Alguma Poesia

Alguma Poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

Alê | @alexandrejjr 26/07/2020

Prazer, Drummond

Certas coisas me deixam perplexo na vida. Uma dessas perplexidades aconteceu nos últimos anos ao ler este "Alguma poesia", primeiro livro publicado pelo gigante Calos Drummond de Andrade.

Sempre tive curiosidade de ler o poeta mineiro de verdade, fugir das armadilhas proporcionadas pela internet. Despretensiosamente comprei esse livro. Entretanto, vocês não podem imaginar a minha surpresa ao descobrir que essa obra foi a carta de apresentação do poeta ao mundo. Nela estão, simplesmente, três dos principais poemas da língua portuguesa.

Conversando com uma amiga minha que estimo muito, apontei que havia poucas resenhas ou comentários para esse livro, o que chamou a minha atenção. Em resposta, ela me disse: "poesia mexe com os sentimentos, talvez seja por isso". E é a mais pura verdade. Algo tão simples e eu nem tinha percebido...

Em "Alguma poesia" os sentimentos são despertados em cada um de nós, mesmo que a conexão entre o poeta e o leitor seja fraca ou, pior, ainda não exista. A questão é que você vai ler algo que não há igual por aí. Aliás, esse é um livro incrível para apresentar o que foi o movimento modernista do Brasil em todos os seus campos artísticos e, de quebra, mostrar a beleza que só a nossa poesia possui.

Eu tenho problemas com versos livres, confesso. Entretanto, a maneira como Drummond dispõe seus versos no papel, a sua quebra brusca com os formalistas em alguns dos textos, é cativante. Além dos conhecidíssimos "Poema de sete faces", "No meio do caminho" e "Quadrilha", destacaria a ironia fina do eu lírico em "Também já fui brasileiro", "Política literária", "Cidadezinha qualquer" e "Explicação"; a melancolia presente em "Sentimental", "Nota social", "Poesia" e "Música"; e, por fim, não posso deixar de citar a precisão sobrenatural na escolha das palavras em "Cota zero" e "Quero me casar".

Drummond lançou esse livro em 1930 e, 90 anos depois, época em que escrevo minhas humildes impressões, é quase ensurdecedor perceber como ele estava à frente de seu tempo. Uma das leituras mais prazerosas que já tive.
Gabriela 26/07/2020minha estante
Amo Drummond e "Poema de sete faces" é um dos meus poemas preferidos da vida

Alê | @alexandrejjr 26/07/2020minha estante
E é muito massa saber que ele escreveu antes dos 30 anos, né?

Gabriela 27/07/2020minha estante
Talento!

Alice @leituras_da_alice 27/07/2020minha estante
Quando li ?Sentimento do mundo? dele não acreditei que poderia gostar tanto desse gênero, se tornou meu favorito e logo depois fui atrás de ler ?A rosa do povo? e do mesmo jeito fiquei impressionada com seus poemas e sentimentos colocados ali.
Adorei a resenha e já vou colocar esse na lista para uma próxima leitura..

Alê | @alexandrejjr 27/07/2020minha estante
Verdade, Gabriela, só talento explica! E Alice, confiro "Sentimento do mundo" esse ano, esperando para ser surpreendido mais uma vez.

Alexia 27/07/2020minha estante
Alê, você já leu o poema "A máquina do mundo"? É, provavelmente, o meu favorito, está no livro "Claro Enigma" (mas a primeira vez em que o li foi no livro "Os cem melhores poemas brasileiros do século"). Amo Drummond

Alê | @alexandrejjr 27/07/2020minha estante
Ainda não, Alexia, mas esse é outro livro que quero ler dele. Ele é incrível, dispensa apresentações.

João 15/03/2021

Alguma poesia
O livro é muito bom, Carlos Drummond de Andrade escreve poemas profundos de forma simples e por vezes humorística. Um excelente livro.

Alice @leituras_da_alice 16/08/2020

-Eu me lembro de começar a gostar de poemas e ver a poesia através desse autor incrível que é o Carlos Drummond de Andrade. Comecei lendo A rosa do povo e me apaixonei e um tempo depois já fui atrás de ler Sentimento de mundo e não foi diferente! Amei demais e sempre pensei que qualquer livro dele iria acontecer o mesmo, mas por não ser um gênero que não leio tanto, eu até que demorei a ler outro do autor.
Estava eu semana passada lendo um livro que não estava funcionando pra mim, quando me lembrei que uma boa é alternar esse tipo de livro com um mais leve e na hora me lembrei de Drummond.
A verdade é que assim que li o primeiro poema eu já queria ler tudo de uma vez! Porém, fui lendo aos poucos e agora venho dizer que se você quer ter uma experiência boa com o gênero, leia Drummond!

Amanhã esse post sai lá no meu insta literário, se puderem me seguem lá @leituras_da_alice

mireading 05/02/2020

Drummond.
Meu primeiro livro lido do Drummond.

Esther 18/01/2021

Gostei muito dos poemas! Modernismo é uma das escolas literárias mais interessantes! Mas me questiono se consegui pegar a essência da coisa...

Laryavilla 13/03/2021

Meu amor maior
Toda poesia que leio de Drummond me sinto mais poeta. Eu fico maravilhada com todo o jogo de palavras e fluxo de pensamentos que esse homem consegue transformar em poesias

Gabrielli 13/08/2020

Bela poesia modernista
Confesso que sou entusiasta é do romantismo, mas muitos poemas deste livro que inaugurou Carlos Drummond me fizeram rir da ironia que o autor tão bem utiliza. Meu preferido foi Balada do Amor Através das Idades.
Drizzle 13/08/2020minha estante
Amo mais que chocolate

gett 14/11/2020

meu primeiro Drummond
esse foi o primeiro contato que tive com a escrita de Drummond, sempre tive receio de ler algo dele, pois pensava que seria difícil de entender. mas devo dizer que isso era um equívoco! eu adorei a experiência, e como são poemas curtos, foi uma ótima porta de entrada para mim!

hmbelino 13/04/2021

Li depressa por conta do vestibular, mas o título que demonstra certa indiferença, não condiz nada com a grandiosidade do livro. Não seria alguma poesia, seria A poesia

Thaís 11/03/2021

Segundo livro que leio do Drummond, e cada vez me encanto mais com seus poemas! Dá vontade de ler todos! "O homem que, com apenas duas mãos e o sentimento do mundo, soube transformar o tempo e a vida na mais pura e luminosa poesia." ? Definição perfeita para Drummond!
Katia 17/03/2021minha estante
Drummond é maravilhoso ? . Recomendo o livro "Corpo".

Thaís 18/03/2021minha estante
Obrigada pela dica, Katia! Irei ler futuramente.

Fla :) 19/03/2021

Alguma poesia
Carlos Drummond tem uma escrita que encanta, toca na alma.

A obra traz diversos poemas incríveis, ainda que eu não tenha gostado de todos.

Meus favoritos é o "Quadrilha" e "balada do amor através das idades".

E óbvio que a pedra que havia no caminho!!!!

Bia (mais_uma_leitura) 28/03/2021

Alguma poesia
Gostei bastante desse livro, me surpreendi com o jeito que Drummond escreve. Tinha pesquisado sobre o livro e estilo do autor antes, e isso deixou a experiência ainda mais interessante. Teve algumas poesias que eu realmente amei demais, e outras que fazem mais sentido no contexto do autor.

"O amor antigo vive de si mesmo,
não de cultivo alheio ou de presença.
Nada exige nem pede. Nada espera,
mas do sentido vão nega a presença.

O amor antigo tem raízes fundas,
feitas de sofrimento e de beleza.
Por aquelas mergulha no infinito,
e por estas suplanta a natureza.

Se em toda parte o tempo desmorona,
aquilo que foi grande e deslumbrante,
o antigo amor, porém, nunca fenece
e a cada dia surge mais amante.

Mais ardente, mais pobre de esperança.
Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
e resplandece no seu canto obscuro,
tanto mais velho quanto mais amor."

"Vamos, não chores.
A infância está perdida.
A mocidade está perdida.
Mas a vida não se perdeu.

O primeiro amor passou.
O segundo amor passou.
O terceiro amor passou.
Mas o coração continua.

Perdeste o melhor amigo.
Não tentaste qualquer viagem.
Não possuis carro, navio ou terra.
Mas tens um cão.

Algumas palavras duras,
em voz mansa, te golpearam.
Nunca, nunca cicatrizam.
Mas, e o humour?

A injustiça não se resolve.
À sombra do mundo errado
murmuraste um protesto tímido.
Mas virão outros.

Tudo somado, devias
precipitar-te, de vez, mas águas.
Estás nu na areia, no vento...
Dorme, meu filho."
Idolatria aos livros 29/03/2021minha estante
Acho surreal que lê poesia.

Idolatria aos livros 29/03/2021minha estante
Admiro muito. Mas eu não consigo?

Belle Piai 15/04/2021

Carlos que amava poesia, poesia que amava o coração de Belle e Belle que chorava :)
Fiquei dias pensando no que escrever sobre Carlos, ao contrário de Poemas Escolhidos de Gregório de Matos, Alguma Poesia fluiu como uma luva para mim.
O modo como Drummond trata a poesia é um conforto, um zelo para o coração, ele conseguiu me emocionar de maneira boa e ruim inúmeras vezes!!!
"Neste país é proibido sonhar"
Zé vendeiro 15/04/2021minha estante
Olá belle. Fiquei curioso para ler. Sou novo nas letras e ainda não tive contato com Carlos Drumond de Andrade.

Belle Piai 15/04/2021minha estante
Recomendo demaisss!!! Tente começar a leitura de Drummond por Alguma Poesia, foi publicado na década de 30, a escrita do poeta só melhora a partir daí

Zé vendeiro 15/04/2021minha estante
É conforto ao coração e a alma, saber, que, há ainda, pessoas que amam e cultivam a POESIA nesta vida tão desprovida de arte.

Nury 16/01/2013

Claro que o itabirano viria a escrever livros como "Claro enigma", "Sentimento do mundo", "A rosa do povo" - títulos mais importantes, influentes, aclamados e, de certa forma, melhores que seu modesto volume de estreia -, mas, aos olhos deste leitor, não há nada nem em Drummond nem na poesia como um todo tão pungente quanto "Alguma poesia". Cada um de seus quarenta e nove poemas é atemporal, enganosamente simples, repleto do lirismo gauche que marca as primeiras obras de Drummond e, acima de tudo, belíssimo. E, oras, não sei quanto aos demais, mas é apenas e precisamente isso que eu busco na poesia.

Ana Clara Machado 23/08/2020

Nunca esquecerei que no meio do caminho havia uma pedra. Obrigada, Drummond.