Sociedade da Transparência

Sociedade da Transparência Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jandielson Neves 15/04/2024

Excesso de exposição
?A sociedade exposta é uma sociedade pornográfica; tudo está voltado para fora, desvelado, despido, desnudo, exposto. O excesso de exposição transforma tudo em mercadoria??

Um livro impactante que nos convida a refletir nossa relação com as redes sociais e como isso impacta quem somos ou parecemos ser.

Maria17661 11/04/2024

Sociedade da Transparência
Uma sociedade que se expõem cada vez e com isso perde sua profundidade, tornando-se transparente.

A negatividade não tem espaço pois o negativo é fonte tanto das trevas quanto da luz, somente o positivo é aceito - pela sua facilidade e transparência.

Nessa sociedade a vigilância não é mais exercida pelas instituições, por um olho central, mas pelos próprios indivíduos que acreditam estar em total liberdade.

Ana 29/03/2024

Sociedade da transparência
Segundo livro do autor que li, achei um pouco mais complicado (já que sou leiga no assunto).
Valeu a reflexão sobre a era digital, da hipercomunicação (como o próprio autor sugere). E também de como e porque nos expomos nas redes sociais.
Tenho a sensação de que não compreendi nem 50% do que li haha mas continuarei explorando o tema.

Fabiana748 14/02/2024

4º livro do ano ?
?A massa de informações não gera verdade. Quanto mais se liberam informações tanto mais intransparente torna-se o mundo. Por isso, a hiperinformação e a hipercomunicação não trazem luz à escuridão.? - Sociedade da transparência, Byung-Chul Han

Thay 10/02/2024

Exposição, transparência e liberdade.
Talvez eu precise reler o livro para melhorar minha compreensão sobre alguns tópicos secundários mencionados. O autor conecta o tema central com tantas informações que me fazem ler um capítulo e pensar "ok, acho que vou precisar voltar aqui em outro momento para aprofundar".
Apesar disso, sobre o foco da obra, só posso dizer que vale a leitura e a reflexão, principalmente nos dias atuais. Estamos imersos em tempos nos quais se confunde o que é privado e o que é público, além disso confundimos verdade com exposição completa (hiper informação) e pensamos que tudo isso implica em dizer que somos livres por poder expor tudo.
Talvez suas percepções sobre exposição, transparência e liberdade sejam afetadas ao fim da leitura. Talvez você continue seguindo suas ideias iniciais. Mas precisamos admitir que vale a pena observar o que o autor pensa sobre o tema e avaliar a partir daí.

Côrtes 05/02/2024

Segundo livro q leio do autor
Gostei mais do que a sociedade do cansaço pq ele tratou de uma forma mais simples e com menos citações que complicavam mais do q o necessário o seu ponto, enfim, a obra evidência como a sociedade da transparência é um problema, visto que a hipercomunicação e a hiperinformação não traz a tona a verdade, mas recheia a sociedade de uma ausência da realidade. Gostei muito do último capítulo, pois ele mostra q a todo momento nas redes sociais somos quem tem o controle sobre alguém, mas ao mesmo tempo somos a pessoa que é controlada. Só quero dizer que gostei muito e aconselho d+, já comprei outro livro dele para ler em breve.

Gregory.Faguaga 03/02/2024

Sociedade da transparência
" você gostaria de experimentar o meu mistério? Você gostaria de ver claramente além do meu véu? Então vamos lá olhe Se for capaz contemple essa ausência de mistério completa e indesculpável"

Gustavo.Martins 25/01/2024

Sociedade do desnudamento
Positiva, transparente, pornográfica, informativa, livre. A sociedade vive uma crise do hiper-real. Os sorrisos permanentes nas selfies são um retrato do positivo, imperativo da sociedade da exposição. Byung-Chul Han aponta para a nossa mercantilização imagética nas redes sociais, onde somos reduzidos a produto com valor meramente expositivo. Essa exposição é também pornográfica, visando a exposição em si mesma, puramente forma. Aqui, caem-se as máscaras, a encenação é proibida, e exige-se uma transparência total, sem privacidade.
Contudo, B.-C. Han diz sair de cena na sociedade da transparência a encenação, tendo caráter expositivo máximo. Vale pensar que a exposição das redes sociais não deixa de ser também uma encenação, uma edição da vida cotidiana. A intimidade postada é fake, maquiada, embelezada, estritamente positiva.

Laisinhaa_aa 07/01/2024

Vivemos na sociedade da transparência e do cansaço
Li primeiramente sociedade do cansaço, e meu segundo livro do Byung foi sociedade da transparência. Essa ordem de leitura foi essencial, pois trazem visões complementares da sociedade atual, demonstrando que a sociedade do desempenho é intimamente dependente da sociedade da transparência, e vice e versa. Leitura fácil, cativante e essencial para reflexões do comportamento social-tecnologico que percebemos por diversas vezes ser impensado entre as pessoas.

Vitor 07/01/2024

Um pouco mais complexo que o cansaço
Considero um pouco mais complicado de entender comparado ao Sociedade da Transparência. Livro curto, mas extenso.

Mais uma vez, preciso conversar sobre ele com alguém. É uma leitura de se debruçar e ler mais de uma vez.

CharlesSouto 05/01/2024

Começando o ano com Byung.

O autor faz uma análise crítica da sociedade tal qual um crítico do cinema o faz frente a sétima arte. Não se trata de uma verdade. Tá mais para um ponto de vista que contribui e amplia a própria experiência.

Vou reduzir a provocação em? Leia a página 112. Vai lá, invade uma livraria e olha lá a página 112.

Recomendo
? mas só se você quiser.

Guilherme 11/12/2023

Razoável
Esse livro me deu a impressão de repetir a ideia de outros já escritos pelo autor, digo, a crítica ao mundo digital onde a exposição é não só constante como estimulada, as pessoas abrem mão de suas intimidades de forma proposital. Acontece que, lendo outros livros do autor, é possível extrair essa ideia, talvez eu tenha lido o livro de forma errada, mas tive a sensação que este não trouxe um questionamento novo. De todo jeito vale a leitura.

Sue 15/08/2023

Interessante até certo ponto
Honestamente, eu esperava beeem mais desse livro. É interessante, mas quando vai chegando lá pra página 30 etc começa a ficar muito repetitivo. Parece uma tese de conclusão de curso de tanta referência que tem, e os argumentos referentes às citações. Tem uma linguagem bem cansativa e difícil. Só terminei o livro por orgulho e porque é curtinho.

Icaro 06/08/2023

Transparência e Confiança
Livro muito marcante e interessante sobre a atualidade da nossa exposição, especialmente digital.

O autor sul-coreano, radicado na Alemanha, constrói a tese de que o desejo cada vez maior por transparência em vários aspectos da vida tem tirado das pessoas uma visão mais humanística, de desejo e de confiança.

O que torna as relações superficiais e, consequentemente, uma sociedade frágil.

Publicado pela Editora Vozes, achei o livro incrível!

anaclara_uchoa 02/08/2023

Comum
Bom livro mas não me interessaria em ler dnv
Apesar dos conhecimentos que certamente achei construtivos e interessantes,achei a leitura cansativa(apesar do livro ser bem pequeno)

1 | 2 | 3 | 4 | 5