O Colecionador de Memórias

O Colecionador de Memórias Cecelia Ahern

Resenhas - O Colecionador de Memórias

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

duda06 27/12/2022

"- Não te surpreende que a única pessoa que eu salvo todos os dias nem sequer queira viver? Isso não faz com que você se sinta completamente redundante?"

Lines Karen 07/12/2021

Simplesmente perfeito
Eu adorei o livro, simplesmente perfeito. Li super rápido pois é uma estória muito gostosa de ler ??

Fabi | @ps.leitura 26/04/2018

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Quantas vezes nos afastamos do mundo para não precisar revelar quem nós realmente somos com medo de sermos julgados por isso? Só que isso é um problema, pois, cada vez que fingimos ser alguém que não somos, acabamos nos esquecendo do nosso verdadeiro "eu" e nesse percurso magoamos algumas pessoas. E é essa jornada de Sabrina Boggs que não sabe quem seu pai realmente é.

Após encontrar uma caixa cheia de bolinhas de gude, Sabrina percebe que essa imensa coleção, com diversos modelos, pertence ao seu pai. Porém, surge um grande questionamento: desde quando seu pai coleciona essas bolinhas? Afinal, ele nunca mencionou sobre elas, muito menos para a sua mãe.

Quando Sabrina mostra para seu pai uma dessas bolinhas, ela percebe como suas emoções começam a mudar em reconhecimento, tristeza e vários outros sentimentos que transparecem em seu rosto. Então é onde ela tem certeza que há uma grande história por trás daquelas pequenas e brilhosas bolinhas.

O problema que ela não pode simplesmente chegar para seu pai e perguntar. Fergus Boggs, pai de Sabrina, está em uma reabilitação. Ele sofreu um derrame e perdeu suas memórias mais recentes. Ele não consegue lembrar de alguns acontecimentos atuais, mas consegue se lembrar de coisas bem antigas, coisas de sua infância.

Percebendo que seu pai consegue contar um pouco sobre seu passado, Sabrina aproveita esta oportunidade para descobrir algo. Sem sucesso, ela começa a procurar entre a pessoa que levou as caixas, para sua mãe e até mesmo algum membro da família. Ela precisa descobrir quem seu pai sempre quis ser, mas nunca conseguiu!

Nessa jornada, Sabrina terá 24 horas para descobrir os segredos do seu pai. Ela precisa que esse dia mude tudo e ela conheça mais de uma pessoa que ela pensava conhecer.

"O colecionador de memórias" vai narrar dois pontos de vista: o da Sabrina em busca de suas respostas, assim como os capítulos de Fergus irão narrar as suas memórias tanto da adolescência quanto da sua vida adulta.

Acho que esse foi o ponto que mais gostou no livro. A autora nos mostrou dois pontos de vistas e que no final se interligavam. Foi importante saber o porque Fergus agiu da forma como agiu, assim como era importante para Sabrina saber o porque seu pai nunca havia mencionado essas bolinhas de gude. Mas, além disso tudo, a mensagem que Cecelia nos traz nesse livro é ótima: é importante que você seja sempre você mesmo, independente do que os outros pensam.

Fergus acuou tanto para ser alguém que as pessoas gostariam que ele fosse, que ele acabou se esquecendo de quem ele realmente era. O decorrer da estória deixa mensagens claras de como isso não ajuda em nada. Você vai acabar apenas magoando alguns pessoas que passarem em sua vida e do que isso irá adiantar? Sem contar que você só tem uma vida, por que tentar ser alguém que você não gostaria de ser?

De certa forma eu consegui entender o porquê Fergus agiu dessa forma. Alguma vez você já gostou tanto de algo que quis guardar aquilo somente para você? Você não queria compartilhar com ninguém porque seria como se estivesse doando uma parte de você junto? Esse não é o único motivo das atitudes do nosso personagem, mas pelo menos conseguimos ter uma visão do porquê ele agiu assim.

Apesar de magoarmos algumas pessoas por não nos doarmos inteiramente, às vezes são atos inconscientes que são feitos desde sempre e acabam afetando um relacionamento, seja ele com a família ou com o amor da sua vida. São questões de escolher e isso depende apenas de você.

Então não leia este livro esperando que seja um romance arrebatador como "PS eu te amo" porque não é. É um livro que mostra um amor diferente; um amor de uma filha por um pai, em busca de suas lembranças e que irá fazer com que ela descubra até mesmo quem ela é. Não há romances, apenas grandes lições.

É diferente dizer algo assim quando se trata da Cecelia Ahern, não é? Eu sei, mas foi por isso que ela me surpreendeu tanto neste livro. Estamos acostumados a suspirar tanto quando estamos lendo alguma de suas obras e aí, vem este livro e nos enche de surpresa. Mas eu confesso: foi uma surpresa agradável.

Aventure-se nessa grande jornada junto com Sabrina e descubra todos os segredos que seu pai escondeu durante a vida. Viva intensamente todos os momentos e perceba a mudança que isso irá trazer não somente a vida de seu pai, mas, principalmente, na vida de Sabrina.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2018/04/resenha-o-colecionador-de-memorias.html

Maria 08/08/2022

mais pra menos do que pra mais.
Foram mais de 200 páginas desse livro e, por mais que tragam personagens um tanto profundos, não foi uma história revolucionária ou divertida.
Teve uma tentativa de causar profundidade, mas não senti tanto apego pelos personagens assim. O personagem mais legal era o hamish.

Livrinho paia e chatinho, sem contar que a página branca me deu dor de cabeça (e nem vou comentar sobre os erros na escrita no começo do livro).

Duda De Col 05/05/2023

O Colecionador de Memórias
Muitas vezes o julgamento não vem do outro, e sim de nós mesmos. Julgamos nossos próprios gostos, gestos, pensamentos, atitudes? julgamos tudo. Por esse motivo é tão difícil de lidar com os nossos próprios monstros. O julgamento do outro é inevitável, e isso diz sobre o outro. Cada um cria seus julgamentos baseado nas suas vivências? Às vezes uma bolinha de gude pra você pode ser apenas uma bolinha de gude, mas pra outra pessoa uma representação de um mundo todo!

Aliffer.Pereira 18/09/2023

Uma história bem diferente..
O próprio título remete a algo que envolve memórias, adorei a sensibilidade da história, me deixou muito envolvido, e olha que estavam falando de um assunto que eu pouco ou nada entendo, bolinhas de gude, mas isso criou um enredo tão leve e gostoso de ler. Confesso que o personagem da Sabrina me irritou em alguns momentos, já o de Fergus eu me interessei muito mais, pelo crescimento do personagem do passado ao presente, senti falta de um final mais detalhado sobre a personagem. No geral, é uma leitura bem agradável.

Loana.Russo 25/03/2023

Uma reflexão sobre o que é ser você
Meu primeiro livro da autora. Não consegui deixar de ficar fascinada pelo desenrolar da história. Um plot tão simples, que para Sabrina são apenas 24h, mas para Fergus é sua vida inteira.

Porém, a complexidade das descobertas sobre si através da busca pelo outro, fazem esse livro uma leitura rica em reflexões da nossa própria vida.

Sabrina é uma dona de casa perdida em sua rotina, Fergus, seu pai, um homem que perdeu parte de si após um derrame. Fergus tem uma vida secreta e os motivos que o levam a esconder uma parte tão importante de si me levaram a refletir sobre o que escondemos por medo de julgamentos de si mesmo e dos outros.

Devemos viver a vida sem esquecer quem somos, sem nos separar na nossa essência e daquilo que nos dá alegria. Devemos nos cercar daqueles que apoiam nossas pequenas loucuras e que nos aceitam sem críticas ou julgamentos descabidos. Para isso precisamos aceitar o outro, mesmo naquilo que julgamos ser pouco importante, infantil ou besta.

Esse é o segredo de boas relações humanas.

skuser02844 11/02/2019

Bolinhas
O Colecionador de Memórias nos mostra que mesmo as decisões mais comuns que tomamos no nosso dia a dia, podem ter consequências extraordinárias em nosso viver.

Ele nos conta a vida de duas pessoas: Fergus, o pai, agora vivendo em uma casa de repouso depois de um derrame, não teve uma infância muito fácil. Mas sua coleção de bolinhas de gude, com certeza, a deixaram bem mais leve.

Sabrina, a única filha, casada e mãe, se sente sufocada com a mesmice imposta pela rotina do trabalho que tem, procura o propósito de sua vida.

Mas algo muda quando ela recebe uma misteriosa coleção de bolinhas de gude que pertencia ao seu pai. Bolinhas de gude? E para sua surpresa, não era uma simples coleção, elas eram valiosas!
A surpresa é tanta, que Sabrina percebe que não sabe nada sobre o homem que chama de pai.

E é aí que a história se torna fascinante!

As bolinhas sempre foram a grande paixão de Fergus. É uma paixão tão intensa que ele, ao longo de sua vida, esconde de todos. O que faz com que o menino feliz na infância, seja agora uma pessoa completamente diferente, como também mude todos os seus relacionamentos.

Sabrina só quer descobrir o que aquele homem que a viu crescer, e que ela amou toda a vida, esconde de todos.

“Quando se trata de lembranças, há três categorias: coisas que quero esquecer, coisas que não consigo esquecer e coisas que esqueci que havia esquecido, até me lembrar delas”

Fergus jogava para esquecer dos problemas e colecionava para se lembrar das pessoas que foram importantes em sua vida.

Sabrina precisava conhecer quem era realmente seu pai para poder saber quem era ela.

Mas todos nós temos segredos.

É interessante ver como nossas atitudes mudam acontecimentos e, consequentemente, as vidas dos que nos cercam. Mas também podemos ver que o amor, o perdão, a família e a amizade são suficientes para mudar toda uma existência.

Recomendo e muito! É apaixonante!

Alguém já leu?

Lílian 12/02/2023

Narrativa instigante
Pra quem gosta de histórias de detetive pela investigação mas acha elas irreais demais, é uma ótima escolha. É interessante como pedaço a pedaço a menina vai descobrindo a história do pai, quem ele realmente foi/é, os porquês dele e como isso impactou/impacta nela. Talvez eles sejam ligados demais? Talvez, às vezes parece algo mais "espiritual" ou algo assim, mas na maioria das vezes é bem real.

Além disso, tem o fato de quem ninguém aqui é perfeito. Isso é um defeito? Aí vai de você, mas na vida real ninguém é perfeito também. No começo isso estranhamente me incomodou, como se em ninguém eu pudesse confiar totalmente, mas na vida real é assim também.

Tuany 11/05/2019

Surpreende.
No caminhar das histórias e lembranças você se surpreende e, ao final ele te trará grandes reflexões acerca de quem amamos e está ao nosso redor... Grandes lições!

Giorcine 05/01/2022

Colecionador de memórias
O livro o colecionador de memórias mostra para você correr atrás do que quer e não deixar as lembranças boas sumirem.
É um livro bom que ti faz pensar em que a qualquer momento você pode se tornar uma pessoa melhor e fazer os outros melhores.
As memórias nunca morrem apenas precisam ser relembradas.

maioreis 15/07/2023

Surpreendente
Este é um livro que realmente me fez passar muita raiva, algumas atitudes dos personagens são claramente questionáveis e sem fundamento, mas se não fosse assim não teria livro, isso que o tornou tão interessante, adorei essa leitura e recomendo bastante que leiam, me tirou algumas lágrimas e no final carrega uma mensagem bem legal.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6