A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

Gabriel.Pinage 07/01/2023

Decepcionado
A história começou bem, o plot foi bem construído, a estética da escrita é cheia de uma beleza que muito me agradou. Infelizmente, após a surpresa que o leitor aguarda, e os comentários xenofóbicos da autora, o livro simplesmente se perdeu. Maçante! Donna Tartt tinha tudo para terminar a história logo, sem acontecimentos desesperados. Uma tremenda decepção.
Como eu disse, o livro começou bem, e até as várias (maioria) das páginas do começo que não tinham envolvimento direto com a história, me despertavam interesse, e infelizmente o interesse foi jogado no lixo após o acontecimento principal.
Sinceramente, entre os queridinhos do tiktok, esse sem dúvida é um dos melhores, mas com certeza deixou muito a desejar. Uma tristeza.

larissa 08/01/2023

eles si divertem????
cara mano irmão companheiro leitura meio lenta porém uau tipo n esperava mas já esperava com oq rolava ?

Isa 21/08/2023

?Beleza é terror.?
?Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios. E o que poderia ser mais aterrorizante e belo, para mentes como a dos gregos e a nossa, do que a perda total do controle? Soltar as amarras do ser por um instante, estraçalhar a estrutura de nossos egos mortais? ?

Talvez daqui um tempo eu consigo realmente ter uma opinião pra esse livro. Claro que amei, favoritei, e li como se minha vida dependesse dessa leitura para sobreviver. Mas o misto de emoções que sinto logo após terminar, é indescritível.
Posso começar com o básico: é uma leitura que te prende do começo ao fim. Logo no começo, no prólogo, já somos apresentados ao personagem que foi assassinado, e ao decorrer da primeira parte, conhecemos esse seleto e incomum grupo de seis estudantes de grego, liderados por um carismático professor, que é visto como uma divindade para eles.
Apesar de ser narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista de apenas um, você consegue visualizar e entender (?) todos os outros personagens. A escrita da autora é instigante, não deixa você parar de ler, e a maneira poética é o toque perfeito. Donna Tartt é uma autora acima da média, faz com que você se veja parte do grupo de amigos, que você está presente naquela história de algum jeito. Você sente as angústias, as emoções, os medos, anseios, os momentos bons e ruins, não apenas como espectador, mas como um protagonista.
A partir da segunda metade, após as explicações de como chegou ao assassinato, vemos as consequências do ato. Os sentimentos de remorso e arrependimento, o desespero, devaneios e loucuras dos cinco que sobraram é palpável. Você sente tudo junto com eles.
No final do livro, a autora conseguiu surpreender ainda mais. Não acho que posso chamar nenhum personagem daqui de herói, são todos completamente anti-heróis, são personagens cinzas, e não branco ou preto. Mas as atitudes finais de alguns foram dignos de heróis de tragédias gregas. São acontecimentos que ninguém prevê, pelo menos pra mim, me deixaram em choque.
Nas últimas trinta páginas, minha cabeça só sabia tocar ?Skyfall?, da Adele. São tantos segredos, em um emaranhado tão grande, que a qualquer momento do livro, todos poderiam ter a glória, ou encontrar a perdição juntos.

_ijaqline 31/07/2023

"A beleza raramente é suave ou reconfortante. Pelo contrário. A verdadeira beleza sempre nos assusta. Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios."

Queds 20/07/2022

Não sei se conseguirei escrever uma impressão plausível, porque simplesmente esse livro é diferente de todos os suspense que li até o momento. Terminei a leitura sem saber como avaliar, gostei ? Sim ... Ainda estou confusa ? Sim rs

Em A história secreta conhecemos o seleto "clube dos cinco" formado por Henry Winter, Bunny, Francis e os gêmeos Charles e Camila. Estudantes de Grego, ministrado pelo professor Julian, formando um grupo exclusivo da Universidade eles recebem no curso Richard, o narrador dessa história.

Dividido em duas partes, o livro discorre na primeira parte os motivos que originou o crime. E pelas memórias de Richard conhecemos mais desses jovens e esse período através das observações e descrições narradas. Nos vemos imerso entre essas personalidades, enquanto acompanhamos o crime que cometeram.

Na segunda parte a autora nos coloca no momento das ações reações e consequências do assassinato. Como cada um prosseguiu e como foram atingidos.

O que eu curti nessa leitura foi a dinâmica de que o crime e os culpados não são o ponto central, mas a personalidade construída de cada um, a transformação deles em virtude da relação e do ambiente. Essa dinâmica dos personagens foi incrível de acompanhar, você acaba se conectando com eles, odiando e amando com a mesma intensidade.

O que prejudicou a leitura foram os capítulos enormes e o excesso de descrição, a leitura ficou um pouco arrastada. O estilo da narrativa exige um pouco mais de nós leitor, entretanto se você se conecta com a história o mesmo começa a fluir.

Eu recomendo a leitura, com certeza, mas vá preparado o que nos instiga não é desvendar o crime e suspeitos, mas acompanhar essas interações e reações sociais, retratado de forma magnífica.

Julia 21/07/2022

"A beleza é áspera"
A História Secreta não é um livro que deveria ter hitado no TikTok. Digo isso por que o ponto principal do livro não é o assassinato, o mistério, o plot. Para falar a verdade não tem mistério quase nenhum, você começa o livro já sabendo o clímax. O importante aqui é: quem são essas pessoas? O que motivou elas a cometer esse crime? Como elas reagiram a ele?

Por isso é tipo de livro que exige mais de você, você precisa se conectar a todos os personagens. Isso porque só temos a narração do Richard, que não é necessariamente fiel aos fatos, já que muitas vezes ele foi deixado de fora dos acontecimentos. Assim como os outros, Richard também manipulou e foi manipulado.

É um livro realmente difícil pra ler, e não é pra todo mundo, pode ser pesado e maçante e por isso digo que ele não deveria ter hitado. Mas também é um livro muito bom, com potencial de te deixar obcecado por dias a fio!! Eu gostei muito

Ari 15/01/2023

Favoritadoooo ??

Primeiro vamos falar sobre a escrita, pq só demorei a ler ele pq achei que seria uma escrita difícil mas não é, felizmente é uma escrita bem acessível.
Sobre minha experiência lendo, a princípio demorei um pouco a engatar na leitura (conseguia ler só duas páginas por dia) mas assim quando os eventos começaram a acontecer eu simplesmente passei a ler 200 páginas por dia. (então não desistam da leitura já no início)
A história do livro é muito boa principalmente pra quem gosta de dark academia riquinhos como personagens e de muito suspense. O livro é um eterno suspense, pq vc não sabia o que ia acontecer na página seguinte o que faz com que vc só queira ler cada vez mais sem parar. Confesso que o final me pegou, pq não acontece um ?final feliz? mas eu acho que isso torna o livro ainda mais interessante.

catquinn 15/01/2023

Eu ein, é um personagem mais dodói da cabeça q outro, uma terapia ia bem, até eu fiquei meio maluca depois dessa kkskskkskk n conseguia confiar em ninguém, fiquei paranoica, esperava mais do livro, é legal mas não vi nada de mais

reddiebugg 24/08/2023

? beleza é terror?
A história secreta é um livro incrível, mas não é para todo mundo. É uma leitura bem cansativa, pois é muito descritivo, mas é ótimo para quem gosta. Confesso que me estressava às vezes com o narrador-personagem contando vários acontecimentos e não focando em um só, mas depois de me acostumar engatei na leitura.
É um enredo muito bem pensado, com personagens extremamente complexos, é impossível odia-los completamente, mas gostar deles vai contra vários valores morais, são típicos personagens cinzas. Os sentimentos que eles passam, mesmo sendo narrado somente por um deles, são tão profundos que me causaram ansiedade enquanto lia.
Adoro livros com narrador-personagem o qual não se consegue confiar nele. Terminei o livro com a sensação de que muita coisa foi escondida por ele e adoro a sensação de algo incerto ali.
No entanto, achei o final meio fraco, mesmo entendendo talvez a mensagem de ?A vida é assim, ela continua?, senti falta de algo mais emocionante e que fizesse mais sentido com o resto do desenvolvimento do livro.
Mas enfim, achei um livro ótimo, com uma trama fascinante. Estou obcecada pelos personagens e acho que passarei um tempo ainda pensando neles.

Larissa 04/09/2023

Novo clássico?
Foi um livro que demorei a terminar. Mas definitivamente é o melhor dentro da estética dark academia. Conseguia sentir como se estivesse lá, seja no inverno rígido ou no verão. Na sala do Julian. Na casa de campo. Enfim, um dos grande ganhos é a afeição aos personagens ainda que moralmente duvidosos.

Ainda, confesso que torci por eles em muitos momentos e no fim terminei com a sensação de que havia ainda muito o que pensar e com interesse de saber mais sobre eles. Acredito que esse é um livro de se pensar por muito tempo e também que será um novo clássico.

Um dos melhores que li em muito tempo.

Bianca 18/01/2023

quando vc termina um livro e fica com aquela sensaçao de vazio, de o que vou fazer da minha vida agora? é esse o livro que merece 5 estrelas, que foi o caso desse aqui

ana beca ! 02/08/2022

a vida continua.
é o brilho de uma estrela morta.
é o horror da beleza.
é o angelical do acaso.
é o filete de sangue na água cristalina.
é o cacho dourado na face macia.
é a fumaça que sai de cabeças que pensam demais.
é a neve que congela os corações.
é o fio que tece as amizades.
é o milésimo de segundo que separa a vida da morte.
é o som ensurdecedor do silêncio.

é tudo isso que compòem todos os segredos da inexplicável existência de todos os seres humanos e suas histórias tão profundamente secretas.

manuelaaz 08/08/2022

A História Secreta...
Um clássico de "dark academia", toda a vibe desse livro é incrível.
A Donna Tartt tem uma escrita tão boa que dá vontade de terminar tudo de uma vez, e mesmo sendo um livro grande ele não é arrastado de forma alguma.
A primeira parte do livro foi com certeza a minha favorita!!
Eu adorei ver o desenvolvimento desses personagens, que são tão esquisitos e difíceis de gostar.
Acho que essa leitura foi uma experiência muito estranha e diferente, mas que eu com certeza gostaria de repetir!!

lidopormaria 09/08/2022

Esse livro parece que começa como mais uma história ali e outra aqui de repente você já tá colocando a mão na cabeça e pensando "que loucura?" " Como eu vim parar aqui?" E isso deixa tudo ainda melhor! Mesmo que eu não entenda as nunces filosóficas e profundas do livro ainda foi uma boa leitura. Me lembrou bastante o Grande Gatsby em diversos sentidos