Lugar Nenhum

Neil Gaiman

Resenhas - Lugar Nenhum

Gárgula 05/01/2022

Lugar Nenhum, de Neil Gaiman
Uma nova experiência de leitura
Posso resumir que ler Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, foi certamente uma nova experiência de leitura, pois a história ganhou uma outra proporção em minha cabeça. Já tinha lido a história quando saiu adaptada para quadrinhos. Esta publicação no Brasil aconteceu em capítulos, na Revista Vertigo (se não estou enganado, mas se estiver me conta ai).

Li em formato digital, que infelizmente não traz qualquer informação sobre o tradutor. A publicação é da Editora Intrínseca. Para quem gosta de uma excelente fantasia urbana, não perca a oportunidade de conhecer este livro.

[Atualização em 04/11/2021 10:20] Conversando com o Fábio M. Barreto, descobri que ele foi o tradutor da obra.

Um mundo à parte daquele que conhecemos
O autor nos apresenta a vida bem pacata e apagada de Richard Mayhew. Em Londres, ele vive à sombra de sua noiva que dita os rumos de sua vida sem que ele possa ou sequer pensem em querer fazer algo para mudar essa situação.

Quando uma menina de pele muito branca e cabelos ruivos aparece para machucada em seu caminho, tudo muda de uma forma um tanto quanto maluca.

Neil Gaiman trabalha o argumento da invisibilidade social para nos mostrar a Londres debaixo. Eleria desta maneira dois locais distintos, onde os habitantes de cima ignoram por completo a existência dos seres do subterrâneo.

Através do enredo fantástico, ele trabalha toda uma sociedade que vive dos restos que são esquecidos da Londres de cima. Não existe dinheiro ali e o escambo é a forma que rege o comércio de tudo: comida, itens, serviços e favores.

Mas quem é esta menina? Como pode existir todo um mundo à parte do que conhecemos? Qual o real valor das coisas em nossas vidas? Qual o sentido de nossas vidas afinal? Estas perguntas e muitas outras vão surgindo em uma história incrível.

Considerações finais
Em resumo, acredito que dos poucos livros que li de Neil Gaiman, Lugar Nenhum sem dúvida alguma é um dos melhores. A proposta do livro de usar um sintoma de nossa sociedade capitalista como fator gerador do fantástico é brilhante, para falar no mínimo.

A segregação social está ali e podemos olhar com atenção ou não. O livro certamente agradará independente da preocupação social embutida. Fica minha indicação reforçada para sua leitura.

Devo dizer que através dele percebi que gosto muito de fantasias urbanas. Talvez pelo fato de elas serem próximas a mim enquanto indivíduo e enquanto sonhador.

Conhecia este livro? Me conte nos comentários!

site: https://cantodogargula.com.br/2021/11/04/lugar-nenhum-de-neil-gaiman/

Menezes Torres 05/01/2022

Livro de fantasia com um enredo de história interessante. Alguns personagens com características bem definidas e outros que poderiam ser melhor trabalhados.

Gabriele 31/12/2021

Fav
Com certeza esse livro virou o meu favorito do ano
Adorei como ele super me lembra A Viagem de Chihiro

Emilly 23/12/2021

Escrita incrível
Ficou claro pra mim em Coraline que Neil Gaiman é um ótimo escritor de realismo mágico! É incrível como ele cria um mundo completo nesse livro, um multiverso em Londres muito bem escrito e muito bem construido. Queria uma série com esses personagens e suas aventuras na Londres de Baixo

Tatiane 14/12/2021

Me empolguei!!!
Sabe aqueles quadros que contêm inúmeras imagens, mas que só as enxerga quem, de fato, para pra olhar com atenção, mas também, depois que as enxergamos, fica difícil voltar a ver a imagem básica primeira?

Assim é a vida.

Podemos viver em uma bolha, podemos viver sem enxergar as desigualdades sociais, econômicas, raciais... as limitações das pessoas, os distintos tratamentos. Às vezes, podemos até ver, por um átimo, algo que não pertence ao nosso mundo que nos faça fazer uma pequena ação, mas logo depois a vida segue, as distâncias voltam e os muros se reerguem - para a proteção do "cego", claro.

Quantas Jessicas há no mundo?

Quantos Gary se constroem na sociedade?

Mas há luz no fim só túnel!

Alguns, como Richard, quando enxergam as diversas facetas da pintura não conseguem mais deixar de saber que aqueles traços existem. Mesmo que fechem os olhos, apertem-nos, esfreguem-nos, quando abrem de novo, encontram tudo, tudinho lá, bem na frente.

A verdade é simples: um novo mundo se abre, a perspectiva se amplia, mesmo que dolorosa e confusa, mas bem maior, mais vasta, mais diversa, mais... humana?!

Acho que é isso.

Enxergar os invisibilisados, os subcidadãos, os marginalizados não é fácil, nem é para qualquer um, mas, quando acontece, é transformador e não tem volta.

Mas não nos iludamos! Há cegos em todas as classes, em todas as instituições, em todas as religiões, e também há vários níveis de cegueira.

Aliás, a palavra "empatia", que está na boca do povo, mostra um pouco isso. Seu conceito é muito interessante; entretanto, como toda palavra que vira modismo, seu valor acaba se perdendo em pseudo ações. Ter empatia pelos invisíveis, pelos subcidadãos não é simplesmente reconhecer a sua dor e ser "assepticamente" caridoso com eles. Ter empatia significa conhecer e reconhecer os problemas por que passam, não menosprezar as suas dificuldades e durezas da vida que levam e do ambiente onde sobrevivem, não invalidar suas dores e necessidades, não desprezar sua história e seus traumas, não ridicularizar suas lutas e bandeiras, porque se coloca no lugar do outro nesse sofrimento.

É por isso que "Lugar Nenhum" é simplesmente maravilhoso. Neil Gaiman se apropria fantasticamente da fábula para nos mostrar a luta pela sobrevivência dos pobres e marginalizados em um mundo em que o status, as marcas, as aparências, os ritos e, porque não dizer, até mesmo a cultura - em seu valor mercantil-meritocratico - valem mais que uma vida humana. Não qualquer vida humana, claro! Porque, infelizmente, há vidas e vidas.

Até quando?!

Mergulhar na Londres de Baixo é uma viagem fabulosa com personagens incríveis, mas é também um teste para ver quem consegue ou não enxergar o que está além de seu mundinho, pois nos deparamos com cheiros, imundícies, vida degradante e indigna, na fantasia - é bem verdade - mas bastante verossímil.

Depois de enxergar o que está bem debaixo de nossos olhos, em que mundo vamos continuar vivendo: o real ou o da bolha?

Ana | @heydourado 14/12/2021

Um bom livro
Senti que algumas coisas ficaram muito longas e outras muito curtas, mas em seu todo foi uma boa leitura.
O livro [e be legal, mas esperava um pouco mais dessa leitura.

Ana Rubia 10/12/2021

Este livro é uma mistura de coisas, ele brinca com a ideia da existência de uma Londres que ignoramos, na qual coisas inacreditáveis podem acontecer.
Foram tantas coisinhas acontecendo o tempo todo que parecia que nada iria se encaixar, mas valeu cada minuto da leitura.
Existem algumas coisas que me incomodaram, mas isso não significa que a obra não é excelente. De modo que vale a pena dar uma chance e conhecer as diferentes faces de uma mesma cidade.

Draculina 24/11/2021

Peculiar!
Não tem como não se deleitar com as mais surpreendentes criações de Neil Gaiman. Cada personagem é único, muito criativo. Amei essa obra.

Sergio.Evangelista 23/11/2021

Um dos melhores livros que já li.
Você sabe que um livro é bom, quando vira a última página e sente como se tivesse perdido um amigo, esse livro foi um grande amigo.

Tanto a obra em HQ quanto a escrita, essa história é linda de tantas formas que não da para descrever aqui, mundos confusos, complexos, mas que fazem sentido, personagens fascinantes e uma trama que da raiva, ódio, alegria e alivio.

Uma inspiração na minha vida e uma das obras que salvaram minha infância.

Rodrigo.Monteiro 21/11/2021

Lugar nenhum
Uma fantasia urbana, acho a trama da história pouco cativante, sei que tem gente que gosta, mas não me impressionou.

Caetano.Bezerra 20/11/2021

A livro tem uma narrativa mais apressada e urgente. Talvez seja por ter sido derivada de uma série, daí esse ar de roteiro. Porém, os personagens ainda são bem escritos, únicos e marcantes, como é marca do escritor. Tem um ar infantojuvenil, mas não chega a incomodar.

Gisele 19/11/2021

Um história que prende a atenção para um momento de entretenimento, acompanhada da forma gostosa de escrever do autor

julia.alpo 18/11/2021

Lugar Nenhum
Se estiver procurando uma história viajada no nível de Alice no País das Maravilhas, esse livro é para você.

No livro acompanhamos Richard num rolê muito loco, num lugar muito loco, com uma galera muito loca e torcemos por ele.

Esse livro é uma viagem. Queria uma adaptação pra filme demais da conta, porque tinha cenas que eu queria realmente ver. Eu amei a forma que o autor descreveu os lugares e as aventuras. O livro me prendeu do início até as 50 primeiras páginas, depois encalhei no livro e não tava animada mais, mas aí da página 100 pro final devorei.

??Ok, agora alerto sobre leves spoilers a partir daqui, mas nao vou citar nomes de personagens.

O que te prende é: temos um objetivo na história, temos um manda-chuva vilão misterioso e temos um traidor.
Eu acertei o vilão mas errei o traidor.

O livro não é 5 estrelas pra mim, porque não gostei da forma que o autor não deu indicios em momento nenhum do real traidor, gosto de ficar questionando quem é e o autor não indicou mais de um. Outra coisa que enxerguei como falha foi o fato da justificativa no final com a volta do Richard muito ampla, podia ter sido mais explorado.