Crônicas Saxônicas - 3 - Os Senhores do Norte

Bernard Cornwell

Resenhas - Os Senhores do Norte

Carlinha 15/03/2020

Uhtred é o cara!

O melhor livro da série até agora.
Ele se vingou, foi traído e deu a volta por cima!
Realmente, ele é o cara!
Brunoburgos27 15/03/2020minha estante
Ja li todos, adoro essa serie, não vejo a hora dos próximos lançamentos.

Carlinha 15/03/2020minha estante
Estou no sexto livro e amando cada vez mais!

Dinho 20/04/2020minha estante
Sou viciado nesses livros

Carlinha 23/04/2020minha estante
Vou ler agora A Guerra do Lobo... e o melhor, descobri que a Netflix fiz um seriado baseado nesses livros... o seriado é TOP demais! " The Last Kingdom"

Bianca.Martinelli 16/11/2020minha estante
As mulheres aparecem bem nessa série de livros?

Carlinha 16/11/2020minha estante
Sim, pela parte dos nórdicos elas são respeitadas e quase sempre tão guerreiras quanto os homens. Mas como sempre, no meio dos bons existem sempre os bárbaros...

Bianca.Martinelli 15/12/2020minha estante
Entendi... Obg

Marcia 18/12/2020minha estante
Só digo uma coisa: só comece a ler se tiver acesso aos doze livros. Caso contrário, a ansiedade tomará con

vannybs 12/02/2020

Maravilhoso
Bernard Cornwell como sempre maravilhoso. Recomendo pra quem gosta de histórias que misturam ficção com história antiga.

Jeff80 07/10/2019

Continua bom.
Pensei que a série ia perdendo força, mas não. A cada livro, melhor fica.

Erikinha 05/05/2019

Meu Deus que série, cada livro você pensa não tem como vir novidades, e autor surpreende. Mais um livro inesquecível.

Renato.Vasconcellos 30/06/2018

A longa jornada de Uhtred
Nesse terceiro livro acompanhamos o retorno de Uhtred para o norte. Ele viaja em busca de vingança e de retomar sua terra natal, mas o q encontra é um reino devastado e dividido. Esse livro é marcado pelas grandes reviravoltas, o que torna a leitura muito divertida e dinâmica. A participação do Rei Alfredo é menor, porém decisiva e começa a se desenhar a Inglaterra sob o tratado que determinou a Danelaw. Sem querer dar muitos spoiler, mas já dando, de escravo a campeão, Uhtred se torna um dos personagens mais admiráveis da literatura.

Bruno 10/10/2017

Bela Sequência
Seguindo as crônicas saxônicas, Senhores do Norte trás novos personagens, novos conflitos e velhos problemas.

Para resolver problemas do passado, Uhtred viaja para Northumbria, sua terra natal, acompanhado de Hild, sua amiga, amante e primeiro problema da trama.
Um recurso presente em quase todas as séries de Bernard Cornwell é o interesse romântico repentino, quando um casal é formado de forma rápida e brusca, futuro ou presente, de determinado personagem.
O recurso funciona da mesma forma em "Senhores do Norte", transformando Uhtred e Hild em amantes, apenas para uma única e ridícula utilidade na estória. Acabou ficando incoerente, principalmente pelo fato de Hild ser uma ex-freira e não apresentou um motivo para largar a vocação.

Voltando a história principal, Uhtred tenta resolver problemas de seu passado e novamente se encontra em um conflito interno entre o lado
Saxão e o lado dinamarquês. Este conflito é o melhor do personagem, pois ele interfere no comportamento de Uhtred e influência diretamente em suas relações com os outros personagens, cada um com sua personalidade e objetivos. Entretanto, Uhtred continua vulnerável ao poder do destino, sofrendo com reviravoltas inesperadas e violentas.

Além dos problemas antigos, novos inimigos surgem, ameaçando os planos de Uhtred. Entretanto, muitos problemas do livro se resolvem de forma rápida e até anticlimatica, quebrando expectativas.

Senhores do Norte é um bom livro e vale a pena ler todo, mas seus problemas o deixam em posição inferior aos antecessores.

Jorge.Jacoh 20/09/2017

Com direito a plot Twist
A história de Ulthred prossegue e a sensação de uma única narrativa persiste.
É muito fácil engatar um livro no outro e nem perceber a troca.

Alex 30/08/2017

O destino é inexorável
Ótimo livro. Não tão bom e empolgante igual ao segundo, mas muito bom. Achei alguns desfecho meio apressado.

Ainda assim um ótimo livro.

Gisele @abducaoliteraria 24/06/2017

Meu mais novo favorito da série.
Eu sempre encontro dificuldades para descrever o que Cornwell desperta em mim. É como se fosse um encantamento.

Em Senhores do Norte, terceiro livro da série Crônicas Saxônicas, temos Uhtred retornando à Nortúmbria em busca de vingança contra Kjartan e consequentemente resgatar sua irmã de consideração. Porém, "o destino é inexorável" e ele se vê distante de sua vingança quando encontra um cenário devastado e caótico. Através de uma aliança com Guthred, um dinamarquês cristão que possui pretensões ao reinado da Nortúmbria, eles seguem até Dunholm afim de arrumar a bagunça e enfrentar o viking Kjartan.

O ritmo deste livro é frenético e nos vemos cada vez mais ligados à Uhtred, em seus sentimentos e convicções. E são sentimentos extremamente reais. Você sofre com o personagem, sente suas alegrias e fúria. Mais do que nos livros anteriores, neste livro temos momento de completo desespero e aflição. Os combates e as cenas de guerras, como sempre, são impecáveis. Você se transporta para dentro das páginas do livro, se vê diante de uma parede de escudos e sente o sangue do inimigo espirrar no seu rosto.

Neste livro, também temos um desenvolvimento melhor com relação a outros personagens, como Ragnar (filho do Ragnar, o velho), padre Beocca e Alfredo - este, no qual sigo em uma relação de amor e ódio. Assim como Uhtred, é difícil admitir que ele é a pessoa ideal para governar. Também temos Gisela, o mais novo (porém primeiro, de verdade rs) amor de Uhtred. É uma personagem forte e determinada, e eu gostei muito dela e do relacionamento que ela e Uthred criaram.

Para quem gosta de romance histórico e cenários de guerra, essa série é indispensável.
Rogério Augusto | rogerioaugusto_ 24/06/2017minha estante
Leia a Canção da Espada então