Moletom Julio Azevedo

Resenhas - Moletom

celamalafaia 28/08/2023

Leitura de fim de tarde
?Moletom? é um romancezinho água com açúcar para aqueles que gostam de um romance bobinho. É um livro super curtinho, tendo aproximadamente 160 páginas só, então é bem tranquilo de ler e acabar rapidinho.
Apesar de ser um casal fofo, o romance entre Pedro e Lucas acontece muito rápido, sem a criação de um clímax que prende o leitor. E, assim como começa, o final termina em aberto e meio ?jogado?.
Eu comecei a ler com a expectativa de ler um romance cheio de poesia e que me deixasse reflexiva. Não foi isso. O livro é aquele tipo de romance levinho para ler em uma tarde enquanto toma um cafezinho e está entediado.
Não foi o meu favorito, mas não é um livro péssimo.

Chanks0 25/08/2023

Café, amor com data marcada e um final de partir o coração
Ganhei este livro de presente e, sinceramente, confesso que gostei mais do que achei que ia gostar.

A história é sobre Pedro (o tipo de cara que se identifica com as letras das músicas de Radiohead, que por sinal é sua banda favorita, que tem vício em cafeína e uma péssima qualidade de sono) e Lucas (o tipo de cara cujo passatempo é plantar, gosta de café, adora resenhar sobre filmes e é supersticioso).

Pedro tem problemas com seus pais e decide buscar refúgio na casa da sua tia, em outra cidade, onde finalmente consegue um tempo para cuidar de si. É em uma cafeteira que ele conhece Lucas, o garoto que vai cuidar de suas feridas, e a partir daí um romance juvenil floresce. O que torna o romance de certa forma triste é que sabemos que uma hora Pedro
vai precisar voltar, e casal logo ficará separado.

A história, então, é contada em forma de diário, então algumas partes ficam de forma breve (mas nós leitores ainda conseguimos captar a essência do texto). Mesmo assim, o livro tem partes com significados muito profundos, partes que nos fazer rir, chorar e odiar algum personagem.

Acho que o fato de cada parte ser o ponto de vista sobre as mesmas situações de um dos dois torna o livro intrigante. Hora você ama mais o Pedro, hora você ama mais o Lucas. No final amei os dois.

A história não é complexa - muito pelo contrário, achei até bem rápida - mas para 168 páginas com ilustrações, está muito bem escrito. Dá pra ler em uma sentada.

Aliás, ainda sobre as ilustrações, tenho que dizer que é cada desenho mais lindo que o outro. Amei.

Enfim, "Moletom" é um livro que te traz conforto.

"Moletom" é um livro que você torce para as coisas darem certo.

"Moletom" é um romance juvenil que aquece seu coração pra depois partir ele.

"Moletom" é um livro breve, mas com frases recheadas de conhecimento.

"Moletom" é um símbolo da amizade que eu tenho com o meu kaukokaipuu.

Date 24/08/2023

Gostei, mas poderia ter amado
Adorei esse livro do começo ao fim, mas fiquei indignada com o final, é coisa minha porque sou chata mesmo. Leitura bem rapidinha e fofa se quiser sair de uma ressaca literária

Alex De Alcântara 14/08/2023

O moletom me aqueceu SIM
É um ótimo livro pra quem procura leituras de transição, e que saíram de livros pesados e querem ir para outro mais leve.

A leitura é bem gostosinha e fácil de entender.

Eu acho que o problema com esse livro é que ficaram algumas pontas soltas, e a história não foi bem desenvolvida em alguns pontos, como por exemplo os amigos babacas do Lucas, que são personagens que não tiveram nenhuma construção dentro do livro, e os amigos legais dele também não tiveram uma construção tão interessante.

O fato da Amanda sumir do meio pro final sem explicação nenhuma também incomoda um pouco.

Em contraponto, os dois personagens principais são bem construídos, gostei de como é feita a a dinâmica entre eles, e também gostei tô trecho em que podemos ver um pouco mais da visão do personagem Lucas, achei bem esclarecedor e me fez entender melhor esse personagem.

Acho que algumas partes do livro poderiam ser mais exploradas, enquanto outras não precisariam existir.

Toda a ideia do livro é muito boa, mas a execução deixou um pouco a desejar quando se trata de desenvolver partes importantes da história, ao invés de colocar coisas que não contribuíram para a trama.

Gabrielly449 12/08/2023

Fofo porém raso
Um livro extremamente fofo e lindo que narra principalmente a história de Pedro, um garoto tímido e escritor que está fugindo de algo ao ir passar um tempo na casa da sua tia, onde acaba conhecendo Lucas. Um livro bem metaforo e bem gay também kakakkaka. Eu gostei do livro, mas alguns pontos negativos são; achei a história muito rasa sem um bom desenvolvimento do Lucas e momentos de conflitos rasos,e o final com a família do pedro ficou em aberto, não entendi direito oque realmente aconteceu. Mas, a história é muito fofa e super indico para quem está se descobrindo ou com conflitos internos, os momentos em HQ são perfeito.

yna.book 01/08/2023

Não confie em quem gosta de azeitonas!!
"Moletom" É um livro curto de 166 páginas que da para ler em um dia, se você quiser, não há apenas escrita como também há alguns desenhos, que eu adorei.
Tirando que eu fiquei muito curiosa para saber o que havia acontecido entre o Pedro e seu pai eu gostei bastante do livro, ele me prendeu por horas e a conexão entre Pedro e Lucas foi muito fofa, mas em alguns momentos me fez duvidar se o Lucas realmente gostava do Pedro e isso me deixou mais intrigada ainda para saber o final.
E o mais principal que esses dois me ensinaram... Não devemos confiar em quem gosta de azeitonas!

ana :) 31/07/2023

Kaukokaipuu
Descobrir sua sexualidade é algo que faz parte de se conhecer, mas nem sempre é um momento calmo e de reflexão, por vezes conflitos podem ocorrer, sobretudo quando não é correspondente com o padrão heterossexual.

É sobre isso o livro. Pedro se entende como gay e conflitos familiares se acentuam. Mas não é mais uma triste e melancólica história sobre essas turbulências, Pedro teve a sorte de cruzar com Lucas, um rapaz doce, que também estava em processo de descobrimento, e juntos puderam experienciar momentos lindos.

Não foi uma história de amor longeva, pelo contrário, durou 22 dias. Mas quem disse que o amor é quantificavel? Foram três semanas que Pedro e Lucas nutriram uma paixão sincera, única e elucidativa. Assim como Pedro, Lucas buscava se entender como homem gay ao mesmo tempo em que convivia com pessoas de seu passado que não sabiam quem ele realmente era.

Gostei bastante, foi uma leitura passatempo rápida de se ler, mas que não deixou de transmitir mensagens lindas.

"Você me ajudou a colocar ordem nessa bagunça que eu tinha dentro do meu coração e transformá-lo num lugar lindo. Não sei se você será um dos visitantes que ainda passarão por ele, mas se por alguma ironia do destino nos esbarrarmos novamente, serei infinitamente grato de te fazer inquilino." (P. 160)

Viceh_ 29/07/2023

Moletom
Eu gostei da história e fiquei preso nela até o fim, mas realmente o livro não me tocou tanto e acho que a história não merece uma avaliação melhor... Mas eu gostei da escrita tbm e por isso dei 3 estrelas, é um livro mediano, é legal!

_bsampai0_ 27/07/2023

Pedro, está fugindo de algo. Ele acaba de chegar em uma nova cidade, onde ficará hospedado na casa da tia por algum tempo, e essa mudança representa para ele um recomeço, um escape de algo que está causando uma grande angústia. Assim que chega a esse novo ambiente, no entanto, ele conhece Lucas, um garoto que despertará exatamente os sentimentos que ele estava tentando evitar.

Moletom é o livro perfeito para quem procura apenas passar o tempo, não é uma história que explora os personagens mas tem um romance fofo.

manu427 23/07/2023

18 dias um amor???
Gente mto fofos gays e tudo mais, mas assim, quem acha o amor da vida em 18 dias??? foi tudo tao rápido, muita emoção.

sunny27 18/07/2023

Esquece seu moletom...
Com uma leitura rápida e envolvente esse autor, julio azevedo, trouxe uma história repleta de charme e amor. moletom é simples e rápido, mas é tão lindo que eu vou com certeza reler esse livro várias e várias vezes.
eu estava com saudade de um romance e esse aqui me fez muito feliz.
eu queria ter visto mais o exploramento de outras relações além da de pedro e lucas, mas eu amei mesmo assim

Ana Vitória 13/07/2023

Moletom
Lá vamos nós...eu realmente não gosto de falar mal de nacionais mas esse aqui sem condições. Já fui sabendo que ele era ruim (fui obrigado a ler) mas ele conseguiu se superar. A história não tem pé nem cabeça, as descrições são extremamente vagas, os diálogos são mal construídos e o autor tenta enfiar umas reflexões no meio do nada, ficando ainda pior e mais superficial. Ele tem um monte de erro de continuidade que sinceramente não sei como a editora deixou passar, não é detalhezinho, é umas paradas grotescas. Fora que o romance é extremamente forçado eles se conhecem em um dia, já estão apaixonados no momento seguinte, um é babaca e só de chamar o outro já foi perdoado. Outra coisa, cafeteria?? Jura?? Man, tamo no Brasil. Eu espero que esse seja o primeiro livro do autor porque explicaria muito a forma que tá escrito e principalmente a grande influência da literatura norteamericana, porque ele quer enfiar goela abaixo coisas que simplesmente não fazem sentido. A única coisa que eu achava que ia ser dito até o final do livro não foi nem mencionado e só fica na suposição. Além de que extremamente desnecessário as mesmas cenas do ponto de vista do outro. Ou seja, você tem que supor acontecimentos, adivinhar o que aconteceu fisicamente na cena porque o autor nem isso descreve, tem que lidar com um romance que o autor quer porque quer convencer de que é difícil e proíbido mas que na real se desenvolve em dois dias e ninguém liga pra eles, com um monte de reflexão vagas e nada a ver. As ilustrações são simples mas salvam o livro, sendo a cota que me fez dá 0,5 estrelas. Não recomendo.