Alguma poesia

Alguma poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

Cazuz0 30/07/2022

"O poeta, esperto, sabe fazer de seu verso cambalhota".
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Período: modernismo (geração de 30)
Gênero: poesia

Comentários gerais:
Eu acho incrível o tanto de personalidade colocada nestes 49 poemas. É o verdadeiro significado de ter que conhecer o autor para assim poder fazer uma boa análise da obra.

Ao ler Alguma Poesia, você vai se deparar com poemas não metrificados (pois é uma característica do modernismo que se opõe ao romantismo e parnasianismo, por exemplo), poemas sem compromisso estético, poemas piada e principalmente IRONIA! A palavra chave que se deve ter em mente ao ler os poemas. Todos eles, sem exceção, contam com um pingo de ironia do autor, seja explícita ou implícita. Há sempre uma crítica, um deboche por trás destes poemas, seja à questões sociais, à modernidade, amor, etc. Críticas e ironias essas que vez ou outra aproximam-se do grotesco, desconstruindo totalmente certos ideais.

Falando em modernidade, além das características já citadas, e comum encontrar traços das estéticas modernistas como o futurismo e o cubismo, que configuram formas completamente diferentes do fazer poético.

É uma leitura que só se pode aproveitar ao máximo se tiver noção dos aspectos citados anteriormente.

O posfácio de Eucanaã Ferraz (o qual tem uma de suas citações como título desta resenha) é extremamente pertinente à interpretação dos poemas e aos aspectos que citei. Novamente, recomendo estudar bem estes aspectos antes de mergulhar na obra e tirar o maior proveito.

Duda 16/07/2022

Não sou fã de poesia, mas esse livro não é dos piores não. Tive que ler por conta da escola e foi uma leitura bem leve e tranquila. Leria de novo? Não, mas é só porque eu não gosto de poesia.

Invarious_Fandoms 05/05/2023

2 Livros da Fuvest terminados com sucesso!!!

Quanto mais eu leio os nacionais mais eu quero ler, acho que poesia é uma área que eu nunca explorei na leitura.

Roberta.Beira 22/07/2023

Tão bom ter mais contato com poesias, especialmente as que fazem parte das nossas formações como brasileiros, como os poemas ?Quadrilha? e ?No meio do caminho?, do gênio Drummond. Ler esses e tantas outras obras suas é mergulhar na riqueza da literatura brasileira!
Poemas relaxam, fazem os pensamentos voarem, vale a pena!

gigi borges 14/06/2023

Alguma poesia
Eu comecei a ler esse livro porque eu queria terminar o ano lendo pelo menos um livro da escola, e confesso que adorei bastante
saber do contexto histórico em que ele escreveu esses poemas ajuda bastante a entender a complexidade de cada verso escondido, e eu com certeza vou citar alguns deles nas minhas futuras conversas kkkkk
gostei do posfácio também, eu não ia ler, mas vi o nome do Mario de andrade e fiquei curiosa
enfim, recomendo muito, principalmente se você tem interesse na literatura modernista, mas tem dificuldades com o vocabulário antigo

Yasmin279 15/03/2022

Eta vida besta, meu Deus
Lido pra fuvest. Gostei bastante dos poemas, das reflexões sociais que aparecem, de como o autor vai expondo seus pensamentos. É um clássico do modernismo, e aqui dá pra ver claramente suas características.

ginny 07/07/2023

Nenhum livro de poesia havia chamado minha atenção antes desse. descobri que gosto sim de poemas, mas só quando eles são do drummond. esse cara era diferenciado mesmo...

AiedailGuine 18/03/2022

Drummond tem um jeito único de conseguir fazer a gente rir da bobeira e idiotice da vida e logo depois chorar com a política. Realmente me diverti muito. Valeu, Drummond, por dizer em versos coisas que em prosa eu nunca consegui.

Maycom 21/03/2022

Esperteza
Poema do jornal
Nota social
Poesia
Jardim da praça da liberdade
Cidadezinha qualquer
Papai Noel às avessas
O sobrevivente
Balda do amor através da idade
Epigrama para Emílio Moura
Sociedade
Outubro 1930
Explicação
Romaria

Ana Clara Machado 23/08/2020

Nunca esquecerei que no meio do caminho havia uma pedra. Obrigada, Drummond.

rafaela1791 06/07/2022

eu só li por conta da escola... mas achei legal a interpretação dos poemas e foi um livro que eu curti estudar.

Aline.Sacramento 15/01/2022

Gostava muito de ler Drummond na adolescência, mas fazia muito tempo que não pegava nada dele pra ler. Descobri que contínuo achando incrível.

gabbiedb 27/12/2022

Achei que seria um livro difícil de ler, aqueles que você só termina porque é obrigatório. Mas foi bem fácil, rápido, e muito bom de compreender. Parece que é um amigo irônico me contando suas visões sobre o mundo com uma linguagem poética e, até certo ponto, cotidiana.

sophi :) 27/03/2022

pena que não é minha praia
Alguma poesia foi o meu primeiro contato com um livro de poesia e já de cara percebi que não é esse o meu estilo de leitura. Alguns dos poemas são legais, até cheguei a marcar, mas percebi que a minha experiencia foi basicamente aquela frase "o problema não é você, sou eu". Queria muito ter gostado do livro, mas ele não me cativou e também já não esperava que me cativasse. Há também pontos positivos, como uma leitura rápida, mas ao mesmo tempo é preciso ser lido com calma para refletir o que a poesia quer transmitir, gostei das ironias e críticas apresentadas em alguns poemas também. Basicamente foi isso, alguns poemas foram legaiszinhos, porém não me identifiquei com o estilo ( o que é uma pena :/ ). Pretendo relê-lo ainda esse ano porque foi passado como paradidatico, e acho que talvez passe a gostar mais do livro depois de estudar Carlos Drummond, depois da releitura venho e atualizo essa resenha!
Mas, por hora, é isso!
Beatriz 30/04/2022minha estante
que lacre

sophi :) 30/04/2022minha estante
KAKAKAKAKAAKAKKAA BIA

Isabela.Araujo 04/06/2021

Bom livro.
Carlos Drummond de Andrade é realmente um grande poeta. Não só pela forma como ele quebra os padrões de estética, mas também devido as suas temáticas e suas inovações. O poema número vinte é, definitivamente, o meu favorito.