rperesperes 25/01/2020Tudo sobre o livro + Resumo + Minhas consideraçõesRESUMO
Uma das coisas mais importantes que devemos lembrar é aprender a levantar nos tempos de dificuldades, e que na vida muitas portas vão fechar, mas se tivermos força de vontade e fé, o retorno vem. Silvio Santos se tornou um homem de exemplos, pois teve uma vida muito difícil e soube aproveitar as oportunidades que lhe cruzavam o caminho. O que não parecia tão bom ele tornava um sucesso. Ele fez das coisas simples coisas grandes, porque soube ser ousado, sábio e persistente com as coisas nos momentos certos. Devemos segui-lo como referência para nossa vida.
MINHAS CONSIDERAÇÕES
- Nunca desista em meio as dificuldades;
- Usar de inteligência e sabedoria para transformar possíveis fracassos em sucessos é muito importante;
- Mostrar interesse e ser curioso é fundamental;
- Não se envergonhe em fazer coisas pequenas, elas podem se tornar coisas grandes;
- As dificuldades são grandes degraus para crescimento emocional e profissional na vida;
- Ter um olhar apurado para oportunidades é ouro para os negócios;
- É importante ter sensibilidade para aflorar grandes ideias com criatividade;
- Descobrir talentos a sua volta é um fator indispensável para um homem de sucesso;
- Saber tratar bem as pessoas ao nosso redor é importante para o sucesso.
A partir daqui, tudo sobre o livro...
UM HOMEM DO BRASIL
Fruto de uma família judaica, Senor Abravanel , filho de Alberto e Rebeca Abravanel, foi o primeiro dos filhos do casal a nascer em uma terra distante da Europa de seus antepassados. O fato ocorreu pelo contexto histórico, sua família teve que mudar de cidade várias vezes para conseguir sobreviver aos ataques e perseguições implacáveis contra os judeus em vários momentos. Nas décadas de 1920 e 1930, muitos judeus desembarcaram em terras brasileiras, tentando fugir do antissemitismo cada vez mais forte na Europa.
No dia 12 de dezembro de 1930 nasce Senor Abravanel, nome dado em homenagem a seus antepassados e em adequação à linguagem local. Além de Senor, Rebeca e Alberto tiveram mais 5 filhos. Quando Silvio nasceu, sua família morava na travessa Bem-te-vi, no bairro da Lapa no Rio de Janeiro, considerado reduto da boemia carioca da época. Seu irmão Leon era seu fiel escudeiro de diversões, adoravam assistir filmes(sem pagar), seu irmão sempre foi uma figura muito importante em sua vida, desenvolveram uma afinidade e amizade muito grandes.
Sua mãe Rebeca vivia em constante luta para ajudar a sustentar a casa, pelo fato de seu pai Alberto ser viciado em jogos, gastando todo o dinheiro da família. Tal vício acarretou inclusive na perda da loja da família na Praça Mauá em função das dívidas. Silvio lembra de momentos muito difíceis que passou com sua família nessa época. O futuro bilionário começou trabalhar aos 14 anos para conseguir sobreviver com sua família. Na época, Silvio estudava contabilidade e segundo suas palavras saiu temporariamente da escola e começou a se virar, a ideia era ganhar o máximo de dinheiro no menor tempo possível.
Diante de uma extrema dificuldade, e precisando encontrar algo rentável, a cabeça de empreendedor de Silvio Santos começaria a se manifestar nessa época. Seguindo os passos do pai, descobriu na profissão de camelô um meio de ganhar dinheiro.
O FARO PARA OS NEGÓCIOS
Na sua primeira empreitada de vendedor ambulante, precisava ter uma grande ideia do que vender para alcançar clientes. A época era de eleições, e o ano de 1945 foi marcado por euforias políticas. Diante desse quadro, observando um ambulante que fazia sucesso vendendo capinha para proteger o título de eleitor, Silvio viu ali a demanda encontrando a oferta, e não havia muitos concorrentes.
Silvio não queria apenas vender seu produto, queria vender mais e melhor, então foi atrás de um alemão que oferecia canetas para seus clientes. O futuro camelô tinha o desejo de aprender todas as táticas e as melhores práticas de vendas. Observando por vários dias o comerciante, ele percebeu que o carisma do homem ajudava muito no momento da venda, e isso era algo que nunca havia faltado para Silvio.
Considerou que estava preparado para encarar o desafio das ruas vendendo e testando as estratégias que tinha criado para vender muito em pouco tempo. Silvio além dos produtos, oferecia aos fregueses entretenimento fazendo mágica. Quem passasse pelo local na época, poderia ver e ouvir Silvio manuseando moedas e baralhos. A arremessa de produtos foi vendida com agilidade e a reposição do estoque foi constante. Já nessa época, era possível perceber traços do grande comunicador que ele seria. Rapidamente o jovem continuou ganhando dinheiro e a mãe não precisava mais se preocupar tanto com as finanças da família, ele lucrava muito mais do que precisava, trabalhando apenas uma hora por dia.
Ele já treinava para o que viria a ser: um grande empresário. Tendo refletido sobre isso: “Como camelô, eu já era um empresário. Mantinha três funcionários. Um ficava olhando quando vinha o rapa. O outro cuidava do estoque de canetas e o terceiro funcionava como farol. Ele chegava de quinze em quinze minutos e dizia: “Gostei da caneta, me dá uma”, chamando a atenção dos clientes.”
Certo dia enquanto o jovem vendia seus produtos, o diretor de fiscalização acabou flagrando-o e lhe pediu que parasse de atuar na região e em vez de entregá-lo ao Juizado de Menores, acabou lhe dando um cartão. Esse foi o primeiro passo para que Silvio, devido a sua voz potente, trabalhasse no primeiro meio de comunicação em que utilizaria seus dotes artísticos, o rádio. Foi sugerido a Silvio fazer um teste na Rádio Guanabara.
Com interesse em entender como era o funcionamento de uma rádio e com a possível possibilidade de um novo trabalho, Silvio não hesitou em procurar o contato que havia caído em seu colo. Na época, o concurso para entrar na Guanabara era muito disputado, pois era o sonho daqueles que queriam fazer parte do mundo artístico. O talento de Silvio chamou a atenção dos profissionais da Guanabara, concedendo a ele a primeira posição no concurso, acabando por conquistar seu primeiro trabalho artístico.
Silvio ainda com 14 anos começou então a conciliar o trabalho de camelô com a função de locutor em outras cinco horas do dia. Mas sua história ainda estava no começo e mesmo que seu talento artístico estivesse aflorado, corria em suas veias o sangue de empreendedor. Quando completou 18 anos, Silvio ainda era camelô, mas teve que cumprir o serviço militar. Servindo ao Exército, foi para a Escola de Paraquedistas, onde realizou saltos que foram considerados de boa qualidade técnica.
A Escola de Paraquedistas exigia muita dedicação, impossibilitando a continuidade das vendas no trabalho como camelô. Trabalhando no Exército, Silvio pareceu ter sentido falta de usar seus dotes artísticos, e acabou retornando às rádios. Então usava suas folgas aos domingos para trabalhar de graça na Rádio Mauá. A paixão e a vontade de trabalhar com comunicação falaram mais alto do que o desejo de descansar.
A estratégia e a inteligência de Silvio para os negócios sempre guiaram suas decisões, assim como a paixão pelas realizações. Em entrevista à Revista Veja, o apresentador disse ser sortudo: ʻSou uma pessoa de sorte. Não levei a vida, a vida é que me levou. Não tenho grandes sonhos, mas uma coisa que eu gostaria é de morrer sem precisar ir ao hospital.”
Silvio também prestou serviços de propaganda na barca de Niterói, ele usava auto falantes para fazer anúncios, colocava músicas e fazia até bingo dentro delas. Nessa época foi instalado um bar dentro dessa barca, onde Silvio vendia guaranás e cervejas da companhia. Ele acabou se tornando o maior vendedor dos produtos da Antártica no estado do Rio de Janeiro. Essa ideia deu tão certo que o diretor da Antártica convidou Silvio para conhecer São Paulo, e chegando lá ele não voltou mais, continuou na cidade abraçando a oportunidade de locutor na Rádio Nacional.
O BAÚ DA FELICIDADE
O Baú da Felicidade chegou através de Manoel de Nóbrega, mas não foi ele o cabeça por trás da ideia. Assim como ele apresentou o Baú a Silvio, também foi outra pessoa quem lhe apresentou o negócio. Em 1957, Nóbrega foi procurado na Rádio Nacional por um alemão com uma proposta de oferecer um baú de brinquedos anual aos clientes, com a vantagem de serem pagos ao logo do ano através de prestações.
Analisando o potencial do negócio, Nóbrega ficou muito interessado na proposta. Porém, havia um único obstáculo para o fechamento do acordo: ele não tinha dinheiro para investir. O alemão fez um acordo: entraria com o investimento inicial, em troca rodaria anúncios nos programas da Rádio Nacional, para trazer visibilidade ao produto e aumentar as vendas.
Assim que os anúncios começaram a ser transmitidos, surgiram centenas de clientes querendo o tal baú de brinquedos, rapidamente ultrapassaram a quantidade de mil baús. O que era um sonho para Nóbrega e seus clientes, acabou em um pesadelo. Todos ansiosamente esperavam um baú de brinquedos que nunca chegava. Preocupado, Nóbrega recebeu um “balde de água fria” ao questionar o tal alemão.
Desesperado, Nóbrega procurou Silvio para explicar a enrascada na qual havia se metido e pedir ajuda. A princípio, Silvio, mesmo o considerando seu amigo, não aceitou o pedido, pois já tinha muitas coisas para resolver na época. Quando finalmente Silvio resolveu ajudar, acreditava que pelo sucesso de vendas, encontraria um negócio prospero e organizado, mas não foi nada disso que Silvio viu. A fachada era degradada e o escritório do Baú era no fundo de uma loja. Chegando lá encontrou uma moça e o tal do alemão trabalhando em cima de um caixote.
Sobre esse dia, o próprio Silvio contou algumas lembranças em entrevista à apresentadora Hebe: “Eu comecei o Baú sem absolutamente nenhum tostão. Nenhum real, nenhum centavo. Eu cheguei em uma localidade, em uma loja que estava totalmente destruída e que o Nóbrega me disse que era o Baú da Felicidade. [...]"
Silvio pegou a empresa em ruínas, mas aos poucos foi transformando o negócio. “Foram dias recebendo os clientes e reafirmando o compromisso em reparar todo o prejuízo a que foram submetidos”. A história do Baú está aí para provar que a empresa do porão prosperaria e daria origem ao imenso grupo de Silvio Santos.
Ousado como Silvio era, não poderia deixar essa chance passar despercebida. Logo que percebeu o potencial do Baú, procurou Nóbrega para lhe fazer uma proposta de sociedade. Sabendo que poderia confiar muito mais em Silvio do que no alemão, Nóbrega aceitou a proposta de sociedade, evitando que a empresa fechasse. O grande fato é que a empresa só tomou grandes proporções graças à inteligência, ousadia, dedicação e visão de Silvio.
Em 1963 houve a mudança de nome para BF Utilidades Domésticas, tornando a empresa popularmente conhecida como Baú da Felicidade. Silvio era um homem de soluções muito criativas, logo percebeu que não precisava ir longe para divulgar o Baú: encontrou a solução nos shows das caravanas.
UM MARCO NA ERA DA TELEVISÃO
Em 1960, com o programa Vamos Brincar de Forca, Silvio, um locutor de grande sucesso, passaria a ser também apresentador. Era uma época em que as emissoras precisavam de uma programação cativante, então Silvio apresentava na TV Paulista um programa noturno que tinha brincadeiras com sorteios de prêmios e shows ao estilo circense. Foi assim que tomou forma a ideia do Programa Silvio Santos, a atração que tomaria conta dos domingos nos lares brasileiros.
Para fazer esse programa, o próprio apresentador teve a ideia de adquirir um espaço na televisão. Animado com índices altos de audiência, Silvio adquiriu duas horas na grade de programação aos domingos para lançar suas próprias ideias. Esse programa chegou a entrar para o Guinness Book, em 1993, por ser o mais duradouro do mundo, na época, sendo exibido há 30 anos. E não parou por aí, em junho de 2017 o Programa Silvio Santos completou 54 anos no ar.
SILVIO E A GLOBO
A história de Silvio com a Rede Globo de Televisão começou pouco depois dele estrear seu Programa Silvio Santos. Buscando uma expansão nacional, a Rede Globo adquiriu a TV Paulista em maio de 1966, quando passou a exibir também a programação do canal e o Programa Silvio Santos. No ano seguinte à aquisição do canal, a TV Paulista passou a se chamar TV Globo São Paulo.
O NASCIMENTO DO SBT
Há cerca de 41 anos, Silvio Santos entrava no ar com sua própria emissora de televisão. Em 1976, a emissora tinha uma grade de programação que abrangia o período das 18h até a meia-noite, todos os dias. Logo na primeira programação da rede, Silvio Santos já apostava em séries e filmes, que eram duas paixões dele e de seu irmão Leon desde a infância.
Poucos dias depois de entrar no ar com a TVS, em 1976, Silvio recebeu na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro o título de “Carioca Honorário” pelos feitos que vinha realizando ao longo de sua vida.
O Programa Silvio Santos começou a ser transmitido na TVS quando Silvio encerrou seu contrato com a Rede Globo de Televisão. A estreia do programa na emissora de Silvio aconteceu em agosto de 1976, praticamente três meses depois da estreia da própria emissora. Esse foi um grande passo para elevar a audiência do canal, alcançando a segunda colocação do ranking. As telenovelas entraram no canal no ano seguinte.
A TVS só era transmitida na sua cidade natal, mas os planos do apresentador eram grandes, ele gostaria de transformar seu canal em uma verdadeira rede, um sistema de televisão. Então em agosto de 1981 o SBT foi inaugurado. Através de um acordo com a TV Rede Record importou dois transmissores de sinal RCA e comprou uma antena que foi colocada na torre da emissora localizada na Avenida Paulista. Assim o SBT teria estrutura em São Paulo e não usaria mais a da TV Tupi. Hoje em dia a atual torre do SBT está localizada no Sumaré e foi arrematada em um leilão da ex-Tupi.
O HOMEM QUE ENXERGA COM A ALMA
Silvio sempre foi um homem muito decidido em sua vida. Por muitas vezes contrariava aqueles que pensavam diferente dele. No SBT, há muitos relatos de que “o patrão” acaba desconsiderando as sugestões de seus funcionários, pois sua intuição e visão mostram o que deve ser feito. E normalmente sempre acerta em suas decisões.
Silvio também tem uma forte habilidade de descobrir talentos, sua emissora está repleta deles, e onde ele aposta vira ouro. Desde assistentes de palco e apresentadores, tudo é muito bem escolhido e apostado pelo “patrão”.
ASPIRAÇÕES POLÍTICAS
Em 1989 por ser extremamente carismático, o maior apresentador do Brasil de todos os tempos, poderia ter sido presidente (ano em que Collor foi eleito), e foi assustador o índice das intenções de votos por parte dos eleitores naquele momento. Para muitos, ele nem precisaria se candidatar, já era o presidente do Brasil tamanha sua influência.
VOANDO ALTO E COLHENDO FRUTOS
Silvio foi um homem que nunca sonhou pequeno. Desde criança seu destino foi traçado. Na época como camelô, quem cruzou seu caminho viu que ele lutou claramente para alcançar suas conquistas. Enfrentou críticas, derrotas, e isso tudo é um bom prato para uma vida de sucesso. Ele nunca se intimidou diante de seus desafios.
O Grupo Silvio Santos realizava projetos ousados e até considerados impossíveis. Foi assim quando colocaram uma emissora de televisão em poucos meses no ar e quando construíram o CDT da Anhanguera. Em 1999, as empresas com maior representação para o faturamento do grupo eram: Liderança Capitalização (TELE SENA), SBT, Banco Panamericano, BF Utilidades Domésticas (Baú da Felicidade), Panamericano Prestadora de Serviços, Vimave – Vila Maria Veículos, Panamericano Arrendamento Mercantil, Panamericana de Seguros, TV Alphaville e Panamericano Admistradora de Cartões de Crédito.
SBT NO SÉCULO XXI
Em 2006 foi lançado um dos carros-chefes do grupo: a empresa Jequiti, marca de cosméticos de Silvio Santos. Mesmo sendo alérgico a perfumes, Silvio apostou com tudo em cuidados para a beleza. Antes de surgir a empresa, Silvio observava nas viagens que fazia o quanto as mulheres gastavam e investiam em cosméticos. O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no Brasil faturou cerca de R$ 45 bilhões em 2016, o que fez do país o quarto maior mercado do setor.
Na categoria “Perfumes”, conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), somos o segundo maior mercado do mundo. Assim como a variada gama de produtos do grupo, a linha de produtos da Jequiti com itens de perfumaria, maquiagem e cuidados diários possui também espaço cativo nas atrações e comerciais do SBT.
MAIS DE 35 ANOS DE HISTÓRIA
No dia 19 de agosto de 2016 o Sistema Brasileiro de Televisão completou 35 anos. Foram três décadas e meia em que a emissora trouxe diariamente diversão à população brasileira. Em seu aniversário de 33 anos, o SBT lançou uma campanha idealizada junto à agência Publicis que trazia um texto manifesto sobre a vocação da televisão e do próprio Silvio Santos:
“Felicidade. Felicidade é nascer com a vocação de divertir. É ter mais energia a cada ano que passa. É ter a alegria de realizar sonhos. É estar próximo de quem você ama. Mesmo que você ame 200 milhões de pessoas. Felicidade é ser lembrado, ser querido, ser compartilhado. Não por algumas pessoas, mas por todas as famílias. É informar e emocionar. É multiplicar seus melhores sentimentos. É mudar, renovar e compartilhar. Felicidade é fazer tudo isso por vários anos. E se sentir cada vez mais jovem."
O próprio Silvio Santos tinha muito o que comemorar, em 2015, celebraria seus 85 anos com muitas dádivas. O Grupo Silvio Santos emprega mais de 20 mil pessoas e fatura cerca de R$ 2,5 bilhões ao ano. Apesar de o SBT ser um importante responsável por esse faturamento bilionário, o grupo possui empresas também em diversos setores além da mídia: concessionárias de veículos (Vimave), hotelaria (Jequitimar), cosméticos (Jequiti), entre outros. Realmente Silvio Santos é e sempre será lembrado como um grande homem de sucesso.