O Imperador: A Morte dos Reis

O Imperador: A Morte dos Reis Conn Iggulden

Resenhas - A Morte dos Reis

Guilherme 12/02/2020

Uma continuação honesta
A Morte dos Reis, segundo livro da saga O Imperador. A obra de ficção historica é uma continuação honesta, construindo uma boa narrativa para a saga. Neste segundo livro, vemos um Júlio Cesar mais maduro começando sua carreira política e transformando-se em um dos grandes homens das legiões. A escrita de Conn Iggulden é maravilhosa, prende o leitor de uma forma incrível, porém, deixa a desejar em desfechos importantíssimos para a trama.
Algumas vezes o autor prefere dar ênfase em acontecimentos superficiais esquecendo-se de acontecimentos centrais para o contexto da historia. A trama politica é bem mais elaborada do que a militar, em determinados momentos, o autor prefere dar soluções previsíveis as batalhas, deixando de detalhar combates, optando por uma simples descrição do que ocorreu, por vezes, me senti frustrado quanto ao clímax que era cortado abruptamente por uma solução simples. No fim o livro melhora os detalhes das batalhas, deixando o confronto principal do livro com um ar "épico", mas, no geral, é bem focado em sua trama politica. É um bom livro, não excelente, porém mantem a genialidade de Conn.

Jack 22/01/2020

A Morte dos Reis
Fascinante a história de Caio, sua evolução para Julio Cesar... mais a história só está começando, faltam 3 livros e muita história.
Conn Iggulden está se consagrando com um dos meus escritores prediletos, esse vol. 2 está muito bom, cheio de aventuras e batalhas, e de brinde um pouco de Espartacus kkk

Raphael 03/09/2018

Excelente continuação dessa saga, acompanhamos o crescimento de César ao que ele iria se tornar.

LOSK 25/08/2017

Bem melhor que o primeiro livro, muito difícil parar de ler. Uma história contada com maestria que prende o leitor a cada página.
Meu único porém é o personagem do Suetônio, que eu achei muito vilão de novela, e o escritor faz ele parecer a pior pessoa do mundo.

Virgílio César 17/04/2017

Considero este livro, junto com o primeiro da saga de Gengis Khan, como os melhores do autor que li até agora. A trama prende a atenção do início. Bem superior ao primeiro volume da série.

Luis Fabiano 24/09/2016

Ave Cesar!
Baseado na vida do imperador romano Julio Cesar, a série "O Imperador" relata de forma muito agradável este período da história. Misto entre ficção e fatos verídicos, o autor consegue aliar uma boa biografia a uma excelente história.
Neste segundo livro é narrado o início da vida pública e política de Julio Cesar, o qual atingiu grandes feitos como soldado, revelando-se um homem a ser seguido por muitos.

Rodolfo 12/07/2015

Trama cativante e de ritmo intenso
Neste segundo volume, acompanhamos César em suas primeiras campanhas militares. Vemos o jovem valoroso amadurecer e transformar-se em líder natural do exército romano, após escapar do jugo de piratas - que capturaram o navio em que servia - para engajar-se em batalhas grandiosas. Conflitos que o levariam ao poder, consagrando-o como uma das maiores figuras históricas de todos os tempos.
O Imperador - A morte dos reis recria o ambiente das ruas de Roma, as campanhas militares, as intrigas palacianas e o cotidiano de uma das civilizações mais marcantes de todos os tempos. Um romance inesquecível de uma das mais criativas vozes da ficção histórica contemporânea.

mila antares 23/01/2015

Série eletrizante.
A riqueza da narração é fascinante, tanto do sistema político, como militar, e a base histórica dentro da trama é magistral, muito envolvente.

Antonio Curi 10/10/2014

LIDO
LIDO

09/08/2014

ATENÇÃO! SPOILERS DE OS PORTÕES DE ROMA!

Depois de apoiar Mário na revolta e da vitória de Sila, Júlio é obrigado a fugir de Roma, deixando para trás sua mulher ainda grávida, o que ele não sabe. E nesta fuga, ele acaba sendo capturado por piratas e fica à beira da morte. Mas acontece que Júlio acaba pegando esse evento e o veste como escudo (sim, apropriei-me das palavras de Tyrion) e acaba por firmar ainda mais a liderança que vinha estabelecendo antes de fugir. E é impressionante observar como ele rapidamente ganha a confiança dos homens e se torna um líder não somente político, mas também militar. Júlio está mais determinado, maduro e tem uma mente estratégica fantástica. Ao mesmo tempo, ele também está ficando cada vez mais implacável, e o tempo em cativeiro contribuiu muito para isso. O que havia de inocência e irreverência no adolescente ficou para trás. Para dar uma ideia: ele promete crucificar todos os piratas que o capturaram, e cumpre (fato real, documentado). Seria até difícil imaginar o garotinho doce do primeiro fazendo isso, se não soubéssemos que estamos falando de Caio Júlio César.

Enquanto isso, Marco, que agora você já pode saber que é Brutus, foi designado para outra legião, e depois de se firmar como excelente soldado e também líder. E Brutus mostra que gosta da batalha. É um tanto arrogante (ou melhor, um pouco mais do que já era), e sabe muito bem de suas habilidades. Só que esse amadurecimento de Brutus e liderança vai acabar por abalar um pouco a amizade com Júlio. Brutus consegue votar para casa antes de Júlio, e acaba por defender também a família de Júlio e depois da morte de Sila, também faz seu caminho no exército e consegue restabelecer a Primogênita, legião comandada por Mário. Esse fato faz com que Brutus acabe se ressentindo um pouco de Júlio quando este finalmente consegue voltar para casa, mas a amizade acaba prevalecendo, e na verdade os dois acabam dividindo bem o comando. Neste livro ele também começa a se envolver mais com política, por causa de sua mãe, que ele finalmente conhece. E Servília é uma mulher extraordinária. Pena que aparece pouco ainda (ela vai aparecer mais, lembre-se das aulas de História no colégio que você vai saber porquê).

A outra mulher forte deste é Alexandria. Agora uma mulher livre, ela ganha a vida fazendo joias e broches para a realeza. Ela é independente. esforçada e perspicaz. Ela logo identifica como pode vender mais, e assim seus lucros vão crescendo. Ela acaba encontrando Átia (saudades da diva Polly Walker fazendo o papel na HBO) e seu filho, Otaviano, e descobre que eles são parentes distantes de Júlio. Alexandria aluga um quarto na casa de Átia, e acaba levando Otaviano para trabalhar com ela. Mas por causa das ameaças de outros garotos no mercado, ela leva Otaviano para ser educado por Tubruk na propriedade rural. E falando em Tubruk, neste ele vai a extremos para proteger a família de Júlio. Mas também descobrimos um lado mais gentil do ex-escravo, que ele dedica a Aurélia, a mãe de Júlio, doente, e Clódia, a criada de Cornélia, a mulher de Júlio. Esta é outra mulher forte, que não só aguenta a ausência do marido logo após o casamento, mas cria a filha sozinha por boa parte do tempo, mas também vai passar por maus bocados de cabeça erguida por causa do parentesco de Júlio com Mário.

Também neste mais personagens histórico aparecem, como Pompeu e Crasso, ambos aliados de Mário, e líderes no Senado. E também Cato, opositor radical deles, capaz das manobras mais ardilosas para conseguir o que quer. A política é mais explorada neste, o que não quer dizer que não tenha muita ação. Na verdade, este é muito mais recheado de lutas e batalhas, e o sangue escorre muito mais. E o clima esquenta em Roma, com o reinado de terror imposto por Sila.

O ritmo continua muito bom, os personagens evoluem muito e as intrigas vão ficando cada vez maiores. O livro é dividido em duas partes, antes de Júlio voltar a Roma e depois, e mostra muito bem como foi retornar à vida urbana depois do cativeiro e do longo período longe de casa, a reaproximação com a família, agora completamente estranha a ele. E também o livro é narrado em terceira pessoa, mas com o foco em diferentes personagens, mas com o principal ainda sendo Júlio César. Há ainda mais um personagem bem bacana e conhecido nosso na trama, mas não vou revelar, deixo como uma surpresa para vocês. Vale a leitura.

Trilha sonora

Mais uma vez, inevitavelmente Now we are free e The Battle, de Hans Zimmer (curiosidade que eu só descobri agora: a língua de Now we are free é inventada por Lisa Gerrard, a intérprete, e tem uma mistura de várias línguas, como alguns elementos de latim), o tema de abertura de Roma e Stand my ground, do Within Temptation.

Se você gostou de A Morte de Reis, pode gostar também de:

O Incêndio de Tróia Marion Zimmer Bradley;
O Físico Noah Gordon.

site: natrilhadoslivros.blogspot.com
Guilherme Amaro 11/09/2014minha estante
Me interessei por 2 livros ; AS Cronicas Saxonicas e Os Pilares da Terra, eles utilizam mesmo dados históricos ou é pura fantasia? Pq jah li toda a saga de O IMPERADOR de Conn Iggulden e é o melhor livro que já li.

11/09/2014minha estante
Oi Portuga!

Segue o mesmo esquema, misturando fatos e personagens históricos com ficção. E se você se interessou por Os Pilares da Terra, leia depois Mundo Sem Fim, que se passa na mesma cidade de Pilares, e com os descendentes dos personagens. Você vai gostar também. E As Crônicas Saxônicas são uma série, viu?

Rafael Soares 03/04/2014

Bem intenso e cativante.

Interessante acompanhar o crescimento de Julio Cesar perante o poder Romano.
Altamente instigante criar as cenas através da imaginação no embate contra a revolta dos escravos liderada por Espártaco.

Fábio Valeta 05/04/2013

Fidelidade histórica X licença poética.
O segundo livro da quadrilogia sobre César continua com as qualidades e os defeitos do livro anterior. Se por um lado o escritor desenvolve uma história rápida, que não fica enfadonha ou chata, por outro, as mudança que ele faz na História para criar a sua história acabam por tirar um pouco a qualidade da obra.

Mudando o destino, a idade ou até mesmo a origem de alguns personagens tão bem conhecidos da riquíssima História romana só me faz lamentar o fato do autor não ter o interesse de fazer sua história tão interessante quanto a original.

Não é ruim como literatura, mas como historiador apaixonado por romances históricos, sempre prezo pela fidelidade histórica com algumas licenças poéticas por interesses narrativos e não licenças poéticas com alguma fidelidade histórica espalhada.

Paty 24/03/2013

A vida de Julio Cesar e Marco Brutus prossegue nesse livro.. agora ambos amadurem e seguem caminhos separados á príncipio..
Julio Cesar enfrenta os piratas.. sendo capturado por Celso e juntamente com outros inclusive Suetonio (sua inimigo de infancia)é mantido em cativeiro, após a libertação com o pagamento dos resgates.. ele segue recrutando soldados pelos povoados para se vingar dos piratas e recuperar o seu ouro.
Após sua vitória sobre os piratas.. cria um novo exército onde enfrenta Mitridates.. retornando a Roma como líder.Enquanto isso, Marco Brutus, retoma a antiga PRIMogenita e começa a recrutar soldados.. ambos se unem e após esses conflitos precisam enfrentar o cenário politíco e as corrupções e briga pelo poder no Senado.
Uma revolta de escravos.. liderado por Espartaco.. os colocam novamente em luta pelo país..uma guerra sangrenta segue-se, é criado a Décima Legião comandada por Julio Cesar..Sua Esposa e morta durante o tempo em que Julio Cesar participa dessa batalha..fazendo com que o jovem reflita sobre as reais necessidades de Roma, perante os poderosos sem escrupulos que a dominam.
Essa sequência é tão maravilhosa quanto a primeira..impossível não se render ao carisma, liderança,esforço, determinação e prestigio de Julio Cesar.. O autor nos transporta para as cenas.. prendendo- nos do inicio ao fim.

Visintim 22/01/2013

O Imperador - A morte dos reis vol 2
Fantástico !

Nos momentos de batalha é possível sentir o calor, o estrondo dos metais e escudos se chocando, o cheiro de sangue e suor que impregna ao redor do agora Tribuno Julio Cesar, este gritando ordens a seus leais legionários a " Seguir em frente " e " Segurar a linha ". No momento certo com seus discursos e sua bela oratória faz com que desde homens comuns como camponeses ou legionários aposentados em suas fazendas, tomem em armas e lutem por seu nome e por Roma.

Mas a outra batalha da qual Julio deve enfrentar, uma muito pior e muito mais sutil, porem ambas podem levar a ter sua garganta cortada ou de sua família, esta é o Senado de Roma, onde senadores e nobres só pensam em favorecer eles mesmos e enriquecer ainda mais. Corrupção ,suborno e traição são a palavra neste meio.

Ainda a uma parte dedicada as questões pessoais de Cesar, seu relacionamento com sua mulher Cornélia, traumatizada com eventos do passado, a lealdade de seus amigos e seu ímpeto de estar no topo de Roma.

Um ótimo livro que recomendo a todos meus amigos.

Paulo 12/07/2012

Jul/2012