As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Nick 10/06/2023

Que história incrível e envolvente, definitivamente uma das versões mais incríveis que já li sobre Arthur.
Acredito que o que mais chama atenção neste livro é o fato da história ser contado na maior parte pelas mulheres que cercavam Arthur. Mostrou o quanto as decisões que ele tomou muitas vezes, foi influenciado por estas mesmas mulheres.
Além disso o tema das religiões foi muito bem abordado e trabalhando fazendo que a gente reflita muito sobre o assunto durante a leitura. O amadurecimento dos personagens foi perfeito, você não irá encontrar nesta história o bonzinho e o mau, todos os personagens têm seus medos, erros, dúvidas e fraquezas.

Bruna.Duailibe 01/08/2022

Desde adolescente queria ler esse livro, mas confesso que tive um certo receio por dizerem que "o livro é chato porque não conta sobre batalhas e guerras e sim sobre a perspectiva das mulheres". Pra mim, porém, esse fator deixou o livro 100% mais interessante. A perspectiva feminina é uma constante nesse livro. Ela incorpora as formas de Morgause, Igraine, Gwenhwyfar e nosso fio condutor que é Morgana. Por meio dessa versão das lendas do rei Artur, percebemos como o desejo e genialidade de cada uma dessas mulheres influenciou para mudar o destino de Camelot e dos reinos a sua volta. Uma história como essa, cheia de diálogos bem feitos, emoções, manipulações, frustrações e conquistas contados no ponto de vista de 4 grandes mulheres jamais poderia ser um livro sequer monótono. Muito pelo contrário, é impossível não sentir empatia ou deixar de desejar que essas mulheres sejam recompensadas por tudo que fazem e sacrificam. Sem dúvida, se tornou um dos meus preferidos.

Queila.Noemi 12/07/2020

Real ou fantasia?
Foram quatro meses acompanhando a trajetória de todos os vários personagens dos quatro livros de As Brumas de Avalon, foram quatro meses de inúmeras emoções: amor, ódio, medo, apreensão, loucura etc.
Durante muitas vezes achei que a loucura havia tomado conta da história, cada um em sua própria fé trazia um pouco de loucura, de obsessão, aquele misto de "sou a dona da razão".
Como Mordred, foi realmente Mordred. E como ele foi tão mais filho de Morgause que qualquer de seus filhos de sangue.
Muitas vezes me emocionei com Morgana tanto emoções boas, quanto ruins.
Amei esta história, e recomendo.

Babi 21/12/2022

O nascer e o findar de uma lenda.
"As Brumas de Avalon" com certeza foi minha melhor leitura do ano e entrará para o rol de queridinhos da vida!

Marion (apesar de não querer exalta-la de forma pessoal) foi genial aqui ao narrar a saga épica mais famosa do mundo desde seu início até seu perecer na história para tornar-se somente isto: lenda. Contudo, a lenda de Rei Arthur não poderia existir só e aqui brilham aquelas que sempre foram renegadas na história: Viviane, Igraine, Morgana, Gwenhwyfar e tantas outras mulheres que foram apagadas diante da ascensão do patriarcado. A ascensão do patriarcado, apagamento das religiões pagãs, hegemonia do cristianismo, intolerância religiosa e xenofobia... Não só é uma bela história de fantasia como um relato histórico da sociedade europeia e da formação humana em aspectos que até hoje nos marcam culturalmente.

Marina 19/04/2023

Não existe um herói ou um vilão
Se assim como eu vou ama fantasia As Brumas de Avalon é necessário na sua estante, mas para que seja lido e não só para tomar poeira. Livro completo, existe estratégias de guerras, as tramoias políticas, romance, mas o que o torna único é a forma como foi escrito, personagens profundos e complexos, é um livro sobre a história do rei Arthur em que ele em si não é o protagonista, mas não deixa de ser super importante.
As Brumas de Avalon é um livro complexo e maçante, confesso que eu lia, lia e lia e quando via não tinha lido nada, mas isso não quer dizer que ele não te prende, ele só um livro que te consome mais pela sua complexidade, foram meses lendo, mas nunca achei que estava ruim ou cansativo, pensei em parar, então recomendo muito a leitura desse livro, além da genialidade usada para abordar questões religiosas, debates tão interessantes e digo atuais ainda de certa forma, sem nunca apontar algo certo, apenas trazer uma nova perspectiva e por isso não vemos heróis e vilões nesse livro, são literalmente seres humanos que agiram por emoção, por suas crenças. Eu sentia que era um livro com grande potencial, e ele me surpreendeu.

Nah 18/07/2021

O melhor romance que eu já li
Ao dar início a seu plano de escrever uma nova versão da lenda do rei Arthur, Marion escreveu um grande e épico romance, sob a perspectiva das personagens femininas da história, sobretudo Morgana.
Os 4 livros são muito bem escritos e os personagens são tão verossímeis a ponto de parecerem pessoas reais. São muito bem desenvolvidos, mostrando suas qualidades e defeitos, tirando qualquer brecha de maniqueísmo.
A autora aborda muito bem a questão a respeito do papel da mulher na sociedade da época e traz de forma magistral a guerra entre religiões e pontos de vista, mostrando como o cristianismo sufocou e tem sufocado outras religiões ao longo da história da humanidade.
Um livro arrebatador, onde a figura central da história, Morgana, se despe veste de vila maligna que lhe foi imposta na maioria das versões.
Um dos favoritos, uma obra prima!

flaviavrf 14/05/2020

Ótima leitura
Gostei muito dessa versão da história do Rei Arthur contada pelo ponto de vista feminino, onde vemos uma Morgana mais humana, com mais camadas, diferente das outras versões onde ela geralmente é má apenas por ser má. Sua trajetória até se tornar a Senhora do Lago é linda, mas seu final solitário na Ilha de Avalon é de partir o coração.

Luiza 09/08/2023

No meio da leitura descobri que a autora era completamente criminosa doida maluca do mal, mas tenho que admitir que os livros são MUITO bons. Acho que foi a melhor leitura do ano até agora.

(Morgana kinga nunca errou e Lancelote lindo doidinho eu queria casar com ele!!!)

jude.romania 17/09/2021

ent, o livro é bom, amei super a história e os personagens e tal. Mas assim.... imaginem a ressaca literária q duro quase 2 anos......
Dante.Emanuel 17/09/2021minha estante
Eu abandonei esse kkkk

maffessoni 08/03/2023

Experiência única
Apesar de ser uma leitura bem enrolada e demorada, acho que vale muito a pena pela experiência de conhecer a história de Avalon e dos companheiros da távola redonda de Arthur.

Um dos pontos altos do livro é a variedade de personagens, histórias, pontos de vista e crenças (religiosas e políticas). É um universo incrível, e o fato da autora não ter focado completamente na história do rei Arthur permite explorar tudo o que é apresentado.

A presença feminina nesse livro é simplesmente foda!! Acompanhar o desenvolvimento (principalmente psicológico) de todas as mulheres com certeza é uma das coisas mais marcantes desse livro. Morgana é uma das personagens femininas mais fortes, enigmáticas e inteligentes que eu já vi numa trama. Criei um carinho por ela e por sua trajetória, e com certeza que será uma das minhas queridinhas da literatura.

Janaina.Oliveira 12/04/2020

As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley
Quem nunca ouviu falar do Rei Artur e sua espada Excalibur? Em as Brumas de Avalon a história é contada pelas mulheres na vida de Artur, Mãe, irmã, esposa, tia. Desde os planos de sua concepção, subida ao poder e queda. Como Excalibur chegou as suas mãos e porque tinha tanta importância para o rei. É também uma história que como o catolicismo influenciou o pensamento dobrei fazendo cinquenta rejeitasse sua origem.
É uma história maravilhosa contada por mulheres fortes por que você se apaixonara.

Dani Américo 22/04/2020

Magnífico
Vi minha mãe lendo esse livro há 15 anos atrás, e ela falou q toda mulher deveria ler aquele livro. Quando tive a chance, comprei, mas o tamanho me assutou um pouco e demorei um tempinho pra começar. Enfim comecei. E ela tava certa. A historia fala sobre coragem, sobre amor, amizade, família e tem sim magia, fantasia e intriga. Mas, principalmente, fala sobre a fé. Naquilo que acreditamos, que defendemos e como lutamos pelos nossos idéias. Morgana é magnífica e apaixonante. Toda a história dela, sua luta, os amores e as traições, transformaram minha maneira de ver o mundo. Todo livro parece ter sido escrito a anos luz da nossa atualidade. Os outros personagens, com peculiaridades e singularidades, me fizeram entender que alguns erros são sim justificáveis e que nossa trajetória pode ser revirada do avesso do dia para a noite, e só depende de nós saber o que fazer com o que nos é dado. Arthur é um importante personagem, mas a historia se trata de como o reinado dele foi construído e o papel de importantes mulheres e religião nessa construção. Parece muita empolgação para fantasia? Mas Marion trata de assuntos tão delicados com uma sabedoria única. O livro passou e me modificou. Minha fé e minha visão como mulher.
É um livro para todas as idades e gêneros, mas sim, é um livro necessário.

Gabriela 20/12/2020

As Brumas de Avalon, Livro Sobre Rei Arthur Pelo Olhar Feminino
Através dos olhos de mulheres incríveis, você presenciará, nesse livro, a mais intensa jornada em busca do Gamo Rei e a paz pela Bretanha. As Brumas de Avalon é a primeira história do famoso Rei Arthur através do olhar feminino. Não por menos tornou-se uma das obras mais famosas do mundo.

A história tem principio em uma profecia, uma missão destinada às personagens femininas com a finalidade de fazer um grande rei assumir o governo da Bretanha. Esse rei seria Artur um líder de sangue pagão e cristão que seria capaz de unificar o povo sob a mesma bandeira e enfim levar a paz a uma nação.

O livro é carregado de jogo político e estratégias de guerra, mas o foco está nas mulheres que estão inseridas nesse cenário, que parecem representar as faces da Deusa, desde a mais submissa até a mais rebelde, passando pela donzela, pela mãe e pela anciã.

As personagens do livro As Brumas de Avalon

livro, as brumas de avalon, resenhalivro, as brumas de avalon, resenha
As Brumas de Avalon, Livro Sobre Rei Arthur Pelo Olhar Feminino. (Foto: GMRhaekyrion)
O livro começa na visão de Igrene, uma típica senhora gentil, solícita e dócil. Mandada para terras distantes, ainda muito jovem, para casar-se com um desconhecido, Igrene se vê revoltada ao receber a revelação de que precisará trair o homem que acaba se aperfeiçoando para realizar o destino que a Deusa traçou para ela.

Viviane, sua irmã, é a Senhora do Lago, quem governa Avalon e vem ao encontro de Igrane para anunciar seu destino. Viviene é aquela mulher poderosa e incrível, que todas sonhamos em ser. Um tanto vaidosa e muito autoritária ela sabe, não só persuadir, mas também guiar e usar seus dons de sacerdotisa para conquistar os desejos da Deusa.

Morgana, filha de Igrane, é aquela personagem que cativa mesmo em situações que façam o leitor sentir raiva. Carrega o ultimo ponto de vista da história e é simplesmente apaixonante.

As Brumas de Avalon, Feminismo e o Patriarcado

Já li muitos romances de época e muita fantasia medieval, mas em nenhum deles eu senti tanta dor e tanta realidade ao expor o patriarcado da época. A devastação que o cristianismo foi capaz de causar à cultura e outras religiões, a mudança de costumes e, principalmente, a forma como as mulheres eram usadas (isso mesmo, consideradas objetos de troca e venda) e como elas precisavam lutar para alcançar o que queriam.

Infelizmente, muito do que li naquele livro, que fala de uma Terra bem mais velha, acontece hoje em dia e é possível entender como evoluiu o patriarcado durante os anos e como o cristianismo ajudou a deixar as mulheres tão subjugadas, servas e pecadoras, as nomeando fonte do mal e por essa razão destinadas a pecar.

Um fato que me deixou curiosa é como as interpretações bíblicas feitas pelos padres eram tão severas para o mundo feminino, tornando qualquer comportamento comum algo abominável, levando as próprias mulheres a se enxergarem como pecadoras e merecedoras de punição.

Assim o poder de escolha feminino é tirado, o poder, a possibilidade de ser dona de suas terras e rica, a independência, as escolhas conjugais, os modos de se vestir, as coisas que come, a escolha da maternidade, o direito de falar, a significância das argumentações e até as descartam quanto conselheiras e líderes. Nos tornando troféus de casamento e parideiras (se for das boas dará um filho, se for ruim, uma filha).

Engraçado como isso vem até os dias atuais e que muitos se comportam medievalmente e esse livro mostra como mulheres grandiosas superam essas barreiras para sobreviver na cadeia alimentar machista que as eliminam ferozmente.

Então, se prepare, porque existirá um indivíduo antes de ler As Brumas de Avalon e outro após a leitura.

Beijos de fogo.

site: https://www.gmrhaekyrion.com/post/as-brumas-de-avalon-livro-sobre-rei-arthur-pelo-olhar-feminino

Cleber.Rios 20/10/2020

Maravilhado, não sei como definir ou falar sobre!
Confesso que sou meio que fã da Marion Zimmer, alguma pessoas dizem que ela é repetitiva, eu teimo em dizer que ela só dá ênfase no sentimento e nas características dos personagens. Todo mundo que gosta de ler sabe o quanto é lindo quando o escritor consegue transforma o personagem de um livro em uma pessoa quase que "literalmente" RS.
Eu definitivamente tô muito realizado em ler esse livro, é uma sequência de 4 livros, confesso que o segundo livro é meio "parado" , creio que ela tenha usado ele para concretizar todo o restante, o final da história é INCRIVEL kkkk sério, como ela consegue ? Emocionante de mais gente, é poético, literário e apaixonante! Ver a intenção principal dela com toda a história é de ficar de queixo caído, e só quem leu a nota sobre a autora vai entender. Como é um livro GRANDE e a leitura não é das mais fáceis (prefiro usar a palavra "atual") a intensão meio que passa despercebida, mas é lindíssima. Bom sem muito mi mi mi, façam um favor para vocês e leiam, vale cada palavra.
E sim o livro é um pouco pesado as vezes então é ideal para quem gosta de ler aos poucos.
Paz e bem a todos ??????

Neferet 24/04/2020

Divino
A capa não mente em nada ? o clássico que encantou gerações ?
Quando bati o olho a primeira vez nesse livro ( não faz muito tempo, acredite ) eu me interessei porque dizia ser a visão sobre o rei Arthur , eu que nunca nem vi um filme se quer sobre ele me interessei, coragem de pegar um calhamaço de 968 páginas sobre algo que eu nem sabia se ia gostar , logo de cara vi que nem de longe esse livro seria só sobre Arthur , mais que distante como um toldo , fomos apresentados a tantos personagens incríveis que eu nem me ansiei pela chegada dele.
Eu não tenho palavras pra essa obra, deveria ser leitura obrigatória para todos que amam uma bela história. Por ser um calhamaço , achei que teria muitas e muitas páginas sobre vários nadas , longas descrições sobre tudo, mas em nenhum momento ao longo do livro houve se quer uma página entediante ( no final eu senti que a autora deu uma enrolada, quando tudo estava já concluído e ela nos mostrava os desfechos , poderia sim ter umas 6 páginas a menos e só isso, mas diante de toda essa obra isso nem é relevante)
Enfim antes de terminar pensei em muitas coisas que deveriam ter nessa resenha e agora que acabei não sei o que dizer sem ser spoilers rs . Amei e continuarei com a sequência , louca pra saber o que me aguarda.