Lugar Nenhum

Lugar Nenhum Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Lugar Nenhum

Kelly 16/02/2021

Em uma noite qualquer em sua vida, algo estranho acontece na vida de Richard.
Ele descobre que a vida que ele leva em sua Londres de cima não é a única realidade de vida e que uma outra cidade desenvolve debaixo de seus pés , a Londres de baixo, e ele é catapultado para lá...

Karolina.Birk 10/02/2021

Boa história
Uma amiga me recomendou e emprestou esse e o oceano no fim do caminho, do mesmo autor. Eu não gostei mesmo do outro ?, mas desse eu gostei! Eu percebi que eu não gosto do jeito que o autor escreve. Ele fala coisas como "a coisa era tão grande que eu não conseguia ver inteira, mas cabia na ponta do meu dedo" tipo isso. Também se eu soubesse antes que é o mesmo autor de Coraline, provavelmente eu não teria nem começado. Algumas vezes me peguei lendo palavras e não a história, o que não é bom. Mas a história é boa!

RicardoRes 07/02/2021

Uma aventura gostosa de acompanhar
Na aventura acompanhados Richard Mayhew pela Londres de Baixo, cidade mágica composta por galerias de esgoto e estações de metrô abandonadas, mas o que chama a atenção não são os seus cenários, mas sim, seus habitantes, povoada por aquele que caíram pelas rachaduras da Londres de Cima.
É possível perceber uma crítica no livro, aqueles que se tornaram invisíveis pra nós habitantes da superfície, mas essa crítica é abordada de uma maneira tão sutil que não distância o leitor de história, no geral me divertir bastando enquanto acompanhava o desenrolar da história, tipo aquelas leituras que te deixam com um sorrisinho no canto da boca.
Ansioso pela sequência

Nathy 30/01/2021

Neil Gaiman e sua criação de fantasia me surpreendem a cada livro.
Além de sua escrita fluidíssima, irônica, com críticas sociais e extremamente contemporânea, as personagens e suas histórias são extremamente bem construídas e te seguram do começo ao fim.
Nesse livro, Richard vive em Londres e é só mais um cara comum com uma vida comum, mas tudo muda quando ele acaba descobrindo a Londres de Baixo, onde as pessoas que caem pelas margens da sociedade existem e vivem suas vidas mágicas e fantasiosas. Uma sociedade inteira com suas regras e maneiras, vivendo sem a Londres de Cima perceber. Eles existem nos esgotos, nas ruas esquecidas, nas casas abandonas, no metrô, em passagens há muito soterradas pela modernidade, etc.
Neil ressignificou o ?olhar e não ver? que muitas vezes damos para pessoas em situações de rua ou pessoas marginalizadas pela sociedade. Temo que foi romantizado de mais, mas lembremos que é somente ficção!
Extremamente visual, as descrições dos lugares e das personagens são riquíssimas e do tipo que você consegue ver na sua frente. Entendi isso quando o Neil conta na introdução que primeiramente era um roteiro audiovisual e daí ele resolveu escrever o romance durante as filmagens, se aprimorando nas personagens e nas cenas que acabavam sendo cortadas ou em algo que ele queria acrescentar.
Como muitas coisas são resolvidas na descrição, o livro pode ficar cansativo com os longos parágrafos, mas é uma característica que veio por ser primeiramente algo pensado para a tela.
A história em si e o plote do livro não são extremamente complexos ou difíceis de entender, tem que se deixar levar pelo mundo que vai sendo apresentado porque as explicações são poucas, mas ainda assim bem fluído.
É um livro tranquilo para quem quer ler uma urbana/contemporânea/baixa fantasia, que é o forte do Neil e o que ele escreve tão maravilhosamente bem.

Matheus 30/01/2021

Chato
Não me envolvi de forma alguma com a história. O começo é interessante, porém a partir dos 20% fica chato.

Will 27/01/2021

Em Cookfosters tem rinha de galo
Eu acho incrível a criação de universo do Gaiman, porque ela sempre é surpreendente.
E mais surpreendente ainda é a reviravolta que ele usou ao criar os antagonistas.
Então temos uma caixa de surpresa de personagens engenhosos, cada um mais esperto que o anterior.
E o ingênuo Mayhew, que não sabe o que está fazendo, mas que no fim, acaba percebendo que o que ele precisa não é o que ele queria.
Uma ótima obra de fantasia urbana que nos faz refletir sobre os desabrigados e mendigos de uma forma totalmente diferente e inovadora.

Dessa Piccinini 25/01/2021

O que falar de Neil Gaiman que já não foi dito desde que esse homem começou a publicar?? Minha terceira leitura dele, depois de Sandman e Deus Americanos, eu completamente AMEI Lugar Nenhum. O livro tem um pouco de tudo, uma fantasia urbana adulta cheia de humor britânico.

Biel 25/01/2021

Fraco, mas interessante
Achei a narrativa muito fraca, com uma trama raza e um plot bem previsível!

O que me levou a dar 4 estrelas para o livro, foi grandiosidade do mundo apresentado, com muuuitas possibilidades de histórias futuras. Além de excelentes reflexões sociais que abrem muito espaço a debates. Gostei bastante da forma que o autor consegue prender a atenção do leitor ao fim de cada capítulo, fazendo com que a leitura seja bem fluida e rápida. Os personagens são bem interessantes, porém não conhecemos muito a fundo suas origens, o que me deixou um pouco chateado, porém é compreensível dentro da proposta do livro.

Enfim, fica a recomendação para quem está

querendo sair de uma ressaca literária ou quer ler uma fantasia com uma trama mais tranquila, apenas pra dar uma relaxada na beira da piscina
ou após um dia cansativo de trabalho!

Drigo.Meida 22/01/2021

Situação de Rua
Entrar em uma grande capital é fascinante. Prédios altos, formigueiros de gente indo para cima e para baixo e as enormes avenidas com o vai e vem de automóveis tudo explodindo aos nossos olhos.
A paisagem também chama atenção por conta das pessoas em situação de rua, os portadores de doenças mentais que perambulam sem lar, os drogadictos desprovidos de família, os sem-teto das mais diversas origens e situações... há quem se acostume e já nem veja essas pessoas. Elas acabam se tornando invisíveis.

Não para Richard Mayhew que, por um breve momento, ao prestar ajuda para uma dessas pessoas acaba entrando em uma aventura, ou melhor, uma desventura que muda a sua vida.

De uma hora para a outra Richard acaba perdendo tudo. Já não tem mais casa, emprego, noiva, amigos e dinheiro. Sem conseguir lidar com o desastre que caiu sobre a sua vida, ele se torna uma dessas pessoas invisíveis e descobre um mundo a parte na Londres de Baixo.

Daí por diante a história só melhora. Monstros em pântanos do esgoto, anjos, mercados fantásticos, ratos falantes e toda um reino está escondido abaixo das ruas da capital inglesa.

O enredo é impecável. Começamos conhecendo todas as personagens, desenvolve-se um mistério, há um objetivo que orienta a cada uma das personagens e o autor consegue empregar um sentimento de curiosidade no leitor, nos fazendo querer saber como cada parte das diversas aventuras vão terminar.

Cada um dos personagens foi bem construído. Dá para saber bem da vida do protagonista, da coadjuvante e até mesmo os figurantes são bem retos. Não espere nada muito profundo quanto reviravoltas ou complexidade dos personagens. Richard é bom, Door é boa, Croup e Vandemar são maus.

No entanto, seus radares ficarão ligados para quatro personagens da história que não são tão "retos" assim. Prepare-se para não ver de onde uma traição sairá.

A ambientação em Londres, e na Londres de Baixo, não falha em absolutamente nada. Você pode quase ouvir os passos dos personagens nas ruas molhadas, sentir o cheiro das comidas do Mercado Flutuante, ouvir o som das coisas que espreitam na escuridão das galerias de esgoto...

Foi um dos meus primeiros livros de fantasia urbana o qual guardarei no coração como sendo o melhor livro desse gênero que já li. Simplesmente fascinante.

cnovais 19/01/2021

It's not my cup of tea
Não consegui me envolver com nenhum dos personagens, não consegui comprar a história.

Tamires 13/01/2021

Sobre Lugar nenhum
Segundo livro do autor que eu leio (já li Coraline) e começo a notar sua assinatura.
Achava que ia ver aqui um estilo mais sério e, embora o tom seja diferente, ainda é engraçado, com tiradas sensacionais!
Me lembrou a pandeguice do guia do mochileiro das galáxias.
Livro de fantasia feito dum jeito leve pra gente dar umas risadas!
Leia Deuses Americanos

Fabiano 21/01/2021minha estante
E se gosta de quadrinhos, leia Sandman

Tamires 21/01/2021minha estante
Ah Fabiano! Acho que me apaixonei por esse autor! Vou ler sim!

Ele é espetacular

DCAPPELIN 28/12/2020

Muito bom, conhecer um mundo embaixo de uma das maiores cidades, e este mundo é tão real no livro que mergulhamos nele ?

Narry 26/12/2020

Esperava mais...
Sendo um livro do Neil Gaiman, que normalmente escreve livros maravilhosos de fantasia contemporânea, eu esperava mais. Achei a leitura bem arrastada, pois não é fácil se identificar com o protagonista nem com o universo apresentado, visto que o primeiro muda de pensamento a cada capítulo e no final parece que não desenvolveu nada, voltando ao ponto inicial, e o último não tem detalhes que permitam entender como ele surgiu, como as coisas funcionam, etc. Simplesmente não é um livro que eu voltaria a ler, e me esforcei muito a finalizar, mas a edição da intrinseca é linda, verde com detalhes em dourado, além de ter um mapa na contracapa de passagens da história.

Morsinaldo 12/12/2020

Mais uma grande obra
Os livros do Neil Gaiman são simplesmente sensacionais. Lugar nenhum trás uma história na qual acompanhamos um personagem chamado Richard, que vive na cidade de Londres e o que as pessoas dessa cidade não sabem é que existe outra Londres, a Londres de Baixo, onde vivem pessoas que são esquecidas pelas sociedade, passam despercebidas. O autor pega essa gancho para fazer críticas sociais e ajudar o personagem a crescer, fazendo provocações filosóficas sobre o sentido da vida e várias outras coisas. Recomendo muito a leitura!