Пикник на обочине

Пикник на обочине Irmãos Strugátski

Resenhas - Piquenique na Estrada

Patricia 30/05/2023

Devo dizer que esse é o livro com a abordagem mais original entre os que já li desse gênero. E ao meu ver, deve ser também a mais realista. Mesmo nunca tendo lido esse livro antes, ou assistido ao filme, sempre imaginei algo desse tipo. Interessante também ver o impacto desse livro quando consideramos a pronúncia da palavra stalker, que se manteve até hoje na maior parte do mundo. A narrativa me pegou logo no início e toda a dinâmica dos personagens, com os eventos ocorridos, na passagem do tempo foi muito interessante. A única coisa que não gostei foram os capítulos enormes.

Nica 28/05/2023

Esqueci completamente de colocar ele como já lido.

Muito muito bom! É bem diferente do que eu esperava mesmo tendo tomado vários spoliers.
É sensacional! Me emocionei no final e chorei feio. Mas sério, livrão.

Mariana.Guimaraes 14/03/2023

No começo achei um pouco confuso, mas a leitura é muito rápida e tranquila. No 2º capítulo fica muito bom, você entende melhor a história e o que tá acontecendo, e aí é só sucesso. Gostei DEMAIS. Várias reflexões, várias discussões interessantes, achei muito bom.

hanny.saraiva 13/03/2023

Não é pra todos, mas se vier, embarque sem pré-conceitos
Como eu já tinha visto o filme de Andrei Tarkovsky vim com outra perspectiva e me surpreendi como filme e livro são totalmente opostos. Gosto do livro por ser linear, concreto, palpável, apesar de estarmos em um ambiente de sci-fi. Na verdade, fico com a sensação de que o livro é muito mais teatral, dramático. E o filme é uma viagem experimental, explorando uma Zona totalmente diferente do livro. Acho a Zona do livro mais violenta, sufocante. Temos quase uma tríade teatral/literária: quem lê, o que se lê, e o imaginado, entrelaçados numa obra que vai além das palavras escritas, se embrenha nas entrelinhas de um espaço que não sabemos o que é, mas o sentimos. Não acho que é um livro para todos, é preciso vir sem expectativa para entender/sentir a Zona e a vida de um stalker. Engraçado como essa palavra tomou um outro sentido hoje em dia, né? Mas no livro/filme possui essa dimensão mais sofocliana, paradoxal.

Nath @biscoito.esperto 16/02/2023

"Não tenha medo, eu estou aqui. E se algo der errado, bem... Só morremos uma vez".
Alienígenas vieram à Terra cerca de 30 anos atrás. Eles passaram um tempinho aqui e logo partiram. Não se comunicaram conosco e, a não ser pelo lixo espacial que deixaram nos locais em que aterrissaram, não fizeram nada demais.

No entanto, para os humanos das regiões visitadas, a vida mudou completamente. Cada Zona (como ficaram conhecidas) se tornou um local de interesse de turistas, cientistas e até ladrões. Conhecidos como stalkers, esses garimpeiros de lixo espacial invadem a Zona ilegalmente e vendem os objetos misteriosos encontrados ali por valores altíssimos.

Apesar da Zona ter sido criada pelos visitantes alienígenas, nenhuma criatura de outro planeta aparece neste livro. Os aliens apenas vieram, largaram o lixo aqui e vazaram. A história segue a questão de como os governos de cada país tomaram conta dos objetos valiosos e misteriosos das Zonas, como os cientistas não estão aptos a estudar a tecnologia alienígena e, principalmente, as consequências da Visitação na vida das pessoas comuns.

Redrick Schuhart, nosso protagonista, é um ex-stalker. Após ser preso e passar por muitos apuros, ele se torna um assistente de laboratório (basicamente um cara que coloca a mão na massa e entra na Zona para encontrar objetos a serem estudados, já que os cientistas têm medo de entrar lá). Red continua visitando a Zona, agora legalmente.

Apesar de ter gostado da leitura e de ter ficado chocada com o final, acho que o livro tem alguns problemas que me impediram de realmente ter amado a história. O livro é bastante machista em vários momentos, a masculinidade tóxica dos personagens me manteve afastada da narrativa. Entendo que o livro foi publicado há mais de 50 anos e que é um clássico da ficção científica, e é claro que estou satisfeita de ter conhecido uma obra tão importante para o gênero, mas não entrou no meu hall de livros prediletos. Uma pena, pois os questionamentos levantados pelos irmãos Strugatsky permanecem relevantes.

site: www.nathlambert.blogspot.com

Roberto 07/02/2023

Muito bom!
Pra quem não curtiu, vai uma dica, deem uma olhada no Lore da série de jogos S.T.A.L.K.E.R, Metro 2033 e Chernobylite...inclusive o final do Call of Prypriat é o mesmo do livro! Só que com mais "contexto", o que tornou a leitura do livro muito legal, adoro essa temática pós-apocaliptica, as anomalias e artefatos misteriosos...no caso do Piquenique foi causada por artefatos abandonados por alienígenas, já nos jogos, por anomalias causadas pela explosão de Chernobyl, vale a pena ler, na minha opinião, o livro é igual ao filme Stalker do Tarkovski, bem experimental e não é pra qualquer um.

Harper 22/01/2023

Onde deixaram o resto do livro?
O livro é bom, a ideia é boa, a crítica ao governo totalitário e as reflexões sobre a vida humana são boas também, mas eu esperava mais.
Queria um drama, uma correria, um soco na cara ali e aqui (não que não tenha) e maiores explicações. Sinceramente, parece que eu estou lendo o segundo livro de uma série. As descrições são feitas como se eu já soubesse sobre o que se tratava. E esse final? Cadê o resto?
Em suma, é um bom livro, mas se você é assim como eu, que prefere ação, não recomendo muito.

Léo 07/01/2023

E se alienígenas viessem a terra... E fossem embora?
Para tentar responder essa questão, os irmãos
Strugatsky escrevem Piquenique na estrada.

O livro tem um começo bem instigante, apresentando questões que derivam dessa pergunta inicial. Que doenças eles deixariam? E se eles deixassem objetos? O que motivou a vinda? E a ida? E entre muitas outras que o próprio leitor possa imaginar.

Ao mesmo tempo, somos apresentados a narrativa de Red, protagonista dessa história e um "stalker", definição dada àqueles que se aventuram nas regiões visitadas em busca de itens para venda. Contudo, na minha leitura, a aventura do protagonista foi o que menos me atraiu, e que, muitas vezes, me pareceu até monótona. O livro me pareceu tomar um rumo bem melhor do meio para o final, acompanhando a vida de outros personagens e apresentando problemáticas e pensamentos deles. Creio que seja nesse ponto em que o livro brilha: suas perguntas. Bem mais que eventuais respostas. A jornada do leitor é uma jornada desconhecida, buscando lógica em uma realidade que está sempre um passo além da lógica racional.

Dito isso, o final é muito bem sucedido, ao meu ver. Oferecendo ao leitor possibilidades e deixando ao seu cargo as interpretações. Mesmo com a "barriga" da história, gosto bastante do saldo final e recomendo a todos os amantes do desconhecido.

Leitura 05/01/2023

Piquenique na Estrada foi publicado na antiga União Soviética depois de muita luta (e cortes), pelos irmãos Strugatsky (Arkady e Boris), mas acabou tornando-se uma das obras, de ficção científica, russas mais exportadas da história. Virou até filme - "Stalker" - nas mãos do esplêndido Andrei Tarkovski, em 1979. E o curioso (no pior sentido da palavra), é que ele teve que regravar tudo depois de perder os originais de mais da metade do filme.

tally_mour 03/01/2023

simplesmente PERFEITO.
O livro tem uma escrita fluída e uma narrativa bem interessante que me deixou MUITO entusiasmada. Os personagens são ótimos, impossível não se interessar por eles e o protagonista tem uma personalidade que com ctz fizeram muitos gostarem de ler esse livro.
Algo q se destaca muito é o suspense e horror q a "zona" trás, um ar de morbidade que eu achei fascinante.
Se você está esperando por extraterrestre lendo esse livro saiba que eles n aparecem e na minha opinião isso deixou o livro bem intrigante pois vemos o ar de dúvida e angústia q o livro trás apartir da leitura quando vc vai entendendo sobre o universo do livro e como a sociedade lidou ao ver seu planeta sendo usado de aterro sanitário de extraterrestre, oq faz refletir sobre a impotência da humanidade perante a imensidão do universo.
Esse livro é um clássico russo de ficção científica que por mais q sejam aclamados na Rússia e no leste europeu é pouco conhecido do Brasil, oq é algo lamentável porque é um livro MUITO bom.

Sabryelle Torres 28/12/2022

Devorado!
O fato que desencadeia a história é a ideia de que seres extraterrestres fizeram um piquenique em uma determinada zona da terra, uma cidade, e deixaram para trás caos e bagunça desconhecidos e maléficos. Assim, observamos como os humanos lidam com esse contexto.

Eu gostei bastante porque os autores incluem muitas "pontas soltas" deixando margem para inúmeras reflexões.

Campos 28/12/2022

Fenomenal
Simplesmente incrível, adorei o conceito dos autores é uma quebra de expectativa brilhante e o Red é um ótimo personagem. A pena o livro não ter desenvolvido mais tempo outros personagens

Tábata 27/12/2022

Uma das melhores ficções científicas que já li. Os Strugatsky constroem um cenário claustrofóbico onde pessoas se submetem a recolher e revender sucata alienígena tóxica para terem uma vida mais confortável, sacrificando a própria saúde e a de suas famílias no processo. Uma versão um pouco menos distópica da nossa realidade, já que pelo menos eles ganham bastante dinheiro por isso. Os personagens são extremamente bem construídos e é impossível não se identificar e torcer por eles, ou não se envolver com seus dramas. A escrita também é fluida e tem um ritmo que se adapta aos momentos de suspense e drama.

Lucas Rey 12/12/2022

Um tanto supreendente.
Aqui temos uma "ficção científica a moda antiga". Particularmente, eu amo esse subgênero. Os escritores de ficção científica antigamente tinham muito senso de enredo, do que eles queriam contar. Todo livro tinha começo, meio e fim; quase nenhuma trilogia ou série muito longa. No geral, está tudo ali. Você aprendia sobre o mundo do livro através da narrativa da história conforme ela avançava, e não de uma descrição ou diálogo expositivo. Não tem conceitos de ciência desnecessários só pra impressionar o leitor. Enfim...

Aqui a história ganha um ar filosófico conforme avança. Você se interessa pelo drama de cada personagem e quer saber até onde aquilo vai dar. O leitor começa a refletir sobre as ações dos personagens, se abisma com elas, mas entende o seu motivo. Até que no final, os autores te entregam uma pergunta, não uma resposta. Ou melhor, uma resposta, mas que, no fundo, não dá pra não pensar "é isso mesmo?"; e aí você começa a refletir sobre muitas coisas.

Amo livro que te instigam a pensar e não te dão as coisas de mão beijada. Tipo, "você que se vire pra extrair do livro o que ele quer dizer". Leituras assim me pegam e me fazem ter uma ressaca literária por semanas.

E também surpreendeu porque li algumas resenhas negativas sobre ele. Então fui pra leitura com baixa expectativa. Confesso que achei o livro muito bom mesmo. E tenho a sensação de que quem criticou não está acostumado com esse tipo de ficção.

Amanda Rios 16/11/2022

Conheci o livro por ter visto o filme antes. O filme é bem chato e difícil de ver, mas o livro é leve e sem muitas reviravoltas, não curti muito nem um dos dois, mas foi uma experiência diferente ter contato com esse livro tão famoso