A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa

A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa Nicola Chalton...

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Queria Estar Lendo 07/02/2018

Resenha: A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa
A História do Século 20 Para Quem tem Pressa, lançado pela Editora Valentina e cedida para resenha por ela, é uma escolha excelente para quem tem curiosidade sobre os principais pontos históricos do século que mudou o mundo.

Mais um volume lançado para a coleção Para Quem Tem Pressa; é surpreendente o quanto as autoras não perdem os elementos de uma escrita prática e rápida que consegue abordar inúmeros detalhes, como datas e nomes sem tratá-los de forma superficial ou sem importância. Os tópicos podem ser breves, fáceis de ler, mas nunca incompletos. E esse é um dos motivos pelos quais eu gosto tanto dessa coleção. Sempre há algo a mais para saber e um livro assim permite que isso seja feito com muita facilidade.

Antes de cada tema ser abordado propriamente, há contextualização e explicações que nos colocam em pontos que permitem o seguimento da narrativa sem dúvidas ou com falta de informações. Há também notas de rodapé que ajudam a deixar o texto mais completo.

"Espiões, espaço e esteroides:O clima de desconfiança da guerra fria criou a era dos espiões. Agentes secretos, agentes duplos e até agentes triplos estavam por toda a parte. Um deles foi Anthony Blunt, supervisor dos quadros da rainha Elizabeth II, que em 1964, teve reveladas as suas atividades como espião soviético. As polícias secretas dos países comunistas viviam à caça de dissidentes."

O livro se inicia contextualizando o final do século XIX, passando pelas guerras que modificaram a história, o fim do colonialismo e até chega ao início dos anos 2000, com um breve relato do início do século atual e expectativas do novo milênio. Passando por diversos temas, convenientes e relevantes para o século 20, a narrativa mostra um pouco de cada, seus pontos chave e partes mais importantes, dando uma boa base geral de fatos e acontecimentos que não podiam passar em branco nesses 100 anos.

Adoro o tom “jornalístico” da capa, a edição é bonita e bem organizada, mesmo que as folhas sejam brancas, a fonte, margem e espaçamentos facilitam uma leitura rápida e fluida. Além das 200 páginas é claro, o que acho ótimo para quem quer aprender mais sobre a história e não tem muito tempo sobrando.

"Um novo mundo móvel e consumista: Em 1901, a sociedade ocidental era sacudida pelas mudanças sem precedentes do século anterior. Economias agrícolas haviam sido transformadas pela Revolução Industrial: motores a vapor substituíram a energia hidráulica e a de tração animal, sendo agora utilizados em navios, trens e nos primeiros veículos movidos a motor de combustão interna, que os automóveis introduziram por volta do ano de 1890. Máquinas de fiar e tecer transformaram a indústria têxtil. Novos processos criaram produtos de ferro forjado e aço, desenvolveram a mineração do carvão. Estradas foram aprimoradas, ferrovias e canais, construídos. A invenção do telefone e do telégrafo transformou as comunicações."

Cumprindo o que promete, A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa, nos apresenta o essencial para agregar conhecimento à leitores curiosos sobre esses 100 anos tão importantes na história do mundo.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/02/resenha-historia-do-seculo-20-para-quem.html

Carol 13/01/2018

Eu realmente tenho pressa
"Achavam que o confronto terminaria em poucos e heroicos meses, e que poria um fim a todas as guerras. Na verdade, era o início de um novo tipo de guerra total, que envolveria a mobilização de civis em solo pátrio. Uma guerra que a tecnologia assumiria uma importância destrutiva sem precedentes, uma guerra que provocaria ainda mais conflitos."

O livro "A história do século 20 para quem tem pressa" faz parte da "Coleção história para quem tem pressa" e traz todos os fatos históricos resumidamente que marcaram o século passado. É uma história para quem tem pressa e ele cumpre, fielmente, o seu objetivo.

Os fatos são narrados em uma ordem cronológica, começando com as colonização, as duas grandes guerras mundias e todo o seu poder de destruição, as revoluções sociais, o Apartheid, fim do colonialismo, a guerra fria, crises políticas, avanços tecnológicos e culturais, desigualdades e ditaduras, a internet, o impacto da globalização mundial e sua importância no ano 2000.

Ao ler essa obra nos deparamos com fatos bem escritos de forma sucinta e objetiva, que vão entreter o leitor e despertar o interesse nessa Ciência Social. Claro que, como a própria coleção já diz, é para quem tem pressa e, por isso, não é um estudo aprofundado e repleto de análises, mas sim um guia prático e que amplia o conhecimento dos leitores acerca desse assunto.

A capa e o trabalho de diagramação da editora estão excelentes, a Valentina foi muito caprichosa em sua edição. Mas acredito que o fato do livro ter sido impresso em folhas brancas torna a leitura um pouco cansativa em alguns momentos. Não é nada que de fato prejudique o leitor, porém atrapalha na continuidade da leitura.

Indico a leitura a todos, principalmente aos curiosos sobre o assunto ou os interessados em conhecer melhor o mundo que vivemos e a origem dos problemas que ainda existem em nossa sociedade.

Nota: 4🌟

site: www.nossaressacaliteraria.com.br

Luciane.Gunji 23/12/2017

Resenhista Lucas Gonçalves para o blog Pitacos Culturais
Não é de hoje que a Editora Valentina se posiciona no mercado editorial brasileiro com livros desse gênero, que resumidamente seriam o que gosto de chamar de “novas enciclopédias”. Esses livros reúnem aquilo que existe de mais importante nos olhares de seus curadores e que aconteceram no século passado.

Se fossemos reunir todas as informações de um século, ainda mais sobre o século XX, precisaríamos de vários tomos, porém, como o próprio livro informa: é “para quem tem pressa”. Eu, como leitor, posso tranquilizar o coração dos jovens curiosos: o livro cumpre com o que promete.

Ao folhar as páginas desse livro ou de qualquer outro da coleção “para quem tem pressa” da Valentina, não espere ver estudos elaborados do campo das Ciências Humanas, pois não é esse o propósito. Sua intenção é, explicitamente, entreter os leitores e ampliar seus conhecimentos ou curiosidades.

Ao longo de suas 193 páginas, os autores apresentam em ordem cronológica as duas grandes Guerras Mundiais, todas as grandes revoluções políticas e sociais que marcaram profundamente o século 20, sem esquecer as invenções e descobertas, o aumento do terrorismo, o impacto da globalização, a invenção da internet, entre tantas outras coisas.

site: https://pitacosculturais.com.br/2017/12/23/a-historia-do-seculo-20-para-quem-tem-pressa-chalton-nicola-e-macardle-meredith/

Karini.Couto 13/12/2017

Para os leitores que querem rever os acontecimentos mundiais do século 20, o livro “A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa” é a indicação ideal, pois trás um resumo dos fatos mais importantes e marcantes.

Composto por poucos capítulos e escrito de forma sucinta e bem explicativa, a obra apresenta todos os grandes elementos históricos até mesmo culturais como o avanço tecnológico das redes sociais e sua influência no mundo.

Cada capítulo é composto por vários temas, que são escritos em poucos parágrafos (em alguns casos algumas páginas). Como títulos dos capítulos, temos: A transfiguração do velho mundo, A guerra pode acabar com todas as guerras, Quando a poeira baixa, Guerra total, O apogeu da metade do século, Fim do colonialismo, O fantasma da guerra fria, Mergulhando na crise e O mundo no ano 2000.

Alguns dos fatos que irão encontrar neste livro são por exemplo Revolução Industrial e colonização de territórios que trouxe riqueza para a Europa. Grã-Bretanha foi a primeira nação a se industrializar em fins do século 18, sendo a potência colonial mais dominante durante a maior parte do século 19. Nessa época houve problemas decorrentes de matérias-prima, o que acabou por levar outras nações comerciais a assumirem controle sobre diversos outros países sob forma de colônia. Essa onda imperialista no final do século 19, desenvolveu-se mais na Inglaterra que tinha Índia como centro de seu império. Com a industrialização vieram prósperas classes médias e muita mão de obra. No começo do século 20 os trabalhadores braçais eram quase que escravizados e mantidos em situações sobre humanas.

Temos a Primeira Guerra Mundial que ocorre entre 1914 e 1918 na Europa como centro, e com ela tivemos duas alianças que participaram dessa guerra, a Tríplice Aliança e do outro lado a Tríplice Entente. Esta foi uma Guerra também conhecida como "A Grande Guerra" devido aos estragos e devastações que a mesma causou. Nesse período os países Europeus eram as grandes potências mundiais causando disputas imensas sobre as matérias-primas e mercados consumidores. Tivemos um crescimento da Alemanha ameaçando outras potências como França, Inglaterra e Rússia, com uma política totalitarista e agressiva, ameaçando o tradicionalismo e com isso todos se armaram se preparam para o inevitável. Isso e muito mais criou contendas entre os países.. Motivos foram muitos, como as divisões de terras, deixando uns mais providos que outros. E um ponto alto para que tudo explodisse foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do império Austro-húngaro.

Nesse período tivemos muitas mortes e muitos feridos. Milhões são os números somados. Tivemos o Tratado de Versalhes, uma imensa crise econômica na Europa, a criação da Liga das Nações com intuito de manter a paz mundial.

Ainda no livro em questão vamos ler sobre a Segunda Guerra Mundial que foi global, envolvendo muitos países que se dividiram entre Aliados e Eixo. Isso ocorreu entre 1939 e 1945. Essa foi uma Guerra ainda maior que a primeira e se deus a vários motivos que eclodiram na época da Primeira Guerra Mundial, pela crise de 1929, onde nesse período os Estados Unidos se tornou a maior economia mundial e através de acordo propôs ajuda a Europa em crise a se restabelecer. Os líderes totalitários Hitler e Mussolini em 1936 uniram forças, assinando um tratado de amizade e colaboração entre países, mais tarde conhecidos como Eixo, que enfrentou os Aliados formado pela maioria dos países que se opunham ao regime totalitarista e alguns como Estados Unidos que sofreram ataques do Eixo. O que de fato foi o que culminou na Guerra em si foi o expansionismo alemão, com a quebra de um acordo por parte de Hitler e aí tivemos, eu acredito um dos piores conflitos da história, devastando, destruindo, dizimando.. Os Aliados derrotaram os Eixo (Amém). Ao fim dessa Segunda Guerra Mundial Ásia e Europa estavam falidas se reconstruindo quando URSS começou seu domínio sobre a Europa Oriental, onde os Estados Unidos lançou a Doutrina Truman - um projeto com intuito de deter o comunismo em troca de ajuda.

Depois tem o fim do Colonialismo, o fantasma da Guerra Fria (a Guerra foi mencionada durante o livro) e mais uma vez voltamos a uma imensa crise no capítulo 8, desastres industriais, inflação alta entre outros que perturbaram a evolução que vinha ocorrendo até o final da década de 80 (época em que nasci). Em 1990 teve vários conflitos e problemas que tornaram difíceis o mundo em desenvolvimento; tais como guerras civis, fome, genocídio e limpeza étnica.

Tiveram inúmeros outros fatos mencionados no texto do livro lançado pela Valentina. Porém me contive em fazer um breve resumo sobre alguns fatos marcantes e deixar outros para que vocês possam ler por si mesmos.

Depois de todo esse contexto e situações apresentadas tivemos melhorias na medicina com controle de doenças e erradicação de outras, assim como a visita a lua, o começo da era digital, seus benefícios e malefícios. E aqui estamos hoje!

A diagramação do livro está perfeita, apesar de eu preferir papel pólen; o livro ainda conta com o suporte visual de treze mapas muito bem inseridos durante todo o conteúdo encontrado. O livro conta com duzentas páginas e seus capítulos bem curtos, trazendo apenas o indispensável a nível de conhecimento geral.

Termino esta resenha com um trecho do próprio livro:

"O Século 20 trouxe segurança e democracia para muitas pessoas, e, alguns países, um padrão de vida que sequer poderia ser sonhado por nossos ancestrais do século 19. A internet contribuiu para propagar ideais, educação, notícias e cultura, enquanto a explosão das mídias sociais, que ainda engatinhavam no final do século, transformaria, no atual, o modo como as pessoas comuns interagem umas com as outras aquém e além das fronteiras nacionais. Novas redes globais se tornaram disponíveis a terroristas e outros indivíduos com interesses malignos (pedofilia, por exemplo), mas também contribuíram para a paz, o progresso e a promessa de um futuro melhor para o mundo inteiro."

Eu gosto muito de saber sobre a história do nosso país e do nosso mundo e já li muitos textos a respeito. Este lançamento da Valentina realmente é "para quem tem pressa", pois se trata de resumos de fatos marcantes durante o século 20, então cumpre bem seu papel!

"A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa" também trás importantes bibliografias que podem ser usadas como base para ter mais conhecimento sobre os temas do livro.

Lina DC 07/12/2017

Para aqueles leitores que apreciam história, mas que sempre acabam esquecendo de algum detalhe importante, o livro "A história do século 20 para quem tem pressa" é a indicação perfeita. Sendo um livro curtinho (possui apenas 200 páginas), e composto por introdução + nove capítulos, o conteúdo é bem sucinto e resumido, mas aborda em sua totalidade tudo o que se passou no mundo durante o século 20.

Inicia-se falando da Europa, da disputa da África, os burburinhos na Rússia e até mesmo sobre a Revolução nas Artes e nas Ciências, tudo isso e muito mais apenas no primeiro capítulo e finaliza falando dos anos 2000, da sociedade, da internet e as mudanças que ela trouxe, da globalização e do comércio e sobre a luta pelos direitos igualitários.

Em poucos parágrafos é explicado o ponto central do evento, o que o desencadeou, quem participava e de que lado, o que resultou do conflito e o seu desfecho. Tudo isso em uma linguagem simples, direta e muito fácil de se compreender.

O livro também conta com vários mapas que auxiliam na visualização dos eventos, totalizando treze mapas e no final ainda temos uma lista de bibliografias consultadas para aqueles interessados em se aprofundar em um determinado assunto. "A história do século 20 para quem tem pressa" é um livro pequeno, fácil de carregar para qualquer lugar e que serve como um guia básico da história do período.

A diagramação é simples, mas muito bem feita. A Editora Valentina foi cuidadosa e o livro está impecável. A capa é bem interessante, pois contêm vários elementos que figuram a história do século 20, sejam invenção, personalidades famosas, políticos, cientistas e muito mais.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

1 | 2 | 3 | 4 | 5