O peso do pássaro morto

O peso do pássaro morto Aline Bei

Resenhas - O Peso do Pássaro Morto

Eduarda2672 13/06/2024

Foi um livro curtinho mais cheio de significados. escutei em audiobook e ja terminei no mesmo dia em que comecei.

É o meu segundo livro da Aline Bei. Mais uma vez a autora traz vários detalhes do retrato de uma infância difícil, mas agora mostrando ao leitor do início ao fim a vida da personagem dos seus 8 aos seus 52 anos.

Nesse livro acompanhamos toda a bagagem de traumas que uma menina sofre ao decorrer da sua infância e adolescência que influenciam em diversos aspectos o seu amadurecimento, a construção da sua identidade e a forma como descobre o seu corpo e a sexualidade

uma historia de luto, abandonos, amor da forma mais pura e sincera, dor e tristeza, mas com alguns momentos felizes e reconfortantes, nos lembrando que por mais difícil que seja a realidade também há espaço para guardar boas lembranças.

Rose 13/06/2024

Coisas presas
Como o não falar pode deixar a vida de alguém tão triste,viver sozinho por escolha propria ou de outros é dolorido.Acredito que precisamos de um amigo,aquele que já te tirar de casa nos momentos bons e ruins da vida. Simplesmente em pedaços

Amanda3913 13/06/2024

Fazem só algumas horas que eu comecei esse livro e estou em prantos de tanto chorar com essa história. Não tenho nem palavras, minha vontade no momento é de deitar em posição fetal e só chorar mesmo.

Camila1856 13/06/2024

É um livro poético mas bem pesado! Fala sobre diversas perdas e lutos ao longo da vida de uma mulher! É forte e contém gatilhos: estupro e luto.

Ygor Araujo 13/06/2024

O Peso do Pássaro Morto, de Aline Bei
Não sei bem por onde começar essa resenha, acho que por isso já iniciei meio sem rumo. Esse é um daqueles livros dos quais não há muito para se dizer, mas que te faz sentir. Acredito que qualquer tentativa de uma análise mais profunda poderia cair no perigo dos spoilers e do ser raso. A obra é uma poesia agridoce que consegue mexer com as emoções daquele que se propõe a ler com os olhos do coração.

Isa._.coxt 13/06/2024

Conscientemente pesado, mas lindo
Só se tem noção do peso do título ao decorrer da leitura, que é capaz de nos mostrar que o pássaro é a própria protagonista, e esta, se sente morta como um pássaro que mesmo vivo, não pode voar.
Por todos os traumas, tudo que carrega apenas com ela mesma desde os 8 até os 52, que nunca conseguiu dividir com ninguem. Por ter sido (literalmente) obrigada a viver numa vida que não era de seu interesse, e mesmo assim perder tudo oq tinha e todos que ela um dia conseguiu amar, para a morte.
O livro me tocou logo quando me fez refletir que, devia ser proibido crianças terem que lidar com problemas "adultos", como "o que é morrer?", tão cedo. E me destruiu mais ainda ao decorrer da leitura.
Fiquei apaixonada pela forma como a autora retratou assuntos tão pesados de forma real, para realmente nos fazer refletir.
Próximo: A pequena coreografia do adeus

Fernanda 13/06/2024

?aproveito e tiro uma foto
de dentro da minha cabeça. daqui um tempo
olharei pra ela e
ficarei triste
por eu ser eu mesma
e não haver outra saída possível pra deixar de ser eu e ainda assim seguir
vivendo.?

jojo 12/06/2024

Tiro direto no peito
Li esse livro pelo @biblion.app
E é um livrinho que eu diria q é um t1r0 direto no peito.
Ele parece ser contado em versos, narrado em primeira pessoa dos 8 ao 52 anos
E não é um livro fácil de ler, dói na alma essa vida. Pontos acontecem na vida dessa mulher que pelo amor de Deus, vontade de abraçar essa pessoa que não sabemos o nome.
E são reflexões da vida, que nós que vivemos uma vidinha confortável dentro de uma bolha e jamais imaginamos como seria se algo de tão ruim acontecesse e o qto pode virar a cabeça para baixo
Tem temas difíceis de violência, sobre maternidade, sobre o tal do amor materno, sobre a morte e etc..
"Entendo que o tempo
Sempre leva
As nossas coisas preferidas do mundo
E não esquece aqui
Olhando para vida
Sem elas"
Alexya. 12/06/2024minha estante
Jojo, tem estupr? ? Porque isso me dá um certo gatilho quando leio.

Maria.Durval 12/06/2024

Um livro denso, mas leve em sua poesia. Triste, mas ao mesmo tempo com um viés de esperança.

Apenas um pequeno alerta: leia se estiver pronto para talvez, encontrar semelhança com a sua própria vida.

Telless 11/06/2024

Lindo e doloroso
Que livro bom!!!! Mds, leitura de facil entendimento, muito facil de ler em um dia. A leitura é bem forte e triste, fiquei bem reflexiva em quanto lia. Eu com certeza leria dnv

GiuBeretta 11/06/2024

"Ao canário que, assustado em caber na minha palma, morreu na minha mão"
Pequenas tragédias e como elas se desdobram ao longo da vida, esse livro é uma melancolia eterna. Aline Bei retrata uma vida sofrida, " A cura não existe ", tema da redação da personagem quando criança que perpetua como mantra ao longo do livro.
Ela escreve de uma maneira contemporânea que expõem as palavras, e extrai de palavras simples significados hiper-complexos. Tenho de concordar que se fosse escrito de maneira errada iria ser pedante para 🤬 #$%!& , mas Aline simplesmente arrasa na sua escrita .

Ela consegue simplificar uma vida complexa. E o jesuisinho acaba virando uma alegoria de sua própria vida, em que ela o zela, como ninguém antes lhe cuidou.
O peso do pássaro morto é não poder voar.

" Un pájaro de papel en el pecho dice que el tiempo de los bejos no ha llegado " - Ainda não é hora de ser feliz, está paz de espírito que ela não encontra em lugar nenhum.
" Flertei com a morte bruta, se aquele bicho quisesse acabar comigo eu estava pronta. - O Cão. [ ... ] Não me importo, que seja breve o nosso encontro . "

" Porque no tempo da minha memória somos para sempre, não existe morrer dentro, é como uma canção. Nos perdemos devagar pela cidade e não nos importamos só porque estávamos juntos e desde que estamos juntos, parece que alguém acelerou os relógios do mundo, penso que isso é Amor. "

site: #LiteraturaBrasileira, #Melancolico
lena458 11/06/2024minha estante
Ui

m.eduarda1 11/06/2024

Poético ao mesmo que melancólico
não há como descrever a enxurrada de emoções que acabam por se apossar do leitor durante a leitura. É um livro requintado e narrado da sua maneira mais complexa, árdua e poética com nuances de melancolia. Totalmente compreensível derramar lágrimas por cada trecho presente, é uma leitura muito profunda e que, de modo inevitável, provoca não só a perplexidade de quem o lê como também um vazio e reflexão.

Recomendo com lágrimas nos olhos!

Carol Murat 11/06/2024

O Peso do pássaro morto
Que livro lindo e melancólico ao mesmo tempo.
A o final da leitura me deparei com um anseio profundo em mim, por desejo talvez?

Não sei como um livro tão curto, amargo e delicado consegue tanto mexer com os nossos sentimentos.

Obrigada Aline Bei