Uma Esperança Mais Forte Que o Mar

Uma Esperança Mais Forte Que o Mar Melissa Fleming




Resenhas - Uma Esperança Mais Forte Que o Mar


74 encontrados | exibindo 61 a 74
1 | 2 | 3 | 4 | 5


null 01/11/2020

O livro é muito bom! Tem uma riqueza de detalhes incrível. A história de Doaa e sua família é muito triste, mas nos ajuda a entender pelo menos um pouco a trágica realidade do povo sírio.
comentários(0)comente



Luiza 28/10/2020

O livro é muito bom! Tem uma riqueza de detalhes incrível.

A história de Doaa e sua família é muito triste, mas nos ajuda a entender pelo menos um pouco a trágica realidade do povo sírio. Também nos faz compreender o motivo pelo qual tantos se arriscam a fazer as perigosas viagem até a Europa.

A Síria está praticamente destruída, os países vizinhos não possuem mais condições de abarcar de forma digna os imigrantes, a única saída para ter uma vida minimamente digna é se arriscar indo para a Europa.

É muito importante que a humanidade entenda isso: os sírios e todos os imigrantes de forma geral não sairiam de suas terras se lá houvesse oportunidade de viver bem.

Que tenhamos mais empatia!

Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



toriaraposo 22/10/2020

Não sabia que ia me tocar tanto
Confesso que baixei na Amazon num momento que estava gratuito e sabia apenas que era uma biografia. O tanto que Doaa me ensinou não tá na conta, me senti como ela, como da família. Livro tocante e reflexivo, amei muito!
comentários(0)comente



Aline 15/10/2020

Milagre?
O livro narra a vida de Doaa, uma menina síria. Foi uma boa leitura para compreender a Primavera Árabe e sua influência na guerra que fez com que houvesse mais cidadãos sírios refugiados do que em seu próprio país. A narrativa é fluida e a história emocionando, na mesma medida em que é muito triste. Não tem como ser contra o acolhimento de refugiados depois de entender o que os leva a sair de seus países. No fim do livro restou a curiosidade de entender cientificamente como foi possível a sobrevivência de Doaa após vários dias sem água, sem comida e submersa na água gelada. Algumas pessoas com quem conversei sugeriram uma explicação que ficou na minha cabeça: seria um milagre?
comentários(0)comente



Laísa 14/10/2020

Um livro baseado em fatos reais. Este relata a história de Doaa uma refugiada Síria. Uma história comovente, revoltante e angustiante em muitos trechos. O livro mostra como a política interfere nas nossas vidas. Do dia para a noite, a vida tranquila de uma criança Síria se tornou um caos. A esperança por uma vida digna e justa é um dos sentimentos mais presentes no livro.
Finalizando o livro, eu só consigo ter raiva dos governos mundiais, incluindo o nosso, que preferem ver seu povo morrendo e/ou desalojado, a tentar encontrar uma solução digna a todos. O poder cega a humanidade e devasta os países.
comentários(0)comente



Nana 09/09/2020

Incrível a força dessa mulher!
Ufaaa! Terminei essa leitura com um peso no coração e uma mistura enorme de sentimento: tristeza, angústia, raiva, decepção, admiração e esperança.
Tristeza pelo que Doaa e seus familiares passaram tendo que deixar tudo para trás na Síria e recomeçar a vida no Egito.
Angústia por ver que mesmo mudando de país, eles voltaram a ser ameaçados por serem suspeitos de ir contra um governo que se acha no direito de abusar da autoridade ameaçando os mais fracos.
Raiva por existir tanta crueldade no mundo, tanta indiferença ao sofrimento do outro.
Decepção com os seres humanos e com as religiões, pois nesses países onde se dizem tão religiosos é que acontecem os maiores absurdos movidos pelo fanatismo.
Admiração pela força e determinação de Doaa, tão jovem e tão guerreira. Enfrentou seu enorme medo do mar e além de ser uma das pouquíssimas sobreviventes, ainda salvou a vida de uma criança.
E por fim,  ficou a esperança de que cada um que leia essa história, abra um pouco os olhos para a situação dos refugiados e que em vez de julgá-los, ajude-os para que tenham o direito de recomeçar com dignidade e segurança.
comentários(0)comente



Carina Vasconcelos 21/12/2020

Às vezes é necessário sair da bolha para entenderrmos o quanto somos privilegiados. Uma esperança mais forte que o mar conta a história de Doaa al zamel, uma garota síria que tenta refúgio na Europa para fugir da guerra que assolava seu país. O livro conta a rotina da vida de Doaa, detalhes de sua cultura, e todo o terror que ela precisou enfrentar para sobreviver. Não pense em aventura. Superação, sim, mas, mais que isso, uma triste realidade que fez parte da vida de Doaa e foi responsável pela morte de tantos outros.
comentários(0)comente



Marcela 11/07/2020

Doaa
Um dos melhores livros que já li.
Doaa é uma jovem simples que nasceu na Síria, muito ligada à suas raízes, sofreu muito para deixar sua cidade "Daraa" e a vida que havia construído. Mas não teve escolha... A indescritível violência na Síria e as injustiças de um governo tirano não deram outra alternativa para a família de Doaa.
O episódio surpreendente para mim foi o naufrágio. Imaginava que o barco havia afundado por ser velho, inapropriado e super lotado para aquele tipo de travessia (o que era), mas o principal motivo do naufrágio foi outro.
Penso que Doaa salvou a menina e as meninas a salvaram também!
História incrível... Triste, mas cheia de esperança!
Muitas questões para reflexão!
comentários(0)comente



pmilao 28/06/2020

Quando a injustiça preenche terra e mar
Essa é uma história verídica de uma realidade de guerra, em que se conhece os impactos do ódio, da violência, da perda e da pobreza consequente de tal conflito; onde a Primavera Árabe não conseguiu fazer suas mudanças: Síria.

Comove, faz chorar, se surpreender, torcer. Faz perceber o quanto a vida de refugiados e daqueles que os recebem pode mudar completamente, a humilhação e perigos a que são expostos pelo simples fato de existirem.

Repressão, xenofobia, extorsão, assédio e tantas outras circunstâncias passam a ser corriqueiras na vida de quem busca pela dignidade perdida em seu país. Faz pensar como é possível viver assim e o livro mostra todas as respostas: o senso de dever e amor à família é, sem dúvida, a fonte da sobrevida em meio a toda incerteza e abusos. Quando não se tem mais essa motivação...

O livro contextualiza geopoliticamente, afinal foi escrito por uma funcionária da comunicação da ONU, além de trazer uma narrativa que reforça inúmeras vezes os pontos importantes da vida da personagem: suas convicções, seu temperamento, seus sonhos.
comentários(0)comente



@LendocomAB por Ana Bove 22/06/2020

Uma das histórias de superação mais bonitas
Nota: 9/10

Uma oportunidade linda de conhecer a história dos refugiados da Síria.
Nessa minha jornada tentando conhecer mais sobre os conflitos do Oriente Médio me indicaram esse livro que conta a história da Doaa Al Zamel, uma dos mais de 5 milhões de sírios que estão exilados em outros países por conta de uma guerra que já desalojou outras 6 milhões de sírios e matou pelo menos mais 250 mil.

Por mais ou menos 65% do livro você vai entender pelos olhos de uma adolescente / jovem adulta como foi crescer na Síria, como o conflito começou, como as pessoas foram obrigadas a fugir do próprio país e procurar asilo primeiramente em países vizinhos. Uma oportunidade única de conhecer uma realidade tão diferente da que vivemos e estamos acostumados. Doaa segue narrando de uma forma muito detalhada sua chegada no Egito, como à primeira vista todos eram muito solidários aos refugiados e como a situação foi mudando aos poucos até se tornar insustentável o suficiente para fazer com que ela tomasse a decisão de arriscar a sua vida na travessia clandestina para a Europa.

Desse momento em diante se prepare para ter seu coração na boca ao escutar uma das histórias de superação mais bonitas que você provavelmente já escutou, mas também uma das mais tristes. É um livro que nos faz entender melhor o motivo para tantas arriscarem suas vidas em uma viagem tão perigosa, que te faz questionar o motivo de tantos países da Europa não quererem mais receber refugiados mas ao mesmo tempo não darem suporte para países do próprio Oriente Médio ajudarem essas pessoas, entre outras questões.

Quem ficou curioso mas não for o tipo de livro que gosta de ler, vale a pena pesquisar o TED talk que a autora do livro fez inicial e que acabou comovendo tanta gente que se tornou livro.

site: https://instagram.com/lendocomab
comentários(0)comente



csartoretto 08/06/2020

Leitura imperdível para entender um pouco o que acontece na Síria e toda a tragédia humanitária que essa guerra desencadeou. É um livro sensível, que trata da história de Doaa, uma sobrevivente, da guerra, do naufrágio e da sordidez humana, mas que é a história da maioria dos refugiados, que arriscam a vida fugindo da guerra, na esperança de uma nova vida e muitas vezes encontram a morte no mar ou o ódio em terras estrangeiras.
comentários(0)comente



Karol 22/05/2020

Eu peguei esse livro para ler, inicialmente, porque tenho interesse em países do oriente médio, sua cultura, língua, etc. Acabei descobrindo que quero ler mais livros de não ficção. Principalmente aqueles que contam as histórias de mulheres fortes, com determinação e personalidade. Doaa se tornou muito especial para mim, uma inspiração. Consegui entender um pouco sobre a questão da guerra na Síria e como isso afetou a vida das pessoas. Só mais um exemplo de como o ser humano pode ser cruel e egoísta e como a família e os amigos são essenciais na nossa vida.
comentários(0)comente



Inspirações Literárias 21/05/2020

Uma história incrível de sobrevivência
Senti a respiração parar com as descrições das vivências experienciadas, principalmente, as ocorridas no mar.

Essa é aquela história que nos faz perceber que existe razão e beleza em nossas existência, apesar de singular, é incrível e esplêndida.
comentários(0)comente



Vivian 21/05/2020

Muito impactante. Uma leitura que me tirou da zona de conforto e que me fazia parar para refletir a cada página lida. Um livro que tem faz respirar de novo no momento em que você acaba.
Em vários momentos tentei me colocar no lugar da protagonista, imaginado o quão forte ela foi. E como não dá para imaginar o que ela sentiu na sua travessia para Europa.
Uma leitura em que chorei e que é difícil de digerir.
Todos deveriam conhecer essa história. Não porque ela é única, mad porque todos os dias pessoas passam por situações parecidas e que não está nem próximo do nosso alcance.
comentários(0)comente



74 encontrados | exibindo 61 a 74
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR