A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

Joshua Amaral 08/04/2023

Cansativo
Achei muitos pormenores, vários personagens, leitura as vezes arrastada. O final não foi surpreendente. Não gostei

Crisan_temo_ 08/04/2023

Loucura
Vou usar muita linguagem coloquial para me explicar aqui. Então, esse livro me deu uma lombra tão grande que cada vez que eu dava uma pausa no dia pra ler ele era como se eu fosse pra outro universo durante 20 páginas aí do nada eu saia e via que tinha passado 10 minutos na vida real. Era muita informação recebida no meu cérebro e, apesar disso eu não conseguia parar de ler. Simplesmente incrível, é o que eu posso dizer. Mas também cansativo, tem que ter força de vontade e mente aberta. Mas é muito bom.

Nicole 11/10/2020

Simplesmente perfeito
É uma leitura muito imersiva, em personagens, em cenário. É como se eu tivesse naquele ambiente até quando não estava lendo, eu conseguia sentir o vento comigo, ver as nuvens que eles viam. Ainda me pego pensando o que eles estão fazendo agora de tão verídico os personagens são. Comecei achando bom, mas nada demais e já no fim do primeiro capítulo tava surtando tentando entender o que ia acontecer e como eles iam lidar com os problemas que estavam se formando. E é incrível como tudo que aconteceu ali não tinha ser muito diferente uma vez que o fato inicial ocorreu, porque não teria como os personagens terem outras atitudes (devido quem eles eram) e que é aquilo que realmente fazia sentido acontecer

Marcela.Antonechen 10/11/2020

Em primeiro contato, A História Secreta poderia facilmente ser um seriado escrito pela Shonda Rhimes. Isto porque os elementos são basicamente os mesmos: sexo, drogas, segredos, momentos chatos e enrolados usados como artifício para prender sua atenção, mas falhando nisso. E não podemos esquecer o elemento fundamental, um assassinato.

Apesar da brincadeira, A História Secreta não é de todo um livro ruim, apesar do primeiro Livro (sua primeira metade) ser extremante chata, lenta e com detalhes dos quais não vale ao final. O caminho a ser percorrido ao grande desfecho não se trata de uma caminhada boa, mas sim truncado. No entanto, a história se torna de fato legal de acompanhar e um verdadeiro show maravilhoso na segunda metade, equivalente ao segundo capítulo dentro dela. Ali sim, temos um livro de suspense que traz elementos coesos, ações, tramas, segredos. Antes disso? É apenas um relato de um observador. Após a morte de Bunny? Ele ainda é um observador, consciente, mas um observador. E será com essas qualidades que ao final da história muitos desfechos são possíveis.

Agora um desabafo sobre personagens, eventos. Poderá ter spoiler, se bem que acredito neste caso não é um problema. De verdade, A História Secreta é um livro que precisa de contexto para entender a mágica daquela frase, seja a morte de Bunny ou quem o matou. O contexto e a experiência no desenrolar da trama que a torna tão incrível de ser lida.

De todo jeito, leia por sua conta e risco daqui em diante.

Primeiro: gosto da forma como o Bunny era descrito e foi desconstruído, e ao final, quando as coisas começam a dar errado mesmo, o narrador faz questão de jogar no seu colo se aquilo narrado sobre a vítima seria verdade ou não. Será que Bunny era tão irritante e doido ou sabia de seu trágico fim? Aposto no segundo. Aproveitador sim, mas ele tinha conhecimento o bastante dos eventos futuros, coisa que se comprova ao final. E mesmo assim, esse evento o qual estou apontando, acredito que é uma informação ambígua. Poderia ser verdade ou não, e esse é o segundo comentário;

Segundo: a dúvida que a história te cria na cabeça não se resume a um evento, e sim a vários. Poderia elencar aqui como em dado momento, Charles se torna instável, mas até qual ponto ele está mentindo? Até que ponto Henry não é, muito possivelmente, um manipulador filho da mãe? É um bom livro de teorias no final, nenhum deles é confiável ao narrar os fatos.

Terceiro: isto é algo que me irritou quando descobri a idade. Richard comenta uma vez sobre sua idade, mas a construção feita de seus pensamentos e comportamento, me sugere ser um jovem no máximo de dezoito anos. Essa informação, claro teoria, está errada; Richard tem vinte. Enquanto Henry e Francis tem vinte e um. Nem preciso comentar que Bunny tem vinte e quatro. Pode ser chatice minha, e muito provável que seja, porém os personagens são infantis sim. Invés de ter jovens adultos fazendo merda, temos seis personagens que fazem merda, se comportam como colegiais, e na realidade passaram dos vinte anos. O papo de “meus pais” do Richard soa extremante pedante, quase um desabafo de um emo dos anos 2000. Infelizmente, o comportamento exagerado de “jovem” me deixou irritada, e por isso o textão aqui hahaha.

Contudo, ignorando isso, A História Secreta é um livro muito bom de acompanhar, ler e se deixar levar. Mesmo com os pontos os quais considero um pouco “broxa”, continua sendo uma leitura muito divertida – divertida? Não sei bem o termo, mas me diverti lendo. É um bom quebra cabeça, em alguns momentos as peças serão chatas, em outro, quase formando a imagem, não consegui largar o livro nem por um instante.

site: https://www.instagram.com/chicoboreads/

Soares77 02/04/2023

Cara o livro é brilhante tem uma narrativa meio lenta mas completamente necessária pra história, tem um dos melhores finais q já li e c crtz o posfácio é surreal

Niguite 01/05/2021

A História Secreta
A história secreta é um livro espetacular.

A história é narrador em primeira pessoa pelo Richard, e desde a segunda linha já sabemos que ouve um assassinato, e quem foi assassinado. Ao decorrer da leitura nos é apresentado um grupo de personagens bem diferentes ao restante da faculdade. Tal grupo é formado por Henry, Bunny, Francis, Charles e Camilla, e são todos estudantes de grego.
Ao decorrer da história começamos a entender o motivo do assassinato, e mais sobre esse tal grupo que agora Richard também faz parte.
Um livro repleto de cenas e citações incríveis, com personagens tão incríveis quanto.
A construção dos personagens é algo admirável, e como a autora consegue fazer com que um personagem que gostávamos tanto, passe a ser o mais odiado de todos.
Em alguns momentos temos uma história mais rápida e mais emocionante, porém em outros eu me senti um pouco entediado lendo, e pensei até em diminuir a nota por causa de um momento específico (o enterro), pois achei algo monótono e sem graça comparando assim com outros momentos do livro que são tão "sombrias" quanto, mas inúmeras vezes melhor.
As últimas páginas antes do epílogo são muito boas, e eu não esperava por aquilo. O epílogo também é extremamente bom, ele foi o principal motivo de eu manter a nota como está, pois sinto que a autora consegui passar para aquelas páginas exatamente o que desejava.

Algumas citações:

"As pessoas podem, sem dúvida, lidar com tais paixões destrutivas de maneiras mais vulgares, menos eficientes. Quanta glória, contudo, há em libertá-las num único estouro! Cantar, gritar, dançar descalço na mata, no meio da noite, sem noção da mortalidade, como um animal! Falo em mistérios poderosos. Falo nos urros do bois. Mel jorrando da terra. Se tivermos forças suficiente na alma, poderemos rasgar o véu e olhar direto para a beleza crua e terrível; deixar que Deus nos consuma, nos devore, nos descarne. E, depois, nos devolva renascidos."

"Eu me sentia sonhando acordado: bastava vê-la para mergulhar em uma série quase infinita de fantasias, do grego ao gótico, do vulgar ao divino."

"Bem, se você acorda com a intenção de matar alguém às duas da tarde, não vai se lembrar de preparar um jantar para o defunto, certo?"

"Henry sorriu. "Ora, catando samambaias", disse, dando um passo em direção a..."

Samara.Alves 16/05/2021

Uma história longa, rola muita coisa! Mas o que eh interessante aqui é a personalidade de cada um dos personagens! Não tem muita ação.

Victor 31/12/2022

A História Secreta
e lá vamos nós?

bem, preciso dizer que a ambientação desse livro é a melhor coisa nele, eu senti uma tensão do começo ao fim.

a escrita da autora é ótima? é. mas infelizmente ela peca ao colocar termos errados no livro, como, por exemplo, ?homossexua.lismo.?.

a história não é cheia de plots! no primeiro capítulo já sabemos quem morreu e quem matou, o que vamos ter no livro é o relado de vida de um bando de jovens perturbados fazendo m*rda.

acredito que a minha nota de justifica tanto por as coisas que falei acima, tanto por ter lido esse livro no momento errado. passei meses pra ler.

ah, uma coisa, o livro é lento, tá? quem não curte nem pegue pra ler.

mas quem curte, é um prato cheio (eu amo)!
Anelise.Sobral 16/01/2023minha estante
Tb me incomodei com o termo homossexual*ismo, mas é um livro de 30 anos atrás. Tem que ver quando foi a última edição e tals.

Victor 16/01/2023minha estante
eu vi uma matéria sobre a autora e pelo que entendi o problema é ela mesmo, inclusive tem até termos racistas no livro (que por erro meu não identifiquei)

Anelise.Sobral 18/01/2023minha estante
meu deus ??

helena 03/04/2023

A beleza é áspera
é dificílimo tentar falar sobre livros assim, intangíveis e quebradores de alma.
por pouco mais de um mês, vivi entre estes personagens e suas manias, e entendi o desejo intenso do richard de ser parte desse grupo, de viver o mundo pela perspectiva deles. essa vivência, no entanto, acaba se desenrolando em um peso culposo, em mentiras imparáveis e atrocidades suavizadas.
algo que se manteve marcado durante a minha leitura foi a solidão de richard, um tanto lírica, cercado de todos esses amigos-amores e ainda sim, se sentir profundamente só. em nenhum momento ele vê essa solidão como uma situação que ele mesmo se colocou, ou sequer interpreta como uma solidão de fato. é poético, doloroso, arrastado.
além do mistério, que é o de menos importância. no prólogo do livro sabemos o assassino e quem foi assassinado, o que nos dá uma falsa sensação de controle sobre os atos das personagens. você se sente parte daquele grupo, admitido por saber o mais sujo de seus segredos, e é surpreso pela quantidade de histórias secretas que estão escondidas.
os personagens são, ao mesmo tempo que acessíveis, sempre um elemento desconhecido. em especial, henry e julian. herny é magnético, manipulador e insaciável. julian é uma figura quase teocrática, uma divindade por entre as páginas e um salvador para as personagens.
apesar de todos os bons aspectos, não é um livro perfeito. é arrastado e longo, com alguns acontecimentos "estranhos". sinto que poderia ter 100 páginas a menos.
nada mais retrata que uma história bela e crítica, a ascensão e a decadência de uma elite que se vê tão esperta ruindo pela própria espada.
beleza é terror.
o que nos chamamos de belo nos faz tremer.

Zeka.Sixx 15/02/2022

"It's Tartt; but is it Art?"
Este foi o aclamado romance de estreia da escritora Donna Tartt, famosa por seu estilo "bissexto" - lança um livro a cada dez anos, em média. Publicado em 1992, narra a história de Richard Papen, jovem de classe média baixa da Califórnia, que por algumas curvas felizes - ou infelizes - do destino consegue ser admitido na prestigiada universidade de Hampden, em Vermont, conhecido por seus cursos de Arte e por seu estilo liberal.

Em pouco tempo, graças ao seu interesse pela língua grega, Richard consegue ser selecionado para participar do curso de grego ministrado por Julian, um professor conhecido por seu estilo excêntrico de ensinar e por ser extremamente criterioso na seleção de novos alunos. Deslumbrado, Richard logo cria fortes laços de amizade com seus novos colegas: os gêmeos Charles e Camilla, o extravagante Francis, o fanfarrão Bunny e o brilhante e enigmático Henry, espécie de líder informal do grupo.

Aos poucos, Richard vai percebendo que sua nova turma tem hábitos muitos diferentes dos demais alunos de Hampden, levando um pouco demais ao pé da letra os ensinamentos sobre os costumes e o estilo de vida dos antigos gregos e romanos. Quando um crime é cometido, logo as fraturas nas personalidades do grupo começam a aparecer, e aos poucos as coisas, naturalmente, começam a sair do controle, como uma bola de neve.

É um romance denso, muito bem escrito - percebe-se nitidamente o perfeccionismo de Donna Tartt nas descrições tanto dos cenários quanto das emoções dos personagens -, mas que não correspondeu plenamente à expectativa que eu tinha. São mais de 500 páginas, em letra miúda, que a meu ver não se justificam - me arrestei por um mês para concluir a leitura. A ambientação é excelente, conseguimos ser transportados para o meio daquela universidade de riquinhos afetados e nos afeiçoamos aos personagens principais, mas o fio condutor da trama por vezes não é tão firme, e muitas situações-chave não ganham a devida atenção, sendo explicadas rapidamente ou de forma inconclusiva. Sei que deve ser uma opção da autora - não entregar tudo mastigado, deixar o leitor tirar as próprias conclusões - mas foi algo que não me agradou. Terminei a leitura com um gosto agridoce.

renatinha 23/02/2022

eu amei mto esse livro. não especificamente pela estória, mas os personagens, os conflitos e segredos que existem entre eles me deixou muito apegada a esse universo. achei a escrita perfeita, foram pouquíssimos momentos em q a narrativa ficou um pouco chata, o que é incrível para um livro com mais de 500 páginas. achei a tradução um pouco ruim mas nada que tenha dificultado o compreedimento.

May 05/03/2022

Uma resenha secreta
O livro não foi nada do que eu esperava, de maneira boa e de maneira ruim. Me surpreendeu bastante e foi uma leitura que eu demorei um pouco a me adaptar.
O protagonista Richard é nosso unico ponto de vista e claro, não é um narrador 100% confiável, e a historia começa e termina com inumeras dúvidas que não são respondidas ao final da narrativa. Esse fato me incomodou bastante mas ao mesmo tempo dá uma beleza a mais à obra.

Gostei bastante dos 5 personagens principais, de como são construidos e humanos. Definitivamente o desfecho não era algo que imaginei em nenhum momento. As citações filosoficas formam um debate interessante e pontuam as ações e diretrizes de cada um dos estudantes de forma bem coesa.

Não é o tipo de livro que vai te chocar, te prender a um misterio ou te deixar marcado. Mas em compensação constroi seu ambiente lentamente a ponto de te envolver nos fatos e te instigar a continuar. Tão humano, tão real, não duvido que uma história assim poderia facilmente acontecer na realidade.

lori 13/03/2022

a
não consigo explicar nem o enredo do livro!
só sei que embora não tivesse simpatia por nenhum NENHUM personagem (talvez exceto francis) eu ainda não conseguia desgrudar os olhos do livro
essa história é totalmente diferente de tudo que já li e talvez nem me chamasse atenção se minha amiga não tivesse me recomendado? por isso, obrigada anna!