História é tudo que me deixou

História é tudo que me deixou Adam Silvera

Resenhas - História é Tudo Que Me Deixou

Bia 29/09/2018

Bem vindo ao clube dos canalhas.
Eu estava com expectativas tão boas para esse livro e fazer essa resenha me dói muito (ou não, é um pouco aliviante também, afinal eu posso por pra fora tudo que to sentindo aqui dentro).

Se você quer um conselho, jogue suas expectativas num triturador de lixo, se você não quer conselhos, jogue suas expectativas num triturador de lixo, esse livro não é o que você está pensando (pra mim não foi).

Eu nunca odiei tanto personagens não reias (se você está duvidando pode ler minhas resenhas de outros livros odiando os livros e um outro personagem, mas eu NUNCA odiei quase todo mundo em um livro, sim, quase, o Wade é um idiota que eu vou proteger).

Primeiro vamos falar do mais babaca de todos e que está morto (e que se estivesse vivo eu torceria pra morrer do começo ao fim) Theo, aaaaaa o Theo, não sei por onde começar, talvez por ele ser fofo na história mas também um idiota (e então você pode vir me dizer que o nome disso é defeitos e profundidade e eu vou te dizer que isso é ser um escroto) durante toda a narrativa do Griff estava claro pra mim que o Theo não se importava tanto com ele quanto ele se importava com o Theo, convenhamos, ele tava namorando outro cara, isso é como ter escrito com marca texto cor de rosa um "eu não ligo pra você" na testa.

Agora eu PRECISO reclamar do Griff (e eu vou chamar ele assim durante toda essa resenha porque é algo exclusivo do Theo e eu quero que o Theo se foda) o Griff tá tão mergulhado no luto dele que tudo que ele consegue ser é um egoísta de merda (durante boa parte da história eu parava fechada o livro e pensava, Griff você é um merda meu amigo) ele não pensa em absolutamente ninguém além do Theo e no Jackson e quando pensa no Jackson é mais como uma extensão do pensamento do Theo, tipo quando a gente pensa na Sandy e imediatamente vem o nome Junior junto.

O Jackson não é o boy injustiçado que achei seria, ele tá mais pra o boy mimado e ciumento que ficava disputando o amor de um cara que claramente não amava ninguém (e sim eu tô falando de você Theo, seu escroto) e tá, conforme você conhece ele tu pode até se afeiçoar um pouco mas isso não é como sei lá, o Martin em Simon vs a agenda homo sapiens que chatagia o Simon e você ri das piadas dele porque ele é um bobo da corte, o Jackson é só o Jackson, ele tá de luto e o Griff tá de luto então eles decidem ficar de luto juntos (quando na verdade eles tinham várias outras opções, parece até que ambos queriam jogar sal naquela ferida e esfregar)

E agora por último mas não menos importante o único canalha que vou defender, o Wade, e então vocês podem me perguntar como eu sou capaz de fazer isso maaaas essa não é a questão, a questão é como eu NÃO faria isso, porque ele é o único ali que não tá sendo um idiota, ele tá sofrendo e tentando ajudar o Griff e isso é ser amigo de alguém de verdade, não conheci ele muito bem durante a narrativa (e isso me incomodou bastante, ele fazia parte da tropa, mas tudo que o Griff conseguia falar era sobre como o Theo gostava disso e daquilo e como o Theo fazia isso e aquilo, era irritante).

Eu não vou dizer que o Adam não escreve bem, isso é uma mentira das grandes, ele me fez ficar apaixonada (bem no começo) me fez sentir raiva, me fez odiar personagens como se eles fossem reais e me fez seguir em frente quando eu queria desistir.

Mas diferente de algumas pessoas que dão notas altas pra livro que fazem elas passarem raiva eu não sou assim, eu leio um romance gay (e essa era minha expectativa um romance gay e fofo onde eu me apaixonasse por todo mundo e chorasse pela morte do meu shipp) eu leio esperando amar aquilo porque é algo que eu goste e não achar que todos os personagens deveriam morrer.

E agora aqui vai algumas coisas que gostaria de conversar com quem leu esse livro, então se você ainda não leu saia dessa resenha agora.

Só eu achei o Theo abusivo? Ele estava vivendo um vida com outro cara e queria o Griff ali, esperando por ele, falando com ele todos os dias e nunca se apaixonando por outra pessoa.

E mais uma dúvida sobre o Theo, será que ele iria ficar com o Jackson por muito tempo? Será que ele pretendia manter uma relação a três? Ou será que ele logo largaria o Jackson ficaria com outro cara e deixaria o Griff esperando eternamente?

E em relação a Wade, foi só eu ou todo mundo percebeu que ele amava mais o Griff do que o Theo jamais seria capaz? O Theo deu o Ron para o Griff achando que aquele fosse o personagem preferido dele e os dois eram melhores amigos, já o Wade sabia sem o Griff precisar dizer que era o Cedrico, e tá, talvez ele ter se aproximado do Griff daquele jeito e eles terem ficado sem amor por uma parte (porque eu não tenho dúvidas de que o Wade amava ele a muito tempo embora ele nunca fosse admitir que sempre quis estar no lugar do Theo) não foi nada certo, mas por acaso tinha algum outro jeito?

O Wade é o verdadeiro personagem injustiçado nesse livro, ele colocou todo mundo acima dele e se ferrou.

E por último, vocês também acharam que o Theo ter se matado após ouvir o áudio foi egoísta pra cacete? Porque gente eu tenho minhas dúvidas sobre as brigas dele com o Wade, tenho minhas dúvidas sobre ele não saber que o Griff e ele estavam se pegando e sendo felizes juntos, será que ele não ouviu o áudio e na mesma hora entendeu que o Griff tava ligando pra dizer "eu ainda amo muito você, mas não posso te esperar para sempre, eu estou com o Wade e não me sinto feliz assim desde que estive com você"? E talvez ele não quisesse se matar de verdade, mas por um segundo ele quis muito e quando percebeu não tinha como voltar atrás?
Rapha 04/12/2018minha estante
Nunca discordei tanto de uma resenha

Marcus.Vinicius 25/12/2018minha estante
Nunca discordei tanto de uma resenha 2

Gustavo Pires 25/06/2021minha estante
Gente me tirem uma dúvida por favor, pq to morrendo aqui e nao sei o q pensar. Concordo plenamente com vc q o theo era duvidoso, mas depois do ep em junho q ele ta com jackson e diz pro griff q se ele fosse pra Califórnia ele provavelmente terminaria com jackson pra fica com ele e trai o kackson com o griff, ele ja perdeu tudo pra mim. Mas assim ele estava brigado com wade eu perdi algo ou não é citado claramente onmotivo deles estarem brigados? Ou wade se afasto do theo pq viu como ele era escroto e nao estava nem ai pro griff e por isso eles brigaram?

JoAo 30/07/2023

Rótulos de remédios me prenderam mais...
Esse livro do Adam Silvera me deu uma ressaca literária ferrada, os personagens são insuportáveis, a história começa bem e depois se perde muito.
O livro poderia ser bem mais curto e poderia se aprofundar mais na história do Theo e do Griffin na época que o Theo ainda era vivo, além do Theo ser um personagem insuportável, o único personagem que eu não odiei tanto foi o Jackson ( a verdadeira vítima deste livro)

Resumindo, o livro começa muito bem e acaba se perdendo e não sabe para onde ir e fica super chato e arrastado.
mawddu 30/07/2023minha estante
nunca li o livro mas dei uma gargalhada com o titulo da sua resenha

Bruno 30/07/2023minha estante
Detonou kkkkkk mas concordo com o Theo ser chato e achei os dois babacas um com o outro

bbmo6s 02/08/2023minha estante
nunca consegui terminar de ler esse livro

Vinicius39 31/05/2023

Esse livro é um soco no estômago.
É o primeiro livro que eu leio do Adam Silveira e eu me apaixonei pela escrita e a forma que ele escreveu essa história. É um livro denso,cheio de camadas,que aborda temas que são difíceis de serem abordados,um livro sobre dor,luto,amor,amizade,renovação... É um livro sobre ser humano.

A história é muito triste,mas ao mesmo tempo é inspiradora,acho que todo mundo que ler,vai se identificar com alguma parte,com alguém personagem,porque esse livro retrata a gente, retrata a perda,a forma com que a gente lida com essa situações,as atitudes que tomamos... É um livro que deixa a gente refletir sobre as nossas próprias ações,é muito doido.

As ações dos personagens são reais,são difíceis,como leitor vc fica pensando "nossa que personagem chato",mas depois a gente se pega pensando que nós mesmos já agimos daquela forma,nós mesmos já erramos e vamos continuar errando. Um livro que faz com que a gente reflita sobre nossas ações e atitudes,faz com que a gente se sinta humano.

Com certeza foi uma grande surpresa,eu amei,favoritei,achei um livro lindo e destruidor.
xtwsantos 31/05/2023minha estante
O Adam é meu autor preferido, super recomendo ler mais livros dele, são incríveis! (os dois morrem no final é o melhor ?)

Vinicius39 31/05/2023minha estante
com toda certeza vou ler mais dele !

Juliany12 01/06/2023minha estante
Concluí o livro a pouco tempo e estou meio desolada

Lipe 20/03/2018

O que senti lendo este livro? Amor e Raiva (Mais amor do que raiva...)
Griffin (protagonista e narrador) é um garoto que sofre de transtornos mentais. É uma experiência única está imerso na cabeça desse adolescente perturbado, e o principal, sabendo que ele não é um narrador confiável.

Pra mim o livro segue perfeito até a metade da história, dai existe uma reviravolta tão grande que MEU DEUS DO CÉU! A partir dai eu comecei a sentir muita raiva do Griffin, do Theo, do Wade ("egoismo" define os dois primeiros), do rumo que a história estava levando e até do Autor (Adam, te amo, mas senti vontade de te dar uns tapas por ter mudado o rumo da história :p ). O meu amor desse livro é o Jackson, ele é apaixonante e na minha opinião: a maior vítima da história.

A conclusão final do livro é muito bonita, embora eu preferiria mil vezes um outro caminho para chegar a essa mesma conclusão. Felizmente existe o momento de redenção do Griffin. Enfim, apesar de tudo eu não poderia deixar de dar 5 estrelas porque é um livro que despertou emoções extremamente fortes em mim (como poucos fizeram): amor, raiva, desejo, alegrias e tristezas.

Não tenham medo, apesar de ser um livro que fala sobre luto, é uma história leve. É bacana também que nessa história não existe homofobia, a homossexualidade é tratado como algo extramente normal por todos.
Cesar vieira 21/03/2018minha estante
Já quero ler só por essa resenha ?

Bárbara 01/04/2018minha estante
Você definiu exatamente o que eu senti em relação a esse livro!

Bárbara 01/04/2018minha estante
principalmente a parte de amor e raiva hahaha

tuanzy 07/06/2021

emocionante e impactante
Meu segundo livro favorito no mundo! Apesar de a princípio ter sentido raiva do Griffin, depois o entendi e percebi que ele é um ser humano muito especial, além de ter me ensinado como encarar alguns obstáculos da vida e tudo mais ??? eu realmente o amo.
Palloma 09/06/2021minha estante
Acabei de ler esse livro, e sim, ele é o meu segundo favorito também. Apesar da história ter mexido muito comigo, eu ameeeeii

tuanzy 09/06/2021minha estante
tem muitas surpresas né :0 a história do griff e do wade então...

loracy.y 07/02/2022

Esse livro é de tocar na alma! Primeiro favorito do ano
Esse livro me surpreendeu de diversas formas!
Quando eu li, de cara já imaginei que seria um livro em que eu choraria litros e litros. Mas com o decorrer do tempo eu fui me adaptando ao universo, aos personagens e eu achei um livro incrivelmente reflexivo sem ser chato!
Mostra como o Griffin lida com o luto do ex-namorado-barra-melhor-amigo e é impossível não se emocionar.
Durante a leitura eu fui percebendo que o protagonista e o namorado atual do Theo retratam o Theo como uma pessoa boa, sem defeitos e incrível. Mas aí é que você vai perceber que as pessoas podem sim serem boas incríveis, mas não perfeitas. O Theo errou em diversos aspectos antes de morrer, isso me ajudou a ver que realmente ninguém é totalmente sem defeitos e ta tudo bem!

Adorei mesmo, dou 5?+?? por que foi um livro que mexeu comigo, e eu realmente senti empatia pelos personagens. Amei amei amei!
Inocente 07/02/2022minha estante
Falsa kk?

loracy.y 07/02/2022minha estante
Te odeio ?

Juliany12 01/06/2023minha estante
Nunca chorei tanto em um livro. Também favoritei, mas espero não ter que nem sentir a dor dos personagens

backtofearlesss 01/06/2023minha estante
eu li esse livro com um aperto no coração imaginando o quão ruim deve ser passar por isso

Camili Vitória 26/02/2023

Fui surpreendida por x fatores
A escrita é belíssima, zero defeitos (não me surpreendi por isso), na verdade, foi absolutamente perfeita do início ao fim e sem pontas soltas.
Sim, o motivo pro trás da morte do Theo demorou a se desenrolar e ao longo de toda a trajetória eu criei vários cenários e motivos que possam ter levado à tanta tristeza na história de todos os envolvidos, mas foi lendo que comecei a aprender ainda mais sobre questões que eu desconhecia referente aos relacionamentos e o que faz eles desenvolverem diversas nuances, o que se estende a todos os personagens vivenciando o luto pela mesma pessoa. Ademais, ao longo de toda essa vivência, o que faz as pessoas fazerem coisas impensadas e carregarem sentimentos tão profundos de arrependimento e mágoa pela mesma pessoa que foi a sua pessoa favorita desde o princípio.
Mais uma leitura que valeu cada lágrima minha e merece ser favoritado.
vthella. 28/02/2023minha estante
qro mt ler esse livro aaa

Camili Vitória 28/02/2023minha estante
Leia!!

fanny.Dyatlov 30/08/2021minha estante
"Theo prefiro nem falar nada, que RAIVA mas ainda chorei a morte dele" JKKKKKK Eu ri tanto disso '-'

mille 30/08/2021minha estante
Kkkkkkkkkk coerência é tudo

Matheus 16/04/2018

Adam Silvera com um livro necessário
Esse é o segundo livro do Adam Silvera que leio. Ao terminar Lembra Aquela Vez, achei o livro apenas ok. Fui com muita sede ler e acabei me decepcionando. Por isso protelei alguns meses para iniciar História é tudo que me deixou. E agora que terminei posso dizer: obrigado Adam por esse livro maravilhoso! E como queria ter lido antes.

A história se inicia contando que Theo, ex-namorado e primeiro amor de Griffin, morreu afogado, fazendo com que terminasse todos os planos que Griffin ainda tinha dos dois terminarem juntos. E Griffin fica com o trabalho duro de seguir em frente. Mas como seguir em frente quando você perde sua pessoa favorita? Seu primeiro em tudo? E com isso nos vemos voltando com Griffin ao recontar sua história com Theo, desde o início da amizade, ao começo do namoro e a despedida. Com os tempos narrativos divididos entre História e Hoje, vamos percorrendo toda a vida de um casal que eram destinados a um final feliz que nunca chegará. Um livro para ler com um sorriso no rosto e lágrima nos olhos.

O que mais me fascinou foram os personagens. Muito bem caracterizados, com voz e bem delineados, conseguimos nos apegar a cada um de uma forma distinta. A amizade entre a Trupe e com a aceitação dos familiares (como não amar a avó de Griffin?), Adam não deu pressa ao desenvolver a história e não achei nada corrido. Passei boa parte do livro com raiva do Theo (um amor tão bonito pra 2 meses depois já estar com outro?) mas no final acho que, como cada pessoa, ele só necessitava de companhia. Acostumado a sempre ter pessoas por perto, ao mudar-se para um Estado diferente onde não conhecia ninguém, viu em Jackson (um clone do Griffin muito bem vindo) uma forma de companhia, agarrando-se para manter a sanidade. Jackson inclusive que é peça primordial para a história e onde Griffin encontra abrigo no peito do seu traidor, o único capaz de entender a mesma dor que sente. E uma surpresa boa: o livro, mesmo parecendo tão previsível, consegue te surpreender. Acontecimentos que nunca tinham passado pela minha cabeça ocorreram e foram uma agradável surpresa de deixar um sorriso no rosto ao terminar.

Vemos no final que a felicidade se acha é em horinhas de descuido. Uma ligação, um olhar, um simples aperto de mão e seu mundo ganha brilho. Se você terminar esse livro sem a vontade de falar para as pessoas que ama importância deles pra você, acredito que leu errado. E arriscar uma, duas, três, quatro vezes se necessário. Reconstruir o mundo. Principalmente ao lado de quem você ama. Isso sim vale a pena. (Viu Griffin, terminei com 4 parágrafos).
Guigo 16/04/2018minha estante
Tbm é um dos meus favoritos da vida.

Key 22/12/2018minha estante
Uaau

yan.lexy 08/09/2023

Esperava mt mais
Acredito que como fã de Os Dois Morrem no Final e a sequência, eu tive grandes expectativas com esse livro, e o fato de ser do mesmo autor foi o que me fez comprar e ler. Mas vou ser bem sincera e dizer que foi uma leitura super arrastada, tanto que levei 4 meses p conseguir terminar de boa e todas as vezes que peguei p ler não me prendiam.
A forma como é tratado o luto de Griffin é boa, mas é tudo sobre o Theo, Theo e Theo que acaba ficando chato, repetitivo e sinto muito que o coitado do protagonista anda em círculos e só sai disso no último capítulo.
Não recomendaria p ngm ?
Biblioteca de Athena 01/10/2023minha estante
Meu Deus, SIIIIM!!!
Cara, eu estou na metade do livro e compartilho da mesma experiência com esse livro, não aguentooo

Fernanda2962 22/10/2023minha estante
Concordo TOTALMENTE

Iluvitoria 23/08/2023minha estante
A capa é na verdade uma fanart de Andreil(de all for the game) q foi comprada de um artista pelo Adam, então acredito que nenhuma???

Luísa 23/08/2023minha estante
Kkkkkk. Que aleatório

kaio 27/02/2022

Superação e amadurecimento
Griffin e Theo são amigos desde a infância. Griffin é um fã de Harry Potter, gay e possui TOC (transtorno obsessivo compulsivo), já Theo é fã da Marvel e ficção científica, bissexual e que gosta de montar quebra cabeças. Então um dia os dois começam a namorar, mas um tempo depois Theo sofre um acidente e acaba morrendo afogado. Por conta disso a vida de Griffin desmorona e ele deverá aprender a lidar com a dor.

História é tudo que me deixou é um livro com uma narrativa diferente, pois ele intercala os acontecimentos do passado (antes do acidente) e no futuro (depois do acidente) algo que achei interessante, e o mais legal é que não nos deixa confuso na escrita, por conta de mostrar as datas de quando tal parte está é também porque a própria sinopse já nos conta o acontecimento primordial para a história.

Sobre o protagonista, ele possui uma dependência emocional ENORME, mas isso, de certa forma, é bem trabalhado no livro, fazendo com que percebemos como a dor após a morte de alguém tão importante em nossa vida causa danos prolongados, ou até permanentes, a dependência também mostra que o protagonista deve amadurecer, e tentar seguir sua vida.

Posso estar errado, mas na minha concepção, o autor Adam Silveira trabalhou os cinco estágios do luto implicitamente, mesmo o protagonista tido comentado que achava uma "baboseira". O primeiro sendo negação (quando Griffin se chora com a notícia), raiva (quando começa a tomar atitudes de rebeldia devido ao acontecimento), barganha (quando ele acha que substituindo a dor é que ela irá embora), depressão (em todos os momentos que ele não sentia mais vontade de viver) e por fim a aceitação (quando finalmente consegue seguir sua vida).

O relacionamento e a história do casal em si é tão cativante e fofa que nos apegamos as dores e diálogos dos personagens. Theo, um gás sarcástico e engraçado é Griffin, um garoto fofo e divertido.

Gostei de ter representatividade às pessoas que possuem TOC (inclusive eu), porque muitos romantizam achando que é apenas perfeccionismo, mas o próprio livro mostra como é um transtorno terrível e como as pessoas sofrem com isso, mesmo não sendo o foco principal.

A leitura foi bem fluída também, é divertido e avassalador ao mesmo tempo. Cheio de referências da cultura pop (algumas partes achei um pouco exagerado) e personagens humanos (cometedores de erros e capazes de perceber isso).

Apesar de tudo não é um livro revolucionário e tal, mas é bom de ler!!
euindy 28/02/2022minha estante
MNN AMEI A RESENHA AMGGG ?

kaio 28/02/2022minha estante
MDSSS OBGG SERIO, li por sua causa ??

oz. 16/01/2022

Esperava mais
Eu li esse livro em dois dias, mas pareceu que foi uma eternidade, porque ele não acabava nunca.
Até a página 70 do livro, eu estava achando uma leitura fluída, e a história tava me prendendo. Mas depois, o livro desandou, ficou repetitivo, cansativo e irritante, até. Teve momentos que eu embolei a leitura só pra terminar logo, e ouso dizer, o livro não melhorou nada quando o final se aproximava.

Eu devo está sento "uma pessoa sem sentimentos" ao dizer isso, mas, o luto do Grinffin me irritou muito, a obsessão dele com o Theo só fez com que eu sentisse raiva dele, não me comovi com a perda dele e definitivamente não chorei tanto assim como o livro promete.

A história tinha tudo pra ser uma das minhas favoritas, porque eu gosto muito quando a história fica alternando entre o passado e o presente. Mas eu achei o protagonista muito irritante, e, tanto os acontecimentos do passado, quanto os do presente, não me prederam nem um pouco.

O que me motivou a continuar lendo o livro, foram os outros personagens (e também continuei lendo pra falar mal depois kkkk). O Jackson, o Wade e até mesmo o Theo (sim, o cadáver) são mais interessantes que o protagonista.

Enfim, toda essa leitura foi uma perda de tempo (para mim), mas aqui estou super feliz por ter conseguido terminar, porque quase abandonei o livro.

Tava com muita expectativa por ser um livro do Adam, mas, né...

É isso.
Re Bonicenha 19/01/2022minha estante
Eu tô terminando o livro e tô dando graças a deus! Protagonista extremamente irritante e "bitolado". Só não abandonei ainda pq eu sou insistente, mas o livro é chato e não me comoveu nem um pouco tmb!

oz. 19/01/2022minha estante
KKKKKKKKKKK eu desse jeito, livro chato de mais
o personagem bitolado KKKKKKKKKK mds, os pais dele mandaram pra terapia e não serviu de nada
Eu só não abandonei pra falar mal com mais convicção depois
eu chorei um pouco no começo, mas depois o luto dele ficou irritante e eu ficava revirando os olhos

addie 05/03/2022

insuportavelmente doloroso
É a primeira vez que leio algo do Adam Silvera e estou muito feliz e emocionada por ter lido esse livro, foi muito melhor do que imaginei.

Não sei como começar essa resenha, esse livro me machucou tão profundamente, me fez sentir uma dor tão real que embrulhou meu estômago.

[...] Porém, agora que estou aqui, à beira do oceano que nos roubou você, pergunto-me se cada molécula aqui testemunhou a sua morte, se esta água que banha minhas pernas inundou sua garganta enquanto você lutava para respirar.

Eu nunca tive problema algum com gatilhos, eu nem sabia o que era sofrer um lendo até ler esse livro aqui. Não estou dizendo que o livro é pesado, mas também perdi algumas das minhas pessoas favoritas e doeu ler isso.

[...] Percebi que não há nada de errado em alguém salvar minha vida, especialmente quando não posso contar comigo mesmo para fazer isso direito. As pessoas precisam de pessoas. É isso.

Doeu a forma que ele descreveu, doeu a passagem do passado para o presente. E a forma que o Adam escreveu... Ele tem um jeito de escrever com leveza sem tirar a tristeza das palavras, a intensidade delas.

Vi muita gente reclamando do protagonista, Griffin, mas eu gostei muito dele. Griffin, Theo, Jackson e Wade são personagens verosímeis, eles erram, acertam, erram um pouco mais e acertam aos poucos. Algumas coisas que o Griffin falou, o modo como ele magoou algumas pessoas com sua dor, foi muito próximo da realidade de uma pessoa de luto.

[...] É hora de usar minhas palavras para o bem e parar de distorcê-las, só porque lamento a verdade.

Uma das coisas que mais gostei e que, com certeza, foi o que mais me machucou, foi a perda da romantização da história do Griffin com o Theo. Quando uma pessoa favorita morre, é inevitável que você sempre pense apenas nos momentos bons e sinta saudades, deixando melhor situações que não eram tão boas assim, e quando Griffin decide ser sincero consigo mesmo, enxergar que sua história com Theo não era tão perfeita quanto ele queria passar, isso dói mais que qualquer coisa. Dói enxergar os defeitos de uma pessoa que era praticamente seu herói, mas foi uma importante superação para o protagonista.

Griffin quer acreditar que Theo foi perfeito, que a história dos dois era certa e linda, mas não funciona assim. A história não é o jeito que você quer que seja e ela não deve ser romantizada como ele fazia. Então, quando ele percebe isso e decide contar a verdade, é avassalador, um balde de água fria e gelo jogado na sua cabeça.

Não tem uma palavra que descreva melhor esse livro além de: real. É um livro muito real, verdadeiro e doloroso.

Foi realmente um livro muito marcante para mim, apesar de, nesse momento, sentir que não aguentaria mais ler livros relacionados diretamente a morte por um bom tempo, me mudou de uma forma que não consigo explicar, me fez querer parar de mentir para mim mesma e enfrentar a verdade. E vou ser muito grata por isso sempre.

Esses personagens e suas histórias vão ficar sempre guardados comigo.

[...] Sim, eu danço. Danço como dançaria com você, o que basicamente significa pular muito, e nós três estamos dançando com tanta vontade que provavelmente estamos deixando a família do apartamento de baixo de cabelos em pé. E ainda que eles tenham coragem de vir aqui reclamar do barulho, vão ter que berrar lá fora, porque nós não vamos parar. Não vou interromper a felicidade de uma garota que sente saudade do irmão mais velho, a felicidade de um cara que sente saudade do primeiro amor de sua vida e a felicidade de um cara que perdeu o melhor amigo, a felicidade coletiva de três pessoas que precisam desesperadamente ser felizes.
joskegshikta 22/06/2022minha estante
Resenha maravilhosa, parabéns. Agora sim me deu uma vontade gigante de ler.

addie 22/06/2022minha estante
obrigada ?, fico feliz que tenha te convencido!! é realmente um livro muuito bom