O velho e o mar

O velho e o mar Thierry Murat

Resenhas -

Vanessa 05/05/2024

Um clássico muito interessante de história de Cuba aonde um velho pescador pesca o maior peixe visto na cidade

MAX 02/12/2021

O conto de uma vida
A releitura de Thierry Murat trás a visão do garoto sobre o velho pescador, Santigo, que para ele é um sábio e assim Murat tras uma nova visão da obra de Ernest Hemingway e eu pessoalmente amei o trabalho, pois a cada página fui me conectando com o velho de tal forma que quando notei já não pensava mais em nada.

A história encaminha a sensação de uma vida sendo contada ali com passado e presente sempre trocando papéis. Assim também vem a nostalgia de uma roda de histórias de fogueira.

Digo, então, que foi uma leitura leve e reflexiva. Recomendo.

hemilly 07/08/2022

não tenho opinião
eu li pra fazer um trabalho na escola, não aproveitei a leitura porque foi algo ?obrigado? li em 2 horas então foi ok

Emerz 28/08/2022

A melancolia sobre o pensar, me enche os olhos e me lava a alma. Assim defino essa obra.

Não cheguei a ler a obra literária mas imagino que essa adaptação tenha conseguido transmitir o sentimento que o autor deve propôr em sua obra.

A devassidão que lhe toma ao decorrer da história e quão bela ela é. No final é inevitável não se encher os olhos e pensar em tudo que vivemos e como existimos e a vida como um velho ao mar.

isa godoi 12/05/2024

Lindo!
As ilustrações dessa HQ são belíssimas e conseguem transmitir os sentimentos que suscitaram quando li O velho e o mar na versão original. É uma adaptação da obra de Hemingway, portanto, é mais reduzido, porém, a beleza e o cerne dessa história tão simplória e bela, permanecem.

Cass 26/01/2024

Outra visão de o Velho e o Mar (ou ela mais completa)
Foi ótimo poder reler essa obra em formato de quadrinho após O Velho e o Mar ter sido minha última leitura de 2023. A linguagem visual em conjunto à escrita se complementam perfeitamente e trazem uma visão mais ampla dos sentimentos que vem à tona durante a leitura.

be! 06/12/2022

A ilustração desse livro é uma das mais lindas que já vi, ele consegue transmitir a solidão do velho em alto mar e a melancolia de estar sozinho. Fiquei meio decepcionado com o final, ficar 3 dias e 3 noites acordado, sozinho, em alto mar só pra conseguir capturar um peixe não é fácil, mas isso tudo ter sido em vão foi de doer, mas, se for pensar, a vida é dessas né.

Mari 29/12/2022

Belíssimo e tocante
Amo O Velho e o Mar, pois é uma estória de perseverança e resiliência, acima de tudo. Li o livro há alguns anos e me emocionei profundamente e essa HQ é um ótimo resumo ilustrado dele (mas não passa disso, um resumo, para se ter a experiência completa, recomendo ler o livro mesmo).

ane 27/11/2023

O velho e o mar
(Sigo anotando livros pro trabalho da escola no skoob. Não acaba nunca.)
Não esperei tanto desse, mas admito que de cara a estética e os desenhos me pegaram muito. Gostei muito dos (poucos) detalhes que refletem a época em que o livro se passa em Cuba, e gostei muito da reflexão final do livro. Li em menos de meia hora, vale a pena. As ilustrações são LINDAS e te prendem mais ainda na história (até duvido que se fosse apenas escrito, gostaria tanto ou leria tão rapido). Enfim, bom!! Me surpreendeu um pouco.

decaol 26/10/2023

Li a versão HQ, mas a história é bem curtinha. É ótima, bem reflexiva. Me deixou um tanto angustiada perceber que independente do quanto nos doamos, no fim, nada é uma garantia de conquista. Felizmente, o protagonista é muito perseverante e não deve ter se importado tanto com isso.
Enfim, senti falta de maior detalhamento, mas acho que era o propósito do livro ser assim conciso.

Eduardo941 02/01/2023

É...
Gostei. Achei legalzinho, na real. A história é um pouco fraquinha(pra não dizer chata), mas achei interessante. Achei algumas frases legais.

Wal 08/07/2023

Desenhos impressionante
Eu amei as cores, os traçados. Li junto com o conto completo e confesso que essa versão me ajudou a não desistir da versão normal.

bookrinha 15/06/2023

Persistência é a chave da bem-aventurança?
O que é a felicidade?
a felicidade pode ser o conforto, uma família completa, amor incondicional, um prato de comida feito por seu ?neto?, notícias sobre seu jogador de beisebol favorito ou conseguir pegar o maior peixe da sua vida!

A hq de O velho e o mar traz a reflexão e a solitude de Santiago, em meio ao mar, o que mais me chamou a atenção, foi a relação entre Santiago e seu melhor amigo, é lindo ver o amor que um tem pelo outro, uma amizade admirável e a persistência de Santiago.

Isamyn 08/02/2023

Acho q não entendi
Acho que o livro queria passar alguma mensagem sobre reflexão e autoconhecimento, mas não consegui ?? decifrar ainda, vou pensar mais sobre isso e vou ver se consigo entender, porém a história e os desenhos foram muito bons e levinhos de ler, gostei bastante! ?