O Muro

O Muro Jean-Paul Sartre

Resenhas - O Muro

1 | 2 | 3 | 4

Cynthilante 21/05/2022

Os contos apresentados na obra trazem dilemas existenciais acompanhados de críticas sociais em cada um deles.

Danillo18 27/02/2022

Sartre
Sempre quis ler algo do Sartre, creio que tenha sido uma excelente iniciação, com muito realismo foi um livro em que cada conto me prendeu de alguma forma.

lokig 03/12/2021

Contos de leitura rápida, mas que trazem consigo profundas reflexões. Apesar de curtos, os textos me fizeram experiênciar sentimentos intensos.

Ranya.Fernandes 03/12/2021

É um livro dividido por contos, cada conto uma história diferente, um tipo de morte diferente, não só a morte literal, mas a do ser. É intrigante é angustiante, uma leitura um pouco densa, porém boa e um livro pra discursão em diversos temas, relacionamento, o ser, o outro, o eu, angústia, e por aí vai.

boemillys 17/11/2021

contos de sartre
Embora contos não sejam muito chamativos pra mim, vejo como necessário destacar a versatilidade dos contos de Sartre. O muro está presente em todos os contos de forma a deixar um reflexão sobre cada momento.
Também quero ressaltar o quão interessante achei a forma como foi abordada a masculinidade no último conto, tenha sido isso proposital ou não, sendo num jovem que se encontrava no período em que a segunda guerra estava prestes a começar.

Fernanda 21/07/2021

O muro: Jean-Paul Sartre
Resenha completa no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/07/resenha-o-muro-colecao-classicos-de.html

Liliane 20/07/2021

O que é o muro, senão uma construção sólida, bloco a bloco, por etapas, sobre bases, ao longo de um determinado tempo e sequência, horizontal e verticalmente? A estética, perfeição, durabilidade, solidez de um muro, diz-se muito de como esses blocos foram colocados, cuidadosamente em ordem e sintonia, ou não. Diante disso, ouso dizer que somos muros, com bases construídas desde infância, com valores, conceitos bem estruturados (ou não) o que irá interferir positiva ou negativamente no ajuste de nossa personalidade. Me preparando para resenha completa, já sabendo que ficarei regurgitando este livro, na tentativa de digerí-lo por inteiro... Que livro magnífico!

Camila 12/04/2021

O Muro - Jean-Paul Satre
O Muro é uma obra de Jean-Paul Satre, no qual ele escreveu na sua juventude. O livro é composto por cinco narrativas distintas, mas que todas permeiam pelo medo, por alguns valores da época e alguns preconceitos sociais, lembrando que a obra foi escrita em um período anterior à segunda guerra mundial.

A escrita de Satre, não é tão simples, porém sua narrativa é objetiva e clara fazendo-nos querer decifrar cada enredo engendrado na trama.

Satre conduz o seu livro de forma criteriosa, levando o seu leitor a não se contentar com tudo que a nossa realidade nos apresenta ou nos impõe.

Andressa Oliveira 20/02/2021

Uma construção interessante!!
A obra chamou minha atenção pela narrativa curta e fluida. Ao descrever a realidade humana diante da morte, emoções como medo, raiva, indiferença estão presentes nessa ânsia que antecede o último momento de vida. A forte lucidez do personagem me chamou a atenção e o final foi instigante e surpreendente...

Lys Coimbra 19/01/2021

Excelente obra para um primeiro contato com Sartre
Para aqueles que ainda não tiveram o prazer de conhecer a obra de Sartre, como era o meu caso, esta é excelente para a começar.
Um livro de contos que aborda de forma simples e genial diversos dilemas existenciais: morte, liberdade, sanidade mental, propósito e a própria essência do ser.
Achei fantástico e já anseio pelo meu próximo "encontro" com o autor.

kkkaue 06/12/2020

Boas histórias
Sartre nos conta algumas histórias diversificadas sobre como age o ser humano em alguns dilemas existenciais.

Cris 21/11/2020

O muro
Faz referência ao muro de fuzilamento e conta de forma angustiante, quase doente, as horas anteriores da iminência da morte. A forma descritiva faz com o que o leitor sinta essa tormenta de saber que os dias estão contados e que o fim está próximo e as reflexões feitas: Deveria ter aproveitado mais a vida? Feito as escolhas que fiz? E sim, devemos ter esperança de dias melhores.

Fernanda Sleiman 19/10/2020

Um livro curto mas carregado de um conteúdo que nos deixa a pensar semanas

Vitoria.Amaral 23/08/2020

Todos precisam ler
Mesmo não sendo fã da personalidade Sartre, suas obras existencialistas são impressionantes. Apesar de uma filosofia, de certo modo, pessimista, agrega muito na minha forma de ver o mundo. A começar pela euforia durante a leitura. É uma narrativa de tirar o fôlego cujo personagem principal, o muro, é brilhantemente construído.

1 | 2 | 3 | 4