Uma Esperança Mais Forte Que o Mar

Uma Esperança Mais Forte Que o Mar Melissa Fleming

Resenhas - Uma Esperança Mais Forte Que o Mar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cau :) 24/11/2021

Por mais que a gente saiba dos horrores da interminável guerra na Síria e a dificuldade dos que buscam chegar, clandestinamente, em algum lugar mais seguro, ler este livro causa uma dor enorme. Os relatos do que Doaa enfrentou cortam o coração. Impossível não se emocionar e chorar com essa história de luta e coragem!

Margô 09/12/2022

O Paraíso além mar...
De cara, eu diria que ler uma obra que se trata de uma situação dramática, real, e recorrente no mundo contemporâneo é em primeira estância o primeiro passo para solidarizar-se com os que sofrem, e ques revés da vida, não estão no nosso círculo de problemas.

Me refiro ao refugiados. Os que perdem pátria, casa, família, vizinhos...perdem a vida que lhes foi dada, para correr atrás da vida que lhe será imposta.

Li com o coração apertado. E dentro de mim uma luz ascendia a todo momento...era algo como: - É possível viver alheia aos dramas do mundo contemporâneo?-.
Não. Não devemos. O que a jovem Síria passa é algo terrível, aterrorizante. Conhecer o percurso da sua família para fugir da Síria, e o que vivem enquanto refugiados é algo surreal, principalmente quando comparo com essa minha vidinha calma , coração leve... e saber que todos os dias vou acordar com a casa em bom estado, e a vida acomodada. Só agradeço!

Vale lembrar, que, o que ocorre atualmente na Síria, é bem pior do que está relatado na obra. Antes do Estado Islâmico mostrar as suas garras!
Aqui foi só o começo, quando o Estado Islâmico começa a agir com sua capital em Raqqa, a Síria torna-se o inferno dos infernos!!!

Agradecida por ter conhecido uma história que precisa ser compartilhada, e por me ajudar a valorizar cada minuto da vida que tenho.
Longa vida para Doaa!!!
Margô 13/12/2022minha estante
Interessante, assim que concluí a leitura " Uma esperança mais forte que o mar" tive a grata surpresa de assistir a um filme que o roteiro é exatamente a fuga de sírios para a Europa. O filme é as Nadadoras. Muito lindo, um roteiro que convence, bom elenco e uma história que ocorreu bem recente.... É na Netflix! Confira!

belle 02/08/2022

leitura essencial
"a simples verdade é que os refugiados não arriscariam a própria vida numa viagem tão perigosa se pudessem prosperar onde estavam. migrantes que fogem da pobreza opressiva não estariam naqueles barcos se pudessem se alimentar e a seus filhos em sua cidade natal ou em países anfitriões vizinhos. ninguém recorreria a gastar as economias de uma vida inteira para contratar os notórios contrabandistas se pudesse solicitar legalmente asilo em um país seguro. até que abordem esses problemas, as pessoas continuarão a atravessar o mar, colocando sua vida em perigo, em busca de asilo. ninguém que fuja de conflitos ou de perseguição deveria morrer tentando chegar à segurança."

Pudima 26/02/2021

Comovente e impactante.
Livros narrando histórias reais são dos que mais me chamam a atenção. A história de Doaa foi algo muito forte e comovente.
É assustador o quanto de sofrimento existe nesse mundo. As condições de vida que algumas pessoas são obrigadas a ter e as situações nas quais elas se submetem para tentar sobreviver ou melhorar de vida beiram ao absurdo quando eu penso no quão diferente da minha realidade isso é.
Fico triste com a história de Doaa e de muitas maneiras me sinto impotente. Espero que as coisas melhorem e sigo buscando um jeito de mudar o mundo. Mas como?
Paz, amor e bem.
Ramon M. Santos 02/03/2021minha estante
Se comparado a séculos passados, o mundo está melhorando. Mas quanto mais lemos, mais vemos que tem muito ainda a ser feito

Pudima 03/03/2021minha estante
Verdade, Ramon! Que tenhamos coragem para agir tentando melhorar ainda mais.

Janaina Vieira - Escritora 25/04/2020

Uma travessia infernal
A história de Doaa, refugiada síria, é emocionante, trágica e real. Tudo começou na chamada Primavera Árabe, em 2011, ou seja, há apenas nove anos. Histórias como a dela e de sua família continuam a acontecer todos os dias. Muitas estão acontecendo neste momento, enquanto escrevo esta resenha. Isso é o mais doloroso, porque os refugiados hoje são milhões, espalhados pelo mundo todo. Por que eles são obrigados a fugir? Simplesmente porque, como qualquer outra pessoa, querem viver em segurança, querem dar a seus filhos a possibilidade de terem um futuro digno. Querem, acima de tudo, viver em paz, exatamente como qualquer um de nós. Então, por que a maioria dos países têm fechado a porta para eles? Porque, dizem, suas economias não suportariam tal pressão. Eu, porém, não acredito nisso. Acho que os refugiados são repelidos por preconceito, por xenofobia, por sentimento de exclusão a tudo que é, digamos, diferente. Os refugiados que são muçulmanos ainda enfrentam mais desconfiança porque há quem pense que todos eles, no fundo, são terroristas. Isso não é verdade. Eles são pessoas, seres humanos como todos nós. Até quando o mundo vai continuar a se comportar dessa forma, se todos habitamos um mesmo planeta? Ou seja, todos nós temos o direito de viver enquanto estamos na Terra. Logo, fronteiras não deveriam existir. No mínimo, não deveriam existir fronteiras para questões humanitárias.

Recomendo muito esse livro, não somente para quem gosta de ler sobre o assunto, mas para o público em geral. É preciso que haja mais empatia, mais bondade e mais compaixão no mundo.
Fabricio268 26/04/2020minha estante
Oi. Ainda não havia dado uma segunda olhada nesse livro. Sua resenha me convenceu em inseri-lo na minha lista pra esse mês.

Janaina Vieira - Escritora 27/04/2020minha estante
Olá! Espero que goste porque é um excelente livro, embora narre uma história dramática e real. Depois me conte o

Janaina Vieira - Escritora 27/04/2020minha estante
...o que achou! rsrs

Fabricio268 27/04/2020minha estante
Pode deixar.

Dr Jônatas 19/04/2020

Esperança
Uma história real de esperança e fé.
Um amor pela vida e um simples desejo de ser livre.

Aécio de Paula 12/06/2021

Uma Esperança Mais Forte Que o Mar - Melissa Fleming
Doaa e sua família passaram pelos perrengues que outras famílias sofreram na guerra da siria: fome, medo, desespero, mas conseguiram fugir para o Egito. Por mais traumatizante, não me parecia uma história surpreendente. Mas da metade do livro, meu Deus, é impactante!!! Doaa e seu noivo embarcam em um navio ilegal com mais de 500 refugiados para a europa, mas em alto mar o navio é criminosamente afundado por piratas. O horror narrado por Doaa dos sobreviventes boiando à deriva por alguns dias é angustiante. Só alguns sobreviveram segurando alguns objetos flutuantes. A leitura dessa parte é um filme de terror. A história real dessa moça chocou a mídia na época.

Carina Vasconcelos 21/12/2020

Às vezes é necessário sair da bolha para entenderrmos o quanto somos privilegiados. Uma esperança mais forte que o mar conta a história de Doaa al zamel, uma garota síria que tenta refúgio na Europa para fugir da guerra que assolava seu país. O livro conta a rotina da vida de Doaa, detalhes de sua cultura, e todo o terror que ela precisou enfrentar para sobreviver. Não pense em aventura. Superação, sim, mas, mais que isso, uma triste realidade que fez parte da vida de Doaa e foi responsável pela morte de tantos outros.

@claudinha_csilva 20/05/2020

A flor da pele
A história de Doaa realmente mexeu comigo e me fez avaliar como não sabemos nada sobre quem está no outro lado do mundo. Enquanto aqui no Brasil o momento é delicado, uma questão de saúde pública transformada num embate político, lá no Oriente médio, as pessoas lutam por suas necessidades básicas. Para sobreviver a guerra, migram de um lugar a outro, procurando um futuro seguro.
Recomendo a que gosta de histórias reais e nervos fortes.

Denise 09/09/2021

Uma esperança mais forte que o mar
Que livro!! Fiquei bastante emocionada em várias partes, toda a situação da Síria me deixa realmente impactada. Apesar de achar muito forte durante a leitura, fiquei sem conseguir parar de ler. Só pausava para recobrar o fôlego e dar uma respirada nas partes do naufrágio. Mas recomendo muito mesmo a leitura.

Ludemila.Soares 24/01/2022

A Jornada de Doaa além do mediterrâneo
?" Nenhum homem deseja terminar sua vida tirando o colete salva-vidas. Nenhuma família jamais sonha em ser desalojada. (...) Essas viagens levam refugiados do desespero para a morte. Está noite vocês me deram algum tipo de paz."

? Doaa desde que nasceu na Síria sua vida foi marcada por mudanças. Porém, após um vendedor de rua ter seu carrinho confiscado pelo governo e logo após atear fogo em sim mesmo na Tunísia, jovens identificando-se com o desespero de Mohamed, atearam fogo em carros sob frustração e despero. E pela primeira vez na região árabe um protesto popular conseguiria derrubar um ditador. Então os protestos começaram a se espalhar até que chegaram a Síria, e enquanto isso os números de mortos começaram a subir.

? Doaa junto com seus amigos e irmãs começaram a participar dos protestos na Síria, mas depois que a sua segurança estava começando a correr perigo, seu pai a proibiu. Com a vida cada vez mais difícil com a chegada na guerra na Síria, seus país viram como a única opção deixar o país e com isso se refugiaram no Egito.

? Depois de um período com uma nova vida no Egito quando Doaa estava se estabilizando com sua família, a segurança dos refugiados começaram a decair. E com isso acontecendo, Dooa mais uma vez teve que fugir, e dessa vez, enfrentar o mar mediterrâneo para tentar encontrar uma vida melhor no Continente europeu.

? Um livro sobre dor, desespero e desparo, mais sobretudo, esperança. A jornada de Doaa e sua família é uma mistura de emoções que com toda certeza após a leitura te fará refletir sobre muitas coisas. É uma tristeza saber que ainda neste exato momento a diversas pessoas perdendo suas vidas atravessando o oceano em busca de uma vida melhor.

Pâmela de Amorim 22/04/2020

Leitura emocionante
Sinceramente, não existem palavras para descrever o que estou sentindo neste momento! Esse é um dos melhores livros que eu li em toda a minha vida!!! Recomendo (e muito) a leitura para todos! É encantador, emocionante, triste e extremamente necessário!

site: https://www.instagram.com/jardimdapamela/

Salonni 21/04/2020

Realidade.
Eu não consigo mensurar o quão esse livro me deixou desnorteado. Aqui é a vida real. Uma história sofrida/amarga. Eu não estava preparado para a historia de Doaa e sua família, o que essa família viveu parece ate coisa de ficção. Leitura obrigatória.

Évelin Noah 09/09/2022

Simplesmente emocionante! Arrepiante a cada página. Uma história triste, real e, infelizmente, muito atual. Um relato de de fazer qualquer coração sangrar.
Recomendo a leitura!

Aline 15/10/2020

Milagre?
O livro narra a vida de Doaa, uma menina síria. Foi uma boa leitura para compreender a Primavera Árabe e sua influência na guerra que fez com que houvesse mais cidadãos sírios refugiados do que em seu próprio país. A narrativa é fluida e a história emocionando, na mesma medida em que é muito triste. Não tem como ser contra o acolhimento de refugiados depois de entender o que os leva a sair de seus países. No fim do livro restou a curiosidade de entender cientificamente como foi possível a sobrevivência de Doaa após vários dias sem água, sem comida e submersa na água gelada. Algumas pessoas com quem conversei sugeriram uma explicação que ficou na minha cabeça: seria um milagre?

1 | 2 | 3 | 4 | 5