A noite da espera

Resenhas - A Noite da Espera

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Amanda Thais 31/12/2021

O último livro lido do ano de 2021
Leitura razoável. Li em um dia pois não queria começar o ano lendo esse livro. Narrar uma história com um bando de jovens chatos, aí já é demais, queria mesmo era abandonar. Esperei acontecer algo relevante, por exemplo, a mãe dele aparecer.
É trilogia, mas para mim, acabou por aqui.

Rodrigo.Yugi 13/11/2021

Literatura Brasileira de mais alto nível
Miltom Hatoum mostra sua capacidade maestral como escritor em A Noite da Espera. Esse romance de construção é capaz de nos transportar temporalmente para um passado amargo do Brasil.

Vanderson.Gomes 12/10/2021

Leitura para devorar
Leitura maravilhosa, intensa, referências históricas sutis, vontade de ler sem parar. Hatoun nos agracia com essa pérola brasileira.

mrsdalloway0 11/05/2021

as memórias de uma nação inteira fincadas nas memórias de quem a viveu, coletiva e particularmente. a dúvida sobre o amor e a certeza de que sem amor tudo é escasso, pesado, insuportável. e, por fim, a dor de ter que ir na sorte pro desconhecido. a ida dói porque é fuga forçada.

Edupscheidt 10/05/2021

Brasília, Paris, ditadura.
Eu penso que é de possível qualificar este livro como um romance epistolar de Milton Hatom, que é um dos maiores nomes da literatura nacional. Trata-se de uma série de cartas que narram a história do personagem (já não me lembro o nome dele, li no início deste ano) entre sua juventude em Brasília, vivendo com filhos de políticos e artistas, e sua nova vida ralando em Paris, para pagar um quarto e tentar sobreviver fora do Brasil, o país que tanto ama e também o faz sofrer.

brenin 23/04/2021

Real
Essa história criou uma realidade própria, ela tem uma força e paixão tao grandes que conseguem me convencer que seria possível existir realmente. Tendo como plano de fundo a Brasília da ditadura militar faz com que tenha minha atenção completa... eh a segunda vez q leio e a segunda vez que me maravilho.

Carolina 18/04/2021

Sendo jovem...
Gostei de acompanhar os questionamentos familiares e amorosos de um jovem que ao mesmo tempo precisou lidar com a ditadura militar.

Dany 16/03/2021

Diário entediante
A noite da espera, do premiado escritor amazonense Milton Hatoum, é o primeiro volume da trilogia O lugar mais sombrio. Foi publicado em 2017 e no ano seguinte venceu o prêmio Juca Pato da UBE. Hatoum já ganhou diversos outros prêmios dentro e fora do Brasil.
Esse livro é contado em formato de diário e se passa no final da década de 60, no início da ditadura militar no país, e traz o adolescente Martin como protagonista. Seus pais se separam e ele se muda com o pai para Brasília, onde conhece um grupo de jovens idealistas e revolucionários; na capital federal ele entra em contato pela primeira vez com os movimentos estudantis, a contracultura dos anos 60 e os anos de chumbo no Brasil, ao mesmo tempo em que descobre o poder da arte e da literatura, se apaixona pela primeira vez e sente a dor da saudade da família que ficou em São Paulo.
A premissa do livro é ótima e Hatoum, sendo o autor consagrado que é, tinha tudo para tornar essa história grandiosa, porém o texto deixa um pouco a desejar. A escrita é arrastada e monótona, e falta carisma ao personagem principal; seus amigos também não são tão interessantes quanto acham que são, e o livro, apesar de curto, parece interminável.
A leitura vale muito pelos episódios de confronto com a polícia militar e outros momentos relacionados à vivência em tempos de ditadura, pois acaba sendo um retrato importante dessa época da nossa história. Espero que os próximos volumes sejam mais interessantes...

filipebarretto 16/01/2021

Novo olhar na Ditadura
Muito interessante como o autor traz o olhar de jovens no período da Ditadura, com todos os seus medos e preocupações, e como todo o contexto afetava as relações familiares, pessoais e os planos de vida.

Em alguns momentos, a narrativa se torna confusa e um pouco arrastada, mas vejo como uma forma de trazer o sentimento da rotina de um jovem da epoca.

Janaína 12/01/2021

Ficção com pé na realidade.
Aqui, Hatoum traz, por meio de seu personagem, lembranças da época da ditadura brasileira. Interessante, e triste também, perceber que algumas relações sociais e de poder se repetem na atualidade (desde 2019) ou então se mantêm. É uma leitura muito fluída.

Bel 29/08/2020

Tinha visto comenta2rios muito bons à respeito deste livro. Me interessei por causa disso mas nao achei brilhante. Bom. Sem vontade de ler os seguintes.

Eduardo 15/08/2020

Não sei exatamente o que dizer, se fosse possível eu daria 3,8 estrelas.
Nathan 27/09/2020minha estante
E arredondou pra baixo? Que sacanagem pow... Depois o professor te reprova com 4,9 e vc reclama...

Mariana.Pedrolo 27/07/2020

Médio
O começo achei um pouco lento, o meio um pouco chato. A metade final é boa, a ponto de querer ler a continuação. A narrativa é um pouco confusa e é difícil se conectar com os personagens. Quero ler o próximo para saber o que aconteceu com Martim, mas mais por curiosidade do que por ter realmente gostado do livro e do personagem, que parece apenas ir vivendo os acontecimentos do livro de forma aleatória e sem muita finalidade ou vontade própria. Gostei muito mais de "Dois irmãos", do mesmo autor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5