Entre Irmãs

Resenhas - Entre Irmãs

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcianeysa 21/11/2021

Perfeito
Fui ler esse livro sem grandes expectativas e eis que me deparei com uma história maravilhosa. O livro narra a vida de Emília e Luzia, duas irmãs que vivem no interior de Pernambuco, nos anos 20/30.
As duas irmãs são narradoras e história de ambas se completa e se cruza várias vezes.
A autora tem uma linguagem sensível e fluida, que nos leva a embarcar no tempo na qual se passa a história e a sofrer com os personagens.
Melhor livro que li em 2021.
Edson 21/11/2021minha estante
Nossa! Parece muito bom mesmo esse livro! Autora brasileira, nordestina, livro super premiado. Uma pena não ser muito divulgado. Me parece que "Torto Arado" segue mais ou menos essa linha, não? Eu também ainda não li Torto Arado. Bela dica de leitura!

Marcianeysa 22/11/2021minha estante
Isso, lembrou muito torto arado, só que achei a história melhor.

Edson 22/11/2021minha estante
Já entrou pra minha lista desde já!

Marina 27/09/2020

Entre irmãs
Sabe aquele livro que você termina de ler e continua pensando na história e nos personagens por dias e dias? Pois é!

Este livro provoca um misto de emoções, sentimentos e sensações: em um momento você sente raiva e fica inconformado, para logo em seguida sentir como se tivesse levado um tapa na cara e no momento seguinte um quentinho no coração!

Protagonizado por Emília e Luzia, duas irmãs que tem suas vidas separadas e unidas de formas que jamais poderiam imaginar.

Um drama envolvente permeado pela temática do Cangaço e da costura, é ambientado em Pernambuco, retratando também a história do Brasil entre as décadas de 20 e 30 (e o início da Era Vargas).

Nessa história não tem vilão, não tem herói, mas tem o retrato do lado bom e ruim de todos personagens, assim como nós somos!

Um livro sobre o ser humano, sobre a vida, sobre as relações humanas, sobre as transformações das pessoas...

A narrativa me surpreendeu do começo ao fim. Sugiro que se deixe ser surpreendido também: leia sem expectativas, despretensiosamente...

Impactante e impecável, com Certeza entra para os favoritos da vida!!!

Núbia Cortinhas 25/07/2021

Uma aventura pelo nordeste durante a dec. 30
Um livro emocionante que traduziu a saga das duas irmãs num misto de emoções variando da adrenalina ao sofrimento, superação e amadurecimento das personagens diante de tantas dificuldades e nós aqui rindo, chorando e sofrendo junto com essa história muito bem escrita por essa autora. E já quero ler mais os livros dela!
Elaine 06/05/2022minha estante
Quero muito ler este livro e fiquei feliz que depois da série exibida na Globo eles retornaram a publicar este livro.

Núbia Cortinhas 06/05/2022minha estante
Oi Elaine! O livro é muito bom, eu não lembro se foi no filme ou na série que eles colocaram certas coisas que não estava no livro, e detalhes que estavam no livro não colocaram nas telinhas... por isso prefiro o livro é mais rico.

Sandra 02/06/2023

A história do cangaço
O livro fala sobre temas como a seca do nordeste, os cangaceiros, a vida dos retirantes e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres mesmo em lugares totalmente opostos. O que mais me chamou a atenção foi a riqueza de detalhes sobre a vida no cangaço. Para alguns, eles eram considerados heróis, para outros, assassinos sanguinários. Valeu a leitura!

Nandda 19/09/2020

Entre irmãs foi um livro que me surpreendeu desde o início pela narrativa da autora e pelos assuntos que ao longo da história só aumentaram a minha curiosidade para descobrir o final.
Frances de Pontes Peebles é uma autora brasileira (embora o livro não tenha sido escrito em português) e como escritora brasileira é claro que ela fez uma grande pesquisa para contar a história de duas irmãs de uma pequena cidade do Interior de Pernambuco chamada Taquaritinga do Norte.
Emília e Luzia são as irmãs. Tem uma grande amizade entre elas , mas também uma grande
diferença no temperamento e aspirações de cada uma.
O sonho de Emília era ter uma família, casa , roupas bonitas e todo o luxo que ela imaginava na cidade grande. Luzia não tinha sonhos, em parte porque tinha um defeito no braço causado por uma queda ainda na infância e também porque não conseguia imaginar a própria vida longe daquela Cidade.
Como eu disse, a autora dez uma pesquisa sobre o período que a história se passa : temos acontecendo as invasões dos cangaceiros e entre outros acontecimentos a Era Vargas e muitas questões envolvendo a sociedade pernambucana no período.
A autora é muito descritiva,mas não é cansativa. A maneira que ela conta a história de Emília e Luzia é muito emocionante . Tem um filme baseado no livro.

Denise Ximenes 02/01/2023

Guardem este nome: Frances de Pontes Peebles!
Uma literatura de altíssima qualidade e uma autora não reconhecida.

Misto delicioso daquela universalização do sertanejo de Guimarães Rosa com a leveza narrativa de Jorge Amado, junto com o feminismo despretensioso de Rachel de Queiroz e a denúncia da desigualdade social de Graciliano Ramos, Entre Irmãs fala do Cangaço e das conquistas femininas de forma leve e contundente ao mesmo tempo.

É bom demais participar de uma narrativa que humaniza cangaceiros ao mesmo tempo em que aponta a chatice da vida convencional daquelas mulheres que pertencem à sociedade do início do século XX. O pano de fundo fica por conta da época de Getúlio Vargas...

Gostei de tudo. Pra mim, essa autora pertence ao grupo dos melhores da nossa literatura. Só lhe falta uma coisa: reconhecimento.

Amei amei amei.
Joao 02/01/2023minha estante
Nossa!!! O seu segundo parágrafo já me deixou morrendo de vontade de ler esse livro heheh

Denise Ximenes 03/01/2023minha estante
Sem exagero, João! Sou professora de Linguagens e me pergunto por que essa autora não está na turma, por exemplo de Itamar Vieira Jr...

Joao 03/01/2023minha estante
Denise, que maravilha. Realmente, eu nunca tinha ouvido falar nela até ver algumas pessoas lendo aqui no skoob.
Infelizmente há muitos autores que beiram a genialidade e nós nunca conhecemos :/

Maria Claudia 15/01/2023minha estante
Maravilha!

Pedro 24/01/2022

Impecável
As descrições dos personagens, dos cenários, especialmente a caatinga, e dos costumes regionais da época, longe de ser maçante ou piegas, nos imiscui na história de uma forma que conseguimos vislumbrar com nitidez os ambientes e o psicológico das pessoas retratadas.
Patty 06/02/2022minha estante
Eu vi o filme e gostei muito! Já leu "em tempo de graça, em tempo de dor"?

Pedro 06/02/2022minha estante
Patty, eu cheguei a comprar por ter gostado demais da escrita da autora. Está na minha lista de metas e devo começar na próxima semana!

Patty 06/02/2022minha estante
Legal! Eu também comprei, mas não li ainda. Me avise se gostar!

Nana 30/07/2020

Bom demais!!
Que livraço!! Eu já tinha me encantado com essa autora quando li "Tempo de Graça, tempo de Dor" que entrou para meus favoritos e posso dizer que este também é excelente!
Mesmo tendo quase 600 páginas ele não fica cansativo e nem repetitivo, não dá vontade de pular partes como alguns livros até menores. Li cada linha com muita vontade e prazer. Me senti parte da vida daquelas irmãs e torci por elas.
Passei a leitura toda com vontade de assistir o filme e assim que acabei o livro fui assistir. Confesso que o final do livro me deixou um pouco decepcionada por não ter acontecido uma coisa que eu queria muito (não vou dar spoiler..rs) , mas posso dizer que o que eu torcia aconteceu no filme que é um pouco diferente do livro, então gostei dos dois, um complementa o outro na minha opinião.
Adorei e já estou ansiosa por mais livros dessa escritora!

mavi47 06/08/2021

mesmo tendo demorado muito para terminar de ler eu ameeeei, sem palavras
me emocionei muito
muito bomm

Janaina 09/07/2023

Muito melhor que o filme
Dificilmente vou conseguir traduzir em palavras a riqueza deste calhamaço, que traz um romance histórico situado no sertão pernambucano da década de 30.

Duas irmãs órfãs, criadas pela tia Sofia em Taquaritinga do Norte, mesmo compartilhando o sangue, o quarto e o ofício de costureira, alimentam sonhos e planos bem diferentes para o futuro.

Emília quer abandonar a caatinga, viver um grande amor, conhecer a capital, andar na moda e virar uma dama. Luzia, que uma fatalidade da infância transformou em Vitrola graças a uma deficiência no braço, não consegue se ver num lugar diferente daquele em que está. Até ser convocada para integrar, como única mulher, o bando do temido cangaceiro Carcará, que se encontra de passagem pela região. A convocação muda completamente não só sua vida, como também a da tia e a da irmã.

O romance alterna capítulos relacionados a cada uma das irmãs e acompanha suas vidas ao longo de 7 anos, quando Luzia cresce dentro do Bando, Emília chega à capital e descobre que precisará ressignificar seu romantismo e o Brasil atravessa um período de efervescência política decorrente da atribulada Era Vargas e da crise americana de 1929.

Aprender mais sobre o período histórico, retornar à repugnante frenologia de Lombroso, poder sentir a crueza da vida e da seca no sertão nordestino e perceber riqueza embutida em cada uma das personagens foram apenas alguns dos motivos que me levaram a colocara obra entre as favoritas do ano.

Mesmo sendo um livro enorme, a leitura é tão fluida, rica e gostosa, que deixa um gostinho de quero mais.

A obra foi adaptada para o cinema, o filme é muito bom mas o livro é IMENSAMENTE melhor.

Recomendo demais!

day 25/05/2020

Maravilhoso!
Assim que li tempo de graça tempo de dor,fiquei profundamente apaixonada pela escrita da Frances.
Ela escreve de uma forma marcante e envolvente.
Entre irmãs é um livro lindo !
Uma história de força,luta,amor ,renúncia e sobrevivência.
Além de ser um livro que nos conta muito da história do Brasil ,principalmente do recife (minha terra ) e do interior do estado e onde também já morei.
Amei ler sobre as famílias tradicionais do recife ,e pude identificar muitas delas que lá residem até hoje! Esse livro é simplesmente maravilhoso! Espero que a autora lance outros livros;pois ela é simplesmente maravilhosa.

thvsour 20/12/2023

"fazei com que essas duas entendam que são a mesma carne e o mesmo sangue. que tudo o que uma tem no mundo é a outra!"

meus amigos que livro lindo e rico de detalhes. eu simplesmente nem tenho palavras de tão perfeito que esse livro é.

Leticia.sc 01/04/2023

Rico em detalhes e emoções
O livro aborda a relação entre Emília e Luzia, que se separaram ainda jovens depois que luzia é levada pelo cangaceiro carcará. A história das duas que se desenvolve a partir de ponto é permeada por descobertas, paixões e arrependimentos que se entrelaçam com os acontecimentos históricos de sua época.
Apesar do tamanho, o livro não cansa e a leitura é muito fluida. A riqueza de detalhes históricos e sabedoria popular me inspira a aprofundar a leitura sobre a década de 1930 e a história dos cangaceiros.

@wesleisalgado 03/03/2021

Costura com o avesso perfeito
Luzia e Emília são duas irmãs em Taquaritinga do Norte no sertão de Pernambuco dos anos 20, que são separada e seguem caminhos diferentes após um ato do destino.
Imersão é a palavra que me vem à cabeça quando penso em falar desse livro. Tudo é tão rico de detalhes, que é como se eu estivesse vivendo tudo aquilo ali. E a disparidade da visão de cada personagem é gigantesca. Do lado delicado temos a Emília, sonhadora, sempre idealizando o encontro do marido perfeito e sua partida da cidade, daí vem a opulência de Recife, eu conseguia sentir os gostos das comidas, ver os brilhos nos talheres e cristais, o requinte das festas. Do lado bruto Luiza, a moleca da duas, com uma deficiência no braço após um acidente na infância se vê conformada com a vida de costureira e solidão, até encontro com o bando de Carcará. Exatamente do mesmo modo eu pude sentir o calor da caatinga, o cheiro de putrefação das carnes dos animais e da sujeira dos cangaceiros. Incrível a escritora narrar dois ambientes tão díspares e críveis ao mesmo tempo. Tudo isso mergulhado na história política brasileira, com direito a embates contra o governo de Getúlio Vargas e a criação da transnordestina. É impecável e muito rico, você vê no primeiro capítulo o quanto afiada de conhecimento a autora tinha que estar ao escrever esse livro. A estrutura dos capítulos são lineares entre Emília e Luiza, sempre em frente no tempo mostrando também o quanto de certeza havia na história que queria ser contada.
Só elogios, eu não consigo pensar em nenhum ponto negativo para ser citado. Já estou com saudades de Recife, do Sertão, do Velho Chico.
OBS [1]: Comecei a assistir no globoplay em formato de minissérie para perder menos da história. E mesmo assim, o livro é muito denso e rico por seus detalhes, apesar do tempo maior que a duração do filme, muito fica a desejar em comparação ao livro. Marjorie Estiano e Nanda Costa são a personificação de Emília e Luzia na minha cabeça, perfeitas!
OBS [2]: Resenha nº 20 do desafio skoob 2021.

Renata 06/05/2022

ENTRE IRMÃS

Originalmente publicado como A costureira e o cangaceiro, o romance foi cedido para produções de teledramaturgia, o que gerou, após o lançamento nas telas, a mudança do nome do livro.

A obra de Frances de Pontes Peebles tem uma escrita cativante e um enredo muito envolvente. Situada no Brasil dos anos 30 do século passado, em Pernambuco, relata a história de duas irmãs: Luzia e Emília. Órfãs, eram criadas pela tia, no interior pernambucano. Embora sem muitas perspectivas, tia Sofia tenta dar uma boa educação para as sobrinhas, que frequentaram escola, catequese e faziam curso de corte e costura. Mesmo com limitação, não passariam fome. Sabendo ler e escrever e tendo uma profissão, não estariam apenas à mercê da sorte.

As irmãs são muito unidas, embora tenham temperamentos completamente diferentes. Emília é sonhadora e romântica, dona de um bom gosto e senso de estética, faz planos para o futuro e tem o desejo de morar na capital. Luzia é reservada e calada, com um espírito prático, tem muita perspicácia. Ela sofrera um acidente quando criança, que a deixara com uma pequena limitação física e uma aparência em um dos membros que lhe originou um apelido, o qual ela detesta. Apesar de muito bonita, ela sabe que é rejeitada por essa deformação, o que não lhe traria oportunidades de casamento.

A cidade de Taquaritinga do Norte, no sertão, sofria com a seca e a falta de oportunidades, o que era muito comum em todo o nordeste brasileiro. Apenas as capitais apontavam possibilidades, o que gerava nas pessoas jovens vontade de se aventurarem longe de casa.

Taquaritinga é visitada por um grupo de cangaceiros da região e Luzia acaba integrando o bando chefiado por Antônio, vulgo Carcará. A costureira junta-se a eles sem expectativa nenhuma, fugindo da rejeição e do preconceito, sem saber o que lhe reservaria aquela escolha. Logo após a morte da tia e sem notícias da irmã, Emília também sai da cidade e vai morar em Recife, casada com um rapaz rico que aparecera em visita a um amigo.

Os destinos das irmãs não se cruzam mais, como linhas costuradas paralelamente que jamais se tocarão. No entanto, elas acompanham suas trajetórias por meio dos jornais recifenses. Uma encantada com a nova vida, tem um casamento de aparências e, apesar de todo conforto e requinte, não é feliz. A outra é visitada pelo amor, que a surpreende de uma forma nunca imaginada, mas vive sem conseguir fazer planos, sobrevivendo à caatinga um dia de cada vez.

Percebe-se que a autora fez um belo trabalho de pesquisa, pois retrata com talento o cangaço nordestino. Aborda a luta dos cangaceiros em oposição ao governo, seus hábitos na caatinga, sua rotina, a violência e os valores pelos quais lutavam, além disso, faz um panorama do momento político do Brasil: a época de Vargas, o voto feminino, a transformação social e a modernização de Recife e de outras capitais brasileiras, a construção da Transnordestina, a seca intensa da década de 30 que causou o êxodo dos retirantes para a cidade.

Como uma costura, essa trama é traçada com alinhavos e fios costurados, em zigue-zague e linhas retas, bordados e remendos. Uma obra que fica em nosso pensamento mesmo depois de finalizada a leitura.
Pensem num livro fascinante!!! Por ora, é para mim um dos melhores lidos em 2022!
É imperdível!

Recomendo demais!