As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Ebenézer 05/07/2020

Enfim, quase mil páginas não é um esforço trivial.
É necessário muito brio do leitor para enfrentar um desafio dessa dimensão.
Entre picos e vales, desertos cansativos, mas também bons oásis, guiou-me nAs Brumas de Avalon a elegante afirmação de Fernando Pessoa que ?Tudo vale a pena se a alma não é pequena?.
Assim, apesar de tudo, - do cansaço principalmente - venci As Brumas de Avalon persistindo em cada capítulo me reconciliar com a leitura e me deleitar com o enredo: em muitos momentos obtive bom entretenimento.
No atacado da leitura talvez tenha havido alguma má vontade de minha parte. Não tenho dificuldades em reconhecer minhas fragilidades de leitor em algumas obras.
De todo modo, embora As Brumas de Avalon seja uma narrativa fantasiosa, nem por isso é menos rica, interessante e que cativa o leitor simpático a esse estilo literário.
Posso, enfim, sintetizar que foi muito bom conhecer as boas histórias de reis e rainhas contadas sob a perspectiva feminina e os conflitos existenciais das personagens encarnadas em Viviane, Morgana e Morgause, além, claro, das principais personagens masculinas Artur e Lancelote em seus dúbios relacionamentos amorosos.
A narrativa é longa e pródiga na exposição de conceitos filosóficos que são interessantes e estimulantes para a vida porque pragmáticos. Todavia é abundante no enredo as estocadas ferinas e propositais que a narrativa procura desferir nos pressupostos, conceitos, costumes e dogmas do cristianismo católico querendo com isso desmerecer essa fé e, sobretudo, fazer dela uma caricatura deplorável, expondo assim a face frágil desse segmento religioso: um prato cheio para quem não é adepto dessa crença.
As personagens partilham um terreno comum de constantes conflitos cujo cenário cotidiano é pautado essencialmente pela imposição e intromissão de novos dogmas e costumes religiosos, o que disso resulta a divisão das pessoas, a perda da liberdade individual e a ojeriza do homem pelo homem em consequência de princípios de fés que se antagonizam e se hostilizam mutuamente.
Essa guerra religiosa desnecessária está presente não apenas nAs Brumas de Avalon: aqui essa temática tem sua relevância por lançar um pouco de luz nos simbolismos religiosos que continuamente sufocam a humanidade em conflitos intermináveis ainda hoje em nossos dias.

Julia 15/11/2021

Incrível!
Nunca pensei que fosse gostar tanto das histórias do Rei Artur, mas se tornou de longe minha série de livros favorita.
Acho que o principal motivo pelo qual eu gostei tanto é o seguinte, o foco da narrativa está nas personagens femininas, sobre o papel da mulher após a chegada do cristianismo na Bretanha e o ponto de vista delas sobre as façanhas de Artur e seus companheiros, ao invés de focar nos personagens masculinos com suas batalhas e guerras que me deixam entediada. A autora traz também essas divergências entre a religião cristã que estava se espalhando pela região na idade média e as religiões ancestrais, que cultivavam o Deus e a Deusa, o que me agradou muito pois desde muito nova sou facinada em estudar sobre religiões pré-cristãs.
Essa série me encantou num nível que eu estou até com medo de consumir outras obras sobre o ciclo arturiano que estraguem a história para mim.

Recomendo demais esse livro para todos, principalmente se você for adepto do paganismo ou tenha interesse em religiões ancestrais.
Nine 19/11/2021minha estante
e se for uma pessoa adepta do cristianismo vc indicaria?

Julia 20/11/2021minha estante
Para pessoas adeptas do cristianismo eu indicaria ler o livro com a mente bem aberta, já que a autora traz o lado do cristianismo bem de quando ele começou a se propagar pelo mundo e, bem, a coisa não era muito bonita. Como eu falei eles também questionam muito o papel da mulher após a chegada do cristianismo e a incorporação de alguns aspectos pagãos nos rituais cristãos. Mas a gnt entende que naquela época as coisas eram bem diferentes, por mais q eu não me considere cristã eu sei que as coisas não são mais como as que os padres daquela época pregavam.
Diversas vezes alguns personagens se revoltam contra a religião cristã, mas a gnt entende que eles estão apenas chateados porque a religião deles está sendo substituida por essa "nova" religião. De qualquer jeito, o livro faz questão em sempre relembrar que todos os Deuses e Deusas são um só, e que não existe verdade absoluta em uma religião em si, já que estamos todos tecnicamente orando para o mesmo Deus.
Enfim, como eu disse no começo, se você encarar o livro com a mente aberta e considerar essas coisas que eu falei, tenho certeza que vai gostar! :)

Nine 23/11/2021minha estante
Obrigada Julia, quero muito ler!

cibelle.canto 30/07/2023

A Brumas de Avalon
Eu comecei muito presa na história, eu amei o início mas perdi o entusiasmo a medida que a história avançava e a narrativa caminhava a partir do ponto de vista da Gwenwyfar. A Morgana e a Gwenwyfar são personagens muito contrastantes, enquanto a Morgana é decidida e tem clareza diante de quem é e o que deseja (nem sempre, ela vacila nas convicções, as vezes. Mas é perdoável) a Gwenwyfar é insuportável, hipócrita, uma mente muito julgadora e invejosa. A partir do momento que o cristianismo destrói outras crenças e religiões a história perde a força do conteúdo fantástico e isso faz o leitor perder o entusiasmo, creio que se eu não estivesse lendo o volume único é provável que abandonasse a saga

Arcanjo 06/02/2022

Um livro incrível
Vamos do início, As Brumas de Avalon é um reconto das famosas lendas Arthurianas, porém o foco cai sobre as personagens femininas dando destaque a Morgana, que no livro é retratada com irmã mais velha de Arthur.
O livro é dividido em quatro partes, nelas acompanhamos toda a trajetória de Morgana, desde se sua infância até sua velhice, e tambem acompanhamos todos os demais personagens que circulam a história.
Morgana das fadas, como é conhecida, por motivos que não irei comentar aqui e mandada a Avalon, quando criança para se tornar uma sacerdotisa da deusa.( Algo que é comparado a bruxas ou feiticeiras ).
Mas o que é Avalon?
Avalon é um pequeno reino mágico, protegido por brumas que está se afastado do nosso mundo, pois as pessoas estão perdendo a fé nas antigas religiões e se convertendo para o cristianismo.
O destino de Morgana, está em tentar restaurar a antiga religião, preservar o culto a deusa e a natureza, mas esse é apenas o pano de fundo.
Esse é uma história cheia de intrigas, guerras e romances, personagens incríveis e bem escritos, diálogo maravilhosos e muito mais!

Vanessa.Perin 07/10/2020

Então né,
A uns 20 anos, pegue este livro na biblioteca e li, não me lembrava da história, mas achava que era um dos meus livros preferidos da vida.
Quando vi essa nova edição, fiquei doida, quis reler. Então, nao funcionou desta vez. Nao consegui me ligar aos personagem... simplesmente não funcionou pra mim, não comprei a história. Me incomodou a forma como um personagem usa o outro e se deixa usar, sem nem refletir a respeito.... simplesmente não funcionou.

Emilia.Reis 19/03/2022

É tanta loucura que a gente se perde
Esse livro tem de tudoo mesmo (sexo, drogas, tretas por poder e amor, pseudo magia, incesto, trisal e por aí vai...)
Tudo muito inesperado, há muita citação da bíblia, colocada de forma desdenhosa e crítica ( achei perturbador, é preciso ignorar muita coisa pra seguir o baile)
Logo parece que o livro se trata apenas de uma forma para criticar a crença em Deus.
No entanto no decorrer do livro, Avalon que seria o lugar perseguido pela religião se mostra igualzinho: tirano, explorador e tudo mais.
No fim a gente concluí que não importa a religião, lado ou em quê as pessoas acreditam, nem se existem ou não, o fato é que as pessoas usam tudo que podem para garantir poder e manipular as pessoas.
Desejos e vontades de seres superiores são as justificativas para suas próprias atrocidades, só uma forma de garantir o que querem e se livrar da culpa.
O livro é fácil de ler, muita coisa acontece... é um livro polêmico, certamente, que eu não recomendaria, porque embora as mulheres tenham uma participação de destaque, não foi como eu esperava. Queria mais destreza e dominação delas em meio à isso tudo.
Rayza.Figueiredo 19/03/2022minha estante
fizeram foi o regaço kkkkk

Emilia.Reis 19/03/2022minha estante
hahahaah simmmm

Priskila 19/07/2022

As Brumas de Avalon
Acabei As Brumas de Avalon há alguns dias, mas admito que havia esquecido de escrever sobre aqui.
Por mais que possa sim ser considerado ENORME, o livro tem uma narrativa rica e misteriosa, escondendo ensinamentos sobre a mente humana e, mais ainda, sobre magia.
É uma ótima leitura para fãs das lendas do Rei Arthur e estudantes das artes da feitiçaria, como eu mesma.
Ouvir uma história que se passa em uma sociedade medieval machista e dominada por homens brutos pelo ponto de vista de uma mulher esclarecida como a protagonista Morgana é intrigante, iluminador e, claro, incômodo; o incômodo é constante na leitura, com cenas violentas, descrições grotescas e verdades revoltantes, que introduzem o leitor à realidade da protagonista.
Devo dizer que esperava mais em relação à rainha Gwenhwyefar (da qual muito provavelmente errei a escrita do nome), em posição de ser uma mulher mais forte, porém considerando que é a imagem da esposa cristã medieval, sua personalidade compreensível.
As atmosferas de Avalon e Camelot são sempre muito bem descritas, e a história se desenrola no tempo de uma vida, sem pontas soltas.
O final (logo antes do epílogo), devo dizer, me surpreendeu, porém não discorrerei sobre devido a spoiler.

Um dos melhores livros que já li na vida, impressionantemente original e marcante.

LilinhaZ 02/11/2020

As brumas de Avalon
Para os amantes das literaturas arthurianas eu diria que este é um livro obrigatório. Conta-se a historia de Morgana, irmã do rei Arthur, desde a história de como sua mãe, Ygraine, engravidou dela, até o fim de sua vida. O livro diferente de outras histórias foca na parte religiosa da história e não na parte política, é incrivel a maneira que a autora soube colocar características (principalmente as profanas) perfeitamente no livro. A -quase- eterna busca de se mostrar leal a Deusa é incrivelmente absurda é perfeita. Um calhamaço que eu leria de novo tranquilamente.

Cah_Censi 09/02/2021minha estante
Me nego a ler esse livro! kkkk

Concha Literária 14/03/2021

Uma história grandiosa
No início da leitura, eu nunca poderia imaginar tudo o que aconteceria. Uma história grandiosa, poderosa! Uma visão bem diferente da sociedade, uma oposição mesmo ao sistema patriarcal, além da questão religiosa/ mística (nunca mais verei a névoa com os mesmos olhos). Um final inacreditável! Um clássico das histórias arturianas!

Beatriz 28/03/2020

Agradeço muito a minha professora de literatura por ter apresentado o primeiro livro, e me incentivado a ler o volume único, que viagem, que orgulho, e principalmente palmas para esse livro que reverencia a imagem das mulheres na sociedade.
Somos todos filhos e filhas da mesma mãe, porque todos os deuses são o mesmo deus e todas as deusas são a mesma deusa!

Janaina.Oliveira 12/04/2020

As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley
Quem nunca ouviu falar do Rei Artur e sua espada Excalibur? Em as Brumas de Avalon a história é contada pelas mulheres na vida de Artur, Mãe, irmã, esposa, tia. Desde os planos de sua concepção, subida ao poder e queda. Como Excalibur chegou as suas mãos e porque tinha tanta importância para o rei. É também uma história que como o catolicismo influenciou o pensamento dobrei fazendo cinquenta rejeitasse sua origem.
É uma história maravilhosa contada por mulheres fortes por que você se apaixonara.

Dani Américo 22/04/2020

Magnífico
Vi minha mãe lendo esse livro há 15 anos atrás, e ela falou q toda mulher deveria ler aquele livro. Quando tive a chance, comprei, mas o tamanho me assutou um pouco e demorei um tempinho pra começar. Enfim comecei. E ela tava certa. A historia fala sobre coragem, sobre amor, amizade, família e tem sim magia, fantasia e intriga. Mas, principalmente, fala sobre a fé. Naquilo que acreditamos, que defendemos e como lutamos pelos nossos idéias. Morgana é magnífica e apaixonante. Toda a história dela, sua luta, os amores e as traições, transformaram minha maneira de ver o mundo. Todo livro parece ter sido escrito a anos luz da nossa atualidade. Os outros personagens, com peculiaridades e singularidades, me fizeram entender que alguns erros são sim justificáveis e que nossa trajetória pode ser revirada do avesso do dia para a noite, e só depende de nós saber o que fazer com o que nos é dado. Arthur é um importante personagem, mas a historia se trata de como o reinado dele foi construído e o papel de importantes mulheres e religião nessa construção. Parece muita empolgação para fantasia? Mas Marion trata de assuntos tão delicados com uma sabedoria única. O livro passou e me modificou. Minha fé e minha visão como mulher.
É um livro para todas as idades e gêneros, mas sim, é um livro necessário.

Neferet 24/04/2020

Divino
A capa não mente em nada ? o clássico que encantou gerações ?
Quando bati o olho a primeira vez nesse livro ( não faz muito tempo, acredite ) eu me interessei porque dizia ser a visão sobre o rei Arthur , eu que nunca nem vi um filme se quer sobre ele me interessei, coragem de pegar um calhamaço de 968 páginas sobre algo que eu nem sabia se ia gostar , logo de cara vi que nem de longe esse livro seria só sobre Arthur , mais que distante como um toldo , fomos apresentados a tantos personagens incríveis que eu nem me ansiei pela chegada dele.
Eu não tenho palavras pra essa obra, deveria ser leitura obrigatória para todos que amam uma bela história. Por ser um calhamaço , achei que teria muitas e muitas páginas sobre vários nadas , longas descrições sobre tudo, mas em nenhum momento ao longo do livro houve se quer uma página entediante ( no final eu senti que a autora deu uma enrolada, quando tudo estava já concluído e ela nos mostrava os desfechos , poderia sim ter umas 6 páginas a menos e só isso, mas diante de toda essa obra isso nem é relevante)
Enfim antes de terminar pensei em muitas coisas que deveriam ter nessa resenha e agora que acabei não sei o que dizer sem ser spoilers rs . Amei e continuarei com a sequência , louca pra saber o que me aguarda.

maffessoni 08/03/2023

Experiência única
Apesar de ser uma leitura bem enrolada e demorada, acho que vale muito a pena pela experiência de conhecer a história de Avalon e dos companheiros da távola redonda de Arthur.

Um dos pontos altos do livro é a variedade de personagens, histórias, pontos de vista e crenças (religiosas e políticas). É um universo incrível, e o fato da autora não ter focado completamente na história do rei Arthur permite explorar tudo o que é apresentado.

A presença feminina nesse livro é simplesmente foda!! Acompanhar o desenvolvimento (principalmente psicológico) de todas as mulheres com certeza é uma das coisas mais marcantes desse livro. Morgana é uma das personagens femininas mais fortes, enigmáticas e inteligentes que eu já vi numa trama. Criei um carinho por ela e por sua trajetória, e com certeza que será uma das minhas queridinhas da literatura.