Os Cinco do Ciclo Elias Flamel

Resenhas - Os Cinco do Ciclo

Marcos de Mello 13/11/2021

Trata-se de uma narrativa em primeira pessoa de um líder de um vilarejo. Onde, suas crenças nos deuses estão ameaçadas pelos fanáticos do Deus único.
Está história traz uma mescla de religiosidade e política.
A narrativa é um pouco enrolada e alguns pontos são muito detalhados, o que me fez demorar 3 meses para terminar o livro.
Elias Flamel 15/11/2021minha estante
A questão do ritmo está muito relacionada a estrutura narrativa. Pequei neste ponto, agradeço por sua pontuação sincera e quero evoluir. Graças a sinceridade sei onde devo dar mais atenção e já estudei bastante a parte de estruturar uma história e o ritmo na narrativa.

Sou grato pela leitura, pelo feedback e por ter insistido por três meses. Isto mostra consideração pelo meu trabalho.

Liny Arguilera 24/10/2021

Os Cinco do Ciclo
O livro é perfeito, foi um presente incrível que eu ganhei em agosto, e nem sei por onde começar, e poderia contar toda a história de Yosef e sua amada Keltoi, mas aqui não é o lugar propicio.
Eu refleti muito com livro, seja sobre a luta humana, a mente humana, sobre religiões, não devemos impor jamais nossas religiões, devemos respeitar a todas, e encontrar um meio para que todas possam conviver no mesmo lugar harmoniosamente, porquê é possível.
Todos os personagens são incríveis, mas alguns me chamaram mais atenção. Yosef tem uma esperança incrível, é forte, luta com bondade, e vê o melhor possível em cada ser humano, não vou dizer que ele é inocente, porquê nem mesmo eu sei qual é o limite da inocência, mas posso dizer que mesmo em meio a dor ele não desistiu de acreditar em sua cultura, e sendo um bom líder ele luta e guia seu povo, como um líder deve ser, sendo diferente de um chefe.
É lindo como ele ama sua família, a líder de Keltoi é como o próprio líder, porém um pouco mais séria, Yohan enxerga o melhor da vida assim como seu pai, e Julian com, Liane não tenho nem palavras.
O livro conta de algo que seria antigo, mas é atual, atualmente somos números algoritmos para o governo, e os que deveriam nos guiar não olham para a dor de seu povo. Ainda há brigas de fanáticos por impor suas religiões, mas ainda assim devemos lutar com sabedoria por nossas culturas, e aprender com outras culturas também, devemos contemplar a vida e a beleza que existe em cada pessoa, devemos ser amigos leais como Hodar, e não deixar a esperança ir embora mesmo nos piores momentos.
É um livro para ler, contemplar e examinar.
Elias Flamel 24/10/2021minha estante
Você viveu cada página do meu livro.

Ao ler a sua resenha sinto o reconhecimento pelo meu trabalho. Dá uma satisfação ver que o meu livro gerou reflexões, fez você pensar sobre a nossa realidade e está repleto de personagens que marcaram. É maravilhoso terminar um livro e dizer com toda certeza do mundo:

"Nunca vou esquecer esta história e os personagens que conheci"

Essa sensação me guia enquanto leitor, foi o que me motivou a escrever e hoje vejo ela em um leitor da minha obra. Isso me deixa muito feliz, é como se eu tivesse escutando aplausos e só tenho que agradecer.

Liny Arguilera 25/10/2021minha estante
Eu é quem agradeço por escrever essa obra incrível, e sim, eu nunca mais vou esquecer essa história.

Elias Flamel 26/10/2021minha estante
Escrevi e ver a sua reação valeu cada dia de trabalho.
Que as lembranças te façam bem e que o próximo livro seja também marcante, mas um marcante diferente.

Lizzy 22/10/2021

O começo do livro eu li beem devagar e até achei que o livro seria sem graça, mas me surpreendi!! O livro depois de um tempo vai ficando muito bom e você não consegue parar de ler. Confesso que queria saber mais sobre o Hitalo, porém esse finalzinho levando para uma continuação me fez ficar com esperanças de ter mais sobre ele.
A história é muito boa, ver o amor e a preocupação do povo pela sua cultura, e seus atos para deixá-la viva é muito interessante.
Estou ansiosa para saber o que o Hitalo e o Yosef vão fazer!
Super recomendo a leitura!!!

Elias Flamel 22/10/2021minha estante
Tenho que melhorar os meus começos, mas o importante é que você leu muito rápido, se apegou a vila e aos personagens (principalmente o Hitalo) e está empolgada para o próximo.

Acredita que o Hitalo surgiu do nada na história? Não tinha planejado ele.

Lizzy 22/10/2021minha estante
Sério!? kkkkkkk que bom que ele entrou na história, pq deu um ótimo personagem

Elias Flamel 26/10/2021minha estante
Entrou e foi o que mais cresceu.
Havia momentos que ele gritava na minha cabeça "Quero ser protagonista!".

dani 20/10/2021

"Onde se registra a história de deuses esquecidos?"
Yosef é o carismático líder da vila de Keltoi. Localizada a uma longa distância do centro do império de Numitor, seus agricultores cultivam diligentemente o centeio que deve ser oferecido como tributo ao imperador. A família de Yosef e os outros habitantes da vila, também muito carismáticos, vivem uma vida pacata e exercem sua fé pacificamente.

Além dos tributos opressores, agora já circulam rumores de mudanças que estão ocorrendo em outros territórios do império. Será que Yosef está disposto a percorrer uma jornada longa e perigosa para proteger seu povo e sua fé?

Este livro propõe um olhar diferente sobre a História, que geralmente é contada do ponto de vista do conquistador. Pouco ouvimos dos povos conquistados, daqueles que tiveram suas terras invadidas e sua cultura e crença massacradas.

O final é doloroso e abrupto, deixando um gancho para ler a sequência, "O Herdeiro do Ciclo", já que muitas questões ainda precisam ser respondidas.
Mel 20/10/2021minha estante
Melhor resumo

Elias Flamel 20/10/2021minha estante
Resumiu não só de forma elegante como também instigou a curiosidade. Só posso sentir alegria ao ver que os personagens do meu livro são carismático. Acho que é a primeira vez que este adjetivo é empregado a eles.

Cada linha foi construída pensando no final. Por isso ele choca. A minha intenção foi gerar envolvimento com a vila e com os personagens para aquele final surpreender, ser próximo do inacreditável. Através das suas palavras acho que consegui.

Ter alguém com um olhar tão afiado para os livros lendo a minha obra é uma honra. Ofereço de bom grado a continuação.

Agradeço por esta incrível resenha.

Mel 20/10/2021minha estante
Medo do final ?

Roberta.Rozin 19/10/2021

Mudanças
Os Cinco do Ciclo trás um olhar sobre a mudança, sobre acreditar, sobre perda, amizades, família e comunidade.
No começo a leitura foi um pouco lenta e demorei para me conectar com a trama, entender Yosef e ver sua vida através dos seus olhos, suas crenças, me levou a momentos de querer dar uma chacoalhão nele.
Gostei muito quando ele está no senado e tem um grande entendimento do sistema e das tramoias por trás do império. Ali a sua ficha caiu e seus olhos seus se abriram para a realidade que o envolvia.
Um final triste, de cortar o coração.
Acho que no próximo livro Yosef vem com sangue nos olhos.

Elton.Oliveira 18/10/2021

Uma história de deuses e uma dominação imperial
A leitura é leve, às vezes abstrata, o autor peca um pouco no exagero ao descrever sentimentos e situações. Gosto de ficções mas achei o protagonista tão bobo , tão inocente .... O enredo é interessante ! Misturando realidade( povos e histórias reais) com a trama de uma colonização brutal , comum ao qual vivenciaram os povos dominados de toda parte do mundo. Achei o fim pouco trabalhado , um desfecho rápido e muitas pontas soltas q deixa claro a intenção de uma continuação.
Elias Flamel 19/10/2021minha estante
Agradeço por toda sinceridade e pelos comentários que provam uma longa vivência cultural.

Faltou maturidade ou a mão pesada de um editor para encurtar e quem sabe podar algumas descrições. A escrita é um aprendizado constante e melhorei esse ponto na continuação e quero melhorá-lo mais ainda.

Bobo e inocente parece algo irreal na sociedade hoje em dia, ainda mais ao se referir a uma pessoa velha. A minha intenção foi trazer uma inocência da vida do campo e das fantasias mais antigas. Depois daquele final o Yosef continuará com a mesma postura? Acredito que não e é um desfecho pensado para provocar uma mudança drástica no protagonista da saga.

As pontas soltas serão tratadas nos próximos livros e está anotado as críticas sobre o final.

Obrigado pela leitura e pelo elogio feito ao enredo.
Parabéns por ter notado a questão da colonização.

Elton.Oliveira 19/10/2021minha estante
Ótimo Elias ! Seu livro tem uma pegada muito boa de conteúdo ! Creio q vc desenvolverá bastante nos seus próximos trabalhos ! Abraços e desejo à vc tudo de bom !

Marlos 18/10/2021

Nesse livro, acompanhamos o cotidiano do vilarejo de Keltoi aos olhos de seu líder, Yosef.

O enredo começa com o enfrentamento de problemas do cotidiano e escala para questões sociais e problemas que colocam em risco toda a harmonia do vilarejo.

Além disso, há a questão familiar de Yosef, que é abordada de forma bem interessante, como a diferença de personalidade de seus filhos e a dificuldade que ele tem em lidar com isso.

O autor consegue transmitir ao leitor as emoções vivenciadas pelo protagonista, o que facilita a imersão na trama.

Achei bem interessante pois diverge um pouco das leituras que busco ou que sou habituado, mas gostei e achei uma ótima experiência.
Elias Flamel 18/10/2021minha estante
A sensação é de trabalho bem feito ao ver você descrever de forma clara os principais pontos do livro. Sinto que o Yosef tornou-se um conhecido seu e estou feliz ao ter a certeza que além de proporcionar uma experiência boa, entreguei algo diferente.

Marina 17/10/2021

O livro retrata a intolerância religiosa. É muito bem escrito e nos desperta a curiosidade sobre o que pode vir a acontecer no futuro.

A história é narrada sob o ponto de vista de Yosef, líder de Keltoi, uma pequena vila que paga tributos para o império (Numitor) com grãos produzidos em suas terras.

Com a ameaça à cultura religiosa, onde eles acreditam em vários deuses, e sendo imposta a adoração a um único Deus, Yosef vai a Numitor para tentar preservar a cultura de Keltoi e do seu povo.
Elias Flamel 18/10/2021minha estante
Em uma mesma frase tive a escrita elogiada e minhas visões de mundo te fizeram pensar no futuro. Posso estar sendo bobo, mas lembrei dos livros clássicos de ficção científica que li e que elogiava a escrita enquanto pensava no futuro.

Obrigado pela leitura, pelos elogios e por sintetizar a histórias para os seus seguidores aqui no skoob.

Lutty1 10/10/2021

Leitura Diferente
Leitura diferente. Tinha tudo para ser uma ótima história sobre os deuses mas o autor não se aprofundou. Só em 41% do livro descobri os nomes dos Cinco do Ciclo: Vernum, Talaham, Mahalul, Síolta, Herba e Nyhaya. Mas só os nomes, nada sobre a divindade, seus poderes, suas origens, sua influência sobre a comunidade de Keltoi. As descrições são cansativas e confusas. Não se sabe se Yosef está sonhando, dormindo ou acordado ou se são devaneios. Mas percebe-se a união da comunidade guiada por um grande líder que tem suas limitações. Um livro diferente de tudo o que já li. Valeu o aprendizado.
Elias Flamel 10/10/2021minha estante
Obrigado pela leituras e por suas pontuações. Primeiro vou falar da questão dos Deuses e do aprofundamento do mito criado.

Toda a cultura criada na vila de Keltoi gira em torno dos Deuses do Ciclo. Trata-se de uma comunidade que vive graças ao plantio e todo ato de plantar gira em torno de pedir e agradecer aos deuses. É dito no livro que Os Cinco servem a Destino, criando uma noção de hierarquia. É demonstrado uma cultura que acredita em novos ciclos (em novos tempos, em novas colheitas e até mesmo na esperança de uma vida melhor) e viver é caminhar por esses ciclos. No livro é mencionado a questão do pós vida e de forma sucinta é falado a origem do mito, segue o trecho em questão:

" Aprendi com os mais velhos, que neste mesmo pedaço de terra, os Cinco deuses do Ciclo dançaram e cantaram, para comemorar o primeiro nascer da vida, o primeiro ciclo criado por Destino. Quando os Cinco entregaram a vida para os homens, eles deixaram este palco na floresta para a tradição sempre ser continuada."

Não é algo poético ou uma grande construção com várias páginas, mas esta aí. É como alguém do campo com instrução, mas com uma personalidade humilde, falaria da origem das divindades dele.

O meu desejo não é entregar tudo no primeiro livro ou fazer algo complexo como o Tolkien. Sei das minhas limitações e tentei fazer um mito coeso com as seguintes bases:

Primeira base: divindades associadas à terra, a fertilidade e a agricultura. Foram inspirados nos Vanir da mitologia nórdica. São deuses condizentes com o modo de vida de Keltoi.

Segunda base: um deus superior antigo que controla ou deu origem aos outro deuses. Em muitos panteões vi esta figura primordial (Ymir e Cronos). Destino é essa figura e foi uma grande homenagem a um dos perpétuos do Sandman.

Terceira base: um paraíso, que no livro é mencionado diversas vezes como "Terras Verdejantes". Como também existe algo parecido com o inferno que é chamado de "Terras Secas". E a morte recebe o nome de Nihaya.

Os Deuses do Ciclo, por serem divindades de um polvo do cultivo de grãos, não são bélicos com armas e poderes. Entretanto, cada um deles possui uma representação. Seguem trechos retirados do próprio livro:

"O vento, o deus Vernum, assobiará a sua chegada, e quando chegar, a sua mão inquieta levará o dourado para esquerda e para a direita."

"Cresceram pisando na terra de Talaham e debaixo do céu de Vernum". - Nesse trecho mostro como Talaham representa a terra e reforço o ponto que tudo que envolve o céu está associado a Vernum.

"O Sol de Keltoi, o meu deus Mahalul, sempre entrega a sua luz com alegria.

"Antes do meu sono, a deusa Síolta cantou e me guiou, e também deixou que eu pisasse em suas sementes e em suas pétalas". - Não está explicito, mas subtende-se que Síolta é a deusa das sementes, das plantes e das flores.

"É Herba, a imagem infantil da deusa Síolta e nem a pedra da qual foi feita diminui a sua alegria". - Este trecho é explícito.

"? Esta velha pede uma nova colheita, deusa Nihaya ? escuto, logo que me aproximo.
? Ela sempre foi a sua deusa favorita, não é mesmo, Guilda. A deusa da morte, da noite e do renascimento".

Desculpe, mas é muito estranho você ter descoberto os nomes dos deuses só em 41% do livro. Segue uma frase retirada da terceira página do primeiro capítulo:

"? Mahalul, o nosso deus, já avisa com o Sol que o trabalho deve ser iniciado."

Elias Flamel 10/10/2021minha estante
Sobre as descrições não há o que falar, respeito a sua opinião e tentarei melhorar.

Alguns leitores falaram de uma suspeita sobre o final do livro ser um sonho. Quem fez esse apontamento deixou claro que essa suspeita foi gerada devido a gravidade do ocorrido e não devido a falhas na escrita. De qualquer forma, obrigado pelas pontuações.

Feliz por você ter apreciado a união da comunidade e por ter a minha obra descrita como sendo diferente.

Elias Flamel 10/10/2021minha estante
Espero ter feito os esclarecimentos necessários e estou à disposição para qualquer esclarecimento.

Lutty1 10/10/2021minha estante
Obrigada! Esclareceu sim. Como eu disse é bem diferente e agora acrescento sutil. Parabéns por seu trabalho! E cabe parte dois, três...

Elias Flamel 11/10/2021minha estante
A continuação já foi lançada. Se quiser dar uma olhada, segue o link:

Deu um alívio ver que tudo foi esclarecido e gosto de ser sutil.
Agradeço pelo elogio.

Giiiii 09/10/2021

Leiam "os cinco do ciclo"
Não sei fazer resenhas, mas devo dizer que apesar de alguns diálogos confusos e capítulos longos, o livro é bem escrito, narrativa bem construída, rico em detalhes.

O livro é no ponto de vista do personagem central, Yosef. Mostra como ele enfrenta os desafios da colheita do tão amado centeio de Keltoi, os pagamentos de tributos ao império, o medo de um futuro incerto de uma nova religião imposta por Numitor entre outras aventuras.

Com um toque sutil de suspense e fantasia, vale a pena ler, sim. O final deixa um gancho para o próximo volume.
Se puderem, leiam. Vocês vão gostar de conhecer esse lugar distante e cheio de magia.
Diego 09/10/2021minha estante
Puxa vida!
Imagina se você soubesse fazer resenhas, então!
????

Giiiii 09/10/2021minha estante
Obrigada ?
Mas quem me dera!

Cirlei oliveira 09/10/2021

Yusef de Keltoi
Obrigada Elias flamel por me oferecer esta leitura, foi totalmente diferente do que imaginei, apesar de levar muito tempo para ler devido as dificuldades do dia a dia.

Um fantasia sem heróis, um líder, um pai, um marido, Yusef é um homem que se preocupa com o bem estar de todos, um homem fiel com as obrigações com o governo.

Logo descobre que a sua fé nos deuses está sendo ameaçado pelo fanatismo das pessoas que segue ao Deus único e parte para a capital em busca de ajuda.

A política, foi bem retrada nesta fantasia, manipuladores, mentirosos que trabalha para seus próprios benefícios, para a decepção de Yusef. Até aquele momento, ele não conhecia os bastidores da capital.

Achei o enredo bem lento, houve momentos que tive dificuldade de ler devido ao cansaço e a correria de conciliar trabalho e faculdade. Percebi que a história concentrou somente em Yusef.

Acredito que o segundo volume, será maravilhoso. Nossos autores nacionais estão caprichando na escrita.
Arya4 09/10/2021minha estante
Adoro esse livro. Preciso terminar o segundo livro...

Elias Flamel 09/10/2021minha estante
A minha obra tem uma carga dramática e descritiva muito grande. Espero que ela tenha fornecido conforto em meio a sua jornada dupla (trabalho e faculdade). Tem em mim que o protagonista te conquistou. Se isso aconteceu, posso me considerar um artista de sorte. Sobre o universo criado, acredito que ele te fez pensar nos políticos brasileiros, né?

Você vai amar a continuação. Estudei bastante sobre o ritmo na narrativa e o segundo volume está bem mais rápido. Além disso, depois daquele final, as coisas serão mais intensas e focadas na ação.

Abraços e obrigado não só pela leitura como também pela resenha.

Elias Flamel 09/10/2021minha estante
Não precisa agradecer, eu que agradeço. Você poderia ler o segundo junto com a Iva. Já pensou? ???

Cirlei oliveira 13/10/2021minha estante
Pior que pensei mesmo nos nossos políticos, rsrsrs.. amei o protagonista, homem que luta pelo que acredita, pela família, pelos amigos. Vou adorar ler o segundo, só não prometo que será com a Iva.

Elias Flamel 14/10/2021minha estante
huahuahauhauahu sempre acho que será feito uma associação com os políticos do nosso país. Tudo bem e acredito que a Iva lerá em algum momento.

Beatriz Kath 08/10/2021

Os Cinco do Ciclo
A história acompanha o líder de uma vila buscando proteger seu povo e sua cultura, uma vez que surgiram boatos indicando possíveis ameaças à sua religião, assim como a todas as outras diferentes daquela que foi recentemente adotada pelo Império ao qual ele e sua vila pagam tributos.

O livro então acompanha toda a jornada desse líder, e o faz com uma grande proximidade entre o leitor e o personagem, principalmente por conta da narrativa em primeira pessoa, pois, dessa forma, ficam bastante claros todas as incertezas e confusão dele quanto aos boatos repentinos; a preocupação com sua família e seu povo; e o desconhecimento quanto a tudo que realmente acontece no Império.

Porém, ao mesmo tempo que isso tornou a história bastante imersiva e me aproximou do protagonista, em alguns momentos também tornou a leitura um pouco cansativa, porque fez com que eu não soubesse bem o que estava realmente acontecendo fora da mente do protagonista.

Isso porque o personagem passa algum tempo bastante confuso e, como o ponto de vista dele é o único, eu também me sentia assim, e sem saber bem o que esperar, o que temer ou pelo quê torcer.

Gostei das cenas iniciais, que estabeleceram as relações dele com boa parte da sua vila, e também da sua família. Embora tais personagens acabem não aparecendo tanto durante a jornada solitária do protagonista, deixa bem fácil de entender o desejo que ele tem de proteger tais pessoas.

Durante as viagens e buscas realizadas por ele há algumas cenas de ação, nas quais a narrativa segue um ritmo mais rápido, porém, em outras cenas, mais uma vez acabei achando o ritmo lento por conta de todas as descrições e algumas ações que, ao menos para mim, foram excessivamente prolongadas.
Elias Flamel 09/10/2021minha estante
Como não gostar de uma resenha que mostra que a minha obra foi entendida linha por linha. Um texto que elogia ao mesmo tempo que sabe apontar críticas. Comemoro a imersão e a lentidão é justificada pela falta um editor profissional e um aprofundamento na questão da estrutura narrativa. Não sei quando poderei melhorar este primeiro ponto, mas melhorei o segundo na continuação.

A confusão pode ter como origem a quantidade de pensamentos do personagem e a proposta diferente se comparada a outras fantasias. Pelo seu texto, sinto que o "ficar perdida" se deu no inicio e foi melhorando conforme o avançar da história.

Adoro descrições, elas são os meus traços e cores. Acredito que sempre terei esta característica. Isso pode ser um estilo, mas deve ser dosado. Obrigado pelas excelente considerações que farão parte da minha evolução. Feliz em ter o meu livro lido por você.

Beatriz Kath 10/10/2021minha estante
Muito obrigada também, pela oportunidade de lê-la. Foi uma experiência bem interessante pois, como disse, é uma história com uma proposta diferente daquelas que costumo ver em outras obras do gênero.

Espero que continue sempre escrevendo e criando novas histórias ??

Elias Flamel 11/10/2021minha estante
Ser diferente é um combustível, uma meta e um desejo enquanto escritor. Quero sempre trazer algo diferente ou tentar inovar em alguma questão sobre o gênero da fantasia.

Ter leitoras como você querendo mais é um baita incentivo.

Eduarda.Silva 07/10/2021

Muito bom...
Apesar do fluxo narrativo lento, eu gostei muito da história.

Percebi que esse livro não se parece com nada que já li, é uma fantasia diferente das tradicionais, não vemos um herói jovem que salva o mundo com toda aquela ação e tal, mas sim um protagonista mais velho, maduro e com muitas responsabilidades, achei a proposta bem interessante.

Ademais, a obra ressalta pontos essenciais sobre política, já que o vilarejo em que o protagonista, Yosef, liderava, precisava pagar tributos absurdos para o império (isso rende uma aventura e tanto kk)

Outra coisa que foi bem pontuada: religião, Keltoi tinha uma religião diferente das demais, eles acreditavam nos Cinco do Ciclo enquanto outros povos acreditam em apenas um Deus.

Isso acabou rendendo um final interessante, o livro te deixa com vontade de ler a próxima obra do autor e descobrir mais sobre a vingança de Yosef.

Diego Lima 02/10/2021

Hoje e eternamente
A história é contada pelo ponto de vista de Yosef, pai de família e casado com Morgiana com quem tem três filhos. Além disso, também é líder de um vilarejo pequeno chamado Keitoi, que apesar de distante, presta tributos para o império de Numitor.

Ao longo das páginas vamos conhecendo a cultura de Keitoi: como é a organização da vila, as crenças religiosas, a existência de um comercio local, e, principalmente, qual a atividade essencial do vilarejo: o cultivo de centeio - servindo como pagamento dos tributos.

Na época da entrega dos tributos, Yosef vai até a cidade imperial para cumprir com as obrigações de seu lugarejo, e nessa ida fica sabendo de boatos que circulam pela cidade sobre a implantação de uma religião única e sobre seguidores fanáticos nutridos por acabar com as religiões que não seguem o deus único. Tais notícias vão preocupar o líder de Keitoi, como irá trazer grandes mudanças para o mundo.

O livro vem com a proposta de acompanharmos todos os sentimentos que o protagonista sente, todas suas dúvidas, todas as preocupações, ou seja, ficamos sabendo todos os pensamentos. Apesar de gostar muito de criar intimidade com o protagonista para poder ter uma imersão no enredo, ficamos muito presos ao personagem e pouco nos é mostrado da história principal. Superando tudo isso, temos um livro muito bem escrito, onde o escritor mostra todo seu talento em descrever cenas, objetos, ações ... e ainda vamos entendendo um pouco como funciona política e religião em muitas culturas.
Elias Flamel 02/10/2021minha estante
Ótimo texto. Sintetizou a história e demonstrou para os seguidores do que se trata o livro.

Muitos leitores já me falaram que queriam o ponto de vista de outros personagens e outros pontos da história. Encaro esta curiosidade como algo bom porque existe um interesse de se aprofundar naquilo que só é mostrado através do olhar do Yosef. O olhar deste protagonista é muito forte e não consigo imaginar a obra sendo feita de outra. Independente disto, acredito que todo o artista tem que se desafiar e quero fazer um livro com mais de um ponto de vista.

Agradeço pela leitura e opinião sincera.

Diego Lima 03/10/2021minha estante
Eu que agradeço por essa obra.

O hitalo foi meu personagem favorito. O Yosef também é um grande personagem. Sua escrita me fez sentir todos os seus dramas no decorrer da história e enxergar todas as cenas. As do barco foram as melhores.

.Ansioso pelas próximas obras.

Elias Flamel 04/10/2021minha estante
Hitalo está conquistando cada vez mais os leitores.

As passagens do barco não eram muito elogiadas e isso está mudando. Elas são uma das minhas favoritas.

Ter leitores tão legais como você me motiva a continuar.