A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

larissalimas 23/09/2023

These violent delights have violent ends
Henry é o amor da minha vida e eu nunca mais quero ler outro livro enquanto eu viver (: eu não tenho PALAVRAS

vitoriamfm 01/02/2023

mortos são a luz brilhante de uma estrela morta
acho que essa é a primeira resenha que eu faço sem saber mais ou menos oq falar. pq é assim que esse livro me deixou ? em grande parte da leitura: sem conseguir nem respirar direito. é profundo dms pra resumir e entrega mto mais do que a gnt acha q propõe. até pq na própria leitura n dá pra tirar conclusões pq elas são tiradas de vcs poucas páginas dps. nunca vi humanidade tão bem retratada. até os desconfortos q eu senti foram perfeitos de uma certa forma.
muito muito muito genial, sério.
vitoriamfm 01/02/2023minha estante
*tiradas de vc

laura3976 26/09/2023

Screaming, crying and suicide?
?Estava estupefato. Pensei que deveria dizer alguma coisa ? qualquer coisa ?, mas não consegui pensar em nada adequado.? (PÁGINA 424)

É exatamente assim que me sinto nesse momento. O que eu faço? Eu não sei o que fazer depois de acabar esse livro. Eu nunca vou ser a mesma. Esse foi o livro da minha vida. Como eu sigo em frente?

Não estou em condições de fazer uma resenha sobre essa história. Acho que nunca estarei cem por cento para isso. Tudo o que eu posso dizer é: leia esse livro. Eu sei que não existe livro universal, mas se eu pudesse, faria todo mundo ler esse em específico. Unicamente pela experiência que é ler a escrita, os personagens; tudo.

Eu comecei esse livro e na primeira página já sabia que seria meu favorito. Sabe essa sensação, de só saber? Mesmo assim, demorei um ano pra acabar esse livro (principalmente porque quando percebi que faltava cem páginas para acabar, entrei em negação e fiquei nove meses sem abrir ele de novo para não acabar). Demorei um ano para ler tudo, e ainda sinto que não assimilei tudo, totalmente.

Vou reler esse livro de novo. E mais uma vez. Pensando em reler ele todo ano pelo resto da minha vida. Acho que é a única maneira de conseguir compreender todos os detalhes dessa história. E talvez nem isso seja o suficiente.

?Perdoe-me por todas as coisas que fiz, e principalmente por aquelas que não fiz.?

Amo o Francis. O melhor de todos.

ana beca ! 02/08/2022

a vida continua.
é o brilho de uma estrela morta.
é o horror da beleza.
é o angelical do acaso.
é o filete de sangue na água cristalina.
é o cacho dourado na face macia.
é a fumaça que sai de cabeças que pensam demais.
é a neve que congela os corações.
é o fio que tece as amizades.
é o milésimo de segundo que separa a vida da morte.
é o som ensurdecedor do silêncio.

é tudo isso que compòem todos os segredos da inexplicável existência de todos os seres humanos e suas histórias tão profundamente secretas.

Mariana113 07/09/2022

belo, trágico, dionisíaco
Eu precisei de mais de um mês para digerir esse livro enquanto eu repassava trechos na minha cabeça tentando encontrar detalhes que eu perdi na primeira leitura. É simples dizer que eu amei esse livro, na verdade ele teve em mim um efeito que eu não experimentava há tempos e fiquei tão obcecada que por um momento tive medo de estar me identificando demais com os personagens principais. Isso porque estamos falando de uma história de assassinato, (não é spoiler, isso é literalmente uma das primeiras páginas do livro), onde um grupo de amigos decide matar um de seus integrantes para proteger um segredo. Seguimos esse grupo pelos olhos do mais recente de seus membros, Richard, um californiano que odeia sua vida e decide se mudar para o estado de Vermont, na outra costa, e ao chegar lá mente sobre seu passado. Ele é aceito num grupo seleto de estudantes de clássicos das antigas Roma e Grécia, suas línguas, culturas e filosofias, chefiado pelo Professor Julian Morrow. Pelas suas memórias daquele fatídico período vemos como o grupo chegou na decisão de matar Bunny Corcoran e os eventos que seguem o assasinato na tentativa de encobrir o crime e serem todos ignorados como suspeitos. No meio de toda essa ansiedade, outros segredos vêm à tona, e a relação desses seis amigos fica cada vez mais frágil, num ritmo alucinante de eventos que te mantém pregado às páginas até o final, porque tanto eles quanto nós temos a sensação de que serão descobertos a qualquer momento.

Esse foi meu primeiro contato com Donna Tartt, e logo desde a primeira leitura eu me apeguei loucamente com cada personagem, inclusive Bunny em certos momentos, apesar de serem todos tóxicos (para dizer o mínimo). A escrita também é maravilhosa e podemos ver que não apenas os personagens são classicistas, mas também o é a autora, que consegue trabalhar esses temas de maneira tão natural dentro da obra. O ambiente estudantil da universidade me assustou um pouco pela quantidade de drogas e álcool consumidos, e eu passei o livro todo pensando “como é que ninguém teve uma overdose ainda?” e “eu vou levar todo mundo pro AA”. Agora que eu terminei esse livro não sei mais o que fazer, ele alugou um triplex na minha cabeça hahaha e pelo jeito não vai sair de lá tão cedo.

Se você está pensando em ler o livro, leia. É simplesmente maravilhoso, intrigante, envolvente, apaixonante. Um dos melhores que eu já li em toda minha vida, sem exageros.

manuelaaz 08/08/2022

A História Secreta...
Um clássico de "dark academia", toda a vibe desse livro é incrível.
A Donna Tartt tem uma escrita tão boa que dá vontade de terminar tudo de uma vez, e mesmo sendo um livro grande ele não é arrastado de forma alguma.
A primeira parte do livro foi com certeza a minha favorita!!
Eu adorei ver o desenvolvimento desses personagens, que são tão esquisitos e difíceis de gostar.
Acho que essa leitura foi uma experiência muito estranha e diferente, mas que eu com certeza gostaria de repetir!!

lidopormaria 09/08/2022

Esse livro parece que começa como mais uma história ali e outra aqui de repente você já tá colocando a mão na cabeça e pensando "que loucura?" " Como eu vim parar aqui?" E isso deixa tudo ainda melhor! Mesmo que eu não entenda as nunces filosóficas e profundas do livro ainda foi uma boa leitura. Me lembrou bastante o Grande Gatsby em diversos sentidos

Giulia 09/08/2022

gostei bastante do livro. a escrita da donna tart é única e ela é mto inteligente, só pelo conteúdo do livro você fica impressionado. mas achei o livro II meio encheção de linguiça em algumas partes e meio desconexo também com a história principal. eu tô em dúvida da nota entre 3-4, mas resolvi dar 4 mesmo porque o livro me prendeu mto.

Jess 03/09/2022

A história secreta
O começo do livro foi bem lento e cansativo fiquei pensando se continuava ou não.

Esse não é um tipo de livro que costumo ler e deve ter sido por isso que não me cativou, não me apeguei aos personagens além de ter detalhes que não acresentaram nada história.

O livro só fica bom nas últimas 30 páginas que acontece umas coisas interessantes mas fora isso bem lento.

Cheiro de Livro 28/09/2015

A HISTÓRIA SECRETA
Sou dessas que quando adora um livro vai atrás de toda a obra do autor. Foi assim que “A História Secreta” veio parar em minhas mãos, fiquei completamente encantada por “O Pintassilgo” e corri atrás dos outros livros de Donna Tartt. A leitura dessa vez foi mais trabalhosa e igualmente prazerosa.
“A Historia Secreta” é o primeiro livro de Tartt, publicado no anos 1990, e como primeiro livro é maravilhoso. Richard é um estudante de grego que se vê em uma seleta turma, com apenas seis alunos, de uma pequena universidade e é toda a dinâmica entre esses seis alunos que alimenta o livro. A dinâmica e um assassinato, isso não é spoiler, está logo na primeira página do livro. A narrativa em primeira pessoa feita por Richard é a narrativa do remorso, é ele, com a perspectiva que só o tempo nos dá, analisando o ocorrido e como tudo levou aquele desfecho trágico.
Tenho que admitir que tive momentos ruins e bons com o livro. Pegava e não conseguia ler nem três páginas antes de coloca-lo de lado e, em outros momentos, não conseguia para de lê-lo. Acredito que os momentos mais difíceis da leitura se devem ao clima pesado da narrativa, é tudo carregado por um remorso que me exauria como leitora e mesmo assim me impulsionava a continuar lendo pelo simples motivo de ser tão bem escrito.
Todo o poder de Henry, a relação dos gêmeos, a afetação de Francis, a idolatria que todos têm por Julian e, principalmente, a personalidade consumidora de Bunny fazem do relato de Richard encantador. É um desses casos em que saber o desfecho não atrapalha em nada a jornada. O leitor sabe, logo de cara, que vai ocorrer um assassinato e quem será morto, sabe o destino do personagem antes mesmo de ser apresentado a ele e isso não diminui em nada a jornada que leva ao crime. O crime em si não é surpreendente, nem mesmo o seu planejamento e isso não é um problema, é uma virtude conseguir manter o leitor entretido mesmo sem o surpreender. O talento de Tartt está em contar essa historia cheia de personagens não muito sociáveis e fazer o leitor se importar com eles e se envolver em suas tramas.
“A História Secreta” é um grande livro, fica ainda maior se pensarmos que é o primeiro livro de Tartt, mas não foi uma leitura tão fluida para mim e mesmo assim “O Amigo de Infância”, segundo livro dela, já está na pilha para ser lido e até já passou alguns outros.

site: http://cheirodelivro.com/a-historia-secreta/

kamila 14/02/2018

Pura melancolia
Caramba até o momento eu ainda não sei como processar essa leitura, é uma coisa pesada, carregada de uma energia negativa, eu sinceramente não sei como prosseguir. Donna Tartt escreve de uma forma tão intensa que você realmente acredita que os personagens são reais aí quando as coisas acontecem com eles você se sente tão mal, é uma sensação tão ruim que chega a ser indescritível. Você não quer amar o "vilão" mas quando se vê está pensando se não havia outra alternativa para os acontecimentos. Eu estava certa em parar de ler no epílogo pra ler no dia seguinte, mas o final do capítulo é tão chocante e triste que eu não consegui me conter e tive que ler. A gente aprende, o que já é óbvio, que muitas vezes o que fazemos trás consequências. E que devemos tomar cuidado com quem nos relacionamos. Acabei de terminar esse livro e realmente não sei como prosseguir, eu já sentia saudades dos personagens, mas agora é um completo vazio dentro do peito, você ao mesmo tempo quer ler mais sobre eles mas ao mesmo tempo não quer porque é doloroso, é triste, é angustiante. Misericórdia Donna Tartt.
Blair 14/05/2018minha estante
Estou no mesmo barco... Como Donna Tartt quer que eu prossiga com a minha vida depois desse baque que é este livro?

William 03/10/2019minha estante
"escreve de uma forma tão intensa que você realmente acredita que os personagens são reais aí quando as coisas acontecem com eles você se sente tão mal, é uma sensação tão ruim que chega a ser indescritível" MEU DEUS, é MUITO ISSO. Você resumiu o que eu sinto.

Marcela.Antonechen 10/11/2020

Em primeiro contato, A História Secreta poderia facilmente ser um seriado escrito pela Shonda Rhimes. Isto porque os elementos são basicamente os mesmos: sexo, drogas, segredos, momentos chatos e enrolados usados como artifício para prender sua atenção, mas falhando nisso. E não podemos esquecer o elemento fundamental, um assassinato.

Apesar da brincadeira, A História Secreta não é de todo um livro ruim, apesar do primeiro Livro (sua primeira metade) ser extremante chata, lenta e com detalhes dos quais não vale ao final. O caminho a ser percorrido ao grande desfecho não se trata de uma caminhada boa, mas sim truncado. No entanto, a história se torna de fato legal de acompanhar e um verdadeiro show maravilhoso na segunda metade, equivalente ao segundo capítulo dentro dela. Ali sim, temos um livro de suspense que traz elementos coesos, ações, tramas, segredos. Antes disso? É apenas um relato de um observador. Após a morte de Bunny? Ele ainda é um observador, consciente, mas um observador. E será com essas qualidades que ao final da história muitos desfechos são possíveis.

Agora um desabafo sobre personagens, eventos. Poderá ter spoiler, se bem que acredito neste caso não é um problema. De verdade, A História Secreta é um livro que precisa de contexto para entender a mágica daquela frase, seja a morte de Bunny ou quem o matou. O contexto e a experiência no desenrolar da trama que a torna tão incrível de ser lida.

De todo jeito, leia por sua conta e risco daqui em diante.

Primeiro: gosto da forma como o Bunny era descrito e foi desconstruído, e ao final, quando as coisas começam a dar errado mesmo, o narrador faz questão de jogar no seu colo se aquilo narrado sobre a vítima seria verdade ou não. Será que Bunny era tão irritante e doido ou sabia de seu trágico fim? Aposto no segundo. Aproveitador sim, mas ele tinha conhecimento o bastante dos eventos futuros, coisa que se comprova ao final. E mesmo assim, esse evento o qual estou apontando, acredito que é uma informação ambígua. Poderia ser verdade ou não, e esse é o segundo comentário;

Segundo: a dúvida que a história te cria na cabeça não se resume a um evento, e sim a vários. Poderia elencar aqui como em dado momento, Charles se torna instável, mas até qual ponto ele está mentindo? Até que ponto Henry não é, muito possivelmente, um manipulador filho da mãe? É um bom livro de teorias no final, nenhum deles é confiável ao narrar os fatos.

Terceiro: isto é algo que me irritou quando descobri a idade. Richard comenta uma vez sobre sua idade, mas a construção feita de seus pensamentos e comportamento, me sugere ser um jovem no máximo de dezoito anos. Essa informação, claro teoria, está errada; Richard tem vinte. Enquanto Henry e Francis tem vinte e um. Nem preciso comentar que Bunny tem vinte e quatro. Pode ser chatice minha, e muito provável que seja, porém os personagens são infantis sim. Invés de ter jovens adultos fazendo merda, temos seis personagens que fazem merda, se comportam como colegiais, e na realidade passaram dos vinte anos. O papo de “meus pais” do Richard soa extremante pedante, quase um desabafo de um emo dos anos 2000. Infelizmente, o comportamento exagerado de “jovem” me deixou irritada, e por isso o textão aqui hahaha.

Contudo, ignorando isso, A História Secreta é um livro muito bom de acompanhar, ler e se deixar levar. Mesmo com os pontos os quais considero um pouco “broxa”, continua sendo uma leitura muito divertida – divertida? Não sei bem o termo, mas me diverti lendo. É um bom quebra cabeça, em alguns momentos as peças serão chatas, em outro, quase formando a imagem, não consegui largar o livro nem por um instante.

site: https://www.instagram.com/chicoboreads/

lori 13/03/2022

a
não consigo explicar nem o enredo do livro!
só sei que embora não tivesse simpatia por nenhum NENHUM personagem (talvez exceto francis) eu ainda não conseguia desgrudar os olhos do livro
essa história é totalmente diferente de tudo que já li e talvez nem me chamasse atenção se minha amiga não tivesse me recomendado? por isso, obrigada anna!