Lugar Nenhum

Lugar Nenhum Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Lugar Nenhum

Pâmela 12/07/2022

Um pacto com a imaginação.
Como vai a sua imaginação? Se ela estiver um tanto quanto capenga essa não é uma história pra você. Fazia muito tempo que eu não me via forçada a procurar no fundo da minha cabeça um lugar onde pudesse imaginar coisas no lugar de ser convencida se algo é ou não crível. Aqui quase nada é crível, mas será que um livro de aventura precisa ser?
Aqui temos uma história repleta de magia
e coisas fantásticas que está muito longe de ser ingênua ou infantil, muito pelo contrário as alegorias com o mundo moderno trazem, inclusive críticas sociais muito bem feitas sem quebrar a narrativa fantástica que se desenvolve.
O autor da voz a aqueles que nem sequer são notados por nós em nosso dia a dia de cidade grande. O fantástico se passa no submundo MESMO entre esgotos e dejetos que as pessoas produzem.
Além de todo o citado, que interessante conhecer Londres através de suas estações e linhas de metrô, enfim uma maneira muito diferente de contar uma história.

Rê Lima 11/07/2022

Neil Gaiman tem uma imaginação absurda. Nesse livro, ele nos leva a uma Londres desconhecida e obscura que cruza com a Londres verdadeira de uma forma única e muito interessante. Achei a leitura uma delícia, no geral.

Ju_Brandao 05/07/2022

Lugar Nenhum - Uma Aventura Que Impressiona
Lugar Nenhum sem dúvida é um dos livros que eu mais estava com vontade de ler do autor Neil Gaiman. Eu só não esperava que a história seria tão boa, e tão revigorante como foi. Passei um bom tempo de resseca depois de terminar de ler Deuses Americanos (outro livro de Gaiman), pelo fato da história ser muito vasta e demorada.
Lugar Nenhum é simples, direto e muito divertido, como eu já tinha comentado em algumas resenhas anteriores de livros do autor, é inacreditável a forma como Gaiman consegue criar um universo imenso apenas com poucas palavras, e usando muita imaginação.
Lugar Nenhum nos faz refletir sobre as pessoas que estão esquecidas na sociedade, não somente pessoas, mas, lugares, memórias e sentimentos que estão adormecidos. Esse livro é muito rico em sua narrativa, nos personagens e nas referências a cidade de Londres. Sua história é bem desenvolvida, com um começo, um meio e um fim bem definido e bem elaborado.
O destaque principal desse livro vai para os personagens sr. Croup e sr. Vandemar, que são os melhores vilões até o momento de todas as histórias que já li do Gaiman, são personagens excêntricos, e interessantes de acompanhar durante o desenvolvimento do livro, o marquês De Carabás e a Door são outros destaques.
Lugar Nenhum sem dúvida é um dos meus livros favoritos de Gaiman. Divertido. Engraçado. Reflexivo. Único. Inteligente. Esse são os adjetivos que uso para me referi a esse livro!
Kelly 05/07/2022minha estante
Tá na minha tbr faz tempo!
Tbm adorei a escrita do autor!
Ainda quero ler outros dele!

Ju_Brandao 05/07/2022minha estante
Neil Gaiman é um ótimo autor, né?!
Eu já li quatro livros dele, e pretendo também ler os outros! :-)

Kelly 05/07/2022minha estante
Sim!! Maravilhoso!
Eu só li 2, eu acho, mas já amei! E já comprei mais uns 4 livros dele pra ler, incluindo esse!

Ju_Brandao 05/07/2022minha estante
Tudo!

Coral 01/07/2022

Se eu tivesse um real pra cada livro que acabei de ler esse mês em que um personagem morto/quase morto atravessasse o esgoto de uma capital de um país da Europa, eu teria dois reais, o que não é muito mas é uma coincidência enorme

Thaís de Souza 29/06/2022

Lugar nenhum
Uma aventura frenética e muito interessante, o tipo de livro que não dá vontade de largar até descobrir o que aconteceu no final.

Guilherme.Lefort 26/06/2022

Excelente!
Este foi o primeiro livro que eu li do Neil Gaiman e consegui entender o porque o autor é uma referência no gênero da fantasia, pois o modo como ele consegue contar a história é realmente único, apesar de ser algo Fantástico ele consegue deixar a história muito simples de se entender e a mescla de realidade e fantasia que ele traz é muito rica para o avanço da história.

O livro tem uma história que consegue ser empolgante e intrigante, pois a motivação nunca fica totalmente clara e acaba tendo um mistério de porque tudo aquilo está acontecendo, ao mesmo tempo que a história vai se desenrolando em eventos surpreendentes e épicos e todos eles vão aumentando a sua curiosidade pra saber o que vai acontecer.

Uma característica do autor que eu adorei é o humor ácido e rápido e que sempre tem o timing certo, pois nunca as piadas ficam jogadas, elas sempre tem sentido e acrescentam muito para entender a personalidade de cada personagem e da atmosfera daquele universo.

Realmente pra que ama fantasia como eu vai adorar esse livro, pois apesar de ter uma jornada bem parecida com outros livros do gênero, com missões, batalhas e monstros, o livro não é apenas isso e tem também diálogos muito interessantes e que fogem do padrão que se espera para esse gênero.

Eu realmente adorei a jornada de Richard pela aventura, leveza e também pelo desfecho e com certeza irei ler mais livros de Neil Gaiman, pois sua forma de escrita me conquistou e adorei esse frescor e novidade que ele trouxe para dentro da fantasia!

Livro açucarado 15/06/2022

Leitura concluída ??
Lugar nenhum - Neil Gaiman 5/5?

"...Mas não se pode nunca assumir, que só porque algo é engraçado, não vá ser perigoso também."

?Richard tem uma vida comum em Londres, tem uma noiva, um melhor amigo e um bom emprego, mas tudo muda quando ele encontra uma menina maltrapilha no meio da calçada toda machucada e vai ajudá-la,

?A partir daí sua vida na conhecida Londres de cima não existe mais, ele não existe mais, ninguém se lembra mais dele, então ele vai procurar a garota que ele ajudou para saber oq está acontecendo,

?Quando chega nos esgotos, os Ratos levam ele ao famoso mercado flutuante, aonde acontece todo tipo de compra e troca, esse mercado fica na Londres de baixo, que é aonde Richard existe agora,

?Ele vai atrás de Door, em busca de respostas, mas Door tem seus próprio problemas, mataram a sua família toda e só deixaram ela viva, aparentemente, ela também esta em busca de respostas aos seus problemas e não pode ter mais um pra carregar,

?Mas Door se sente culpada, pois a culpa é dela por Richard não existir mais na Londres de cima, então ele passa a andar com ela e com o tal do Marques de Carabas e uma guarda costas Hunter,

?O desenrolar da história é muito empolgante, quanto mais vc lê mais vc quer descobrir as coisas, ao longo do livro ele vai te pregando peças, vc pensa que é uma coisa mas é outra,

?Um livro muito incrível, só não favoritei porque senti falta de algumas coisas no final, mas o livro é uma leitura incrível super recomendo.

"...problemas são covardes: nunca aco tecem sozinhos, sempre andam em bandos e se jogam todos ao mesmo tempo em cima da vítima."

Patty Pizarro 15/06/2022

??
Lugar Nenhum nasceu como uma série feita para BBC. Como o que Gaiman via nem sempre lhe agradava, decidiu escrever o livro para que suas expectativas em relação a história fossem supridas. Essa edição é de 2016, mas a primeira é de 1997. Essa também é a edição preferida do autor, ela foi revisada, para que pudesse se expandir e ganhar maior profundidade.

"O protagonista se chama Richard e ele está de partida para Londres, onde conseguiu um trabalho na área de finanças. Ao sair do bar onde comemora com os amigos sua partida, conhece uma velha senhora que diz que ele tem um longo caminho pela frente e que a Londres que ela vê em seu futuro não é a Londres que ela conhecia. Ela estava certa. Quando o caminho de Richard cruzou o caminho de Door, ele foi puxado para uma Londres desconhecida. Sua vida pacata e entediante mudou completamente, fazendo com que permanecer vivo se tornasse uma missão bem complicada."

Ahhhhh Neil Gaiman meu amor, tudo que você escreve é extraordinário e esse livro não poderia ser diferente. A Londres de Baixo tem tudo que um amante da fantasia espera, personagens cativantes e determinados, assassinos impiedosos, bestas assassinas, anjo e até ratos "falantes". Falando assim não faz sentido, mas quando a leitura começa as peças vão se encaixando e quando você pensa que entendeu algo, tudo muda, e quem parecia ser do bem você descobre ser a encarnação do mal e quem você pensava ser do mal (mesmo que até seja um pouco), é digno o suficiente para ir a extremos somente para cumprir uma promessa feita. Na última parte meio que fiquei com o coração apertado, mas o final foi o que tinha que ser. Será que é possível se manter o mesmo depois de viver algo extraordinário? Talvez Richard possa nos responder.

Chenzo 07/06/2022

Através de uma Porta
Sabe a sensação de ler algo e pensar:
"Não é possível que não tenha uma câmera me gravando pq o protagonista sou eu em todos os níveis" ?
Foi isso que eu senti ao ler Lugar Nenhum. O Livro é curto, fácil de ler e como qualquer coisa que o Neil Gaiman escreva é impressionantemente cativante.
Cada personagem tem uma personalidade marcante e bem desenvolvida. Além de um desenvolvimento de mundo melhor que muitas obras grandes por aí.

É o tipo de livro que quando se termina fica a sensação de ter perdido um amigo sabe?

Isa 28/05/2022

Uma história acolhedora
Né envolvi com cada personagem. É um livro muito visual, consegui imaginar casa cena, cada personagem. Amo o Neil

Thatiana 27/05/2022

De maneira geral eu gostei desse livro. O universo criado pelo autor é incrível, ele descreve tudo de maneira que o leitor crie na mente e isso faz a gente querer saber sempre mais.
Senti que o autor deixa muitas linhas soltas e lendo outras resenhas percebi que é uma característica da escrita dele, mas é algo que não me agrada. Outro ponto é ele ter jogado personagens aleatórios que não influíram nem contribuíram para nada da história.
Não sei se a ideia do Neil Gaiman era escrever uma continuação e inserir melhor esses personagens e explicações que faltaram. Se isso acontecesse eu ia amar pois esse universo precisa ser explorado ao máximo.

Giaquelli 25/05/2022

Diferente de tudo que eu já li
Digamos que esse livro precisa de um pouco de paciência e perseverança. Não é um livro ruim, longe disso, mas as respostas demoram muito a chegar, então se você não tiver paciência pra esperar, talvez não seja o livro pra você.

Amei o fato de misturar uma distopia com fantasia, personagens realmente intrigantes (menos o Richard, q eu gostaria de matar em 90% do livro, mas tudo bem), cenários muito bem apresentados e uma imaginação incrível do Neil Gaiman. Tenha uma mente aberta pra ler e não tentar entender tudo de imediato, acho que essa é a fórmula.
O Marques de Carabas sem dúvida é meu personagem favorito. A ideia, também, de existir um mundo paralelo ao nosso é algo que sempre me prende nas leituras, e foi de longe a mais diferente que eu já vi.

Pra mim, não dei uma nota maior exatamente por esse motivo, a demora pra entender muitas coisas, mas porque eu sou muito detalhista. Gosto muito de entender tudo sobre o mundo novo no qual estou pisando, mas acho a leitura desse livro bem gratificante e digamos que se você realmente ler com a mente aberta, talvez você enxergue as maiores críticas feitas a sociedade moderna nele.

ThiHenrique 18/05/2022

Deveria ter visto a série primeiro?
Não sei responder.
Como o livrou foi adaptado de um roteiro de série isso pode ter comprometido ele de alguma forma (apesar de achar que a maior falha dele está no enredo em si)
Tem uma premissa bem interessante e me prendeu com a proposta de algo político no desenvolver da história, mas entregou algo relativamente raso e muitas aleatoriedades fantásticas.
Não me agradou como eu esperava mas conseguiu levantar a reflexão que o autor indica que propõe na obra.
Talvez, assim como alguns filmes em que é necessário ver o livro que o originou antes, eu devesse ter assistido a série (que funciona bem mais) antes de ter lido o livro no qual ela foi baseada.

Dai Solyom 07/05/2022

Coração quentinho
Eu comprei um box do Gaiman com 3 livros, e iniciei por LUGAR NENHUM sem nenhuma ambição.

Não sabia nada sobre a história, não fazia ideia do que se tratava e fui surpreendida.

Richard é aquele cara que gostaríamos de ter como amigo e acompanhar as desventuras dele em apenas alguns dias de sua vida foi muito divertido.

Todos os personagens são muito interessantes, e eu amo a forma que Gaiman descreve suas características e os locais.

As vezes eu tinha a impressão de sentir o cheiro dos ambientes

Meu personagem predileto foi sem dúvida o Marquês De Carabás, gostaria de saber ainda mais coisas sobre ele.

Os vilões também são muito divertidos e autênticos.

Uma história simples e completa.

Giih⨠25/04/2022

Interessante
Esse foi meu primeiro contato com a escrita do Neil Gaiman, e devo admitir gostei bastante da narrativa e dos personagens, exclusivamente do Marquês de Carabás.

Foi uma experiência um tanto estranha e surpreende do seu modo, um universo bastante criativo e interessante, só estranho, mas bem elaborado.

O livro me deixou com a sensação de pontas soltas, mas como o próprio Neil Gaiman já havia adiantado dizendo ?Não escrevo continuações. No entanto Lugar Nenhum é um mundo para o qual espero, um dia, retornar. ? então talvez se deva por isso essa sensação de algo não resolvido, mas bem, foi uma boa leitura, espero ter mais oportunidades de conhecer seus outros universos, digo livros.