Alguma poesia

Alguma poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

Gi Gotardo 26/08/2021

Obrigada modernismo por proporcionar textos capazes de serem entendidos. Esse não foi o pior livro que eu tive que ler para o vestibular (até que eu me diverti e ri de uns poemas), além disso, eles até que foram ok de serem entendidos.

Pedro3906 02/11/2023

Alguma palavrinha sobre
É difícil pra mim enquanto caçula na poesia absorver o valor total da poesia, decerto que, não fosse a experiência, necessitaria de estudos e atenção sobre. Essa leitura foi feita em um período de imensa desordem cerebral e ignorância humana, desprovido de terno amor, ainda precisando da esperança: noutros tempos concordaria com ócio por viver.

Fora isso, que obsessão por coxas é essa?

Maria 11/04/2023

"Eu bem me entendo.
Não sou alegre. Sou até muito triste.
Há dias em que ando na rua de olhos baixos para que ninguém desconfie, ninguém perceba que passei a noite inteira chorando."

Yass 01/10/2022

-Alguma poesia
Por ser um livro que eu li por livre e espontânea pressão da fuvest, eu até que gostei, é bem tranquilo de entender as poesias, além de tratar de assuntos bem interessantes.

Scar :) 17/06/2022

Maravilhoso
Os poemas são lindos trazem uma reflexão maravilhosa sobre os temas abordados, terminei em um dia pois são poemas curtos e objetivos e mesmo assim conseguem trazer uma mensagem subjetiva e reflexiva.

Bárbara | @barbaraeoslivros 28/09/2020

Carlos Drummond de Andrade é um dos maiores autores da literatura brasileira, sendo considerado o maior poeta nacional do Séc. XX.

A poesia dele, pelo menos nesse seu primeiro livro, é marcada pela adoção da forma livre do verso, sem sujeição às métricas, à regularidade silábica e à necessidade de rima.
Outro aspecto relevante que percebi na leitura é o uso da linguagem corrente, a utilização de temas do cotidiano e as reflexões sociais. Nesse ponto, é importante frisar que o livro foi publicado no período entreguerras (1930), o que certamente influenciou algumas poesias.

Drummond parece fotografar uma imagem do cotidiano e traduzi-la em versos. Seus poemas versam sobre temas ainda atuais que vão do amor e do nacionalismo à rotina das grandes cidades e à vida em sociedade.
Dentre as poesias desse livro, destacam-se algumas muito famosas com as quais todo aluno do ensino médio já se deparou pelo menos 1 vez!

Algumas vezes eu lia um poema e ele fazia sentido pra mim, outras vezes, li e fiquei sem saber se fui alfabetizada.. Confesso que tinha medo de ler poesia e duvidar da minha capacidade de interpretar textos, mas a experiência foi boa e posso dizer que gosto de ler poesia.
Pretendo me aventurar mais.

João Pedro 06/01/2022

Poeta lúcido por excelência
Preciso dizer que, na minha empreitada em ler mais poesia, tive um estranhamento com Drummond. “Alguma poesia”, sua primeira obra, publicada em 1930, não era bem como eu supunha. Talvez por eu ter ainda a ideia de uma poesia fixa, ou lírica, com um quê de encanto. E Drummond vai no sentido oposto. Um desencanto bem construído. Duas ou três linhas que formam uma cena inteira.

Muito amigo de Mário de Andrade, Drummond iniciou com uma poesia que, se não se podia dizer modernista, estava imbuída do mesmo desejo de romper com o tradicional. Sua poesia construía o novo a partir das velhas palavras. Como bem pontua Eucanaã Ferraz no texto que integra o final dessa edição, ‘teria chegado o fim da poesia que se isola da vida cotidiana, de sua linguagem e de seus temas; o novo tempo exige um poeta lúcido, pronto para se perguntar acerca da validade de seu ofício, de seus limites e destino’.

A impressão que tive desse primeiro contato é bem essa. Drummond é um poeta lúcido por excelência. E tema de poesia pode ser a vida cotidiana, as coisas mais mornas, triviais. O poeta é tradutor da vida e Drummond é mestre nessa arte.

‘Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, não seria uma solução. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto é meu coração.’ (p. 11)

Anna 29/08/2022

meu primeiro contato com as obras do autor devido à fuvest. gostei, achei mto boas, algumas de fato me pegou e me deixou pensando, mas nd mto surpreendente. de qualquer forma, drummond é um ótimo escritor e espero ler mais obras em breve pra realmente ter uma opinião sobre.

maria 25/05/2022

sentimental
Ponho-me a escrever teu nome
com letras de macarrão.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas
e debruçados na mesa todos contemplam
esse romântico trabalho.

Desgraçadamente falta uma letra,
uma letra somente
para acabar teu nome!

-Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!

Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências um cartaz amarelo:
"Nesse país é proibido sonhar"

losttoria 01/05/2022

LINDO
acho que estou apaixonada por carlos drummond de andrade. aliás nesse livro, ta um dos poemas mais famosos dele o ?No meio caminho tinha uma pedra?? se alguém quiser saber né

Biaaa_Pascotto 25/11/2022

Explicação !!!
"Meu verso me agrada sempre?
Ele às vezes tem o ar sem-vergonha de quem vai dar uma cambalhota
mas não é para o público, é para mim mesmo essa cambalhota.
Eu bem me entendo.
Não sou alegre. Sou até muito triste.
A culpa é da sombra das bananeiras de meu pais, esta sombra mole, preguiçosa."

Aline.Sacramento 15/01/2022

Gostava muito de ler Drummond na adolescência, mas fazia muito tempo que não pegava nada dele pra ler. Descobri que contínuo achando incrível.

arabellarctic 24/01/2023

não achei um livro lá TÃO impactante mas ele tem certas características q valem a pena serem exaltadas. sempre gostei muito do modernismo, provavelmente é por isso que achei os poemas fáceis e gostosos de se ler. quanto a interpretação, confesso que pequei muito nisso, tiveram muitos poemas que não consegui entender o que o autor queria passar, mas pretendo analisar todos eles pra compreender melhor a visão de escrita do drummond, ainda mais que li o livro por ser uma obra obrigatório da fuvest :)

gabbiedb 27/12/2022

Achei que seria um livro difícil de ler, aqueles que você só termina porque é obrigatório. Mas foi bem fácil, rápido, e muito bom de compreender. Parece que é um amigo irônico me contando suas visões sobre o mundo com uma linguagem poética e, até certo ponto, cotidiana.

Isabela.Araujo 04/06/2021

Bom livro.
Carlos Drummond de Andrade é realmente um grande poeta. Não só pela forma como ele quebra os padrões de estética, mas também devido as suas temáticas e suas inovações. O poema número vinte é, definitivamente, o meu favorito.