O peso do pássaro morto

O peso do pássaro morto Aline Bei

Resenhas - O Peso do Pássaro Morto

ranacstll 26/08/2021

ESPETACULAR
Livro escrito de uma forma tão singela, contendo reflexões tão profundas quanto um oceano. E mergulhei nelas, pensando e pensando sobre tudo a cada frase que lia. Adorei a forma crua e sem pompa utilizada pelo autora pra construir a narrativa, deixou tudo ainda mais realista. Foi um puta soco no estômago.
Tenho muito orgulho por essa história magnífica ser nacional.
Tamyres 26/08/2021minha estante
Adicionei o livro a minha lista de ?Quero ler? por causa de sua resenha. Parece ser muito interessante. Gosto de livros fortes e sendo um livro nacional, se torna ainda mais atrativo. Obrigad!

ranacstll 26/08/2021minha estante
ahh, que bom que consegui incentivar você de alguma forma. Não vai se arrepender, eu não gosto muito de escrever resenhas longas, mas saiba que tem muito mais a se dizer sobre esse livro. É realmente maravilhoso ?

Luiza 18/03/2021

"Quantas perdas cabem na vida de uma mulher?"
No livro "O peso do pássaro morto" de Aline Bei, acompanhamos a vida de uma mulher dos seus 8 até os 52 anos de idade. No começo ainda na sua infância, a protagonista já presencia algumas tragédias em sua vida, e por serem descritos na visão de uma criança os acontecimentos são narrados de uma forma sutil e até ingênua. Ao longo do livro a partir do crescimento da personagem somos apresentados a uma protagonista mais "realista" e reclusa que claramente já perdeu a "visão da criança" devido as próprias experiências traumáticas. Você sente que cada vez que vira a página ela perde as esperanças, é como se (assim como nós) a personagem havia nasceu com a "bateria cheia" e conforme foi crescendo as energias foram se esgotando.

O peso do pássaro morto é sem dúvidas a leitura que mais me marcou no ano de 2020 (e talvez a melhor), pretendo se possível reler em breve. O livro reflete sobre as diversas fases da vida e como alguns acontecimentos mesmo que de muitos anos atrás se transformam em traumas e inseguranças que nos acompanham pelo resto de nossas vidas.

Recomendo para quem gosta de leituras rápidas e marcantes, daquelas em que você sente um nó na garganta e não consegue parar de ler. Mas já aviso que não é para qualquer um, são abordados temas pesados que podem servir como gatilho para algumas pessoas.

Jussi 25/07/2020

Lindo, triste e muito potente! Li em uma manhã, com pressa pra saber tudo e a cada página o peso do pássaro morto foi ecoando mais em mim. Recomendo muito essa leitura, mas adianto, vá preparada(o) para sentir as agruras e delícias de uma vida que parece tão próxima e tão distante ao mesmo tempo.
Flávio 25/07/2020minha estante
Maravilhosa! O livro, você e a resenha.

Jussi 25/07/2020minha estante
Aaahhh! Me inspiro na tua escrita IMPECÁVEL!

Gabi 05/05/2020

Um soco na boca
Não consegui parar de ler este livro, ao mesmo tempo em que me sentia tanta angústia... Que livro... Quantas sensações, quanta coisa pra pensar.
ALIX 05/05/2020minha estante
Ainda sinto essa sensação até hj quando penso no livro, mexeu muito comigo.

Bia 28/11/2020

Doloroso
Apesar de ser um livro curto ele não é raso ,muito pelo contrário, é um livro que nos faz pensar e eu sentir tantas emoções com essa leitura. É muito triste .

É tão triste ver como uma menina que quer voar e não conseguir por causa de muitas coisas que acontecer ao decorrer da vida.

Muito pesado e pode desencadear gatilhos. A escrita foi difícil no começo por ser diferente , mas longo a história nos envolve e a leitura se torna fluída.

Alisson.Santos 04/06/2022

“Como você está se sentindo? Sozinha”
Eu raramente consigo ler um livro todo numa noite, mas esse eu li, mesmo sendo pequeno eu o li de forma incrivelmente orgânica. Ele me tocou de um jeito difícil de explicar, ele é incrivelmente belo, triste, calmo e sobretudo real. O modo como Aline Bei consegue criar uma personagem tão sincera e real sem nem precisar dar seu nome e em menos de 200 páginas é incrível, o modo como ela fala da morte, como as pessoas do livro lidam com a morte, e como a morte vai se configurando nos vários espaços de dor da personagem são incríveis. E pra mim esse é o cerne do livro, a morte, em diferentes contextos, e as vezes simbólica, seja a morte de uma pessoa querida, seja a morte de sonhos, esperanças, morte da inocência. Essa obra sem sombra de dúvidas se tornou a partir de hoje uma das melhores que eu já li, e recomendo a todos que tiverem coragem pra lidar com temas pesados e sensíveis como morte e estupro que leiam esse livro, e encarem uma vida real, melancólica e estranhamente bela.

brudelrey. 19/09/2023

PERFEITO!
Eu tô perplexa. não sei como descrever o que tô sentindo. esse livro é SENSACIONAL, doloroso e sensível. não lembro de ter ficado TÃO angustiada lendo, a dor da protagonista passa a ser nossa, é algo horrível e espetacular. quando vc termina de ler TUDO faz sentido, cada frase, cada referência, MEUDEUS. aline vc é extraordinária!

duda.tributino 02/05/2024

?a pena de crescer é querer entender tanto?
Primeiro 5 estrelas e favoritado do ano. Queria mt flr sobre esse livro, mas acredito que é impossível descrever em palavras o quão bom ele é e o tanto que ele me tocou. Esse livro são sentimentos, sendo o principal a dor. É um livro rápido, mas que deixa uma marca no peito, aquele tipo de livro que você lembra do nd em seu cotidiano e acaba caindo em lágrimas e refletindo sobre quão cruel é a vida.

Deixo aqui um dos trechos que me marcaram:

?eu estava tomando café com o dia todo pela frente, a vida é tão longa com suas horas enormes, no cemitério uma paz de noite incurável, aconteça o que que acontecer um morto está morto. não há urgência que o faça levantar ou ser triste tampouco alegre, é o nada absoluto que me soa como belo, e se eu me matasse? Agora.?

Erica 28/02/2023

O peso do pássaro morto
Doloroso. Muito doloroso. Esse livro pega o seu coração e o despedaça em mil pedacinhos. A única coisa que você quer é que algo dê certo na vida da personagem, mas quanto mais você lê, mais triste você vai ficando.

Enquanto eu lia esse livro, fiquei pensando em quantas pessoas passsam pela mesma dor e solidão que a personagem principal, e isso me deixou muito triste.

Se você tiver a oportunidade de ler esse livro, LEIA(apenas pesquise os gatilhos antes). Cada página vale a pena.

Yumi 22/10/2020

Impactada!
não tenho palavras para descrever o que tô sentindo depois de ler esse livro... achei que seria uma leitura completamente diferente, não achei que teria um peso tão grande

leitura perfeita, do começo ao fim

Angelica75 13/05/2023

5!
Delicadeza bruta. Lendo e sentindo junto, dor em forma de prosa e poesia.
Magnífico!

Nossa protagonista tem muitas "mortes" para lidar. A morte dos sonhos, da inocência, do lugar de mãe. São muitas dores e a maior delas, a dor de não conseguir amar o filho. O descompasso presente nessa dor é sufocante.

“meu filho

arrumou 1 Estilingue não sei onde.

da janela do quarto

o lucas e os amigos

bolaram um plano de matar

passarinhos,

eles gostam de ver

brutalmente interrompido

algo delicado que estava em

Movimento”

Na reta final, surge Vento. Tão companheiro, parecia imorrível, parecia um conforto. Nossa protagonista seria então menos triste e melancólica?

"Minha mãe insistia.

Dizia que o amor era um vento, logo passa e começa outro

com tanta naturalidade que você nem percebe"..."

Esse foi pro coração.

Carina109 06/08/2020

Poético, real, triste...
Leitura fluida e cativante, um livro curto, mas de um conteúdo denso e cheio de significados e sentimentos, que vai tratar de relacionamentos familiares, abuso, traumas, maternidade, amizade e principalmente solidão. Uma das melhores obras brasileiras contemporâneas que li recentemente. É impossível não se emocionar.
danimaccedo 06/08/2020minha estante
Emocionante mesmo ?

@playnaleitura 02/06/2020

Triste, arrasador e a realidade de muitas mulheres.
.........

Juliana.Rissardi 03/06/2020

Esse livro, de lindo tem apenas sua narrativa em forma de versos...
Ele simplesmente joga a realidade na sua cara, sem rodeios, simplesmente as coisas acontecem porque são assim e pronto.
Tudo dói muito, cada página é um baque diferente e tudo é tão realista... A condição do abuso, a maternidade forçada, a questão delicada de sentimentos que a sociedade nos obriga a sentir e o principal, a morte, ela está ali, está aqui, está em todo lugar.
Nunca queremos falar dela, como se pudéssemos a afastar para bem longe, mas sempre teremos que lidar com a perda, o difícil é saber como iremos reagir diante dela.

Phamella.Sampaio 03/04/2023

Triste e poética
Um livro bem curtinho que te faz refletir sobre tudo...A gente está tão acostumando a viver na nossa bolha que acaba esquecendo que aqui é passageiro e acaba em um passo . Esse livro veio pra me lembrar disso.
Manú Tristíssimo 03/04/2023minha estante
Por que apenas uma estrela?

Phamella.Sampaio 04/04/2023minha estante
Coloquei 5 deve ser bug do aplicativo ????????