H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Rapha 25/03/2023

O tempo da vida do homem não é nada comparada com a idade das estrelas.
Lendo H.P. Lovecraft, você sente uma bipolaridade de sentimentos; você o odeia por usar palavras rebuscadas e estar sempre sendo repetitivo nos jargões e conceitos; muito sinônimos para descrever um sentimento, "inominável", "íons atrás"; dar vontade de dizer "pô Lovecraft, eu já sei que a parada é antiga, não precisa ficar toda hora repetindo isso"; mas você também o ama por nos revelar a verdade por trás do véu que chamamos de "realidade", nós mostrar o quanto somos pequenos perante o universo e que com certeza existem coisas que nosso limitado intelecto humano não consegue processar; até hoje ninguém sabe como se fala "CTHULHU".
Ler esses contos e adentrar em um mundo que está além das quatro dimensões que conhecemos, é mergulhar em águas complexas de um homem que quando escreveu essas histórias estava além de seu tempo, um homem que influenciou o mundo e a maiorias das manifestações de cultura e arte que vieram depois dele. Mas que é muito difícil de ler.
Caroline Gonçalves 03/11/2023minha estante
Menino, tu descreveu exatamente o que eu sinto quando leio ele. Só a parte do escrita rebuscada que não concordo muito,mas vai de cada um achar isso haha eu entendo ser uma escrita simples até,de fácil compreensão, porém, por ele ser detalhista demais,pode ser que isso afaste muitos leitores. Eu gosto até,mas sinto que tem muita coisa repetitiva mesmo. Mas gosto dos contos dele.

Vanessa.Rafaela 31/12/2022

H.P Lovecraft Vol.1
Comecei sem muitas expectativas, já havia lido algumas histórias do Poe e resolvi dar uma chance a Lovecraft.
As histórias possuem um plano de fundo bastantes interessante, vários mitos e lendas, tudo bem escrito. Eu particularmente não tenho costume de ler esse tipo de livro, então peguei minha mente várias vezes vagueando e tinha que voltar para reler o parágrafo.
O livro possui uma escrita mais, digamos, "diferente", mais "antiga" o que dificultou no foco, por mais que eu estivesse interessada na história não conseguia ler várias páginas de uma vez, sempre tinha que parar para fazer outra coisa antes de voltar a ler, pois sempre pegava minha mente começando a ficar entediada e cansada, então tinha que parar para que eu pudesse tomar o foco.
Li especialmente pelo conto de cthulhu, sempre ouvi o nome em várias lugares diferentes e achei bem interessante.
Pra quem não tem o costume com o gênero, como eu, sugiro ler com calma, pausando depois de algumas páginas, e lendo quando tiver vontade, forçar a leitura só vai fazer com que fique mais chato e monótono podendo levar ao abandono da leitura.
Mas de qualquer forma, deixo minha recomendação.

Deia 23/03/2020

Não gostei muito de alguns contos por terem a historia muito lenta e repetitiva.

Lucca33 24/02/2023

Achei todos os contos muito legais e até interessantes de ler, alguns demoram pra te prender ali mas até que valem a pena.
Agora um conto que me deixou realmente PUTO foi o ?Nas montanhas da loucura? o único do livro que não consegui terminar por motivos de: TODA PÁGINA PARECE A MESMA!
Tem algumas partes do conto que se você pulasse 10/15 paginas, não ia fazer a menor diferença ou iria agregar algo na história.
Realmente parecia que quem estava ?Nas montanhas da loucura? era eu.
Rahel0 25/02/2023minha estante
SIIIIM MDS que conto insuportável. Fiz histórico dele de leitura recentemente. Que ódio que eu fiquei. Assumo que pulei umas 3 ou 4 páginas, que claramente não fizeram diferença nenhuma. Muita informação inútil como latitude e altitude tal, coisas que eram desnecessárias pra narrativa. Extremamente cansativo. Terminei ele há alguns dias já e estou em A Sombra Vinda do Tempo, que por sinal está sendo um puta conto bom, em comparação com o anterior que era essa bomba das Montanhas da Loucura

Tevozo 10/09/2020

O horror cósmico em sua mais pura forma
Finalmente terminei os contos dessa junção da Darkside, gostei bastante
Destaco aqui alguns:
-Herbert West: Reanimator
-Dagon
-O Chamado de Cthulhu
-A Sombra Vinda do Tempo
-A História do Necronomicon

Gostei bastante dos contos que a Darkside selecionou, além disso, capricharam bastante na edição.

Luiz.Machado 18/09/2020

A obra de H.P Lovecraft, nos traz o horror sutilmente nos jogando em um emaranhado até que estejamos presos na história, é no final de cada história sempre querendo mais.

theus26 10/03/2023

Um segundo contato com a origem do horror cósmico.
Esse foi meu segundo contato lendo algo de terror cósmico e todas as expectativas, que foram criadas por mil e umas referências da cultura pop feitas à essas histórias, foram atendidas com sucesso. Os contos curtos, que foram maioria, são rápidos de se ler e criam uma tensão real, foram os mais dinâmicos de se ler, eu podia ler três vezes seguidas e ainda não acharia eles enjoativos. Os contos longos por sua vez, tinham uma exploração de universo e contexto, além de descrições perfeitas, mas tinham o fator do tamanho contra, em certos momentos eu sentia estar lendo a mesma coisa em parágrafos diferentes e eles nunca acabavam de se repitir, mas ainda assim são contos incríveis que tem um brilho e mistério essenciais para qualquer história de terror. Sobre o autor dos contos, sofreu foi pouco.

Tainá 19/10/2020

Medo Clássico
Talvez por não estar acostumada com livros de contos de terror foi uma leitura um pouco difícil para mim.
Possui alguns contos bem tediosos, porém tem outros que realmente te prendem e deixam com medo.
Os meus prediletos foram os que abordavam sobre o Cthulhu e outras criaturas antigas, pois, além de assustar um pouco, também incentiva a criatividade ao te fazer imaginar sobre as civilizações antigas dessas criaturas e até mesmo questionar se seria possível a existência delas.
Confesso que foi um livro que me forcei a ler para não abandonar, mas que acabou valendo o esforço.

Matheus.Soares 30/11/2021

Apesar da iconicidade, não me conquistou
H. P. Lovecraft é um dos maiores nomes da literatura de horror e, pode-se dizer, pai do horror cósmico.
Sua obra e suas criações ganharam não só a literatura, mas toda a cultura pop, pois, dificilmente se encontra hoje em dia obras que não tenham no mínimo alguma referência às criaturas ou universo de Lovecraft.
Entretanto, eu achei seus contos bem enfadonhos, uma narrativa arrastada e que, pela falta de diálogos, em muitos momentos me deixava até mesmo irritado. Outro ponto que me desagradou foram as suas excessivas descrições, que por vezes levavam páginas e páginas para descrever, por exemplo, apenas uma parede, ou um desenho.
Mas o principal fator que me afastou e muito de uma boa experiência com a obra foi o racismo explícito e escrachado presente nela.
Lovecraft era muito conhecido também por ser uma pessoa racista, além de ter vários outros preconceitos, e a partir do momento em que eu enxergo esse lado execrável da pessoa H. P. Lovecraft - não do autor ou narrador - presente em suas histórias, isso é uma coisa que já me afasta imediatamente de uma boa experiência de leitura.
Eu queria muito ter gostado, ter conseguido captar o que muitas pessoas que são fãs de terror e da cultura pop no geral conseguiram no trabalho do Lovecraft, mas não foi pra mim.

Fernando 17/12/2021

Melhor livro que li no ano
O nível de suspense, ansiedade e o terror que se senti são indescritíveis. Cada história é melhor do que a outra. Eu me pergunto como uma mente concebeu histórias tão fantásticas.

zDouglasZy 19/11/2020

Apaixonado
Criaturas com nomes impronunciáveis, coisas tão hediondas e horrendas que a mente humana é incapaz de compreender, Lovecraft me conquistou com seus contos. Único defeito é ser uma leitura um pouco difícil, não pelo conteúdo, mas sim pela forma que é contado, uma escrita um pouco complexa para quem não tem o costume. Se você não prestar atenção no que lê, provavelmente não irá entender o que está acontecendo. Mas, tirando isso, os contos são muito bons, personagens um tanto cativantes, acontecimentos bem desenvolvidos e etc.

Ian 27/11/2020

Universo criativo de um autor medíocre
Poucos foram os momentos de real medo durante essa leitura. Foi só nas últimas páginas do último conto trazido pela edição que alguma sensação espantosa de real terror ou, como o autor SEMPRE coloca, de ?inominável? pavor. O que mais me encantou e me instigou foi a construção intelectual de seus contos. ?O que se passava na mente dele?? me perguntei inúmeras vezes. O modo como ele constrói os textos sim é bizarro, e me faz pensar como sua mente criativa deveria ser pavorosa. Talvez seja esta sua mais aterrorizante característica. Suas criaturas, alvos de muito bafafá quando o assunto é terror, não foram capazes sequer de gerar imagens mentais na minha psiquê. Pode-se dizer que o terror deveria advir daí - da incapacidade de conjecturar tamanho horror cósmico - mas com descrições como ?inominável? ou ?profano? para todas as suas criaturas, nada sólido vem à mente, assim como nada abstrato tampouco. Horrível, sim, foi o sentimento de confusão sem sentido nos labirintos narrativos sem nexo criados pelo autor, nos quais muito se anda e muito se vê, mas muito pouco se enxerga, na expectativa que isso cause algum tipo de pavor. Me decepcionei com a leitura, mas tirei da experiência a reflexão de alteridade de tentar me colocar na mente perturbada - ou não - por entidades cósmicas tão presentes e longínquas que só podem representar a morte e nada mais.

CB 30/11/2020

Oh o bicho vindo muleque
Primeiro de tudo tenha em mente ao ler Lovecraft que seus contos já foram espremidos até a última gota, por todas as mídias possíveis. Entenda, não é como se "não fosse lá grandes coisas" é só que você ja viu muitas referencias do autor. Dito isto, vamos a resenha:
- Pontos positivos:
1) Está muito bem organizado [tem contos que referenciam outros e da forma que foi ajeitado pela DarkSide te possibilita um ótimo aproveitamento - siga a ordem do livro];
2) O autor descreve as coisas nas minúcias [normalmente isto é um ponto negativo para mim, mas aqui a coisa muda. Entenda, "o cara" descreve cenários que são hediondos, horrendos e que levam a loucura quem os apreciar. Basicamente ele te da tantas características que chega ao ponto de você/eu começar a não entender mais nada ou não conseguir formar uma visão clara do cenário, o que na minha opinião é muito inteligente pois a mente humana não consegue processar tal visão];
3) Não sei se acontece com todo mundo mas teve horas que eu percebi certas referencias a contos que já havia lido, mas estas não estavam muito claras; então eu acabei fazendo o que todo personagem principal faz: pesquisa e vai afundo até duvidar da própria sanidade. Passei horas lendo blogs e fóruns e aprendendo sobre a teoria de outras pessoas; Várias vezes duvidei de mim mesmo "será se não é referencia a nada?" outras vezes eu gritei pro monitor "eu disse porra, eu sabia caralho" kkk. Foi uma experiência bem divertida e o autor mais uma vez acertou em não deixar as coisas muito obvias. Com certeza lerei os outros contos do volume 2;
4) A minha edição brilha no escuro ^^
- Pontos negativos:
1) Uso repetitivo de adjetivos [não tinha google naquela época então vou dar um desconto], ciclópico, horrendo, hediondo, ....;