais que fazem toda a diferença na vida um do outro, estão interligados e cada um tem um papel importante pra estória se desenvolver e mostrar lá no final que algo que vinha acontecendo era uma coincidência digamos que contínua.
Amei os personagens.
Amei a estória.
Só faço ressalva ao ponto que eu queria mais.
Quando a gente ama certos livros sempre queremos mais.
Super indico para todos aqueles que assim como eu amam livros com temáticas diferentes. Ando cansada de certos livros com as mesmas estórias de sempre onde se muda os personagens e nome do autor e aqui vai meu muito obrigada ao Yoav s2.

Quotes favoritos;

"Mas, quando eu tentava chamar seu nome, você desaparecia. Era assim no sonho e, no final das contas, foi assim na vida também. Na noite passada eu não sonhei com você. Agora você está livre. Estou partindo para meu próximo papel, independentemente do que for. E desejo a você muita felicidade com suas lembranças e sua imaginação. E espero que algum dia alguém consiga quebrar o feitiço que você jogou em si mesmo. Para seu próprio bem.
Ainda sentindo a mesma coisa,
Sua, Para sempre,
E talvez nunca mais, Emily."

Momento coração partido em caquinhos :'(

"E assim, com as páginas da carta de Emily coladas em seu corpo e com um pequeno sorriso nos lábios, cujo significado pleno ainda não havia entendido, (...), caminhou decidido, com a passagem nas mãos, e entrou pelo portão um, animado por seu pequeno ato rebelde, o último de sua velha vida."

Maravilhoso s2
Como amo ler com música, escolhi uma bem velhinha que amo e achei perfeita para o livro, Fix you - Coldplay s2!!!
Marina.Morgan 20/11/2017minha estante
Vc pode me contar o final? Peguei o livro emprestado e tive que devolve-lo na metade. Gostaria de saber o final de cassandra, o que era aquela missão de Guy e qual foi a profissao de Emily antes de ser uma criadora de coincidência.

Wendy 21/11/2017minha estante
Vc realmente quer spoiler? Que pena que teve que devolver antes. Pode me chamar que te conto sim :)

Marina.Morgan 23/11/2017minha estante
Siiiim! Quero saber o final!

Dayane.Franca 26/09/2020

Um livro muito bom
Este é daqueles livros que faz você raciocinar sobre sua vida e as consequências que acontecem com ela. Muito bem trabalhado com um final surpreendente. Não esperava. Vale muito a leitura
Clara 26/09/2020minha estante
Oi recentemente e amei tanto, esse final ??

Clara 26/09/2020minha estante
Li*

Dayane.Franca 26/09/2020minha estante
Foi um final surpreendente gostei bastante tbm

Ladyce 04/01/2018

Os criadores de coincidências de Yoav Blum, tradução de Fal Azevedo, é um livro divertido, uma mistura de thriller e romance; leitura rápida, inconsequente, amena. É um dos maiores sucessos de vendas em Israel, traduzido e publicado no Brasil antes mesmo de atingir o mercado americano, onde será lançado em março de 2018.

Produzir coincidências é o trabalho de três agentes Guy, Eric e Emíly que recebem ordens para produzirem coincidências na vida de pessoas comuns. Estas ordens aparecem de maneira misteriosa, indicando a existência de uma organização maior, acima de todos nós simples mortais, onisciente, toda poderosa, com poderes de influenciar diretamente nos nossos destinos. A partir daí esses agentes, treinados na tal organização, usam de análises matemáticas e complexos projetos, para construir diversos eventos que em cadeia levam a um acontecimento final quando duas ou mais partes se encontram.

A ideia é interessante e divertida. Depois desta leitura você vai pensar duas vezes quando perder um documento num táxi, quando manchar sua camisa com café depois de esbarrar num obstáculo, e certamente jamais achará que existem encontros casuais com conhecidos ou desconhecidos. Mas houve momentos em que tive a impressão de que o autor estava particularmente orgulhoso de sua obra, e que lhe faltou um bom editor, para ajudá-lo a reduzir algumas ideias bastante astutas. Os capítulos dedicados às cartilhas dos agentes, às regras a que se submetem, são pela primeira vez que aparecem, e interrompem a narrativa, uma curiosidade repleta de humor, mas quando a história é interrompida mais de uma vez por esses capítulos, temos um artifício cansativo na composição da história.

Através desta leitura tive a sensação de estar acompanhada do espírito do filme Agentes do Destino (2011), com Matt Damon e Emily Blunt, baseado no conto do escritor de ficção cientifica já falecido PKD [Philip K. Dick] Adjustment Team, originalmente publicado em 1954. Não conheço o conto. Mas vi o filme mais de uma vez, já que é uma das minhas comédias românticas favoritas. Não se trata de cópia, mas a ideia é semelhante.

Se você precisa de distração, este pode ser o livro ideal para colocar na mala e ler nas férias, depois da piscina ou numa rede à beira-mar. É uma leitura leve, divertida, sem consequências, um pouco de mistério, um pouco de romance. Agradável.
Letícia 04/01/2018minha estante
Gente, que livrinho bacana! e como assim, eu não vi esse filme, vi que tá no Telecine Play e vou ver!

Letícia 04/01/2018minha estante
Gente, que livrinho bacana! vi esse filme há muito tempo, acho que tá na hora de rever! Ainda está no Telecine Play!

Ladyce 04/01/2018minha estante
Adoro o filme. Está na Netflix, ainda.

Wellington 19/08/2022

É mesmo tudo isso
Sim realmente é mesmo tudo isso que falam, muito bom, adorei. História leve, cheia de elementos por assim dizer, fantasia, romance, drama, uma pitada de humor. Como não amar esses personagens... eu realmente não sei. Apenas leia e tire suas conclusões.
Bia 19/08/2022minha estante
Amg do céu, eu li errado então kkk a leitura foi tão xoxa pra mim. A proposta foi boa, mas não achei tudo isso :'( mas pela sua resenha, me despertou uma vontade de reler só pra ver se a época que eu li foi errada ou se só não gostei mesmo rs

Wellington 20/08/2022minha estante
Eu recomendo que leia, no momento que olhar pra ele em sua estante e ele te chamar, leia novamente, se entregue a história. Ouvi muita gente amando esse livro, eu mesmo não sabia porque, até ler. ???

Bia 21/08/2022minha estante
Farei isso

Haniel Dalla 20/03/2021

Um dos melhores livros que já li
Um livro muito completo, com encontros incríveis, com contextos fenomenais e com cenas de tirar o fôlego. Desde o início focos são trocados, passados são revelados e personagens que a princípio sem muito foco se tornam protagonistas. É incrível como tudo se conecta, até nos pequenos detalhes é possível perceber o carinho que essa obra tem desde o seu início.
Para aqueles que curtem esse universo realista, mas fantasioso onde as coisas se ligam e incríveis efeitos borboletas acontecem recomendo esse livro 100%!

10/10

Maravilhosooooo!!!!
Liiv 23/03/2021minha estante
Muito feliz por ter gostado tanto ????

Liiv 23/03/2021minha estante
Amei também escutar de você a história ??

Haniel Dalla 23/03/2021minha estante
??????????

Diana Araújo 23/12/2019

@eraumaveznumlivro
Eu estava assistindo a um filme natalino no qual um calendário antigo faz previsões sobre o que vai acontecer na vida da protagonista durante o mês de dezembro. O filme me lembrou a sinopse de Os Criadores de Coincidências e assim que terminei de assistir já peguei o livro pra ler.

Os criadores de coincidências são “pessoas” responsáveis por, de fato, criar as coincidências que acontecem na vida - de pessoas, animais, etc. Eles/elas que fazem acontecer situações que geram outras situações, que geram pensamentos ou decisões, que geram mais situações e por aí segue um ciclo infinito. Então a gente acompanha três criadores de coincidências, Guy, Emily e Eric.

O livro me prendeu desde o início e acho que combinou muito com essa época do ano, sei lá o porquê - vai ver por causa do final um tanto que poético. Gostei do começo ao fim e me surpreendi demais. Do meio pro fim, a cada capítulo eu era pega de surpresa. Até algumas situações que não tinha entendido em um momento, quando é mais pro fim tudo é explicado e conectado de maneira incrível. E bem no finalzinho, quando o autor conta sobre os “iniciadores”, achei linda demais essa função!

A história ainda me fez refletir muito sobre como todas as coincidências estão interligadas ou, trazendo pra vida fora do livro, tudo o que fazemos tem consequências que estão conectadas à vida de outras pessoas e nada parece ser por acaso. A frase de Stieg Larson “não existem inocentes, apenas diferentes graus de responsabilidade” fez ainda mais sentido quando a mente deu um estalo para essas ligações infinitas. O livro entrou tanto na minha mente que eu fiquei pensando se realmente tem alguém que prevê meus movimentos e me faz “fazer” as coisas. Será?
Nathália 30/03/2020minha estante
Qual é o nome do filme? Fiquei curiosa rs

Diana Araújo 01/04/2020minha estante
"O Feitiço do Natal", ta disponível na Netflix! :)

Bia 18/07/2018

ESSE LIVRO É UM HINOOOOOOOO.
Criadores de coincidências foi um livro que me pegou pela sinopse, eu demorei muito tempo pra ler ele e por isso tive medo de ter criado expectativas demais.

Foi um medo bobo, nada jamais teria me preparado para esse livro, ele não é de forma alguma previsível.

Mas talvez, você que está lendo essa resenha, deva levar em conta que eu sou uma pessoa que não sabe prever fins e a menos que eles sejam completamente clichês eu não vou descobrir o que acontece no final.

Vou tentar resenhar essa história com o máximo de cuidado para não soltar spoilers, pois é nos detalhes que estão as respostas que vão te levar ao grande final.

Primeiro temos o Guy, um criador de coincidências muito bom em unir casais, na primeira união de casais dele eu já derreti, confesso.

Depois temos a Emilly uma outra criadora de coincidências misteriosa sobre seu passado (e que passado meu povo) e um pouco (muito) controladora, mas ela é uma criadora de coincidências, é claro que ela é uma pessoa controladora.

E o Erick, seria o Erick meu novo crush da vida? O Erick é amigo do Guy e da Emilly e também é um criador de coincidências, um criador bem habilidoso, tanto que o Guy e a Emilly deixaram ele de fora de alguns desafios porque ele terminava tudo em uma semana.

A coisa que mais me fez ficar apaixonada por esse livro é como tudo se une, o autor vai criando tudo bem na frente dos seus olhos e você não percebe até que buuuum, uma bomba explode bem no meio da sua cara e te mostra todas as junções que você não viu.

Além disso o livro não mostra só o ponto de vista do Guy ele transita entre todos os personagens da história e mostra bem a teia de aranha que é o universo.

Se esse não é meu livro favorito do ano eu sinceramente não sei qual é.
Raira Abrante 24/07/2018minha estante
Me senti assim lendo também haha, muito linda a história ;-)

Bia 26/07/2018minha estante
Não é uma coisa fofa e linda e incrível? Não sei se sou capaz de amar mais nada depois dessa lindeza

dani 08/05/2020

a coincidência de ler esse livro
É um livro sobre criadores de coincidências, pessoas (não sei se posso chamar assim) que seus trabalhos são criar coincidências, desde a troca de uma música no rádio, como fazer alguém genial criar uma revolução mundial.

O livro tem uma narrativa que no começo pode parecer confusa, pois narra diversos pontos e mesmo sendo um narrador em terceira pessoa, o qual deveria ser onisciente, ele ainda omite muitos fatos, sabendo assim apenas o que é sobre o narrado. A narração vai entre três personagens centrais e personagens que se envolvem nas ações deles. Mas rapidamente consegui seguir o fluxo do livro, e é um fluxo extremamente rápido que me fez devorar o livro e ler apenas ele até finalizar (o que tem sido bem difícil para mim).

Foi um livro que me surpreendeu em tudo, na forma que o enredo foi construído, como foi construído e como tudo, absolutamente tudo foi encaixado certinho ao decorrer das páginas.

E além de tudo, além de ser genial, bem construído e com um enredo que te prende, ele realmente foi uma grande coincidência, eu não lembro o motivo de ter comprado ele, e ele quase foi para o sebo sem eu nem ler a sinopse, mas resolvi ler ele agora, e foi ótimo, livro certo para o momento certo.

Creio que foi uma coincidência planejada esse livro ser lido por mim agora nesse exato momento, por diversos motivos, mas o principal é por todas as reflexões de vida feitos no livros.

Recomendo muito e espero um dia ver essa histórias nas telas, pois o livro tem toda a estrutura de cinema, então seria ótimo de verdade.
Paola66 08/05/2020minha estante
Também não consigo me lembrar do motivo pelo qual comprei esse livro! Kkkkk talvez sejam os criadores de coincidências agindo em nossas vidas...

dani 08/05/2020minha estante
hahaha, tenho certeza que são eles mesmo... pq comprei ele numa compra que eu estava dedicada a comprar clássicos e livros que queria há tempos, e do nada comprei ele junto, bizarro kkk

@tigloko 19/03/2023

"Somos criadores de possibilidades, fornecedores de dicas, piscadores de piscadelas tentadoras, descobridores de opiniões."
Gostei do livro, bem tranquilo de ler. Mas senti falta de um plot maior na história, até a metade não aconteceu muita coisa. Mas o livro tem uma originalidade que faz valer a leitura. Mesmo que ele parece autoajuda na maioria do tempo, fiquei surpreso em como o autor bolava as regras seguidas pelos Criadores de Coincidências durantes os capítulos, tudo de uma forma divertida, puxada para o humor mesmo. Queria saber mais sobre a organização em si e suas motivações, senti falta disso também.

“Criar coincidências é uma arte delicada e complexa, cheia de detalhes que exigem a habilidade de manipular acontecimentos, avaliar situações e reações, e atuar com uma falta de estupidez básica que às vezes é difícil de encontrar.

O gênero principal do livro é romance, romântico mesmo, algo que não esperava. Não é um gênero que consumo com frequência. Ainda que não tenha sido planejado, de vez em quando gosto de ler uma história assim. É um bom livro no geral.
Regis 20/03/2023minha estante
Gostei da resenha, Tiago. ??

@tigloko 20/03/2023minha estante
Fico feliz que gostou, Regis ?

Ari 26/05/2020

Apaixonada
?Os quatro sorriram, cada um por uma razão um pouco diferente.?

Que história maravilhosas terminei agora,não fazem nem 5 segundos kkk e to aqui admirada, espantada, que livro maravilhoso... um romance nada convencional, te da frita o coco pra fazer correlações da história... eu to de boca aberta, que narrativa, que enredo, que tudo... recomendo demais
gcpina 26/05/2020minha estante
Tanta empolgação... deu vontade de ler! Sugestão devidamente anotada.

João 26/05/2020minha estante
Amo de mais essa história

annie 21/05/2020

Dois S's: Sensacional e surpreendente
Descobri o livro por uma recomendação da Saraiva enquanto olhava outros e coloquei na minha lista por ter achado um tanto interessante, mas definitivamente não era uma das minhas prioridades de leitura. Depois de um bom tempo em uma ressaca literária das grandes tudo o que eu queria pra minha meta de leitura esse ano eram alguns livros que não exigissem muito do meu cérebro e foi por isso que "Os Criadores de Coincidências" entrou. Me enganei bastante em classificar esse livro desse jeito.

Os Criadores de Coincidências tem uma escrita incrível e fluída que não te cansa durante a leitura, com frases e momentos que te causam impacto durante toda a história, que é criativa e original e quando mais você lê, mais você quer ler pra saber pra onde o livro tá indo e ele vai te surpreendeendendo a cada capítulo, com um final inesperado que me deixou sem palavras a não ser os vários palavrões que eu gritei mentalmente e com aquela sensação maravilhosa de ter lido um livro incrível.

Definitivamente esse é um livro que merece muito mais reconhecimento e que me deixou extremamente curiosa pra ler mais coisas de Yoav Blum.
Carolina165 21/05/2020minha estante
Disse tudo! Com certeza esse livro merece muito mais reconhecimento; acho uma injustiça ele ser tão pouco reconhecido. Esse livro é extremamente inteligente. Como o autor conseguiu construir tantas peças e engrenagens pra tudo se encaixar perfeitamente no final é uma coisa incrível. Uma história muito bem estruturada, uma narrativa fantástica que mexe com o nosso raciocínio!! Amo de todo meu coração!!! Está na minha lista para ser relido algum dia. ????

Fid 29/07/2020

Gostei demais da leitura. Foi super cativante, ao mesmo tempo que é leve me fez refletir sobre várias questões importantes. E O FINAL!!!!!! não podia ser melhor.
a.jeffers 29/07/2020minha estante
Gostaria de apresentar a você os negócios mais lucrativos que lhe permitirão ganhar consistência diariamente

Onde você pode ganhar mais de US $ 5000 em apenas 5 dias de negociação com a empresa.

Aqui está o plano de investimento da empresa e o lucro possível que você obtém em apenas 5 dias de negociação conosco ????

Você pode começar com US $ 150 e ganhar até US $ 2000 em apenas 5 dias do seu comércio, e pode retirar seu lucro instantaneamente

Vou lhe dizer como começar, mas gostaria de saber se você está interessado, por isso vou orientá-lo sobre como começar e ser pago!

Leticia 03/04/2021

Os criadores de coincidências
Demorei um tempão para ler esse livro, o começo é bem parado, li algumas resenhas que falavam que na metade o livro melhorava mas pra mim apenas as últimas páginas foram interessantes. Todas aquelas explicações didáticas sobre a criação de coincidências são chatas e desnecessárias.
letty biachi 18/04/2021minha estante
to quase abandonando, devo?

Helder 18/05/2018

Boa ideia original
Hoje você saiu do metrô na Estação da Sé junto com aquela multidão. Todos se direcionando para a escada rolante. Enquanto você descia, sem pensar em nada especifico, você percebe de repente que no sentido contrario vem subindo uma garota. Sem querer vocês se encaram, mas cada um segue seu fluxo, sua direção. Terá sido uma coincidência este encontro? E se aquela garota fosse a mulher da sua vida? Será que você não deveria ter olhado para trás novamente? Será que ela olhou para trás e você não estava olhando? Existe destino ou este encontro foi só uma coincidências sem maiores consequencias?
De acordo com o israelense Yoav Blum, não é tão simples assim. O ser humano possui livre arbítrio, mas no fundo nossas ações são guiadas por uns “funcionários” chamados Criadores de Coincidência, que tem como função gerar pequenos eventos imperceptíveis que permitam que as vidas sejam alteradas. Desta maneira, um contador pode tornar-se um poeta, um casal pode se apaixonar e iniciar uma linda família, ou um rapaz pacato pode virar um mafioso que vai terminar com o terrorismo no mundo.
Premissa muito louca? Com certeza, e foi o que me atraiu para este livro.
Temos aqui a estória de Guy, Emily e Eric. Eles se conhecem quando são aprovados para o curso de Criador de Coincidência. Ali eles vão aprender a traçar planos que permitam mudar a realidade sem que as pessoas percebam. Usando matemática, física, mas principalmente o conhecimento da psique humana, eles vão aprendendo toda a teoria necessária para se aprimorarem nesta nova profissão para a qual foram escolhidos.
Guy é romântico. Gosta de criar coincidências onde casais possam se encontrar. Emily não gosta de criar coincidências que machuquem as pessoas e Eric é o criador de coincidência “ativo”, que age de maneira mais impulsiva e às vezes legisla em causa própria, criando coincidências amorosas para si mesmo.
Mas a criatividade do autor não para por ai. Além de Criadores de Coincidências, descobrimos que existem “pessoas” que trabalham como Amigos Imaginários, um trabalho bastante triste, e também como Iniciadores, um trabalho que deve ser bastante gratificante.
Muita maluquice? Sim, mas é o que torna esta estória em algo tão original. Existe um filme chamado Agentes do Destino com o Matt Damon que tem uma premissa parecida, mas aqui a viagem é maior. É preciso abrir sua cabeça e ter paciência para embarcar neste mundo proposto pelo autor. Confesso que a sinopse e as resenhas são melhores que o livro, que parte de ótimas ideias, mas que se perde um pouco na execução das mesmas. Parece que faltou um toque de editor para aparar algumas arestas. O autor muitas vezes segue por estórias paralelas que nos tiram a atenção do principal, apesar de que se revermos a obra no final, veremos que tudo que foi citado teve um porque, mas poderia ter sido mais fácil. Outro ponto que a meu ver prejudica a leitura é a narrativa muito entrecortada. Durante grande parte do livro é como se o autor não engatasse a segunda marcha. A maioria dos capítulos começa e demoramos perceber quem são os personagens e em que tempo estão realizando tal ação. Grande parte do livro parece que vai acontecer algo grandioso e este momento nunca chega. O que deveria nos deixar curioso acaba nos cansando e fazendo que deixemos de nos preocupar com os personagens principais.
Mas lá para o final todas as pontas soltas vão se direcionando para um único foco: A grande Coincidência. E então percebemos o quão difícil é o trabalho para se criar uma Coincidência. Difícil não dizer que o autor pensou muito antes de bolar esta estória. Assim, como Emily, deve ter montado um esquema em muitas paredes para não se perder.
Por fim, um ponto muito positivo do livro são as diversas frases de efeito que o autor vai colocando no texto e que nos fazem pensar sobre nossa vida. O que é previsível e o que depende de nosso esforço para existir.

”É impossível amar alguém que faz e diz tudo o que você quer, que responde a cada um de seus pensamentos ocultos. Eu era só uma extensão deles próprios. E que tipo de amor é esse? O amor deriva do atrito entre duas pessoas. Como fósforos, como patins no gelo, como estrelas cadentes que arranham o céu, nós precisamos do atrito para que alguma coisa aconteça em nossa vida."

“A diferença é simples: pessoas felizes olham suas vidas e veem uma série de escolhas. Pessoas infelizes veem apenas uma série de sacrifícios.”

A leitura deste livro não foi tudo o que eu esperava, mas acho que vale a pena dar uma chance a ele pela sua originalidade e acredito que daria um ótimo roteiro de filme para o Christopher Nolan escrever e filmar. Quem sabe, né?
Renato 21/05/2018minha estante
Mesma visão que eu, hehe. Ótima resenha, Helder!