O peso do pássaro morto

O peso do pássaro morto Aline Bei

Resenhas - O Peso do Pássaro Morto

Paola.Stephany 31/03/2024

?Sabem meu nome, me chamam, então eu existo, ao mesmo tempo que sou invisível na multidão.?

Não sei como dizer e nem o que dizer.
Que livro triste e arrebatador. Você inicia a leitura e termina a leitura de forma totalmente reflexiva. As coisas acontecem e você não consegue nem reagir, você só lê, absorve e reflete. No fim você teve aprendizados de uma vida mas simplesmente não sabe descrever tudo o que leu

Um livro muito bom, curtinho. E que irá me marcar para sempre.

Thiago56 31/03/2024

P0RR4444444444444444
Que intenso! traz tantas discussões, tantas reflexões. só lendo de verdade pra entender todas as nuances desse livro. achei uma leitura intensa, com temas sensíveis e que abrem discussões longas. traz o conceito de morte, de maternidade, de relacionamentos, de futuro e passado, de solitude e solidão, de traumas e terapias. aline bei acerta -novamente, pois também li pequena coreografia do adeus- na delicadeza da escrita e na passagem da história para o leitor. ela prepara o ninho, choca os ovos, ensina a voar e, por fim, denuncia o peso do pássaro morto -não é leve.
a vida, esse fenômeno biológico capaz de animar o inanimado, não é justa. e a cura? a cura não existe.

obs.: fiquei frustrado que o filho e os pais não souberam a verdadeira história. são tantas injustiças e tantas dores? tantas discussões!!

Joyce585 31/03/2024

Encontra beleza na dor e solidão no caminho
Aline Bei tem essa mania de ver o mundo com suas dores e beleza e a gente tem essa mania de começar um livro dela e não conseguir parar de ler. Não vou escolher nenhum favorito entre "pequena coreografia do adeus" e "o peso do pássaro morto", só posso dizer que ambos são de uma solidão tamanha, que não resta palavras para explicar.

Luana 31/03/2024

Pesado
Em um formato que não estou acostumada, é poético, sensível e triste. Tão profundo que chegou a ser pesado, me despertou alguns gatilhos.
O cachorro me quebrou!
Witney fr 31/03/2024minha estante
Eu amo esse livro

MichelleSN 31/03/2024

Terminei no chão...
Inicialmente estranhei o estilo, achei que não ia conseguir engatar na história... Mas bastou algum tempo de leitura e fui arrebatada para dentro da história.

As dores da protagonista ressoaram em mim. Se eu tivesse a capacidade de ver a história da minha vida, saberia dizer quais foram os pontos de viradas? Alguns, obviamente, eu sei dizer de cor, mas quantos foram os momentos singelos que me transformaram e eu nem percebi?

Há traumas que são impossíveis de curar, principalmente quando a gente soca essa dor no fundo, sufocando qualquer possibilidade de tratamento. Não queremos o tratamento, só queremos esquecer.

E nesses "e se ..." a nossa vida passa e passamos como o pó numa estrada sem fim...
Kate03 31/03/2024minha estante
Esse livro me destruiu ??

abelha6 31/03/2024minha estante
tenho muita vontade de ler esse livro

StarTiny 31/03/2024minha estante
Eu chorei tanto tantooo

pamella.bittencourt.520 31/03/2024minha estante
Esse livro me destruiu completamente. No começo não pega, mas depois que te pega, não te solta e ainda te faz sentir tudo.

Fernanda3048 31/03/2024

A cura não existe.
Acabei agora esse livro e ao olhar para tela do celular em branco me vem mil e uma palavras para preencher esse espaço. Dor , dor e dor. É a única coisa que sinto , e transbordando por meus olhos me impedem de escrever .
O livro fala de maneira crua , sobre depressão , abusos sexuais, e sobre como não sabemos lidar com a perda. Ainda mais quando somos tão novos. Nossa personagem tem apenas 8 anos e infelizmente já sente o abraço frio da morte . Na sua adolescência um rapaz possessivo lhe rouba a oportunidade de ter um relacionamento saudável onde ela própria teve mais que duas roupas rasgadas ,sua própria alma se foi no ato da violência e o fardo de ter que calar esse abuso e conviver com a criança que ela nunca quis tornou-a uma pessoa que só mantém a existência. Recomendo muito esse livro , ele traz altas reflexões e um peso que não tem como descrever .

fermaffra 31/03/2024

Avassalador
Não tenho muito o que dizer, esse livro rasgou minha alma em milhares de cortes. chorei tanto e nem sei em que momento começou, só foi saindo. triste a realidade da vida que muitas vezes é o que é. li em uma hora e meia. devastador.

luamono 31/03/2024

Intenso
Essa história é sobre perdas.

perda de pessoas, perda de memórias (existentes ou que poderiam ter se tornado), perda de coisas, perda de um futuro, perda de sonhos, perda da felicidade...
também é sobre como um ato pode mudar toda uma trajetória, e eu me refiro à [SPOILER........] antes do estuprø. antes da Carla pular o muro.
é sobre como uma pessoa tem o poder de tirar tudo de outra pessoa por puro ódio e ego fraco.

ela morreu sozinha com um segredo devorador. ninguém soube de sua história além dela mesma e do abusador. ninguém tentou ouvir. ninguém se interessou, nem ela mesma em contar. não teve coragem.

é uma história intensa, definitivamente. te faz chorar e te prende. te faz questionar muitas coisas e te deixa pensando por muito tempo.

finalizei a leitura com dois questionamentos: há um motivo para a narradora não ter um nome? e há um significado mais profundo sobre a pessoa que a visitou e levou flores em seu túmulo?
tenho palpites sobre isso.

ademais, é uma história realmente boa e eu recomendo para todos.

o peso do pássaro morto não é sobre a massa. é algo profundo. é sobre a vida que lhe foi tirado.

Itaron 31/03/2024

"Imaginar o mundo deve ser mais bonito mesmo"
Uma leitura rápida com o peso de uma tonelada acerca de uma vida não vivida. Ouvi muitos comentários sobre este ser um livro triste e tenho que concordar.

Beatriz.Ghiotto 30/03/2024

O que eu estaria fazendo se pudesse ter escolhido fazer algo
É impressionante como em poucas páginas esse livro consegue trazer tantas camadas e sentimentos. Me fez questionar muito sobre o nosso papel no mundo, e acima de tudo, o que fazer a partir daquilo que nos fizeram.

Lucas.Neves 30/03/2024

Leitura forte!
Leitura envolvente! Curto, poético, real. Acho que é o livro ideal para pessoas melancólicas que pensam muito na vida. Mas não recomendo a leitura para pessoas depressivas e/ou que tenham gatilhos com estupr* e violência.

É o segundo livro que leio da Aline Bei e, assim como o primeiro, ?Pequena coreografia do adeus?, ela me cativou e tocou em sentimentos muitas vezes silenciados. Fala muito sobre solidão e perda e acho que é o tipo de sentimento que todo mundo compartilha, até mais do que o amor. Enfim, com certeza irei reler em outro momento.

Erica 30/03/2024

Sem palavras
Esse livro é a definição de livro pra você refletir, porque do começo ao fim você não faz nada mais do que refletir sobre o quanto a vida pode ser injusta e 🤬 #$%!& com algumas pessoas, principalmente com mulheres, que muitas vezes são obrigadas a mudarem a rota dos seus sonhos por consequências que elas não tem culpa e nem controle. Totalmente compreensível como essa mulher se tornou dura ao longo da vida. Livro doloroso e importante.

fdreis 30/03/2024

Bonito e triste ao mesmo tempo
Achei muito bonito mesmo que a história de vida dessa mulher tenha sido triste.
Um livro rápido e profundo, nos faz refletir sobre escolhas de vida, ganhos, perdas, luto e tantos outros assuntos que mexem muito comigo.
A escrita é bem poética e intensa, eu achei simplesmente maravilhoso.

"Entendendo que o tempo
sempre leva
as nossas coisas preferidas no mundo
e nos esquece aqui
olhando pra vida
sem elas"

tavim 30/03/2024

O peso do pássaro morto, de Aline Bei
Na mais tenra idade, nos mais concluídos ciclos, certas fases fazem uma parada forçada --- nelas, pinicam mais os pesares, sobressaltando as alegrias. nesses entrecortes da memória, deixa de ser longa as linhas, a prosa, porque a lembrança se manifesta em versos e é assim que ela te conta sua própria história. porém, para um poema extenso existe sempre a estrofe de fator externo; nunca se escreve por si só. parte da vida é lidar com fardos e pesos, e doem mais às costas esses que foram impostos, jamais escolhidos.

num romance em versos sobre perdas, aline bei detalha breves passagens da vida de alguém que a gente sente conhecer, e muitas vezes realmente conhece. um peso, jogado ao corpo ou à mente ou em ambos, não importa em qual idade, faz mais do que arrastar por uma vida toda. ele reflete e molda, e sempre resulta em perder algo de si mesmo. é uma das histórias mais belas e bem escritas que já li.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: https://www.instagram.com/tavim/

RosanaFraga 30/03/2024

Essencial
Tudo mundo deveria ter esse livro!
Ele é bem curtinho, porém impactante!
Fala sobre a vida, morte, essência da vida.
Nós leva a muitas reflexões.
Estou ainda extasiada.
Mexeu muito comigo.