A Sociedade da Transparência

A Sociedade da Transparência Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rebeca1349 06/05/2024

"O pensar não é transparente"
É interessante ler esse livro antes dos outros (pelo menos dos que li do Han até agora) pois aborda várias faces do social que ele aprofunda nos demais livros. Continua sendo uma excelente leitura!

Jandielson Neves 15/04/2024

Excesso de exposição
?A sociedade exposta é uma sociedade pornográfica; tudo está voltado para fora, desvelado, despido, desnudo, exposto. O excesso de exposição transforma tudo em mercadoria??

Um livro impactante que nos convida a refletir nossa relação com as redes sociais e como isso impacta quem somos ou parecemos ser.

Maria17661 11/04/2024

Sociedade da Transparência
Uma sociedade que se expõem cada vez e com isso perde sua profundidade, tornando-se transparente.

A negatividade não tem espaço pois o negativo é fonte tanto das trevas quanto da luz, somente o positivo é aceito - pela sua facilidade e transparência.

Nessa sociedade a vigilância não é mais exercida pelas instituições, por um olho central, mas pelos próprios indivíduos que acreditam estar em total liberdade.

Ana 29/03/2024

Sociedade da transparência
Segundo livro do autor que li, achei um pouco mais complicado (já que sou leiga no assunto).
Valeu a reflexão sobre a era digital, da hipercomunicação (como o próprio autor sugere). E também de como e porque nos expomos nas redes sociais.
Tenho a sensação de que não compreendi nem 50% do que li haha mas continuarei explorando o tema.

Fabs6 14/02/2024

4/24
"A massa de informações não gera verdade. Quanto mais se liberam informações tanto mais intransparente torna-se o mundo. Por isso, a hiperinformação e a hipercomunicação não trazem luz à escuridão."

Byung-Chul Han, Sociedade da transparência

Thay 10/02/2024

Exposição, transparência e liberdade.
Talvez eu precise reler o livro para melhorar minha compreensão sobre alguns tópicos secundários mencionados. O autor conecta o tema central com tantas informações que me fazem ler um capítulo e pensar "ok, acho que vou precisar voltar aqui em outro momento para aprofundar".
Apesar disso, sobre o foco da obra, só posso dizer que vale a leitura e a reflexão, principalmente nos dias atuais. Estamos imersos em tempos nos quais se confunde o que é privado e o que é público, além disso confundimos verdade com exposição completa (hiper informação) e pensamos que tudo isso implica em dizer que somos livres por poder expor tudo.
Talvez suas percepções sobre exposição, transparência e liberdade sejam afetadas ao fim da leitura. Talvez você continue seguindo suas ideias iniciais. Mas precisamos admitir que vale a pena observar o que o autor pensa sobre o tema e avaliar a partir daí.

Côrtes 05/02/2024

Segundo livro q leio do autor
Gostei mais do que a sociedade do cansaço pq ele tratou de uma forma mais simples e com menos citações que complicavam mais do q o necessário o seu ponto, enfim, a obra evidência como a sociedade da transparência é um problema, visto que a hipercomunicação e a hiperinformação não traz a tona a verdade, mas recheia a sociedade de uma ausência da realidade. Gostei muito do último capítulo, pois ele mostra q a todo momento nas redes sociais somos quem tem o controle sobre alguém, mas ao mesmo tempo somos a pessoa que é controlada. Só quero dizer que gostei muito e aconselho d+, já comprei outro livro dele para ler em breve.

Gregory.Faguaga 03/02/2024

Sociedade da transparência
" você gostaria de experimentar o meu mistério? Você gostaria de ver claramente além do meu véu? Então vamos lá olhe Se for capaz contemple essa ausência de mistério completa e indesculpável"

Gustavo.Martins 25/01/2024

Sociedade do desnudamento
Positiva, transparente, pornográfica, informativa, livre. A sociedade vive uma crise do hiper-real. Os sorrisos permanentes nas selfies são um retrato do positivo, imperativo da sociedade da exposição. Byung-Chul Han aponta para a nossa mercantilização imagética nas redes sociais, onde somos reduzidos a produto com valor meramente expositivo. Essa exposição é também pornográfica, visando a exposição em si mesma, puramente forma. Aqui, caem-se as máscaras, a encenação é proibida, e exige-se uma transparência total, sem privacidade.
Contudo, B.-C. Han diz sair de cena na sociedade da transparência a encenação, tendo caráter expositivo máximo. Vale pensar que a exposição das redes sociais não deixa de ser também uma encenação, uma edição da vida cotidiana. A intimidade postada é fake, maquiada, embelezada, estritamente positiva.

Laisinhaa_aa 07/01/2024

Vivemos na sociedade da transparência e do cansaço
Li primeiramente sociedade do cansaço, e meu segundo livro do Byung foi sociedade da transparência. Essa ordem de leitura foi essencial, pois trazem visões complementares da sociedade atual, demonstrando que a sociedade do desempenho é intimamente dependente da sociedade da transparência, e vice e versa. Leitura fácil, cativante e essencial para reflexões do comportamento social-tecnologico que percebemos por diversas vezes ser impensado entre as pessoas.

Vitor 07/01/2024

Um pouco mais complexo que o cansaço
Considero um pouco mais complicado de entender comparado ao Sociedade da Transparência. Livro curto, mas extenso.

Mais uma vez, preciso conversar sobre ele com alguém. É uma leitura de se debruçar e ler mais de uma vez.

CharlesSouto 05/01/2024

Começando o ano com Byung.

O autor faz uma análise crítica da sociedade tal qual um crítico do cinema o faz frente a sétima arte. Não se trata de uma verdade. Tá mais para um ponto de vista que contribui e amplia a própria experiência.

Vou reduzir a provocação em? Leia a página 112. Vai lá, invade uma livraria e olha lá a página 112.

Recomendo
? mas só se você quiser.

Guilherme 11/12/2023

Razoável
Esse livro me deu a impressão de repetir a ideia de outros já escritos pelo autor, digo, a crítica ao mundo digital onde a exposição é não só constante como estimulada, as pessoas abrem mão de suas intimidades de forma proposital. Acontece que, lendo outros livros do autor, é possível extrair essa ideia, talvez eu tenha lido o livro de forma errada, mas tive a sensação que este não trouxe um questionamento novo. De todo jeito vale a leitura.

Sue 15/08/2023

Interessante até certo ponto
Honestamente, eu esperava beeem mais desse livro. É interessante, mas quando vai chegando lá pra página 30 etc começa a ficar muito repetitivo. Parece uma tese de conclusão de curso de tanta referência que tem, e os argumentos referentes às citações. Tem uma linguagem bem cansativa e difícil. Só terminei o livro por orgulho e porque é curtinho.

Icaro 06/08/2023

Transparência e Confiança
Livro muito marcante e interessante sobre a atualidade da nossa exposição, especialmente digital.

O autor sul-coreano, radicado na Alemanha, constrói a tese de que o desejo cada vez maior por transparência em vários aspectos da vida tem tirado das pessoas uma visão mais humanística, de desejo e de confiança.

O que torna as relações superficiais e, consequentemente, uma sociedade frágil.

Publicado pela Editora Vozes, achei o livro incrível!

1 | 2 | 3 | 4 | 5