As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

maffessoni 08/03/2023

Experiência única
Apesar de ser uma leitura bem enrolada e demorada, acho que vale muito a pena pela experiência de conhecer a história de Avalon e dos companheiros da távola redonda de Arthur.

Um dos pontos altos do livro é a variedade de personagens, histórias, pontos de vista e crenças (religiosas e políticas). É um universo incrível, e o fato da autora não ter focado completamente na história do rei Arthur permite explorar tudo o que é apresentado.

A presença feminina nesse livro é simplesmente foda!! Acompanhar o desenvolvimento (principalmente psicológico) de todas as mulheres com certeza é uma das coisas mais marcantes desse livro. Morgana é uma das personagens femininas mais fortes, enigmáticas e inteligentes que eu já vi numa trama. Criei um carinho por ela e por sua trajetória, e com certeza que será uma das minhas queridinhas da literatura.

Julia 15/11/2021

Incrível!
Nunca pensei que fosse gostar tanto das histórias do Rei Artur, mas se tornou de longe minha série de livros favorita.
Acho que o principal motivo pelo qual eu gostei tanto é o seguinte, o foco da narrativa está nas personagens femininas, sobre o papel da mulher após a chegada do cristianismo na Bretanha e o ponto de vista delas sobre as façanhas de Artur e seus companheiros, ao invés de focar nos personagens masculinos com suas batalhas e guerras que me deixam entediada. A autora traz também essas divergências entre a religião cristã que estava se espalhando pela região na idade média e as religiões ancestrais, que cultivavam o Deus e a Deusa, o que me agradou muito pois desde muito nova sou facinada em estudar sobre religiões pré-cristãs.
Essa série me encantou num nível que eu estou até com medo de consumir outras obras sobre o ciclo arturiano que estraguem a história para mim.

Recomendo demais esse livro para todos, principalmente se você for adepto do paganismo ou tenha interesse em religiões ancestrais.
Nine 19/11/2021minha estante
e se for uma pessoa adepta do cristianismo vc indicaria?

Julia 20/11/2021minha estante
Para pessoas adeptas do cristianismo eu indicaria ler o livro com a mente bem aberta, já que a autora traz o lado do cristianismo bem de quando ele começou a se propagar pelo mundo e, bem, a coisa não era muito bonita. Como eu falei eles também questionam muito o papel da mulher após a chegada do cristianismo e a incorporação de alguns aspectos pagãos nos rituais cristãos. Mas a gnt entende que naquela época as coisas eram bem diferentes, por mais q eu não me considere cristã eu sei que as coisas não são mais como as que os padres daquela época pregavam.
Diversas vezes alguns personagens se revoltam contra a religião cristã, mas a gnt entende que eles estão apenas chateados porque a religião deles está sendo substituida por essa "nova" religião. De qualquer jeito, o livro faz questão em sempre relembrar que todos os Deuses e Deusas são um só, e que não existe verdade absoluta em uma religião em si, já que estamos todos tecnicamente orando para o mesmo Deus.
Enfim, como eu disse no começo, se você encarar o livro com a mente aberta e considerar essas coisas que eu falei, tenho certeza que vai gostar! :)

Nine 23/11/2021minha estante
Obrigada Julia, quero muito ler!

Jessica891 25/05/2023

Uma história muito emocionante. Ainda não tinha lido nenhuma releitura ou até a lenda do Rei Arthur. Mas, essa com certeza me encantou de tal forma que as que eu lê não chegarao nem perto de emocionar tanto como está.

Arcanjo 06/02/2022

Um livro incrível
Vamos do início, As Brumas de Avalon é um reconto das famosas lendas Arthurianas, porém o foco cai sobre as personagens femininas dando destaque a Morgana, que no livro é retratada com irmã mais velha de Arthur.
O livro é dividido em quatro partes, nelas acompanhamos toda a trajetória de Morgana, desde se sua infância até sua velhice, e tambem acompanhamos todos os demais personagens que circulam a história.
Morgana das fadas, como é conhecida, por motivos que não irei comentar aqui e mandada a Avalon, quando criança para se tornar uma sacerdotisa da deusa.( Algo que é comparado a bruxas ou feiticeiras ).
Mas o que é Avalon?
Avalon é um pequeno reino mágico, protegido por brumas que está se afastado do nosso mundo, pois as pessoas estão perdendo a fé nas antigas religiões e se convertendo para o cristianismo.
O destino de Morgana, está em tentar restaurar a antiga religião, preservar o culto a deusa e a natureza, mas esse é apenas o pano de fundo.
Esse é uma história cheia de intrigas, guerras e romances, personagens incríveis e bem escritos, diálogo maravilhosos e muito mais!

Emilia.Reis 19/03/2022

É tanta loucura que a gente se perde
Esse livro tem de tudoo mesmo (sexo, drogas, tretas por poder e amor, pseudo magia, incesto, trisal e por aí vai...)
Tudo muito inesperado, há muita citação da bíblia, colocada de forma desdenhosa e crítica ( achei perturbador, é preciso ignorar muita coisa pra seguir o baile)
Logo parece que o livro se trata apenas de uma forma para criticar a crença em Deus.
No entanto no decorrer do livro, Avalon que seria o lugar perseguido pela religião se mostra igualzinho: tirano, explorador e tudo mais.
No fim a gente concluí que não importa a religião, lado ou em quê as pessoas acreditam, nem se existem ou não, o fato é que as pessoas usam tudo que podem para garantir poder e manipular as pessoas.
Desejos e vontades de seres superiores são as justificativas para suas próprias atrocidades, só uma forma de garantir o que querem e se livrar da culpa.
O livro é fácil de ler, muita coisa acontece... é um livro polêmico, certamente, que eu não recomendaria, porque embora as mulheres tenham uma participação de destaque, não foi como eu esperava. Queria mais destreza e dominação delas em meio à isso tudo.
Rayza.Figueiredo 19/03/2022minha estante
fizeram foi o regaço kkkkk

Emilia.Reis 19/03/2022minha estante
hahahaah simmmm

Rafaela.Rezzadori 30/03/2023

Que experiência!
A leitura de As Brumas de Avalon é uma grande imersão. Forte, envolvente e histórica, a escrita e o enredo nos prendem do início ao fim. Foi lindo! Recomendo!

Sabrina758 07/05/2023

A perspectiva feminina das histórias do Rei Arthur
As histórias do rei Arthur contada na perspectiva das mulheres, em especial de Morgana. Esperava um livro chato e entediante, com uma leitura difícil e desinteressante, mas recebi um livro com uma história envolvente, achei impossível não me apegar à personagem Morgana.

Ela se desenvolve durante toda a história, está presente a cada momento. Comete erros e acertos, gostei de certas decisões e desaprovei outras. Senti como se ela fosse de fato humana.

Apesar de ter gostado das histórias, não gostei do final, mesmo assim isso não faz o livro ser ruim.

Atribuo pontuação de ⭐⭐⭐

Igor 12/08/2020

O clássico que como a Deusa estará presente durante gerações
Uma visão encantadora sobre a lenda Arthuriana que não se prende apenas à guerras travadas no período. Personagens tão reais que nos fazem ama-los e odia-los a cada ação que não concordamos. Com um final emocionante e surpreendente a cada parágrafo, terminei o livro com o sentimento de ter vivido tudo isto do momento em que Igraine recebe a anunciação de sua tarefa ao momento que Morgana percebe que tudo foi como a Deusa quis que fosse.

- J 02/09/2020

Agradável surpresa
Esta é uma releitura da lenda de Artur, dessa vez focada nas mulheres e no enorme papel que elas sempre representam nas tramas medievais, apesar de sempre ficarem por baixo dos panos.

Pela fama do livro, era meu desejo ler, ainda mais se levarmos em consideração o feminismo presente na estória, porém tinha um pouco de medo que a leitura se tornasse muito enfadonha. São quase 970 páginas! Porém, me surpreendi positivamente ao adorar esta estória! Em nenhum momento me cansei ou desejei parar.

Em relação à lenda de Artur, muitos momentos do livro não têm correspondência com a história, mas, como a própria autora ressaltou, o objetivo não era copiar novamente os fatos históricos, mas sim colocá-los sob o ponto de vista feminino e, principalmente, iniciar a discussão sobre o papel feminino e o lugar da mulher no mundo medieval. Apesar de muitas guerras terem se iniciado unicamente pelo poder, inúmeras iniciaram por causa de uma mulher, seja pelo seu amor ou pelo seu defloramento indigno. Mas, ainda que tantas vezes isso tenha acontecido, ainda é raro encontrarmos estórias (ou até a própria História) demonstrando o devido valor das mulheres. Assim, Marion Zimmer Bradley tomou essa incumbência em uma das mais famosas histórias medievais do mundo! E devo dizer que fez um ótimo trabalho.

Aviso aos leitores de ebook: apesar de estar constando na Amazon que o ebook deste livro apresenta defeitos, eu devo dizer que não encontrei nenhum! Até demorei pra ler por ver que o único disponível apresentava defeitos, mas decidi dar uma chance e não me arrependi! Podem ficar tranquilos ao lê-lo.

Larissa Bispo 06/09/2020

A história do Rei Arthur como nunca se viu antes
Esse livro é uma verdadeira obra de arte. Ele retrata a história do Rei Arthur pela visão das mulheres que o cercavam. Vemos o ponto de vista de Igraine, sua mãe, Morgana, sua irmã, Morgause e Viviane, suas tias e até mesmo de Gwenhwyfar, sua esposa. E todas elas acrescentam pontos ainda não narrados nas tantas recontagens sobre as lendas de Arthur, Excalibur e os cavaleiros da Tavola Redonda. Essa história vai te prender dos primeiros capítulos até o fim em um frenesi de entusiasmo que eu pouco vivenciei na minha vida de leitora. É um livro que indico demais, extremamente rico em todos os seus aspectos.

Carolina.Souza 06/09/2020

Lenda arturiana pela visão de mulheres poderosas
O livro aborda sobre a lenda do rei Arthur pela visão de mulheres poderosas, sendo elas sua esposa, sua tia Morgause, sua tia Viviane, sua esposa, sua mãe e sua meia irmã Morgana, mãe do seu filho.

Aline 23/11/2020

Apaixonada
Um clássico que poderia ter lido a muito tempo, que livro maravilhosooo!! Simplesmente encantada com As brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley. Ao recontar a lenda do rei Artur, ela descreve os esforços que ele teve em unificar a Bretanha conta os Saxônicos, mostrando a perspectivas através de mulheres só Reino de Avalon e Camelot. Mesmo aqueles que normalmente não gostam das lendas de Arthur, se encantam com as mulheres por trás do trono. Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover suas respectivas visões de mundo. Porém, as intrigas e a política do reino de Camelot descritas no livro se passam quando o Cristianismo começa a dominar a ilha-nação da Bretanha estabelecendo o conflito com os cultos pagãos da época. Um clássico que encanta, fazendo você não lagar o livro, com toda trama, intrigas, segredos e conquistas. Livro muito bom!!!

Imi 09/11/2022

Morgana é a maioral, deusa da 🤬 #$%!& toda, o Arthur é muito dependente da gwenhwyfar, impossível gostar dela, chata demais,a Morgana merecia muito mais vindo dela, mas enfim, a trama foi muito boa, eu queria tudo de melhor pra Morgana, mas esse livro não é sobre o que desejamos pros personagens, porq eles só sofrem.

Rickey de Souza 29/05/2023

Profundamente impactante
Acompanhar diversos personagens do nascimento até a morte, sofrer com os que sofrem, amar todos, são coisas proporcionadas por este livro.
Morgana, sobretudo, brilha por múltiplas razões: é uma mulher polímata numa época em que o feito era incomum até para homens, extremamente envolvida com a política de Camelot, corajosa, espirituosa, marcada pelo sofrimento, obstinada, raivosa. Ela é, após certo trecho da obra, o centro em torno do qual Avalon gira, para o bem e para o mal. Lindamente desenvolvida, sinto que vou carregar Morgana para sempre em mim.
Não bastasse isso, há o rol de outras personagens extremamente ricas na sua profundidade e multilateralidade. Artur, Lancelote, Gwenhwyfar, Igraine, Viviane, Mordred: não há ninguém poupado pela autora, vemos a luz ser lançada sobre os aspectos mais nobres e mais sombrios de cada um.
Por fim, somos atingidos com a passagem do tempo e mudança do mundo, a descoberta de que quase nada, no fim das contas, está sob nosso controle, e sofremos com a despedida de cada personagem amado. O livro é lindo.