H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Gárgula 03/02/2021

H P Lovecraft – Medo Clássico Volume I
Uma excelente porta de entrada
Depois de terminar a leitura de H P Lovecraft – Medo Clássico Volume I, me veio à mente que este livro funciona certamente como uma excelente porta de entrada para aqueles que nunca leram o Cavaleiro de Providence (apelido de Lovecraft).

Publicado pela DarkSide Books em uma edição impressionante não só pela qualidade gráfica, como também pelo projeto editorial. Vale lembrar que o livro possui duas capas distintas, sendo a minha então a edição de Miskatonic.

A tradução dos contos e novelas, assim como das notas, é assinada por Ramon Mapa. As ilustrações, por sinal belíssimas, são do artista Walter Pax, mas temos também ilustrações complementares de Robert Bloch.

Uma boa organização interna
Chama a atenção igualmente a organização interna da obra. As escolhas dos contos e novelas de H. P. Lovecraft são agraciadas por bons textos extras, que então nos apresentam de forma diversificada o autor americano.

Ramon Mapa tece uma excelente apresentação do autor em seu prefácio onde assim resume a ideia na escolha de cada texto. Como um pequeno mapa, este prefácio inegavelmente guia o leitor de uma forma absolutamente precisa pelo recorte escolhido pelo organizador.

Das criações de H. P. Lovecraft, temos excelentes candidatos. Sem dúvida não apenas o leitor contumaz, como também o novato irão encontrar um rol de histórias bem interessantes.

Dagon apresenta-se como abre alas deste desfile lovecraftiano. Temos alguns dos melhores textos do autor contemplando desde a fase conhecida como Ciclo dos Sonhos, até o Ciclo de Cthulhu, sua fase final de criação.

Extras bem interessantes
Após as histórias, temos em seguida extras fascinantes. Não canso de falar que hoje os textos complementares inegavelmente acabam por chamar muito mais minha atenção, pois embasam mais o leitor.

Lovecraft e a Cultura Pop
Fernando Ticon e Ramon Mapa mostram ao leitor como é vasta a influência de Lovecraft na cultura pop. Um texto gostoso de ler que vai dar uma ideia não só interessante de como outras áreas da cultura, bem como música e cinema, entre tantos artistas, prestaram homenagem à Lovecraft. Sua influência não pode simplesmente ser ignorada, mas devemos entendê-las a partir de um olhar crítico.

Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft
Outro texto muito interessante, assinado por Robert Bloch, traça paralelos e compara estes dois escritores. Ambos são influências na literatura de horror, cada qual a sua forma, imprimindo sua marca e Bloch analisa exatamente isso. O texto é de 1973 e sua análise é interessantíssima. Indico muito a leitura.

Seguindo os passos de Howard Phillips em Providence
Um texto absolutamente original escrito por Clemente Penna em 2017, em Providence, Rhode Island, cidade natal de Lovecraft. Penna faz um tour com o leitor apresentando a cidade. Ao final já percebemos que também nos é apresentado Lovecraft e porque seu epitáfio encerra tão bem a ideia de ambos, cidade e cidadão, serem um só:

I am Providence

H. P. LOVECRAFT
Conclusões finais
Se alguém hoje me perguntasse por onde começar a ler Lovecraft eu diria, sem sombra de dúvidas, que H. P. Lovecraft – Medo Clássico Volume I é certamente um dos melhores caminhos.

Ele não só traz textos e extras valiosos, como imagens dos manuscritos, além de ilustrações belíssimas. Uma aquisição boa ou um presente incrível.

A escolha é sua e tenha uma boa leitura.

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/10/20/h-p-lovecraft-medo-classico-volume-i/

Rafael.Pereira 12/02/2021

Encarando o Abismo
Lovecraft é um autor mundialmente conhecido por encarar o horror de uma maneira totalmente nova para a época, usando de elementos de sci-fi para edificar um mundo em que o próprio universo e seus deuses odeiam o ser humano e o que assusta não são demônios ou almas penadas, mas o mistério e a ignorância humana.

Essa coletânea de contos do autor consegue evidenciar esse aspecto central de sua obra e serviu como uma ótima introdução a esse autor tão renomado.

Vale ressaltar que mesmo gostando da maioria dos contos ainda há alguns que apresentam lugar de destaque como Nas Montanhas da Loucura e O Cão de Caça.

O único aspecto que me incomodou durante a obra foi a leitura extremamente maçante e pesada, que muitas vezes diminuía meu ritmo de leitura e o ânimo para continuar. Mas mesmo assim a coletânea é uma ótima porta de entrada pro universo do autor.

Giulia29 12/02/2021

"Escrevo isso sob uma pressão mental considerável, já que, à noite, não mais existirei"

Thaila 13/02/2021

Foi uma leitura boa. Eu não sei bem oq esperava desse livro kkkk. Mas foi uma pequena decepção. Os contos não são ruins, mas achei muito repetitivo e descritivo demais.

Manel 16/02/2021

Escrita um pouco massante e cansativa,me interessei mais pelos contos mais curtos.Apesar da escrita difícil a atmosfera criada pelo autor é envolvente.

Pedro.Machado 18/02/2021

De arrepiar o pelo do cu
O jeito que o Lovecraft escreve é simplesmente de outro nivel, eu achava que seria dificil de ler ele pelo que eu tinha ouvido falar da escrita dele, realmente tem alguns contos (principalmente Nas Montanhas da Loucura) que ele exagera demais na linguagem cientifica, mas quando o livro te leva pra uma área que nenhum ser humano pisou em toda a historia, conta dos Deuses Anciões realmente te transporta demais pra dentro do livro, e voce nem liga mais pra linguagem dele. Me surpreendi muito, nao achava que ia gostar tanto.

Kamis 19/02/2021

E mais uma vez kamily se decepciona por ir com muita expectativas.
Eu gostei, mas idealizei tanto que fui um pouco desapontada, as ideias são boas mas o livro sendo do século XX, Lovecraft passa uma leitura mais arcaica. É difícil aprofundar com facilidade.

Mas a melhor coisa é ENTENDER REFERÊNCIAS de filmes, desenhos e série.
Espero ler algum dia de novo, mais velha para ver se leio com mais sentimentos.

ErikaGonAalvesFigu 03/03/2021

Acho que Lovecraft dava as melhores viajadas pra escrever. Eu terminei o livro amando o fato de ter me dado a oportunidade de entrar em um universo incrível como esse que ele criou.
Entidades simplemente impossíveis de imaginar exatamente, mas que trazem um terror absurdo quando você para pra pensar na magnitude de todas elas. Os sentimentos que Lovecraft busca geralmente é de fazer você se sentir extremamente pequeno diante do cosmo e dos segredos do universo. Ele sempre te oferece o sentimento de surpresa e curiosidade, e depois te mostra o terror de não saber nada.
Os dois últimos contos do livro são os meus preferidos (e não, não é sobre Cthulhu).
Gosto de como ele usou locais desconhecidos para focar sua história, seja no deserto, Oceano ou Antártida. Ele nos dá aventuras além de terror.
Eu não saberia exatamente o que escrever sobre, mas como foi isso que saiu espero que desperte a curiosidade de quem ainda não conhece as obras dele.
Sem dúvidas Lovecraft conquistou seu lugar no tempo.

julia_bmfm 09/03/2021

Medo Clássico Volume I - H.P. Lovecraft
?That is not dead which can eternal lie, and with strange aeons even death may die.? -H. P. Lovecraft

Howard Phillips Lovecraft foi um escritor que revolucionou o gênero de terror! ? Durante sua curta vida (morreu aos 46 anos) Lovecraft criou um novo estilo de escrever terror, atribuindo elementos dos gêneros de fantasia e ficção científica às suas obras. Utilizando a imaginação dos leitores ele cria um clima de mistério, suspense e horror sobrenatural que é capaz de envolver e perturbar. ?

A edição da DarkSide Books ?Medo Clássico Volume I? conta com 9 contos do autor, incluindo o mais famoso ?O Chamado de Cthulhu? e isso sem mencionar os textos extras sobre o impacto das obras na cultura, a história do autor, suas influências etc. ?

Demorei bastante para ler esse livro por ser uma escrita mais exigente (a qualidade da escrita do Lovecraft é inegável e muitas vezes poética!) e nem sempre fluiu bem mas mesmo assim gostei bastante. Sou uma pessoa um tanto medrosa e adorei conhecer a origem de tantos seres que eu já vi em desenhos, filmes, quadrinhos etc. ????????

Edgar Augusto 13/03/2021

Que edição incrível
Uma edição primorosa da Darkside para esses clássicos. Aqui conheci o famoso horror cósmico de Lovecraft, inspirador de tantos outros autores. Leitura recomenda aos fãs do gênero.

Guilherme Ribeiro 17/03/2021

Muito fera o horror cósmico de H.P. Lovecraft. Sempre tive curiosidade de conhecer o conto ?o chamado de Cthulhu?. Só não levou 5 estrelas porque a narrativa é arrastada, fazendo eu me perder em alguns momentos.

Vinicius Lima 25/03/2021

Livro de contos.
Os cinco primeiros contos (todos curtos) são bons, porém os três últimos (longos - praticamente metade do livro) são uma desgraça. O autor perde totalmente a mão nas descrições (que pouco descrevem), e pelas resenhas que li é quase uma unanimidade o quão sofrida é a leitura.
Parece que HPL quer fazer o leitor desistir de qualquer jeito de ler o que ele escreve. A leitura de "Nas Montanhas da Loucura" é inaceitável pra quem valoriza o seu tempo.

A edição da DarkSide obviamente é belíssima, tem até uma interação de realidade aumentada no aplicativo com a capa do livro, mas o conteúdo... Valeu por conhecer um pouco sobre a vida e o universo do autor.

Sugiro que leia algum conto de HPL antes de comprar uma edição como essa, para um desavisado a respeito da obra do autor (como eu) foi uma decepção relativamente grande.

Razuki 27/03/2021

Inumano...
Sempre tive curiosidade de ler Lovecraft por conta das diversas comparações e por sempre estar na lista de autores favoritos dos meus escritores favoritos, mas não é p/ mim.

Não consegui me conectar com o universo lovecraftiano, seus monstros são inegavelmente inomináveis, inumanos, horrendos e inimagináveis, palavras que Lovecraft ama escrever em seus contos. Mas valeu a experiência de conhecer suas assustadoras criações.

"Olhei para tudo o que o universo contém de horror, e depois disso até mesmo os céus primaveris e as flores do verão serão, para sempre, um veneno para mim."

Jascolkaa 28/03/2021

Medo clássico
Comprei o livro por indicação de um amigo (que é grande fã das obras do Lovecraft) e por ter tido contato com o universo a partir de partidas de RPG, que desde a primeira vez me interessaram. Quando comecei a ler, as palavras difíceis e as descrições do inimaginável fizeram com que a minha leitura fosse mais demorada, mas não foi um problema e eu acho isso um ponto bem legal da escrita do Lovecraft. A única coisa que realmente me fez dar essa nota é o racismo que fica explícito em alguns contos e prejudicou a minha leitura, fora isso, a forma como o medo e a insignificância do homem perante o desconhecido são impecáveis.