Eleanor Oliphant está muito bem

Eleanor Oliphant está muito bem Gail Honeyman

Resenhas - Eleanor Oliphant Está Muito Bem

Bruna 19/09/2022

Eleanor Oliphant Está Muito Bem
Tive muito o que me identificar com a personagem, a leitura foi legal, mas nada se extraordinário.
Não consegui me apegar muito a história.

Iara Mendes 19/09/2022

Sobre cicatrizes e processos
Aparentemente "disfuncional", Eleanor apresenta seu jeito e suas cicatrizes para o leitor na forma de pensamentos crus, diretos e dolorosos. Não sei até que ponto se pode considerar as indagações e comentários da personagem como 'disfuncional', eu posso afirmar com tranquilidade que todo mundo já teve pelo menos um pensamento igual ou semelhante aos dela - inclusive dei gostosas risadas com os comentários da personagem - Principalmente no que se refere a manutenção da beleza feminina. Tarefas que ela desenvolvia com certa praticidade, eu diria. Na verdade, em diversos momentos achei a personagem prática e acho que isso refletiu na escrita do texto. Mesmo nos momentos densos, a tensão se dissolvia rápido.

Gostei do desenvolvimento da personagem, em como ela começa a descobrir e se deixa ser descoberta pelas pessoas. É uma história dolorosa, com temas pesados, mas que demonstra que existem saídas possíveis e que, claro, tudo leva seu tempo.

Não é um livro de frases marcantes ou grandes reflexões, apenas pensamentos e processos de uma mente em busca de ajuda. Falando nisso, a tradução tem algumas falhas, umas escolhas que podiam ser revistas, mas nada que atrapalhe a leitura.
---
“Eu não podia continuar simplesmente passar pela vida, por cima dela, por baixo dela, em torno dela. Não podia continuar assombrar o mundo como um espectro.”

Ms.Consatti 13/09/2022

Ela não está nada bem...
A Eleanor tem traumas profundos em sua vida, mas a questão é que ela pensa que está tudo bem. Ela normalizou um grau absurdo de violências e sente que alguns problemáticas em sua vida são completamente saudáveis, o que faz ela entrar em profundo sofrimento (o que é sutil da aurora é que isso vai acontecendo aos poucos). Nós, leitores, sabemos que ela não está bem, mas ela mesma não se percebe, até que um cara do T.I da empresa dela, bem persistente ( devido ao constante bullying e outros episódios traumáticos a Eleanor sempre está na defensiva, o que faz ela agir com certa agressividade, mas ela não percebe), tentar ser amigo dela. O que achei curioso é que ele não é o " salvador", ele é literalmente o cara que fala: " você deveria procurar ajuda", quando a Eleanor acha que está bem e ele percebe que não, ou seja, um bom amigo. Foi uma das melhores leituras que tive nos últimos tempos. Super recomendo.
Elli 17/09/2022minha estante
O livro tem romance?

Ms.Consatti 17/09/2022minha estante
Bem de leve.

Raysa 10/09/2022

Ótimo
A história é narrada pela protagonista. A leitura flui com tranquilidade. Acredito que o mais importante sobre esse livro são as muitas reflexões que ele deixa, e são reflexões vindas de coisas simples do cotidiano da protagonista. A autora é certeira com as palavras e de forma simples faz o leitor sentir na pele aquilo que a protagonista está enfrentando. Recomendo para todos.

juleaina 06/09/2022

Diferente
Li esse livro porque uma professora vivia postando no Instagram que esse era um dos melhores que ela já leu na vida. De fato, ele é muito bom, mas é um bom diferente. Não chegou nem perto do que estou habituada a ler, mas isso não diminuiu o tanto que gostei da história. É sensível e meio perturbador, mas vale a leitura se você gosta de um pouco de drama e crescimento pessoal sem ser necessariamente um autoajuda.

Karen Gabrieli 20/08/2022

Relações humanas também são necessidades
Pelos olhos de uma personagem um tanto diferente, vemos a solidão e também como coisas que podem parecer banais pra uns são complexas para outros.
Incrível que dá para perceber a evolução da personagem durante o livro e como um acontecimento desencadeou tanta novidade no mundo da srta Oliphant.
Uma leitura que me fez pensar sobre meus próprios conceitos sobre interações e relações, e como isso permeia a vida de nós humanos.

Manu 17/08/2022

Runaway - Lil Peep
Fantástico. De explodir a mente. Não dei cinco estrelas pois o livro demorou mais da metade para me cativar e me interessar de verdade. Uma história linda sobre a solidão e a liberdade. Foi lindo acompanhar a história de Eleanor e descobrindo junto com ela sobre o seu passado. Um mundo completamente diferente do meu, mas que compreendo tanto! Deveria ser leitura obrigatória, um aprendizado sobre empatia, companheirismo e lealdade. Sensacional.

Leonardo Bezerra 16/08/2022

Queria muito muito muito ter gostado dessa leitura, mas foi um livro que não senti absolutamente nada! Com uma carga emocional tão gigante, achei que a autora falhou em transmitir isso e tornou tudo muito raso. Acho que o livro precisava ter sido mais introspectivo para conseguir essa tarefa. Também senti que o personagem Sammy foi pouquíssimo aproveitado e que a história deixou um gosto amargo de história faltando... Pontos positivos para a própria protagonista e o relacionamento dela com Raymond.
Bella Nine 20/02/2024minha estante
A autora simplesmente colocou as coisas e não desenvolveu. O que deveria ter sido contado de forma mais visual e ter levado o leitor ao protagonista, simplesmente foi jogado em um diálogo. Quebrou total a narrativa.

Ju 03/08/2022

Eleanor fez me sentir a pessoa mais sociável do mundo rs, apesar de muitas vezes me enxergar um pouco nela.
Me apeguei muito rápido e torci muito para que ela conseguisse superar o passado e ser feliz. Fiquei com o coração quentinho no final ??

Roberta 01/08/2022

Demorou bastaaaante pra me prender. Mas, sem dúvidas, perceber a evolução da personagem principal ao longo do livro e acompanhar o processo de libertação dos seus traumas fizeram valer a pena a leitura!

Dhayane 01/08/2022

Que história! Amei a forma que ela faz a gente repensar hábitos corriqueiros que ela estranha.
Leitura que prende e flui. Final digno e um plot.

Babi 24/07/2022

O livro me surpreendeu, mas confesso que engatei na leitura apenas na metade da história. É um livro muiito bom, que aborda a importância de tratar e falar de traumas.