As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Marina 19/04/2023

Não existe um herói ou um vilão
Se assim como eu vou ama fantasia As Brumas de Avalon é necessário na sua estante, mas para que seja lido e não só para tomar poeira. Livro completo, existe estratégias de guerras, as tramoias políticas, romance, mas o que o torna único é a forma como foi escrito, personagens profundos e complexos, é um livro sobre a história do rei Arthur em que ele em si não é o protagonista, mas não deixa de ser super importante.
As Brumas de Avalon é um livro complexo e maçante, confesso que eu lia, lia e lia e quando via não tinha lido nada, mas isso não quer dizer que ele não te prende, ele só um livro que te consome mais pela sua complexidade, foram meses lendo, mas nunca achei que estava ruim ou cansativo, pensei em parar, então recomendo muito a leitura desse livro, além da genialidade usada para abordar questões religiosas, debates tão interessantes e digo atuais ainda de certa forma, sem nunca apontar algo certo, apenas trazer uma nova perspectiva e por isso não vemos heróis e vilões nesse livro, são literalmente seres humanos que agiram por emoção, por suas crenças. Eu sentia que era um livro com grande potencial, e ele me surpreendeu.

Isadora.28 30/11/2020

Luta das Mulheres para Sobreviver em um Mundo Masculino
Em uma leitura fluida que agarra o leitor, em quatro livros que compõem as Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley desenvolve com delicadeza toda a trajetória das lendas arturianas de um ponto de vista feminino e selvagem.
Sem dúvidas todas as mulheres (e homens) deveriam ler esse livro pois é claramente a história da luta das mulheres em um mundo masculino, a busca espiritual de uma mulher. E isso, Marion conseguiu nos fazer entender.
Sem dúvidas transcendi muito com essa leitura, me arrisco a dizer que talvez tenha sido a melhor do ano de 2020, uma leitura que me salvou.
Leiam as Brumas de Avalon, vocês não vão se arrepender!

Nati Gaiewski 07/04/2023

Que sofrimento
Foi uma tortura e só não parei porque já tenho muitas leituras interrompidas e não queria acrescentar uma tão grande à lista. Em quase toda página tinha uma discussão sobre teologia, o que pode ser (e foi) bem chato numa leitura de 960 páginas. A autora não conseguiu me provocar simpatia com nenhum personagem, assim que eles parecem verdadeiros e queridos acabam fazendo algo totalmente inescrupuloso, o que leva aos temas que também não sei pra que insistiram tanto: incesto, pedofilia, adultério e total desrespeito por qualquer outra crença que não a deles (isso inclui a filosofia própria, não só a religião).
   Toda a história é inútil, acaba como começa e sem ninguém pra ajudar, esse é exatamente o conceito de inútil e desperdício de tempo. Todos esses temas perturbadores provavelmente foram inspirados em fatos da vida da autora, o que me deixa ainda mais enjoada enquanto lia. Contudo, mesmo com tantos problemas, a escrita é muito boa e os ambientes são muito bonitos e aconchegantes, eu adoro esse período medieval e com um toque de magia celta, o que foi o meu impulso para acabar o tormento que foi ler esse livro.

Nick 10/06/2023

Que história incrível e envolvente, definitivamente uma das versões mais incríveis que já li sobre Arthur.
Acredito que o que mais chama atenção neste livro é o fato da história ser contado na maior parte pelas mulheres que cercavam Arthur. Mostrou o quanto as decisões que ele tomou muitas vezes, foi influenciado por estas mesmas mulheres.
Além disso o tema das religiões foi muito bem abordado e trabalhando fazendo que a gente reflita muito sobre o assunto durante a leitura. O amadurecimento dos personagens foi perfeito, você não irá encontrar nesta história o bonzinho e o mau, todos os personagens têm seus medos, erros, dúvidas e fraquezas.

Jorge Luiz da Silva 26/07/2023

Uma história que surpreende
O desenrolar da história surpreende pala narração de fatos inesperados. Apesar de pontos polêmicos entre alguns personagens, no geral agrada. Nota 8.

val 12/04/2022

Aquele clássico que não é chato
É uma aventura que atravessa gerações. é uma crítica a tantas coisas, costumes. É um livro girl power. São muitas mulheres a serviço de uma deusa que pode existir ou não. Que tem um plano traçado pra você e que se concretiza mesmo quando você faz tudo ao contrário. É a sensação de escolha predestinada. São muitas vertentes emaranhados numa trama. É muita coisa pra refletir ao final. Vale sempre a releitura.

Nah 18/07/2021

O melhor romance que eu já li
Ao dar início a seu plano de escrever uma nova versão da lenda do rei Arthur, Marion escreveu um grande e épico romance, sob a perspectiva das personagens femininas da história, sobretudo Morgana.
Os 4 livros são muito bem escritos e os personagens são tão verossímeis a ponto de parecerem pessoas reais. São muito bem desenvolvidos, mostrando suas qualidades e defeitos, tirando qualquer brecha de maniqueísmo.
A autora aborda muito bem a questão a respeito do papel da mulher na sociedade da época e traz de forma magistral a guerra entre religiões e pontos de vista, mostrando como o cristianismo sufocou e tem sufocado outras religiões ao longo da história da humanidade.
Um livro arrebatador, onde a figura central da história, Morgana, se despe veste de vila maligna que lhe foi imposta na maioria das versões.
Um dos favoritos, uma obra prima!

Wanessa_Gabriela 08/02/2022

Épico, verdade?
? mas eu não consegui morrer de amores.
A escrita e a história tem seus méritos, mas a raiva que elas provocam é bem superior a qualquer benesse. Não detestei, mas também n poderia classificar como uma das melhores leituras q tive esse ano. O pessoal da leitura coletiva têm críticas mais ferrenhas.
Lhia Payne 08/02/2022minha estante
Me dá um spoiler sobre como o final do Lancelot?

Wanessa_Gabriela 09/02/2022minha estante
Dou sim. Já velho, ele vira padre.

Queila.Noemi 12/07/2020

Real ou fantasia?
Foram quatro meses acompanhando a trajetória de todos os vários personagens dos quatro livros de As Brumas de Avalon, foram quatro meses de inúmeras emoções: amor, ódio, medo, apreensão, loucura etc.
Durante muitas vezes achei que a loucura havia tomado conta da história, cada um em sua própria fé trazia um pouco de loucura, de obsessão, aquele misto de "sou a dona da razão".
Como Mordred, foi realmente Mordred. E como ele foi tão mais filho de Morgause que qualquer de seus filhos de sangue.
Muitas vezes me emocionei com Morgana tanto emoções boas, quanto ruins.
Amei esta história, e recomendo.

Angelica75 04/06/2020

Bom, mas um pouco cansativo
Entendo a importância e relevância de mostrar a lenda de Artur na visão feminina de Morgana, mas acredito que poderia ser menor ... poderiam ser 500 páginas ao invés de quase 1000.

?uma investigação do papel da mulher na lenda do rei Artur?e, em suas mãos, tornou-se uma história profundamente evocativa da luta das mulheres para sobreviver em um mundo masculino.?

? As Brumas de Avalon (Ciclo de Avalon Livro 1) de Marion Zimmer Bradley

jude.romania 17/09/2021

ent, o livro é bom, amei super a história e os personagens e tal. Mas assim.... imaginem a ressaca literária q duro quase 2 anos......
Dante.Emanuel 17/09/2021minha estante
Eu abandonei esse kkkk

flaviavrf 14/05/2020

Ótima leitura
Gostei muito dessa versão da história do Rei Arthur contada pelo ponto de vista feminino, onde vemos uma Morgana mais humana, com mais camadas, diferente das outras versões onde ela geralmente é má apenas por ser má. Sua trajetória até se tornar a Senhora do Lago é linda, mas seu final solitário na Ilha de Avalon é de partir o coração.

Alessandra 06/08/2022

Eu gosto da Morgana, o resto pode morrer
Eu não sei o que dizer dessa saga. Qualquer coisa com a Morgana, a Morgouse ou as Sacerdotisas de Avalon eu AMAVA, achava lindo, achava forte, gostava da força das mulheres e da religião que pregavam.
Mas fora isso, o livro é recheado de uma RENCA de 🤬 #$%!& . O terceiro livro foi o meu favorito, o quarto eu adorei até uns 80% mas o final do livro eu achei de um mal gosto inenarrável. ?
Eu esperava que acontecesse parte do que aconteceu, mas teve coisas aqui que nem eu consegui.

Babi 21/12/2022

O nascer e o findar de uma lenda.
"As Brumas de Avalon" com certeza foi minha melhor leitura do ano e entrará para o rol de queridinhos da vida!

Marion (apesar de não querer exalta-la de forma pessoal) foi genial aqui ao narrar a saga épica mais famosa do mundo desde seu início até seu perecer na história para tornar-se somente isto: lenda. Contudo, a lenda de Rei Arthur não poderia existir só e aqui brilham aquelas que sempre foram renegadas na história: Viviane, Igraine, Morgana, Gwenhwyfar e tantas outras mulheres que foram apagadas diante da ascensão do patriarcado. A ascensão do patriarcado, apagamento das religiões pagãs, hegemonia do cristianismo, intolerância religiosa e xenofobia... Não só é uma bela história de fantasia como um relato histórico da sociedade europeia e da formação humana em aspectos que até hoje nos marcam culturalmente.