Lugar Nenhum

Lugar Nenhum Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Lugar Nenhum

contosdesara 13/10/2022

Me leva pra Lugar Nenhum?!
Eu amo como a mente de Neil Gaiman funciona!
Cada livro mais extraordinário que o outro!
Eu amei Lugar Nenhum, amei como a história é diferente e única!

TArsilla.Lemos 06/10/2022

Uma Londres diferente
Lugar nenhum de Neil Gaiman é uma fantasia intrigante, trazendo personagens diferentes e envolventes.
Vai se passar em Londres, porém ficamos entre a Londres de cima(que já conhecemos) e a Londres de baixo( obscura e perigosa, em que ratos falam e povoada por diferentes tribos).
Nessa envolvente história, o personagem principal, Richard vive na Londres de cima, porém sua vida vira de cabeça pra baixo quando encontra Door, uma menina em perigo, mas que pertence à Londres de baixo. Sem saber, Richard se mete numa confusão e enfrenta muitos perigos ao descobrir a Londres de baixo juntamente com a Door.
Uma história envolvente, com muita ação e bom humor, indispensável pra quem gosta da escrita do Neil!

Manucat 01/10/2022

Quase nunca vou fazer resenhas só comentários
Primeiro livro do Neil que termino e confesso que esperava mais, sandman é hq então não entra aqui, tenho uma meta de ler mais dois esse ano, vamos ver como vai ser vou baixar minhas expectativas, como deveria ter feito com esse.

Bella 27/09/2022

Lugar Nenhum
ah, meo. nao gostei nao. a historia e a ideia sao mto boas, mas o jeito q a historia foi contada nao me prendeu

Cheile.Silva 17/09/2022

Neverwhere
Achei uma escrita delicada. Conto de fadas, mas bem mais interessante. Como tudo que li até hoje do Gaiman, Lugar Nenhum também me agradou. A leitura não foi tão fluida, mas me apaguei a história e aos personganes.

Ju 16/09/2022

Pobre Neil Gaiman...
Homem do céu, o que foi isso que eu li?

Já estava com as expectativas baixas pois minha melhor amiga havia comentado que tinha lido a história na adolescência e detestado. Tentei ir mais neutra em relação ao livro, especialmente considerando que sou fã do cara.

E é péssimo.

Foi o primeiro romance do bichinho? Foi. Escreveu só porque não curtiu a série? Sim. Mas ele não tem um ritmo bom, não tem descrições que envolvem e fazem você sentir aquela mágica característica que está presente em outras histórias. Além disso, os personagens não são nada carismáticos (salvo o Marquês em alguns momentos específicos).

Muitos deles surgiam do nada e sumiam do nada, sem propósito. Tudo muito previsível. Me senti lendo Um tom mais escuro de magia (que com certeza deve ter alguma influência de Lugar Nenhum), só que levemente melhor.

Alguém comentou em uma avaliação que o Richard parecia o Arthur do Guia, e realmente, porém mais porre. Beijo, Arthur.

Ainda bem que o Gaiman evoluiu, mas ainda continuo preferindo as HQs dele.

Tô revoltada escrevendo essa resenha porque foi um sacrifício terminar de ler.

saraffranco 10/09/2022

"Lugar Nenhum", embora não tenha sido a leitura mais fácil, figura entre as minhas favoritas do ano. O mundo que Neil nos abre é incrível e a Londres de baixo, com suas nuances se apresenta um lugar confortável para estar. Os personagens são cativantes e misteriosos, a história não é entregue facilmente e isso te prende até a última página.

Alace 29/08/2022

Um mundo sujo e bonito ao mesmo tempo
No início não me agradou muito, não conseguia me ligar bem aos personagens, mas a forma que a história estava misteriosamente se desenrolando me mantinha lendo. A negação incessante que Richard tinha no começo me incomodou bastante, mas eu fiquei cada vez mais fascinado por cada parte daquele mundo, só é um pouco difícil de associar as coisas quando você não conhece Londres, porém mesmo sem conhecer, sinto que andei por cada parte da cidade *e dos seus esgotos* através desse livro. Não é a melhor coisa que eu li, e é um pouco confuso no início, mas é interessante e divertido, muitas vezes me peguei rindo de piadas extremamente bestas ou da situação que os personagens se encontravam.
(Marquês De Carabás melhor personagem do início ao fim)

@oikrystyan 27/08/2022

Realismo fantástico
Neil Gaiman é mestre em traduzir a realidade em fantasia e mágica. Assim ele faz em "Lugar Nenhum".
O romance cria um novo mundo mágico, tal qual J. K. Rowling fez com Harry Potter, porém não há escapismo e beleza na Londres de Baixo, mas sim uma metáfora afiada da realidade que podemos ver em qualquer esquina do mundo.
Richard é um herói com quem podemos nos identificar fácilmente, um homem comum vivendo sua não-vida entre os afazeres e obrigações do dia-à-dia.
Recomendo, mas confesso que agora eu quero muito conhecer Londres para poder ler a obra andando por la!

@leiturasdabreh 26/08/2022

Um livro que prende do início ao fim.
Primeiro quero reafirmar como a escrita do Gaiman é incrível. Você fica totalmente envolvido do início ao fim, o autor deixa alguns mistérios no ar que você quer devorar a história rapidinho.

A ambientação para mim foi um ponto fraco, as vezes não conseguia imaginar com tantos detalhes o mundo criado pelo autor e seu universo. Queria mais detalhes da cultura e de como funcionava a Londres de baixo, acho que isso não ficou tão bem detalhado.

Porém a história tem uma analogia a essa Londres de baixo ser com pessoas ignoradas pela sociedade e isso foi um ponto muito positivo para mim. Me trouxe vários questionamentos.

O livro foi escrito posterior ao lançamento da série de TV. O autor sentiu a necessidade de ampliar a história que criou para a telinha.

Quero muito ler outros livros do Gaiman, inclusive para ver a evolução do autor nas suas histórias.

Eu super indico para quem já leu algo do autor e para quem quer o livro bem envolvente para passar o tempo.

arabella 24/08/2022

se tem uma londres secreta acho que eu prefiro não encontrar
Diferente de tudo que eu já li do Neil Gaiman, esse livro foi decepcionante a maior parte do tempo. Tirando a escrita envolvente, a capacidade criativa do autor e personagem do Marquês De Carabás, só sobram pontos negativos.
Não é um livro horrível, só extremamente raso. A trama e a crítica social, que têm um grande potencial, são desperdiçadas com resoluções simples, clichês e sem emoção. Outro ponto são os personagens mal construídos, indo desde os vilões genéricos e sem graça, tirados de um desenho animado dos anos 50, até dos protagonistas. A começar pelo Richard Mayhew, que na minha opinião é quase um Arthur Dent, de Guia do Mochileiro das Galáxias, só que totalmente sem graça. Assim como a Door e os outros, falta além de complexidade e personalidade como também falta um fluxo de consciência desses personagens que contextualizem melhor o ambiente, as cenas e aquele mundo em geral.
Esse é um outro problema, a falta de contextualização e descrição. As vezes fica difícil imaginar o contexto e parece que ficam lacunas na construção de mundo. Também poderia citar a falta de relacionamento e aproximação dos personagens, a trama até ensaia um romance entre a Door e o Richard, mas é algo tão morno e tão sem sal. Enfim, é inovador e revolucionário? Não, não é.

Igor.Camilo 20/08/2022

Não clicou
Gosto muito do Gaiman, mas essa obra simplesmente não me fisgou. Dei dois pontos pelo worldbuilding e pela escrita sempre maravilhosa, porém em relação ao enredo e personagens.. Não me senti nem um pouco cativado. Talvez o problema seja eu, talvez nem coração eu tenha mais. (Risos)
De fato, uma pena.
Até a próxima, querido Gaiman.

Lulu 18/08/2022

Que livro criativo
Primeira obra que li do autor e achei uma escrita incrivelmente criativa e envolvente! Nada de espetacular, é uma fantasia assim como outros livros, mas a criatividade na criação e desenvolvimento de personagem realmente me surpreendeu! Indico mto e pretendo ler outras obras dele ?

torphhilly 05/08/2022

Fantástico!
li esse livro em 2018, e foi o livro que fez eu me apaixonar por leitura (e por este autor maravilhoso!) é um dos melhores livros que já li. podem se passar anos, nunca vou esquecer da sensação de terminar este livro fantástico!

Nyane 16/07/2022

Filme de sábado à tarde
Para quem está procurando uma obra com algo criativo, recomendo esse livro. Neil Gaiman (o mesmo que concebeu a famosa história da Coraline) criou um curioso mundo, a Londres de baixo, e me maravilho com a criatividade com que ele fez isso e com as críticas presentes na narrativa toda, sobre como a sociedade ignora as pessoas que estão a margem e sobre como elas vivem realidades violentas e opressivas.

A escrita é boa, mas me incomodei em alguns pontos com diálogos expositivos. O protagonista não é nada demais, mas os outros são bem interessantes e dinâmicos, como o marquês De Carabás. Achei a história um tanto previsível, principalmente sobre o final, além do início um tanto parado e demorado. Senti falta de ter mais desafios para os personagens e algumas coisas não ficaram esclarecidas, alem de querer que tivessem explorado mais o mundo criado - adorei a elaboração da Londres de baixo e de seus habitantes, mas queria saber mais sobre os grupos e os funcionamentos da cultura, da política... E, ah, a jornada do herói. Pra quem tá estudando isso, essa obra tem isso escancarado e vai ajudar a compreender cada ponto, mas achei um tanto tedioso de perceber tão claramente, porque estava quase tudo muito previsível. Saí da leitura com saudade dos personagens, e aí percebi que Gaiman os escreveu bem e que eu me apeguei, assim como o protagonista se apegou aos outros personagens inusitados.

Essa obra foi como um filme passando na tv em um sábado a tarde. Protagonista comum - homem que trabalha num escritório e tem uma rotina bem familiar a nós -, cenário dos anos 90, umas doideiras aqui e ali, jornada do herói explícita, aventura e ação, capangas num estilo Disney, mas Tim Burton... Recomendo para quem quer passar o tempo com uma ficção bacana, escrita por um autor renomado que sabe fazer o básico muito bem e que adiciona cenários e propostas criativas e atraentes em suas historias, e que dá pra ler aí em um mês (dependendo do seu ritmo de leitura).

Plus: Foi o primeiro contato literário que tive com o autor, a partir de uma pessoa que me recomendou a obra e me emprestou o livro (muy obrigadita, Rô!). Com isso, tive uma apresentação ok dele e de sua escrita e acho que consegui pegar seu estilo, mas para isso terei de ler outras de suas obras. Gostei de Lugar Nenhum e pretendo ler mais do Gaiman.

Plus 2: A obra começou como série, mas virou livro e depois HQ. A série tem 6 episódios e tem no YouTube, mas sem legenda.