Alguma poesia

Alguma poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

Gabriela 01/10/2023

Alguma Poesia
Como começar essa resenha sobre esse livro que ao mesmo tempo que foi tão denso, me comoveu com uma delicadeza tão sensível...
Foi meu primeiro contato a fundo com as poesias do Drummond. Obviamente cheguei a estudar sobre ele no colégio, li algumas coisinhas aqui e ali, mas nunca tinha realmente parado pra LER o cara. Pra realmente pegar e SENTIR o que ele escreve.

Eu não sou grande adepta da poesia, a esmagadora maioria dos contatos que eu tive não foram muito proveitosos... Eram poemas trabalhados num campo de abstração TÃO grande que eu não conseguia realmente acompanhar. Pra ser sincera, até julgava que poesia não era pra mim mesmo rs.
Mas, depois de terminar esse livro, mudei completamente de ideia.

Comecei a ler muito sem parâmetros, não sabia muito bem o que encontrar e principalmente sem fazer a mínima ideia de como seria a experiência. Mas, logo já nas primeiras páginas me deparei com alguns poemas que mexeram comigo muito mais do que eu podia imaginar.
E no decorrer do livro, acabei lidando com algumas situações muitíssimo avassaladoras e deveras divertidas (e eu definitivamente não esperava por isso).

A experiência de leitura me quebrou muitos estigmas que eu adquiri em situações passadas... Eu encontrei, sim, um trabalho abstrato, mas mais que isso, um trabalho que realmente CONVERSA comigo, sabe? Eu literalmente soltei risadinhas com alguns versos, ao mesmo tempo que senti muito profundamente a melancolia de uns e a tristeza de outros.
Certos momentos foram bem complicados, sem sombra de dúvidas. Mas não por serem abstratos demais, como me aconteceu anteriormente, mas por dizerem respeito a experiências TÃO intrínsecas ao Drummond que eu, apenas uma leitora que não sabe nada sobre ele, tive dificuldade de compreender.

E, honestamente, eu acho INCRÍVEL que esse livro publicado na década de 30 ainda se mantenha atual de um jeito assustador. Sendo sincera, esse tipo de "atemporalismo" já era de se esperar, afinal obras desse nível não ficam datadas tão facilmente. Mas, ainda sim, é bizarro pensar que a tecnologia que eu conheço e a que o Drummond conheceu são completamente diferentes, mas nós sentimos a mesma coisa a respeito dela.
Eu nem conheço o cara pessoalmente, é a primeira vez que leio ele, e ainda sim ele consegue conversar tão diretamente com o leitor através das décadas que parece ter sido um livro publicado ontem.

O mano é f'oda, não tem o que dizer além disso.

Foi uma experiência de primeiro contato muito mais proveitosa do que eu esperava, e definitivamente muito surpreendente. Me fez realmente encarar todo um gênero textual de maneira diferente KKKKKKKKKKKK. Me deixou curiosa e terminei com um gostinho de quero mais.
Dito isso, já andei falando com minha amiga que é fã dele e pedindo algumas recomendações, com certeza vou investir na leitura de outras obras dele!

Bruelds 11/10/2022

Alguma Poesia?
Eu já queria a um bom tempo ler alguma coisa do Carlos D. de Andrade, mas não tinha procurado muito uma obra dele e esses dias achei na biblioteca e pensei pq não né? Não me decepcionei nem um pouco com a leitura, são poesias mt boas

Lavínia 14/10/2023

Primeiro livro vs primeiro contato
Esse foi o meu primeiro contato com Drummond. Achei um livro bastante interessante, gostei de diversos poemas, outros não entendi muito bem, mas com o posfácio que inclusive é excelente, pude entender que essa era mesmo a intenção do autor, então não fiquei tão descontente por não ter entendido alguns versos. Aliás, poesia é assim, livre e de interpretação pessoal, abrindo espaço também para reflexão.

Ju Manzatti 13/10/2022

Li para a prova da escola, mas não me arrependo.

É bem melhor do que eu imaginava quando comecei.

Fica meio maluco chegando perto do final.

igue 17/10/2022

simplesmente drummond!
bom demais! adorei ler carlos drummond de verdade, saindo dos poemas mais famosos e ?batidos?. é profundo, aborda diversos temas ? o amor, o nacionalismo, as críticas sociais, a infância ? que conseguem em sua maioria se interligarem. é ótimo pra entender como funcionava a segunda geração poética do modernismo, com uma ruptura na estética ?perfeita? e em um modo de ver o mundo idealizado, mas sem abordar necessariamente o nacionalismo e o regionalismo em todos os escritos.

agora deixando a análise crítica de lado, vou falar aqui dos meus poemas favoritos (a maioria sobre amor, claro, sendo eu a última romântica). são eles:

1. o sobrevivente: que poema FODA! eu quase chorei lendo, mexeu inteiro comigo. lindamente importante! especialmente os versos: ?Amor se faz pelo sem-fio. / Não precisa estômago para digestão.? e ?Inabitável, o mundo é cada vez mais habitado. / E se os olhos reaprendessem a chorar seria um segundo dilúvio.?

2. balada do amor através das idades: simplesmente apaixonada na construção e na mensagem desse poema! não consigo não sorrir ao lê-lo. é simplesmente o amor mais puro (muito eu) e o jeito com que ele consegue demonstrar isso é único. a última estrofe ganhou meu coração.

3. epigrama para emílio moura: é perfeito. cada palavra, cada verso, cada estrofe. tudo parece minimamente pensado para compor esse poema. e ah, o conteúdo é lindo. não consigo nem citar uma parte favorita porque estou apaixonada em cada verso. literalmente cada um.

4. toada do amor: é mais simples ao meu ver, um tema que todo mundo fala sobre ? o amor ser algo difícil, às vezes monótono, mas quase que necessário. porém eu gostei bastante do jeito que ele fala sobre isso, da construção desse poema, das palavras que ele usa. a forma que ele demonstra esse amor invariável com o verso ?briga perdoa perdoa briga?, repetindo as palavras de forma monótona, assim como são os relacionamentos. e também, claro, a estrofe ?Mas, se não fosse ele, também / que graça que a vida tinha?? que resume a mensagem de que o amor pode ser um desafio, mas é o que move, para sempre, a vida.

@mirmcastro 17/10/2022

Drummond sendo Drummond
Fazia um tempo que eu não lia nada do poeta mineiro, mas desde que li pela primeira vez, a poesia dele sempre me acompanhou.
Esse é o primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade e essa edição está incrível, faz jus ao tamanho da obra. Fiz 100000 de marcações e anotações durante a leitura, para mim isso é um sinal claro de que o livro foi bom!
Além disso, adorei o posfácio de Ronaldo Fraga. Ele explica a influência e amizade de Mário de Andrade e Drummond.

Já quero todos os outros dessas novas edições! Que trabalho impecável!

O meu favorito ainda continua sendo Sentimento do mundo, mas esse livro também é muito bom! Drummond era muito inteligente e sabia usar bem as palavras.
Tatynobre.Almeida 17/10/2022minha estante
Amooo

Nayara 20/10/2022

Drummond fala nesse livro da sua relação com o espaço, seja o espaço provinciano, do interior de Minas Gerais, onde ele nasceu, seja do Brasil como um todo

ju 06/11/2022

primeiro livro de poesia que não me dá vontade de morrer, gostei bastante na verdade! só não sei como estudar isso pro vestibular
Yasmin 06/11/2022minha estante
Kkkkkkk gostei tbm

KiraLunna 20/11/2022

Adoro ler os poemas do Drummond!!!!!!!
Eles sempre me inspiram! E cada vez que eu leio surge uma sensação diferente, uma nova interpretação, um poema completamente diferente e uma nova Dalila .

bibiteodora 23/11/2022

Era uma vez um czar naturalista
que caçava homens.
Quando lhe disseram que também se caçam borboletas e andorinhas,
ficou muito espantado

na noite na rua
no mar no céu
quero me casar.

procuro uma noiva
loura morena preta ou azul
uma noiva verde
uma noiva no ar
como um passarinho.

depressa, que o amor
não pode esperar!"

Carlos 08/12/2022

Alguma poesia
Drummond dispensa comentários. Em sua primeira obra publicada, já estão alguns dos maiores poemas do poeta - os quais tornariam-se os maiores da literatura brasileira.

?Vai, Carlos! ser gauche na vida?

Amo Livros s2 28/12/2022

Poemas bem curtinhos para serem lidos.
Gostei bastante deles e alguns já eram conhecidos por mim antes ler o livro

danielly 28/12/2022

alguma poesia (várias).
li por causa da escola e por conta disso, li o livro com nenhuma vontade e com um olhar ignorante, porém acho que deveria ler novamente sem esse tipo de olhar. poesia ainda é algo que não tenho muito interesse de ler e alguns acho difícil de interpretar, como este livro. porém, teve certos poemas que eu gostei e consegui compreender, também achei bem interessante.