Excalïbur

Excalïbur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

Edson Camara 27/04/2021

CONCLUSÃO DA SAGA DE ARTUR, QUE NUNCA FOI REI
As primeiras páginas são uma recapitulação dos dois livros anteriores. Após se situar na história encontramos Derfel e Merlin conversando sobre o futuro da Britânia.

Levou 60 páginas para a primeira luta, mas valeu a pena, Derfel havia chegado à corte de Aelle, o rei saxão e foi desafiado por Cedric, o outro rei saxão, que lhe destinou seu campeão para tirar a vida de Derfel. Nas próximas 4 páginas, Cornwell oferece o petisco no qual ele é melhor, descrição de lutas e batalhas. A luta entre Derfel e o campeão do rei lhe cansa, porque é incessante, você sente o cheiro, o calor, e a energia dos combatentes, ouve as espadas se encontrarem, até a estocada fatal no final. Mas desta vez, não houve sangue.

E assim o livro vai seguindo, cheio de altos e baixos, com muitas armações, traições e politicagens, demorei para ler todo.

Cornwell deixa o enredo em fogo brando por dezenas e dezenas de páginas e de repente irrompe em ações e eventos que lhe deixam amarrados.
As últimas páginas revelam com muita adrenalina como Derfel perdeu a mão esquerda e se tornou cristão.

E o último capítulo, este paga o livro todo, este é confusão alucinante, o calor da batalha, os gritos, o cheiro de sangue, suor e cansaço. A descrição explícita das lutas e dos ferimentos te faz grudar os olhos e devorar as palavras.

No último parágrafo, da última página ficamos sabendo do destino da Excalibur, de Artur e Guinevere.

De bônus, Cornwell nos fornece um epilogo onde explica a lenda de Artur e porque ninguém sabe se ele existiu ou não. Mas, ao menos aqui neste livro, Artur nunca foi rei.

Wania Cris 21/04/2021

Que hino!
É um sacrilégio tentar resenhar essa obra, mas, vamos tentar...

Vim de Inimigo de Deus completamente devastada, receosa de iniciar Excalibur e não encontrar a mesma qualidade narrativa ou, pior ainda, encontrar meus receios ali escritos... olha que encontrei as duas coisas.

No último livro da trilogia temos um Artur completamente mudado à vista dos acontecimentos do segundo livro e assim segue por boa parte da leitura, me fazendo acreditar que Bernard havia perdido a mão e não saberia concluir a trilogia com a mesma maestria com que havia escrito o primeiro e, muito mais, o magnífico segundo livro. Obviamente eu estava enganada...

Bernard não apenas entrega um livro magnífico como leva com ele meu coração, meu amor, meu reconhecimento, minha armadura, espada e lança... que hino!

Cada livro da trilogia é grandioso por motivos próprios e mesmo achando que Inimigo de Deus é o ápice da série, cada livro tem o seu valor e como é alto.

Algumas pontas restam soltas ao final da trilogia, mas, recebi muito mais do que eu merecia... Bernardão, eu te amo!

Carol 21/04/2021

Uma triste, mas linda conclusão!
Cornwell nunca decepciona! Que final triste, mas muito, muito bonito...

Com certeza ler a trilogia foi uma experiência literária das mais incríveis que já tive. A sagacidade com que o autor consegue misturar magia com realidade é sensacional, tanto que nos faz realmente querer acreditar que essa é a verdadeira história por trás de todo o mistério da existência (ou não) do Artur.

Excalibur encerra a trilogia com maestria, é um daqueles livros que assim que o fechamos, já deixa aquela saudade dos personagens. Uma trilogia de tirar o fôlego, que apesar das cenas de batalhas bastante realistas, nos apresenta um mundo ficcional grandioso, com uma carga enorme de sofrimento e tristezas, mas também de amizades e amores verdadeiros.

Nat 14/04/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
O título do livro já indica o que há de mais importante nesse livro: o destino da tão famosa espada sagrada. Além disso, a história agora narra a volta dos saxões. Artur tem muitos inimigos! O ápice de tudo é a batalha de Mynydd Baddon, entre poucos britânicos sobreviventes e muitos saxões. Também temos a loucura de Merlin e Minue, e o fim de Derfel. Não sei se é porque a história é contada sob o seu ponto de vista, mas o vejo como o grande guerreiro dessa saga. Livros muito bem escritos, seguindo a História real na medida do possível. Gostei de ter lido!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Tony 13/04/2021

A lenda vive
Mais uma vez Cornwell aviva nossa imaginação com uma história fantástica, baseada em pouquíssimos achados históricos.
Batalhas incríveis, pesadas, sujas e que sempre tem um senso de urgência incrível para a sobrevivência dos personagens.
Magnífico mais uma vez!

Lucas1429 12/04/2021

Chaotic evil
Bernard Cornwell fecha a trilogia de forma sensacional e completamente emocionante. Com toques de caos e violência.
Sentirei muita falta de todos os personagens dessa história maravilhosa. Uma das melhores experiências literárias da minha vida.

Machado 12/04/2021

Excalibur
Definitivamente a melhor obra sobre o Lendário Rei Artur. A vida, as batalhas, vitórias e derrotas aqui narradas, são de uma riqueza de detalhes, e a cada capítulo você fica mais imerso nesse mundo. Até então, a melhor obra de romance histórico que já li. Leiam, realmente recomendo muito.

"Artur, nosso Rei de Outrora e do Futuro"

Bruna Peixoto 12/04/2021

Muito empolgante, difícil parar de ler. A única parte ruim é que infelizmente uma hora chega ao fim.

Daaan 11/04/2021

As Últimas Batalhas de Artur
Terceiro livro da trilogia, "Excalibur" é o fim do relato de Derfel Cadarn acerca de Artur.

Assim como nos livros anteriores, aqui há batalhas, traições, mistérios, tragédias e momentos de alegria. A história é mais focada que no segundo livro, "O Inimigo de Deus" (na minha opinião o melhor dos três).

A mágica de Bernard Cornwell é escrever essas histórias com contexto histórico real e te fazer imaginar que tudo realmente aconteceu daquela forma. Em outras histórias, como a trilogia da busca do Graal e o livro Azincourt, as fontes históricas são maiores e mais confiáveis, de forma que é muito fácil acreditar na visão do autor, por mais que ele diga não ser historiador e admita as mudanças que faz em relação a verdadeira História. Nesse caso, As Crônicas de Artur se passam no século V, e há muito mistério acerca de Artur. É discutido se essa figura existiu mesmo ou se é apenas um personagem inventado na idade média.
Eu desejo de verdade que ele tenha existido, junto a todos os personagens incríveis dessa trilogia. Se eu tivesse uma máquina do tempo e pudesse viajar para o passado e para qualquer lugar do planeta, iria para a Britânia do século V acabar o mistério.

O final pode ser emocionante para aqueles que se apegaram aos personagens. Uma frase na última página do livro quase me fez chorar ?
Ainda sobre o final, há algumas coisas que ficaram em aberto, e que eu gostaria muito de saber qual foi o desfecho. Mas, como a narrativa de Derfil visa relatar sua vida servindo a Artur, o fim é digno.

Uma leitura obrigatória para todos que gostam de histórias medievais. ?

Renan.Leao 09/04/2021

Não sei qual melhor da trilogia
Senti que esse foi o livro da trilogia com maiores descrições de batalhas, e os melhores combates e um final de explodir as cabeças. fiquei bastante tempo refletindo aquele final.

Velho Vesgo 09/04/2021

Genial
Nunca li uma fantasia histórica tão bem elaborada como essa trilogia Arthuriana. O que você conhecia sobre Arthur vai ser transformada em uma história contata sobre outro ponto de vista.

Neto.Menezes 03/04/2021

O fim da jornada...
Bernard Cornwell finaliza de forma gratificante a trilogia dAs Crônicas de Arthur! Excalibur é um excelente livro, entrega o que esperamos e conta uma história sobre Arthur bem diferente da que estamos acostumados a ver, principalmente nos filmes.
O livro é separado em partes (como os outros dois), mas aqui cada parte é destinada a resolver uma ponta solta... A guerra contra os Saxões, Merlin e Nimue, Mordred e Arthur e Derfel.
Todas as cenas de lutas são bem escritas e você fica tenso ao acompanhar as paredes de escudos sem saber quem vai sobreviver ao final da batalha. E Cornwell é magistral construindo a tensão da guerra, ninguém está a salvo e você teme pela vida de todos os lanceiros.
Os desfechos que menos gostei foram os de Lancelot e Merlin, enquanto que os de Arthur e Derfel foram construídos ao longo dos três livros de forma justa e coesa, e quando finalizei a leitura me senti satisfeito com a jornada deles!
A trilogia me deixou com vontade de ler mais obras de Bernard Cornwell, pois são narrativas ágeis que prendem o leitor e com roteiros sem previsões fácies. Tentar adivinhar o que ou como vai acontecer é um exercício que eu não recomendo. Recomendo a leitura da trilogia e a embarcar nessa história de Arthur, contada por Derfel, um excelente co-protagonista!
Sem mais: 5 estrelas e favorito.

Rodes Lima 31/03/2021

Muita ação!
Essa conclusão foi muito bem contada, o autor conduz bem a narrativa acelerando a estória quando precisa, e sendo detalhista na medida certa quando requer mais atenção. E este livro apresenta mais ação do que o primeiro livro da saga (o qual é muito bom tb), tem ritmo frenético. Gostei de ter voltado a ler e fechar a trilogia mesmo depois de achar que o segundo livro deu uma enrolada na estória.
Espero gostar de "As crônicas saxônicas", que tb é do cornwell.

Biel 31/03/2021

Conclusão épica
Excalibur foi um livro com um ritmo bem diferente dos anteriores, pois vc já sentia o passar dos anos nas atitudes dos personagens e até msm na forma que eram conduzidas as guerras! Bernard Conwel foi genial nesse aspecto, pois ele conseguiu transmitir pra nós, toda essa evolução de cada um dos personagens.

Achei uma leitura bem emocionante e com um grande tom de despedida, talvez por isso eu achei que foi o livro mais arrastado dos 3. Porém isso não é um demérito, pq esse volume encerra a saga de maneira muito satisfatória e bem emocionante!!

Indico demais essa série para todo mundo ler, ainda mais que foi aqui que me deparei com o meu personagem favorito de todas história que eu já li, Merlim é simplesmente fenomenal!! Sem defeitos nenhum, mesmo que você não goste da história, conhecer esse Merlin do Bernard Conwel já vale muuuito a pena.