H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Natasha.Fusinato 03/09/2023

H. P. Lovecraft é com certeza um dos melhores autores no campo do terror. Suas histórias são totalmente diferente do que estamos acostumados, e possuem uma escrita um pouco difícil, consequentemente com uma leitura não tão fluída, mas que consegue nos prender do início ao fim, com a sua incrível habilidade de detalhar seus personagens no decorrer da história.

Cecii.Dori 05/04/2023

O pai do horror cósmico
O livro é uma antologia, contendo uns 8 contos (não lembro de cabeça agora kkk), cada um variando em tamanho de texto. Algumas histórias foram beeem criativas (ex. A sombra vinda do tempo), mas a maioria dos contos seguem uma fórmula que fica fica batida depois de um tempo. Foi uma leitura bem cansativa, Lovecraft usa muitos termos científicos e as vezes parece que ele fala, fala, e no final não fala nada. Eu quis ler esse livro por amar horror cósmico, amo o medo do desconhecido, de seres além de nossa compreensão, que nos levariam a loucura apenas ao olhar para eles, mas achei meio xoxo? É basicamente, "era algo inominável" repete, repete e repete de novo. Agora, falando parte mais polêmica: o racismo. Lovrecraft era extremamente racista, e claro que isso seria refletido em seus contos. É bem desconfortável, nojento e chegou a estragar o prazer e o suspense que eu estava sentindo em ler os contos. Por fim, o livro é de uma qualidade excelente! Todo decorado, com desenhos, páginas decoradas e tudo mais. Darkside entregando como sempre, eles são muito caprichosos!

Thiago César 28/08/2023

Mestre do terror cósmico
Coletânea possui os principais contos de Lovecraft, mas não são nem 1/3 da totalidade de tudo o que ele escreveu. Grandes clássicos estão neste primeiro volume, e com eles já dá pra entender o porquê que Lovecraft tem a importância literária e cultural que possui.

Ana Paula 20/09/2020

Lovecraft
Meu primeiro livro do autor. Demorei a me adaptar a sua maneira de escrita e excesso na sua linguagem.
Vou dar minhas notas para cada conto:
Dagon:3,0
A sombra vinda do tempo: 3,0
A história do Necronomicon: 3,0

Joviana 07/10/2020

Uma decepção cósmica
Estava bastante ansiosa para ler H.P Lovecraft por toda a influência que seus textos tiveram, e ainda tem, na cultura pop de uma forma geral. Porém, me decepcionei terrivelmente. Apesar de inventivo e claramente apaixonado por suas criações, fatos que considero muito positivos para qualquer artista, Lovecraft é muito prolixo. As descrições infindáveis, que muitos alegam servir para dar conta da falta de palavras para descrever um terror não-humano, se repetem de forma tal, que não contribuem mais para essa sensação, de algo inominável, apenas cansam de forma muito intensa o leitor. Muitos contos se parecem tanto, que mal podemos perceber que se tratam de personagens distintos narrando, os personagens parecem, com poucas exceções, serem sempre a mesma pessoa. Por fim, os preconceitos exorbitantes do autor gritam tão alto, que tornam a leitura impossível em determinados momentos. Sua intolerância com negros, judeus, asiáticos e indígenas faz a massa da base da sua mitologia, e isso é mais aterrorizante que qualquer monstro que ele tenha me apresentado. A edição da Darkside é belíssima, os materiais extras são muito pertinentes e relevantes, mas foi uma experiência muito desagradável para mim. Gostaria de ter dado 2,5 estrelas, pelo capricho do material gráfico, tradução, edição e por algumas poucas histórias que gostei de ler, como Dagon e Herbert West–Reanimator, mas, como o skoob não permite notas quebradas, foi como 3 estrelas mesmo.
Ris Márquez 07/10/2020minha estante
Depois dá uma olhada no livro "A Balada do Black Tom", do Victor Lavalle. ?

Joviana 07/10/2020minha estante
Obrigada pela recomendação, Ris! Vou dar uma olhada sim :)

Stanleyasr 25/05/2021

Lindo e assustador
Essa coletânea de contos do Lovecraft trazidos pela Darkside é simplesmente incrível. Além de ser um volume extremamente lindo, a Darkside (como sempre) capricha no conteúdo. Temos, além dos textos do H.P., páginas com materiais extra iradíssimos e excelentes para se aprofundar na vida e obra desse mestre do terror e as artes ABSURDAS do Walter Pax.
Mas vamos falar sobre os contos...

-Começamos com Dagon. Um conto muito bom para apresentar o estilo e universo do autor e suas referências mitológicas.

- A cidade sem nome é bem curto e curioso. Muito bom também.

-Herbert West:Reanimator. Meu segundo conto favorito. Achei a escrita excelente. Me prendeu extremamente. Embora seja o texto com o trecho de racismo mais explícito que chega a dar nojo. Me incomodou demais. Mas acho importante que a Darkside, diferente da Martin Claret, manteve tudo na íntegra.

- O depoimento de Rudolph Carter tbm é muito bom. Uma pegada investigativa que me fez imaginar como um filme Noir.

- O cão de caça foi o que mais me deu medo. Ñ sei se foi a situação no qual eu li. Nem achei dos melhores. Só me deu mais medo mesmo.

- O chamado de Cthullu. O maior e mais famoso conto do autor é excelente (embora ñ seja o meu favorito). Tem uma pegada muito investigativa com Sci-fi.

- Nas montanhas da loucura é simplesmente incrível. Porém é longo demaaais. Achei beem arrastado em umas partes. Mas ainda assim achei muuuito bom.

-Meu favorito foi A sombra vinda do tempo. Um excelente exemplo de mistura entre Terror e ficção científica. Me prendeu do começo ao fim.

Por fim concluo percebendo a importância e excelência da produção do Lovecraft, só achei, em alguns momentos, a escrita dele lenta demais. Amei essa edição da Darkside. Essa galera faz um produto realmente diferenciado.

Gustavo195 06/02/2024

Puts Agapê Lóvicréfiti
Sempre tive vontade de ler H.P. Lovecraft e acho que não estou acostumado com o genêro, achei tedioso. Tenho o habito de ler livros de terror mas esse terror cósmico não me pegou não.

Talvez eu leia o volume 2 para ter algum parâmetro mas são muitas páginas descrevendo a arquitetura das benditas cidades ciclópicas (passei a detestar esse adjetivo pelo uso repetitivo). Penei pra terminar a leitura.

Dagon, Cthulhu e Reanimator foram os mais interessantes sendo Reanimator o conto mais divertido e que pouco tem de terror cósmico.

Cão de caça - Bacana
Montanhas da loucur - O que eu tenho a ver?

Mawe 20/09/2022

"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo."
Alguns dos contos de H. P. Lovecraft reunidos em diversos modos de nos mostrar o cósmico.

Eu senti dificuldade em ler, até porque foi escrito a um século atrás, com até menções racistas incluidas. Diferenciando a obra so autor, eu adorei alguns contos e me senti criativo após ler!
Indjeans 22/09/2022minha estante
Também tive que ignorar o contexto do autor pra ler a obra. Foi uma leitura densa até me acostumar com a escrita. Confesso que esperava algo diferente e um pouco mais de ação. Porém, gostei muito de alguns contos e os achei geniais de verdade.

Mawe 22/09/2022minha estante
Eu esperava a estranheza, e recebi de mãos abertas. KKKKKKKKK.

joo.fernandz 02/08/2021

A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte medo de todos é o medo do desconhecido.

Foi uma experiência muito interresante ler Lovecraft pela primeira vez e esse livro da Darkside fez um trabalho muito bom trazendo alguns dos livros mais famosos dele de forma muito boa de ler.

Algumas coisas atrapalharam a leitura como o óbvio racismo do escritor mas mesmo assim foi uma ótima experiência conhecer os monstros e explorar a mente do genial Lovecraft.
lana 02/08/2021minha estante
muito chique jao

Patrícia 26/07/2021

Esse foi meu primeiro contato com o autor e descobri que não é meu estilo de leitura, o livro não me prendeu.
De todos os contos só dois chamaram a minha atenção e o que eu mais gostei do livro foram os conteúdos extras que falam sobre a vida do autor e de como suas obras influenciaram e ainda hoje influenciam em muitas músicas, filmes, séries e por aí vai.
Queria muito ter gostando mas não me despertou a vontade de ler mais, foi uma leitura difícil e bem arrastada pra mim.

Vanderkump 25/07/2021

O estopim de minha leitura
A edição produzida pela darkside books, dos contos de H.P Lovecraft foi um ótimo começo para mim como leitor, já que todo o universo de horror cósmico me encanta, além de ser uma leitura relativamente fácil para compreender.

Sikas 10/11/2020

Minha segunda viagem pelo universo vasto em mistérios de Lovecraft, onde percebi como sou pequeno nesse universo tão vasto. Herbert West Reanimator é o melhor conto que já li, já que foi a primeira vez em que realmente fiquei com medo lendo um livro. Ali percebi que os monstruosos Deuses antigos e as criaturas inomináveis não devem, de maneira alguma, ser os únicos temidos, o ser humano também ganhara essa honra, pois em busca de Seus objetivos, o homem pode ser tão ruim quanto um demônio... ou até pior. mas não vou dizer mais nada... não quero estragar sua experiência. Enfim, o livro é incrível, a maioria dos contos me fascinou de maneiras as quais eu mal posso descrever.
espero que mais pessoas leiam e apreciem da mesma maneira que eu.

Eli 06/10/2022

Uma experiência diferente.
Alguns contos foram muito bacanas, em especial o "Herbert West: Reanimator", "O Cão de Caça" e "O Chamado de Cthulhu". Mas no geral, a leitura foi bem maçante, e alguns elementos bem repetitivos em alguns contos. Sem contar os comentários altamente racistas que me deixaram extremamente incomodado.
O que posso dizer é que foi uma experiência ok.