A Sociedade da Transparência

A Sociedade da Transparência Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Icaro 06/08/2023

Transparência e Confiança
Livro muito marcante e interessante sobre a atualidade da nossa exposição, especialmente digital.

O autor sul-coreano, radicado na Alemanha, constrói a tese de que o desejo cada vez maior por transparência em vários aspectos da vida tem tirado das pessoas uma visão mais humanística, de desejo e de confiança.

O que torna as relações superficiais e, consequentemente, uma sociedade frágil.

Publicado pela Editora Vozes, achei o livro incrível!

anaclara_uchoa 02/08/2023

Comum
Bom livro mas não me interessaria em ler dnv
Apesar dos conhecimentos que certamente achei construtivos e interessantes,achei a leitura cansativa(apesar do livro ser bem pequeno)

Tati 29/07/2023

Mais um livro do filósofo Byung-Chul Han que leio e recomendo bastante.

Este livro mostra como a sociedade atual exibe sua transparência nas redes sociais, que nem sempre está relacionado com a transparência real do ser, mas com a imagem que a pessoa quer transmitir, que muitas vezes se torna algo pornográfico (mesmo não tento uma conotação sexual).

Romeu Felix 25/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Sociedade da Transparência" é um livro escrito pelo filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, publicado em 2017, que busca compreender e analisar as mudanças sociais e culturais decorrentes da entrada da sociedade na era da informação e da comunicação.

O autor argumenta que a sociedade contemporânea é caracterizada pela transparência, ou seja, a exigência de que todas as informações sejam transparentes e visíveis. Han afirma que essa demanda por transparência é uma consequência da ascensão da sociedade da informação e da comunicação, que tornou a informação acessível a todos.

No entanto, Han alerta para os perigos dessa sociedade da transparência, argumentando que ela pode levar a uma perda de privacidade e de segredos. Além disso, a transparência pode levar a uma pressão constante para que as pessoas sejam autênticas e transparentes, o que pode gerar uma ansiedade e uma falta de liberdade.

O autor também analisa as implicações da transparência na política, argumentando que a transparência pode levar a uma ilusão de democracia, pois as informações disponíveis não são necessariamente significativas ou relevantes para a tomada de decisões políticas.

Para Han, é necessário repensar a forma como a sociedade lida com a transparência, buscando equilibrar a transparência com a privacidade e a liberdade. O autor defende a importância da reflexão crítica sobre a sociedade da transparência, para evitar seus perigos e potencializar suas possibilidades positivas.
O livro "Sociedade da Transparência" de Byung-Chul Han é uma análise crítica da sociedade contemporânea e sua relação com a transparência. O autor argumenta que a sociedade da informação e da comunicação criou um ambiente de transparência, em que a exigência por visibilidade e acesso a informações é cada vez maior. Han analisa as implicações dessa sociedade da transparência na política, na privacidade e na liberdade, alertando para os perigos que essa demanda por transparência pode gerar.
"Sociedade da Transparência", de Byung-Chul Han, é uma obra que traz importantes reflexões sobre a cultura contemporânea e os efeitos da transparência em nossa sociedade. Han argumenta que a transparência, tão valorizada na sociedade atual, tem como consequência a perda da privacidade, da intimidade e da individualidade, levando a uma cultura do desempenho e da exposição constante.

Ao longo do livro, o autor analisa as origens históricas da transparência, destacando a importância da privacidade e da opacidade para a formação do indivíduo e da sociedade. Han também discute as consequências da transparência para a democracia, alertando para os riscos do totalitarismo e do controle social.

A obra propõe uma reflexão crítica sobre a cultura da transparência e aponta para a necessidade de resgatar a importância da privacidade, da intimidade e da individualidade para a formação de identidades e para a preservação da democracia. Han destaca a importância da resistência contra a cultura do desempenho e da exposição constante, e propõe alternativas para a construção de uma sociedade mais consciente e justa.

Em suma, "Sociedade da Transparência" é uma obra fundamental para compreender os desafios da cultura contemporânea e refletir sobre os limites e possibilidades da transparência na sociedade atual. Han propõe uma visão crítica e reflexiva sobre a cultura da transparência, mostrando que é possível construir uma sociedade mais consciente e justa, mesmo diante das novas demandas sociais e tecnológicas.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Guilherme 20/02/2023

Sociedade da?
É o terceiro livro do autor coreano que leio. Tenho uma crítica bem pontual aos seus livros, que é uma questão de nomenclatura, pois tenho um problema com esse formato de ?Sociedade do X?, ?Sociedade do Y?, etc, pois dá uma noção de que a nossa sociedade globalizada pode ser cortada em diferentes áreas que não se interseccionam. Mas essa é uma crítica muito formal à nomenclatura, pois o próprio autor pratica as interseções entre os temas em seus livros.

De qualquer forma, dos 3 livros lidos, esse foi o que menos gostei. Principalmente pelo capítulo sobre sociedade ponográfica e o sobre sociedade do controle. Acredito serem conservadores e moralistas em um nível intragável. O debate dele sobre transparência em um geral tem o problema de não ter base material alguma, mesmo sendo um tema que necessita disso.

Mas gostei muito dos debates sobre fotografia, ainda que ele basicamente só transcreva o que Barthes escreveu. E também, como sempre, das reflexões instigantes que o autor traz, mesmo que eu discorde de sua posição muitas vezes. Além disso, o debate entre Benjamin e Sartre no quesito da narração é algo que com certeza retornarei.

thaianni 01/02/2023

muito bom
como sempre HAN não desaponta. ele traz temas super complexos de maneira mais "acessível".. sempre me fazem refletir sobre a vida, a sociedade e na forma como nos portamos.

Pedro.Colina 28/11/2022

Pan-óptico digital
Me interessei pelas obras de Byung-Chul Han depois das sinopses e diversos comentários positivos acerca das ideias do autor, e não me arrependi de ter me aprofundado em suas filosofias. Este é o primeiro livro que leio do filósofo, mas com certeza lerei outros mais. Na Sociedade da Transparência, um livro relativamente curto mas com uma leitura demorada diante da necessidade de refletir sobre os temas tratados, abrimos nossa mente para o mundo a nossa volta. É aquele tipo de livro que, capítulo por capítulo, você entende um pouco melhor como as coisas funcionam, e como nosso dia a dia é direcionado, ainda que de maneira invisível para aqueles que se sentem livres. Liberdade esta, aliás, que é exatamente o que somos direcionados a sentir, então será que ela realmente existe? Esse é o ponto central da obra.
Entretanto, tive a impressão de que o autor em alguns momentos fora exagerado ao tratar da forma como se vive atualmente (ou talvez eu pense isso por estar completamente imerso no sistema). Uma visão extremamente pessimista acerca da tecnologia e da futilidade é o único ponto que faz com que eu não dê 5 estrelas ao livro, uma vez que, ao meu ver, apesar dos diversos pontos negativos apresentados sobre a tecnologia, ela indiscutivelmente facilitou nossa rotina (não apenas no âmbito de manter a roda capitalista girando, com aponta o autor) e, ainda, quanto a futilidade, esta pertence ao rol de características do ser humano e contribui juntamente com nossas outras qualidades para que sejamos tão únicos como somos (ou melhor, como podemos ser, seguindo o caminho correto).
A leitura, como era de se esperar, não é fácil. Diversas vezes foi necessário reler determinadas passagens ou até mesmo capítulos inteiros para que a ideia ali transmitida fosse completamente entendida. É necessário reservar um bom momento para ler, visto que os temas tratados exigem concentração e reflexão.
Após encerrar a leitura, acredito ser comum o sentimento de tristeza e vazio, uma vez que passamos a enxergar através (quando enxergamos através de algo, o que é esse algo?) daquilo que inicialmente parecia ser completamente inofensivo.

Juca 25/09/2022

Leitura da faculdade
Não é meu estilo de livro, mas o achei interessante no geral. Tem algumas partes confusas e bem filosóficas, mas é isso que se espera de um livro como esse.

Lenon, André Lenon 20/06/2022

A linguagem é bastante complexa pra mim, mas continuo lendo os livros deste filósofo, pra ver se entra alguma coisa à força na minha cabeça, pois sei que ele é muito bom? kkkk

Natalia 30/04/2022

Um resumo que chama para o despertar
Uma leitura rápida que chama a atenção para a questão do alienamento do si mesmo nos formatos da sociedade atual. O autor se vale de muitos conceitos ao longo do livro para pontuar sua tese que facilita a compreensão caso você já tiver esse conhecimento. Para um primeiro contato, é ótimo para reflexão e ponto de partida para um aprofundamento do porque estamos em uma alta exposição e banalização do privado.

vagnerrg_ 24/04/2022

É uma leitura válida
HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Vozes, 2017.

Byung-Chul tem uma forma de escrita que me chama a atenção. Ele vai bem direto ao ponto, o que faz com que ele seja bem objetivo. Desde a primeira página ele vai ao ponto que quer tratar, sem introduções e desenvolvimentos longos. Isso me cativa e parece ser bem útil em tempos tão acelerados como o que vivemos. Não tem muita divagação no texto, é argumentação e conclusão o tempo todo.

Apesar de curtir a forma de escrita dele, não posso dizer que concordo com todas as coisas que ele diz. Por vezes ele tira conclusões que me parecem ser muito apressadas. Talvez seja pela forma rápida que ele escreve, mas pra mim fica faltando alguma coisa na construção da argumentação.

Ainda assim, acho que é o tipo de texto que vale a pena ser lido, isso porque Byung-Chul chama a atenção pra questões bem pertinentes. No livro ele discute os elementos da transparência nas relações entre as pessoas, desenhadas e influenciadas de forma muito característica pelos usos que fazemos das redes sociais virtuais.

De forma muito rápida, passamos a interagir com outras pessoas com um nível de intimidade muito grande, isso graças aos hábitos contemporâneos de ?compartilhar? momentos que se propõem como o tudo, trazendo a sensação de transparência, posto que o exposto nas redes seria o todo de nossas vidas. É nesse ponto que o autor entra ao pensar que toda essa dinâmica não se constitui como interpretação, mas como exposição e a intimidade é ilusória, pois somos íntimos de elementos intencionalmente selecionados.

Existem diversas outras críticas possíveis que não são exploradas no livro (claro, ele não é obrigado a explorar todas as possibilidades) e também é possível tentar entender como toda essa exposição atua nas dinâmicas das nossas personalidades. Acho que essa leitura foi válida por esse aspecto: me trouxe elementos para distinguir exposição de interpretação, me ajudando a perceber com um pouco mais de precisão a dinâmica das redes sociais.

O livro pode ser lido rapidinho e isso também é algo que valorizo, porque se não ajudar muito, também não me faz perder tempo. É uma leitura válida.

Jess 16/04/2022

Uma indicação de leitura rápida, mas efetiva análise sobre a sociedade do século XXI

Apesar de não concordar com o autor em alguns pontos, acho interessante destacar alguns pontos comuns sobre a transparência:

O ser humana necessita de um direito à privacidade, já que é inerente a ele.

As decisões por meio de informações devem servir de base, ou seja, devemos possuir o pensamento analítico dos fatos.

As coisas estão a serviço do culto, assim ano adquirem valor cultural, parte de muita reflexão em relação aos NFT.

O sujeito não pensa, mas apenas segue recomendações.

E por último, privamos da narrativa em razão de um mundo pré moldado.

Achei super interessante

1 | 2 | 3 | 4 | 5