Sociedade da Transparência

Sociedade da Transparência Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Paula.Moreira 13/09/2021

25%
Aquela mesma sensação que eu fico em todo livro do Byung-Chul Han... De que eu entendi só uns 25% do livro. Saio agoniada querendo debater com alguém!
Ana Sá 13/09/2021minha estante
Paula, nesses casos, eu me apego à metáfora da observação de baleias: tem leitura que é como a observação de baleias... A gente fica parado um tempo, só de olho naquela calmaria das águas do mar, até que, de repente, salta uma baleia bem na nossa frente! Tem livro que é assim: a gente enxerga uma ou outra baleia numa imensidão de ideias, porque é o que é! rs

Paula.Moreira 13/09/2021minha estante
Nossa... Adorei essa metáfora, Ana!

Ana Sá 13/09/2021minha estante
??? ??

Kevin 29/06/2020

Byung-Chul Han sendo um dos meus autores favoritos.
Aqui vemos alguns pontos já abordados pelo Byung-Chul Han em outras de suas obras, é um livro curto, mas muito bom. São temas relacionados, passando pelos mais correntes do autor, como o da sociedade positiva, a produtividade, a exposição e evidência, etc. Reflexões contemporâneas da sociologia e filosofia e em que o Baudellaire também tocou, mas aqui vemos novos quesitos, sobretudo a internet e esse novo panóptico atualizado e adequado aos novos tempos.
Douglas 23/09/2020minha estante
Excelente. Gratidão. Deu mais vontade de ler.

Kevin 24/09/2020minha estante
Fico feliz que tenha ajudado, é um ótimo livro, mas "Sociedade do cansaço" continua sendo meu favorito, recomendo também, KKKKKK...

Douglas 24/09/2020minha estante
Comprei ambos, recentemente

Agnaldo 17/09/2021

A sociedade medieval
Confesso que não achei os argumentos do filósofo interessante, ele simples passa o livro todo dizendo que vivemos em uma sociedade pornográfica e que toda e qualquer demostração de status é sinal de ser algo transparente e sem utilidade. Ele não aceita a forma que sociedade tomou devido aos avanços tecnológicos e passa grande parte do livro dizendo que o acesso a informações é tão grande que já não tem mais sentido viver nisso e nós coloca em uma espécie de prisão de informação por onde já não temos mais controle sobre nossas vidas. Discordo um pouco de seus pontos, pois acho que nem todas as pessoas são alienadas a informações fúteis e que o avanço tecnológico faz muito por que é através dele que essas informações falsas são derrubadas simultaneamente, diferente de antigamente que leva meses para se descobrir uma mentira.
Magno45 10/05/2022minha estante
Concordo, tem algumas partes interessantes, mas a argumentação usada achei simplista demais, em algumas partes até mesmo genéricas.

Anelise 15/06/2022minha estante
Eu discordo e sinto diversos pontos que o autor trouxe nas minhas relações de trabalho e pessoais. O instagram, o linkedin e qualquer outro espaço nessa linha que venha a surgir acaba se tornando um espaço de publicidade e mercantilizacao do eu. De tal forma, que as pessoas ao nosso redor controlam quem somos e as nossas escolhas. Talvez o livro Impacte dependendo do estilo de vida de cada um, mas me convenceu.

Tellys 15/08/2020

Uma leitura que tira da zona de conforto
Esse é um daqueles livros que dizem muito mais que suas poucas páginas apresentam. Denso, apesar de conciso, tem um conteúdo profundo e reflexivo que traz consigo um convite a várias releituras, para que possa se descobrir todas as chaves necessárias à sua compreensão total. A sociedade da transparência nele desnudada é perturbadora!
Douglas 23/09/2020minha estante
Ótima resenha. Quero ler.

GABI 07/11/2020minha estante
Já quero ler!!

FalaLud 25/02/2020

Um livro que gera reflexões interessantes sobre a nossa sociedade. Ao mesmo tempo, achei que o autor aborda apenas os aspectos negativos do que vivemos hoje.
Bruno Coronel 23/09/2022minha estante
Mas o livro é exatamente um ensaio crítico.

Paloma 20/01/2022

Positividade
Byung-Chul tem grandes questões com o capitalismo e a sociedade positiva. Não percebi isso só neste livro, mas também no Sociedade do cansaço. Ele faz paralelos com outros filósofos, sociólogos e até psicanalistas pra construir a linha se raciocínio dele.

Muita coisa dessa leitura fez sentido, outras me deixaram um pouco confusa, mas dá pra ler e entender pelo menos a maioria dos pontos dele. Fiquei bastante pensativa principalmente nos que falavam sobre hipercomunicação, excesso de informação e perda de pudor.
Rafael Kerr 20/01/2022minha estante

TMP 28/04/2020

Complexo
Livro complexo em sua simplicidade. Denso em referências e provocador.
Vale a leitura
Douglas 07/10/2020minha estante
Querendo ler

Felipe Philipp 07/08/2020

Byung-Chul Han
Como tudo do Byung-Chul Han, esse livro é extremamente perturbador e te faz pensar em coisas que você não perceberia. Byung-Chul Han conhece muito bem a sociedade atual.
Douglas 23/09/2020minha estante
Ótima resenha. Quero ler.

Marta Skoober 14/07/2020

Ainda lembro do dia em que M, uma livreira, da Livraria Vozes, me arrastou pelo braço com o chamariz: Tem uns livros aqui que é a sua cara. Tenho certeza que você vai gostar, lançamento! Saí de lá com o presente que tinha ido comprar e mais uns outros livrinhos. Os tais lançamentos que eu iria gostar. Dentre eles dois livros pequeninos um de capa laranja e outro de capa roxa! Que desde então dormem em minha estante.
Mas é tempo de rever isso e ir dando conta do que temos aqui. E retiro esse Sociedade da Transparência que me traz boas reflexões e tem muita coisa interessante. Mas não sei se pelo momento, não sei se por absoluta incompetência filosófica, ou tudo junto e misturado, o que sei é que ao terminar a leitura sinto-me como alguém que depois de desmontar o liquidificador, fica com montes de peças soltas. Agora preciso repor tudo no lugar.

Grifos:

"O tempo transparente é um tempo sem destino e sem evento."

"Quem relaciona a transparência apenas com a corrupção e a liberdade de informação desconhece seu real alcance."

"O ser humano sequer é transparente para consigo mesmo."

"O excesso de exposição transforma tudo em mercadoria."

CZA LEITURA DE QUARENTENA
12/07/2020 às 04:34
Douglas 23/09/2020minha estante
Baita resenha. Quero ler.

Alcinéia_az 25/06/2019

O que se esconde por trás da Sociedade da Transparência?
Na obra “A Sociedade da Transparência”, Byung-Chul Han critica a exposição da sociedade atual. Ele diz que essa atual “transparência” é responsável por tirar o encanto das coisas, eliminando o poder de sedução. Para tal faz alusão a negatividade, a positividade e a pornografia, e como esses elementos são usados ou camuflados em prol do capitalismo.
É na Sociedade da Transparência que a comunicação atinge sua velocidade máxima favorecendo e reproduzindo uma cadeia do igual. Nessa denuncia da violência da transparência, Byung-Chul Han diz que a coação da transparência nivela o próprio homem até acabar por torná-lo elemento funcional de um sistema. E isso se dá através da pornografia, que é o contato imediato entre a imagem e o olho. “As coisas tonam-se transparentes quando se despojam da sua singularidade e se exprimem completamente na dimensão do preço. O dinheiro que torna tudo completamente comparável, suprime todo traço de incomensurável, toda a singularidade das coisas. A sociedade da transparência é um inferno do igual.”
Estamos na sociedade da transparência, do porno, do espetáculo.. porque não há uma erótica, pois a pornografia começa precisamente onde desaparece o mistério em prol da exposição total e do desnudamento completo, sendo delineada por uma positividade incisiva e potente. Esse fenômeno pode ser constatado na fotografia. “A fotografia digital apaga toda a negatividade, uma vez que já não precisa nem da câmara escura nem da revelação. Não é precedida por negativo algum. É um positivo puro.”

Jandielson Neves 15/04/2024

Excesso de exposição
?A sociedade exposta é uma sociedade pornográfica; tudo está voltado para fora, desvelado, despido, desnudo, exposto. O excesso de exposição transforma tudo em mercadoria??

Um livro impactante que nos convida a refletir nossa relação com as redes sociais e como isso impacta quem somos ou parecemos ser.

Fonsus 01/02/2020

Da procissão ao processo.
Li após o livro do mesmo autor "Sociedade do Cansaço". Nesse livro o autor ele foca em um conceito de transparência bem diferente dos abordados normalmente. O termo normalmente demonstra relações confiáveis de baixo risco. Contudo, Byung-Chul Han vai gradualmente desconstruindo tal paradigma. Para Han, essa transparência dissolve qualquer essência contida no indivíduo. O belo torna-se pornografia, o corpo é mera propaganda e marketing, a arte não tem seu espaço, pois é negativa e assim requer contemplação cujo processo diminui a velocidade da informação oque é inadmissível na sociedade do desempenho. O autor além disso, faz ótimas releituras da filosofia, por exemplo, sua reinterpretação do mito da caverna no cenário de hoje, ou o modelo de sociedade ideal de Rousseau feita de pessoas de "coração transparente". É evidente seu posicionamento contra a super exposição e a doentia proximidade demandada na modernidade. Tais críticas provocam grande reflexão ao leitor e talvez a possibilidade de mudança de perspectivas em relação a alguns temas atuais.

Francisco.Assis 24/03/2020

Transparência
É um livro com muitas referências e o autor elabora uma crítica contundente da(s) sociedade(s). No entanto, esboça um cenário em que tudo parece condenável na realidade contemporânea, mas sem apresentar sugestões para que esta realidade possa ser alterada. A despeito disso é um livro importante para compreender as transformações pelas quais vive o mundo.

Roberto.Maia 07/05/2020

Reflexão bem interessante
Não esperem encontrar uma única solução para as questões contemporâneas relativas a superexposição e transparência nessa obra. Recomendo inclusive, que leiam primeiramente a "sociedade do cansaço" e reflitam sobre o fato de que muito provavalmente não existe uma solução única/genérica para nada. "Zerar" o mundo e começar tudo de novo, é uma simplificação que busca nos trazer paz mental e reduzir a nossa ansiedade, e por isso mesmo não é crível. São pequenos ajustes aqui e alí que farão a nossa sociedade evoluir. O "estado de paz" que concordo com o autor, "mora longe da transparência total", precisa em certa medida dialogar com os anseios modernos.

Flavio 23/05/2020

A massa de informações que na atualidade sobrecarregada a vida cotidiana, segundo o autor, não informa mas sim confunde. A suposta transparência, que é uma exigência em diferentes esferas, como política e social, situa a fragilidade dos valores como confiança e verdade...

1 | 2 | 3 | 4 | 5